terça-feira, 6 de outubro de 2009

INTERNET - INFORMÁTICA

FALSO FACEBOOK INSTALA MALWARE

Assistir vídeos no Facebook é uma atividade comum atualmente, ainda mais com o crescimento constante da sua popularidade entre os internautas. Devido a isso, não é nenhuma novidade encontrar dúzias de sites falsos sendo usados para infectar usuários desatentos.

A F-Secure, uma das líderes mundiais no desenvolvimento e oferecimento de soluções integradas em segurança, descobriu uma imitação da rede social com um JavaScript malicioso, que usa o antigo truque de atualização de instalação do Flash Player — mas que apresenta um diferencial.

Como de costume, o usuário é informado que, para assistir a determinado vídeo, ele deve atualizar o seu Player. Mas primeiro precisa baixar e instalar a atualização. O curioso é que esta atualização vem com um pop-up Captcha. O teste Captcha avalia se os dados estão sendo inseridos por um ser humano ou por um programa de computador. Este tipo de sistema é muito utilizado por instituições financeiras on-line, salas de chat e sites de comércio eletrônico.


A solicitação aparece em períodos aleatórios e qualquer dado inserido no campo pelo usuário resulta no surgimento da tela abaixo:


A tela fechará após algumas tentativas, mas ainda continuará a aparecer de vez em quando. Enquanto o usuário está duvidosamente se divertindo com o teste, o malware copia alguns arquivos para C:\Windows, se auto-deleta, e cria algumas chaves de Registro.


A F-Secure detectou a ameaça como Trojan:W32/Agent.MDN. E alerta: cuidado com as imitações!

Sobre a F-Secure,

Fundada em 1988, na Finlândia, a fabricante é líder de mercado em soluções de segurança para dispositivos móveis, operadoras e provedores de serviços. Posicionada como visionária no quadrante mágico elaborado pelo Gartner Institute, a empresa possui escritórios nos Estados Unidos, França, Alemanha, Suécia, Reino Unido, Japão e Brasil. Seu maior diferencial é o tempo de resposta às novas ameaças e invasões e suas soluções estão disponíveis para mais de 180 parceiros como provedores de Internet e operadoras de celulares no mundo, tornando a F-Secure líder global nesse mercado. Além disso, as equipes dos laboratórios de pesquisa da F-Secure fornecem informações atualizadas sobre segurança e códigos maliciosos, disponível na Internet: http://www.f-secure.com/weblog e http://www.f-secure.com/virus-info/virus-news.




Casal do No Limite, Jéssica e Rafão, posa para o site Paparazzo

Fotos muito sensuais, mas também repletas de romantismo fazem parte do ensaio que os participantes do reality show No Limite, Jéssica e Rafão, fizeram para o site Paparazzo, da Globo.com (www.paparazzo.com.br). Os cliques do casal entraram no ar nesta quarta-feira, dia 14 de outubro.

“Estamos realizando um sonho”, declarou Jessica, após ser fotografada ao lado do namorado por Marcos Serra Lima no barco Pink Fleet, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. “Já pensávamos em fazer um ensaio fotográfico juntos quando estávamos participando do programa”, revela Rafão.

Para o mineiro de 28 anos, estreante em ensaios sensuais, posar ao lado de sua musa foi um incentivo a mais para ficar à vontade frente às câmeras. “Achei que as fotos ficaram ótimas!”, conta Rafão. Durante todo o ensaio os amados trocaram elogios, carinhos e muitos beijos. “Fazer as fotos juntos foi um presente”, finalizou Jéssica.




REDES SOCIAIS CONTINUAM A ATRAIR CRIMINOSOS

Cibercriminosos exploram redes sociais, morte de celebridades e o ressurgimento de ameaças antigas de celulares

A F-Secure anuncia o seu Relatório de Ameaças do Terceiro Trimestre de 2009. Uma das tendências notáveis durante o período foi a mudança para sistemas operacionais mais enxutos e seguros. O acesso à internet banda larga continua a aumentar, mas as pesquisas na área de tecnologia não têm mantido o mesmo ritmo que a demanda de softwares. Como resultado, softwares mais leves e com desempenho otimizado têm se tornado o foco da indústria. O lançamento de agosto do Mac OSX Snow Leopard já evidencia esta tendência, e inclui antivírus contra trojans.
Recentemente, foi lançado o sistema operacional Windows 7 da Microsoft - que concorre com o Windows Vista, cuja insistente funcionalidade de controle de acesso de usuário na verdade incentivou muitas pessoas a desligá-la completamente – uma situação potencialmente de risco. O Google anunciou que está desenvolvendo o próximo Google Chrome SO usando princípios de projeto minimalistas, já que a maioria das aplicações executadas no novo sistema operacional será hospedada na web.


Durante o trimestre, o Firefox apresentou uma nova funcionalidade de navegação privada, e lançou o Firefox 3.5.3, que notifica versões desatualizadas do Adobe Flash Player, em um esforço para reduzir as vulnerabilidades de segurança – criadas frequentemente quando os usuários não atualizam o software.

Competição de ferramenta de busca é boa para segurança

Na área de ferramenta de busca, a Microsoft e a Yahoo! concordaram em substituir o antigo sistema de busca da Yahoo! pelo Bing. A Microsoft espera competir com o Google oferecendo funcionalidades exclusivas, como filtro de conteúdo adulto. Resultados seguros de busca se tornaram uma característica importante para os consumidores.

As mortes de Michael Jackson, Farrah Fawcett e Patrick Swazy foram rapidamente exploradas por criminosos através de ataques de otimização das ferramentas de busca, que geralmente direcionam os usuários para produtos antivírus falsos. A gripe H1N1 também tem sido utilizada como uma isca para atrair os usuários para sites scam.

Redes sociais sob ataque

Com o Facebook alcançando 300 milhões de contas em setembro, as redes sociais continuam atraindo os criminosos e interesses políticos. Sites de relacionamentos oferecem autenticação confiável, que os criminosos aproveitam para comprometer a conta dos usuários e direcioná-los a sites maliciosos. A F-Secure alerta sobre a importância de senhas fortes, e para que as senhas de acesso a redes sociais sejam diferentes das senhas dos e-mails utilizados para se logar.

Em agosto, surgiram notícias de que o Twitter foi usado para conduzir botnets. Contas do Twitter também são utilizadas para empurrar produtos AV falsos aos usuários.

Ataques DDoS politicamente motivados

Também em agosto, as contas do Twitter, Facebook, LiveJournal, Google Blogger e YouTube de um blogger da Geórgia foram bloqueadas por um ataque DDoS politicamente motivado, como noticiou Elinor Mills no CNET.

Em outro ataque, do mesmo tipo, durante o Dia Nacional da Malásia, em 31 de agosto, hackers atacaram um datacenter e desconfiguraram mais de 100 websites, incluindo os pertencentes a institutos nacionais, universidades, meios de comunicação e empresas do país.

Ameaças de celular retornam

No mundo da segurança de telefones celulares, este trimestre testemunhou o ressurgimento do worm de SMS, Yxe (também conhecido como Sexy View) desta vez na forma de Sexy Space, que se comporta como a versão anterior. A nova variante Yxe.Dmas possui um certificado de uma companhia chinesa diferente da versão anterior, que aparece novamente como software confiável para o Symbian.

O velho scam de “chamada perdida” também está de volta. O scam envolve uma ligação de um número internacional desconhecido, que desliga imediatamente quando é atendida. Quando a pessoa curiosa liga de volta para o número, ela ouve um arquivo de áudio de tom ocupado, quando de fato a chamada está sendo cobrada com uma taxa superior. A F-Secure recomenda que antes de retornar as ligações para números desconhecidos, o usuário consulte o Google ou o WhoCallsMe, para usuários em países com este serviço, para evitar surpresas desagradáveis na conta de telefone.




JOVEMNERD É O BLOG DO ANO NO VMB 2009

Onda nerd toma conta da premiação da MTV


O maior e mais popular blog “nerd” do país e agora o blog do ano no VMB 2009, o Jovemnerd.com.br venceu nesta noite de quinta-feira, 01 de outubro, a categoria Blog do Ano na premiação da MTV Brasil.

VMB2009 Foto Hans GeorgArgosfoto Argos Foto_JNA premiação, que reúne os destaques do ano e também grandes músicos, artistas e celebridades, recebeu Alexandre Ottoni (o Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghâl, o anão), responsáveis pelo blog, que foram ao palco do Credicard Hall, agradecer e dedicar à nação nerd pelo prêmio.

O prêmio leva o blog e toda a trajetória da marca, que tem outras iniciativas e projetos web, ao mainstream brasileiro. “Agradecemos à MTV pela indicação e muito obrigado a todos vocês, nerds, por votarem no JOVEMNERD.COM.BR”, comemora Alexandre. “O prêmio é de todos nós!!!”. Segundo o editor geral do blog, o dia foi realmente especial porque ainda foi a estréia de uma nova atração, o Zona de Spoilers (http://jovemnerd.ig.com.br/zona-de-spoilers/zona-de-spoilers-3-classic-comando-para-matar/), comentários de filmes com o casting principal do Nerdcast em vídeo.

VMB2009 Foto Hans GeorgArgosfoto Argos Foto_SeminovosDireto do VMB, Deive postou mais um episódio 181 do Nerdcast (http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-181-nerdcast-para-nao-humanos/), podcast internacionalmente premiado, que nesta sexta-feira, 2 de outubro, traz causos e curiosidades de filmes sobre alienígenas. “Mega-boga!”, celebra o editor. “Recebemos cumprimentos calorosos até do Marcelo Tas”. A onda, a invasão nerd realmente tomou o prêmio da música, porque além de melhor blog, os nerds foram representados com o Webhit do Ano com a banda Os Seminovos e o hit “Escolha já seu nerd”.




Candidata de Natal vence concurso Miss Orkut

Os usuários do site de relacionamentos Orkut elegeram a candidata de Natal (Rio Grande do Norte) Fernanda Paiva Diniz, 23 anos, vencedora do concurso de beleza Garota Social.

Com um total de 13.679 votos, a potiguar foi consagrada "Miss Orkut" e agora deve assinar um contrato com a agência de modelos Daphne Agency e receber um prêmio em dinheiro.

Modelo desde a adolescência, Fernanda faz alguns trabalhos locais e se inspira na atual Miss Brasil, Larissa Costa, sua conterrânea.

"Obrigada, gente! Estou muito feliz pelo resultado, pois batalhei bastante por isso, mas se não fosse pela ajuda, apoio e voto de todos vcs esse resultado não seria o mesmo. Agradeço do fundo do coração!", escreveu a vencedora em seu perfil do site de relacionamento.

A votação teve início no dia 1º de julho e foi encerrada no último domingo. O concurso foi promovido pela desenvolvedora de aplicativos Mentez.

A candidata de Ibirubá (Rio Grande do Sul) Gianna Cremontti, 26 anos, ficou em segundo lugar na competição. A terceira colocação foi ocupada por Wandreza Basso, 20 anos, de Nova Esperança (Paraná).



Do Nordeste para o mundo

A vida e a obra musical de um dos maiores músicos que o Nordeste já revelou ao mundo, Dorival Caymmi, acabam de ser imortalizadas em acervo digitalizado. A partir de agora, os fãs de Caymmi terão a oportunidade de conhecer mais sobre o cantor e compositor, morto ano passado. Com a parceria da Natura, por meio do Edital Nacional 2007 do Natura Musical, programa de incentivo à cultura brasileira, foi lançado o site biográfico www.dorivalcaymmi.com.br, disponível em português, inglês, espanhol e alemão.

No portal, o visitante poderá visualizar e fazer o download de músicas, capas e contra capas de discos e acessar partituras manuscritas, divididas por instrumento (baixo, guitarra, clarineta, flauta, entre outros). A estimativa é que mais de 10 mil peças estejam disponíveis no site.




Os 10 Termos mais pesquisados pelas crianças na internet

Entre fevereiro de 2009 e julho de 2009, a Symantec analisou um total de 3,5 milhões de pesquisas que foram submetidas pelos usuários do serviço OnlineFamily.Norton, que é utilizado pelos pais para monitorar o que as crianças veem na internet. Confira as dez palavras-chaves mais pesquisadas pelas crianças.

1º. YouTube
2º. Google
3º. Facebook
4º. Sexo
5º. MySpace
6º. Pornô
7º. Yahoo
8º. Michael Jackson
9º. Fred (Personagem que se tornou popular entre as crianças no YouTube)
10º. eBay

Fonte: Symantec




Coquetel lança novo site com jogos desafiadores para todas as idades

Internautas podem brincar de Palavras Cruzadas e outros passatempos em modo multiplayer

O site Coquetel, das tradicionais revistas de passatempos da Ediouro, está de cara nova. Mais jovem, dinâmico e interativo. A mudança posiciona o site como um Portal de Jogos inteligentes, que trabalham a lógica, a velocidade de raciocínio, o vocabulário e conhecimentos gerais. O internauta se diverte, adquire cultura e ainda torna sua mente mais ágil.

Hoje, o site proporciona entretenimento de alta qualidade, que complementa as revistas Coquetel de banca, já reconhecidas no mercado editorial e com fãs em todo o país. Acessando www.coquetel.com.br, o usuário encontrará jogos como o 'Palavras Cruzadas', 'Rodas das Esmeraldas', 'Pirâmide de Palavras', 'Bomba' e muitos outros. Todos eles trabalham a mente, promovendo o que os neurocientistas c hamam de 'ginástica cerebral', assim como as revistas de banca.

"A 'Pirâmide de Palavras', por exemplo, treina a velocidade de raciocínio do jogador. O objetivo é formar todas as palavras do box com as letras da pirâmide antes que elas se tornem pedras. Outro jogo eletrizante é o 'Bomba', cujo objetivo é desvendar a sequência de números do criptograma para conseguir desarmar a bomba. A rapidez de raciocínio é trabalhada a cada segundo, pois o jogador só possui três minutos para resolver o jogo e não deixar a bomba estourar!", conta Mariana Oliveira, do marketing de Coquetel.

O novo posicionamento busca ainda atingir os jovens e adultos que estão totalmente inseridos no meio digital, seja para se divertir, pesquisar, se comunicar ou mesmo se informar. São pessoas que, diferentemente dos fãs tradicionais de Coquetel, ainda não são consumidores das revistas de banca, mas que através do contato com o site na Internet podem se tornar futuros leitores.

A página dos jogos é o grande sucesso do site, correspondendo a 73,13% das visitas. Além do diferencial de trazer jogos exclusivos, o site Coquetel está muito mais interativo. O usuário pode participar do chat pedindo dicas e conversando com outros jogadores. Pode ainda deixar comentários sobre os jogos e o melhor: pode jogar em modo multiplayer. A tradicional Palavra Cruzada, por exemplo, possui uma versão multiplayer que pode ser jogada com até quatro usuários ao mesmo tempo. A navegabilidade do site também foi melhorada.

"A iniciativa mostra que as palavras cruzadas e outros jogos não possuem idade ou sexo e são, sim, muito divertidos e atuais. Coquetel está antenada com o que há de mais moderno e com as mudanças que estão acontecendo no mundo web", conclui Vânia Tavares, diretora executiva das Revistas Coquetel.

Nenhum comentário: