terça-feira, 6 de outubro de 2009

CIÊNCIA - COMPORTAMENTO - ESOTERISMO

'Menina-sereia' que apareceu em TV morre nos EUA

Uma menina que nasceu com uma condição rara chamada de "síndrome da sereia" morreu aos dez anos nos Estados Unidos.
Shiloh Pepin estava internada em um hospital no estado de Maine desde a sexta-feira. Ela tinha sirenomelia, uma doença rara que implica mal-formação dos membros inferiores.

Shiloh Pepin tinha sirenomelia, uma doença rara que implica mal-formação
dos membros inferiores

Shiloh nasceu com as duas pernas unidas, semelhante a uma cauda de peixe. Ela não possuía órgãos genitais e era dotada apenas de um rim, que funcionava parcialmente.

Apesar disso ela frequentava a escola e dizia que não fazia questão de passar pela cirurgia para separa suas pernas.

Em um caso no Peru em 2005, médicos conseguiram separar as pernas de outra criança que com sirenomelia.
Entretanto, essa hipótese era mais difícil no caso de Shiloh, que possuía um grande número de vasos sanguíneos correndo de uma perna a outra.

Quando nasceu, os médicos haviam dado a ela apenas horas, talvez dias de vida. Sua família a descreveu como "uma coisinha 'dura na queda'".

A história de Shiloh apareceu em programas de TV, como o da apresentadora Oprah Winfrey, e rodou o mundo.
Crianças com doenças graves que a viam na imprensa, TVs ou mídias sociais frequentemente entravam em contato com Shiloh para expressar como haviam sido inspirados por ela.




Ômega 3 pode ser forte aliado no combate à epilepsia

Estudos têm apontado efeitos benéficos do ômega 3 na prevenção de doenças como Alzheimer e depressão. Agora, uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de outras instituições indica que o ômega 3 também pode ser um forte aliado no combate à epilepsia.

Com testes experimentais feitos em ratos, os pesquisadores verificaram que esse tipo de ácido graxo é capaz de minimizar a morte de neurônios durante crises epilépticas, além de ajudar na regeneração do tecido cerebral.

O estudo, publicado na revista Epilepsy & Behavior, demonstrou que o ômega 3 aumenta a produção de proteínas que “capturam” a entrada do cálcio no neurônio e, por conta disso, ajuda a diminuir a morte das células cerebrais.

Na pesquisa, um grupo de dez ratos recebeu 85 miligramas de ômega 3 por quilo de peso durante 60 dias, enquanto foi administrada uma substância inócua a um número igual de animais, que serviu de grupo controle.

Os pesquisadores verificaram que os ratos que receberam ômega 3 apresentaram significativa preservação do tecido cerebral após a simulação de crises epilépticas, em relação aos demais.

Também foi observado que o ômega 3 desempenhou importante papel anti-iflamatório, uma vez que o tecido cerebral dos animais com epilepsia apresentava anteriormente um processo inflamatório crônico.

“Temos resultados que mostram que o ômega 3 é neuroprotetor e desempenha atividade ‘antiepilética’”, disse o coordenador da pesquisa, Fulvio Alexandre Scorza, professor adjunto do Departamento de Neurologia/Neurocirurgia da Unifesp e chefe da disciplina de Neurologia Experimental, à Agência Fapesp.

“Essa pesquisa foi muito importante por ter sido a primeira a mostrar uma ação cerebral do ômega 3 relacionada à epilepsia”, disse. Os outros autores do artigo são Roberta Cysneiros (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Vera Terra e Hélio Machado (Universidade de São Paulo, USP), Ricardo Arida, Marly de Albuquerque, Carla Scorza e Esper Cavalheiro (Unifesp).

Scorza conta que, apesar de haver apenas outros seis grupos no mundo que estudam a morte súbita nas epilepsias, esse não é um evento raro. “As chances de os pacientes com muitas crises morrerem subitamente é de três a quatro vezes maior do que em indivíduos que não têm epilepsia”, disse.

Os principais fatores de risco nesse caso são crises contínuas, início precoce da epilepsia, pacientes que estão tomando muitos medicamentos para controle das crises e idade (de 27 a 39 anos).

“Como o principal tratamento é o medicamento, nossa proposta é o uso de ômega 3 por meio da alimentação”, afirmou. O pesquisador da Unifesp adverte, no entanto, que as pessoas com epilepsia não podem abdicar de seus remédios. “O ômega 3 é só mais uma forma de minimizar as crises da doença”, salientou.
A epilepsia é um distúrbio neurológico crônico que atinge cerca de 1% da população em geral. Causas comuns são traumas durante o parto e tumores no sistema nervoso central.

No Brasil, a principal causa é o parasitismo, principalmente a neurocisticercose provocada pela ingestão de água e alimentos contaminados. “Tem-se a ideia errônea de que esse parasita vem da carne de porco. É fato que se o animal estiver contaminado pode passar para as pessoas. No entanto, o principal foco de contaminação da larva (Cysticercus cellulosae) está na verdura e na água contaminada”, explicou Scorza.

O cientista ressalta que a epilepsia é uma doença neurológica, e não psiquiátrica. “Essa observação é importante porque elimina o preconceito em torno daqueles que têm o problema. A saliva não transmite doença e não é infecciosa. Outro mito é que não precisa puxar língua. Sempre ensinamos isso para a população”, disse.

O estudo atualmente prossegue em uma abordagem clínica com humanos, em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, em que estão sendo analisadas crianças com epilepsias refratárias.

Outro projeto de pesquisa, segundo ele, pretende avaliar a convulsão febril cerebral durante a infância para avaliar se o ômega 3 pode reverter o quadro. “Em geral, algumas crianças que têm crises convulsivas na infância quando chegam à adolescência desenvolvem as primeiras manifestações epilépticas”, disse.


Peixes na dieta

Os ácidos graxos ômega 3 são gorduras essenciais para o funcionamento do organismo e podem ser encontrados em alimentos, principalmente peixes e na linhaça. “O ômega 3 não tem efeito colateral, mas, como suas cápsulas são caras, a recomendação é a ingestão semanal de peixe”, disse Scorza.

Segundo ele, três porções de peixe por semana é o recomendado. Salmão, atum, anchova e sardinha são as espécies mais indicadas. Mas, segundo o pesquisador, é preciso ter algumas precauções, uma vez que alguns peixes são ricos em ômega 3, mas também possuem quantidades consideráveis de mercúrio.

“Isso é ruim principalmente para crianças e mulheres gestantes, porque o mercúrio é neurotóxico. Apesar de ter muito ômega 3, o atum é rico em mercúrio. Para a população em geral, o mais viável economicamente, e mais indicado, é a sardinha”, disse.

Caso o peixe seja predador de espécies menores, poderá ter mais mercúrio. Outro aspecto é que existem espécies que têm pouco ômega 3, mas muito ômega 6, como a tilápia. “É claro que precisamos de ambos, mas, enquanto o ômega 3 é antiinflamatório, o ômega 6 é pró-inflamatório, ou seja, facilita o processo inflamatório. O ideal é um balanço”, explicou.



Hidrômetro especial impede a inclusão do ar
na contagem de consumo


Inventor de Guarulhos, que é técnico em mecânica, procura investidor para obter regulamentação do produto junto aos órgãos fiscalizadores de aparelhos de medição

Quem se assusta, todos os meses, com a conta de água de sua residência, condomínio ou estabelecimento comercial pode ganhar uma poderosa ferramenta que promete baixar o valor pago mensalmente. O técnico de manutenção Reginaldo Aparecido de Moraes, de Guarulhos, inventou um hidrômetro especial que não contabiliza a passagem de ar – aquele ruído que se ouve toda vez que a água é reabastecida após uma interrupção. “Esse ar expelido por torque é responsável por aumentar o registro do consumo. Com o hidrômetro que não contabiliza o ar, a ideia é economizar até 40% do total da conta”, promete o inventor.

O dispositivo criado por Moraes distingue o ar da água por meio de uma boia, impedindo que o hidrômetro gire o contador durante a passagem de ar. “É comum as pessoas questionarem e até processarem as companhias de abastecimento pelo alto consumo registrado”, comenta. “Ao contrário de acessórios existentes e reprovados pelo Inmetro, este não causa contrapressão, portanto não sobrecarrega a rede nem aumenta o consumo de medidores vizinhos”, acrescenta.

Segundo o técnico, o objetivo é otimizar a marcação com um dispositivo acoplado ao próprio hidrômetro, sem a necessidade de adaptação de acessórios. Colocada fora da câmara, com um flutuador de torque, a válvula libera a água com força gradual, travando o rotor no momento da passagem do ar, impedindo assim que ele gire sem o fluxo da água. “Ao contrário de acessórios irregulares e ilegais, não causa prejuízo ao consumidor e nem à companhia fornecedora”, garante.

Para comprovar sua teoria, o técnico desenvolveu um painel com dois hidrômetros ligados em série – um normal e o dele, especial. “O painel mostra o ar passando e o hidrômetro girando no aparelho comum. Testes de precisão comprovam que o hidrômetro especial é sensível e não causa perdas”, explica. O dispositivo, mais eficiente do que seus similares, também pode ser confeccionado em forma de kit, substituindo-se apenas as partes internas da carcaça dos hidrômetros atuais.

A ideia surgiu há cerca de 15 anos, quando Moraes morava numa casa em que sempre faltava água. Também sofria com o elevado consumo. Desde então, vinha desenvolvendo o projeto, sempre atento às novidades de mercado que não conseguem regulamentação por causar muitos inconvenientes, incluindo contaminação da água e prejuízos a vizinhos e às redes de abastecimento.

Técnico em mecânica, Moraes construiu um protótipo artesanal de seu invento. A princípio, pretende conseguir um investidor, para fabricação e regulamentação do produto junto ao Inmetro, que fiscaliza e aprova equipamentos de medição. “Consegui bastante apoio à ideia a partir de contatos com fabricantes e até vendedores, porém falta o investimento”, comenta. Empresários interessados conhecer melhor o produto devem entrar em contato com a Associação Nacional dos Inventores pelo telefone (11) 3873-3211.

Sobre a Associação Nacional dos Inventores

Tudo começa com uma boa ideia na cabeça.Depois do desenvolvimento de um protótipo e da realização de testes, o inventor tem a certeza de que o fruto daquela boa ideia vai melhorar a vida de muitas pessoas. A partir daí, muitos deles se perguntam: “O que fazer agora?”.

A Associação Nacional dos Inventores (ANI) foi criada exatamente para que as invenções brasileiras sirvam a toda a sociedade e para estimular os inventores a continuar dedicando-se à descoberta de novidades. “Nosso papel é incentivar e popularizar as inovações tecnológicas no País”, afirma o presidente e fundador da entidade, Carlos Mazzei. “Trabalhamos na orientação e regularização das patentes de projetos e na posterior comercialização dos inventos em escala industrial.”

Mazzei, também conhecido como “empresário dos inventores”, dedica-se integralmente à busca pelo reconhecimento dos inventos brasileiros. “Quando se fala em invenção, muitos pensam apenas em projetos ‘malucos’. Eles também existem, mas anualmente, são desenvolvidos diversos produtos e soluções para os problemas cotidianos.”

Muitos projetos de extrema importância ainda aguardam investidores decididos a produzi-los em escala industrial. Outros já estão no mercado, trazendo bons lucros a quem os criou.




Entenda seu chefe através da numerologia

A numerologia, entre tantas outras aplicações, também pode ser usada a favor de profissionais nas empresas para melhorar a relação no ambiente de trabalho. Segundo o escritor e espiritualista André Mantovanni, conhecer melhor a personalidade de seu líder pode ajudar no relacionamento diário e evitar desentendimentos. “Através da soma da data de nascimento pode se identificar o tipo de personalidade do chefe. Consequentemente, pode-se saber qual o melhor momento para lhe levar um problema, sugestões ou até mesmo para pedir um aumento de salário”, explica Mantovanni.



Para fazer o cálculo e descobrir a melhor maneira de lidar com os chefes basta que o profissional some a data de aniversário deles com dia, mês e ano e seguir a tabela de significados abaixo.



Nesta soma reduza os números até um resultado que esteja entre 01 e 09.

Exemplo:

Um chefe nascido em 24/08/1980

24+ 08 + 18 =

32 = 18 = 50

5 + 0 = 5

Este líder teria como energia principal o número 5.



O Líder

1 – Se ele possui a vibração numérica 1, prepare-se, pois este é um líder nato. É autoritário, forte, corajoso, determinado e independente. Um pouco egoísta e possessivo. E, falou uma vez, está falado. Fique atento a tudo e ele confiará em você.

Atenção: Este chefe não suporta desobediência.



2 – Quem tem um líder com a vibração 2, pode ter certeza que tem um companheiro, amigo, uma pessoa flexível, que procura se adaptar a qualquer situação. Este é o líder que vai procurar sempre uma boa relação com todos que trabalham com ele. Tem facilidade de adaptação e procura sempre equilibrar as diferenças. Algumas vezes é impaciente e indeciso.

Atenção: Este chefe detesta resolver as coisas sozinho.



3 – Se seu líder tem a vibração numérica 3, sorte sua. Ele possui uma mente aberta, adora inovação. É criativo e comunicativo. É também um tagarela, brincalhão que adora festas, encontros, reuniões e... muitas atividades ao mesmo tempo. Então prepare-se para uma vida agitada e cheia de acontecimentos. O seu maior desejo é expandir, crescer, abrir caminhos.

Atenção: Este líder precisa de elogios, sempre!



4 – Aqui encontramos o líder trabalhador. Aquele que quer tudo na mais perfeita ordem. O seu desejo é gerar segurança, estrutura e estabilidade. É inflexível, impaciente e muitas vezes um chato. Quer dedicação e disciplina de todos que trabalham com ele.

Atenção: Procure ser organizado e nunca discuta com ele.



5 – Este sim é um líder liberal. Aquele que aceita as mudanças e está sempre aberto ao novo. Se não conseguir trabalhar com liberdade, fica inquieto e insatisfeito. Adora alterar, transformar. É curioso, amigo e cheio de energia. Fala muito e o tempo todo.

Atenção: Não tente prendê-lo a nada nem a ninguém.



6 – Este líder necessita da paz e da harmonia em seu ambiente de trabalho. Estará sempre colocando panos quentes em qualquer desavença que aconteça na sua equipe. São os mais amorosos que encontramos na numerologia. É tranqüilo, calmo e afetuoso e é muito querido por todos que trabalham com ele.

Atenção: Procure falar com jeito, pois ele se magoa com facilidade.



7 – Muito cuidado com esse líder, ele é muito dedicado e sensível, mas é também perfeccionista e exigente. Extremamente crítico e intuitivo. Irrita-se com bagunças ou mudanças imprevistas. É meticuloso, cuidadoso, seletivo e intelectual. Gosta muito de ler e procura fazer cursos que desenvolvam sua mente, seus conhecimentos.

Atenção: Nunca proponha qualquer tipo de mudança de última hora.



8 – Este não é o líder é o Rei. É prático, organizado e objetivo. É aquele que planeja e já administra o futuro. Está sempre voltado para organizar, estabelecer e atingir metas. É ágil e preciso, possui uma clareza necessária para decidir. É frio e autoritário. Gosta de aparecer e de se destacar.

Atenção: Nunca minta para ele. A verdade é o único caminho.



9 – Vamos encontrar nessa vibração um líder compreensivo, prestativo e amável. Às vezes indeciso, mas muito generoso e sensível. É o pai e a mãe de todos. Está sempre pronto para um conselho, um incentivo, um abraço para quem precisar dele. Mostra-se sempre disposto a ensinar, ajudar conforme a necessidade de cada um e não necessita de retorno pela ajuda oferecida.

Atenção: Nunca demonstre mau-humor ou atitudes egoístas perto dele.

Nenhum comentário: