domingo, 4 de março de 2012

TELEVISÃO

54º Troféu Imprensa será exibido neste domingo

Com a mediação de Silvio Santos, o Troféu Imprensa será exibido neste domingo (25), das 20h às 23h. O Programa Silvio Santos não será exibido. No palco da atração, Eliana, Yudi e Priscilla, Marco Luque, Péricles do grupo Exaltasamba e Rodrigo Faro, premiados no Troféu Imprensa de anos anteriores, recebem suas estatuetas.
O Troféu Imprensa 2012, que tem a participação especial de 10 jurados, importantes radialistas e jornalistas do país, premia os melhores de 2011 em 15 categorias: cantor, cantora, programa jornalístico, programa humorístico, revelação, melhor novela, melhor ator, melhor atriz, conjunto musical, melhor programa infantil, melhor música, apresentador ou animador de TV, apresentadora ou animadora de TV, jornal de TV e programa de entrevista.

Histórico

O Troféu Imprensa foi criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (1934-2007), que na época se reunia com outros jornalistas dos principais veículos da cidade de São Paulo no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Eles apenas votavam e os ganhadores eram informados pelos jornais. Ainda não existia a estatueta.
Em 1970, Plácido Manaia Nunes cedeu os direitos ao apresentador Silvio Santos, que instituiu o Troféu em forma de Oscar e deu novo formato à premiação.

Critérios para a seleção

Quem escolhe e aponta os concorrentes é o público em geral. A pesquisa é feita em várias localidades das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, junto à população das classes A, B, C, D e também com a imprensa e universitários. Na votação realizada pelo público são apurados os resultados da seguinte forma: dos 10 mais votados em cada categoria, se destacam os três primeiros colocados de cada uma delas para concorrerem ao prêmio. Os nomes são apresentados em ordem alfabética e a decisão é uma tarefa dos jurados.
Juntamente com o Troféu Imprensa, Silvio Santos entrega e anuncia os melhores do Troféu Internet.
Neste ano, mais de 50 mil internautas votaram pelo Portal Terra e pelo Site do SBT, no período 17 de dezembro de 2011 a 17 de janeiro de 2012, e escolheram os melhores nas categorias: cantora, programa infantil, jornal de TV, novela, programa de entrevista, dupla sertaneja, atriz, programa humorístico, apresentadora ou animadora de TV, ator, conjunto musical, revelação, animador ou apresentador de TV, programa jornalístico e cantor.








Richard Rasmussen continua sua investigação sobre o mundo dos tubarões

Aventura Selvagem, quarta-feira, às 23h45, logo após "Cante se Puder", no SBT


Depois de muito nadar, alimentar e até colocar os tubarões para cochilar, Richard Rasmussen continua na incansável missão de entender o mundo desses gigantes. Nesta quarta-feira, 14 de março, ainda nas Bahamas, o aventureiro acompanha o trabalho do Doutor Gruber e sua equipe, que se preocupam em evitar a extinção dos tubarões ao mesmo tempo que preservam a vida humana. Em Recife, o professor Fabio Hazin desenvolve um trabalho parecido e mostra como é possível manter a convivência saudável sem prejudicar os homens e os tubarões.

Ainda nas Ilhas Bimini, durante a noite, Richard acompanha uma parte da equipe para capturar tubarões filhotes e prepararem o processo de tagueamento: registros permanentes para controle e posteriores estudos que dão a identidade dos bichos. Os pesquisadores mostram ações cada vez mais interessantes para evitar a extinção dos tubarões.
Aventura Selvagem, quarta-feira, às 23h45, logo após "Cante se Puder", no SBT.








Globo anuncia novidades para 2012

A atriz Claudia Abreu no evento de lançamento da nova programação da Rede Globo


Fátima Bernardes apareceu, mas nenhum pio sobre seu novo programa. A estrela da noite, na verdade, foi outra. Ao anunciar sua grade de programação para 2012, com festa na Via Funchal, nesta segunda (7), a Rede Globo se declarou à classe C. O segmento, cada vez mais, é como aquela menina mirradinha que, nos últimos verões, espichou e virou alvo de cortejo de toda a turma. O diretor-geral da emissora, Octávio Florisbal, destacou o potencial desses mais de 110 milhões de brasileiros, que representam 50% do consumo de produtos e serviços. Isso diante de um cenário com "metas de audiência cada vez mais difíceis", devido a "concorrentes diretos, indiretos e novas plataformas". Muitos programas tentam se aproximar do clima mais "povão". Um dos primeiros números (a noite contou com pequenos shows para apresentar a programação) refletia bem isso.
A atriz Cláudia Abreu apareceu lado a lado de Gaby Amarantos, a "Beyoncé do Pará", musa do tecnobrega que cantou sobre um amor que "nem vai valer R$ 1,99". O número promoveu a nova novela das sete, "Cheias de Charme", que aborda o universo das empregadas domésticas. Na novela, Abreu interpretará Chayene, uma "star"do brega, mix de Gaby, Joelma e Madonna.
Próxima novela das nove, "Avenida Brasil" se volta a "um universo suburbano com um pouco de Nelson Rodrigues", como já descreveu seu autor, João Emanuel Carneiro. A mocinha (Débora Falabella) foi criada num lixão, e Murilo Benício e Cauã Reymond vivem boleiros, num ambiente em que o futebol é encarado como atalho para ascensão social.
Deve ficar, para o segundo semestre, a estreia de programas de variedades com duas pratas da casa: Fátima Bernardes, que deixou a bancada do "Jornal Nacional" em dezembro, e Pedro Bial, que intercalará a nova atração com o "Big Brother Brasil 13". Mais detalhes não foram passados. Por ora, sabe-se que Fátima ocupará as grades matinais ao lado do "Mais Você" de Ana Maria Braga. Com isso, a programação infantil será praticamente extinta da faixa matinal de segunda a sexta-feira, seguindo tendência internacional das TVs abertas, segundo Florisbal.
Para Bial, o plano é um programa noturno, provavelmente na faixa das 23h, mais voltado às classes A e B, segundo o diretor-geral da emissora. Em entrevista à imprensa, Florisbal também falou sobre os planos do canal para a Olimpíada de Londres, cujos direitos de transmissão pertencem à Record. Ele diz que a cobertura do evento esportivo será feita "com toda a dignidade", respeitando o limite de três minutos diários de imagens (permitido para canais que não detêm os direitos). Neto do chefão do SBT, Silvio Santos, e em alta na Globo, Thiago Abravanel protagonizou um número à parte com a música de abertura da nova série global, "Louco por Elas", em que entoa os versos de Wilson Simonal: "Mamãe passou açúcar em mim" (ou seria o vovô Silvio?). A série, de João Falcão, traz o "louco" Du Moscovis, a ex-mulher vivida por Deborah Secco e a avó lelé interpretada por Glória Menezes.
A Globo também apresentou o "Casseta & Planeta" reformulado, a nova novela das seis, "Amor, Eterno Amor", de sua programação esportiva e do remake de "Gabriela", que Juliana Paes deve começar a gravar no dia 26 de março, na Bahia. "Bem no dia do meu aniversário", mezzo lamentou, mezzo brincou a atriz.






Band também lança nova programação

'Rixa' entre 'Pânico' e 'CQC' domina noite

Amigos, amigos, audiência à parte. A rixa entre os veteranos da casa, "CQC", e os novatos do "Pânico" pairou no ar durante o lançamento da grade de programação da Band para 2012, na noite desta terça (6), no cinema de um shopping em São Paulo. Apresentador do CQC, que entra em seu quinto ano no canal, Marcelo Tas disse esperar uma "competição saudável". Pudera: ambos os programas são líderes de faturamento --na RedeTV!, a trupe de Emílio Surita faturava o dobro comercialmente, segundo levantamento do Controle da Concorrência (empresa que monitora inserções comerciais para o mercado).

Tas diz que os novos colegas devem chegar "com sangue nos 'óio'". "CQC" é "melhor" e "Pânico" não é sua praia em termos de humor (embora seja a preferência do filho pequeno dele). Mas ele fala tudo em tom de troça, pois acha as duas atrações "absolutamente diferentes". Surita concorda e adiciona: para seu pessoal (apresentado como "Pânico na Band"), a sensação é a da "turma da escola indo para um colégio diferente".
A metáfora escolar também cai bem a Sabrina Sato, que diz se sentir no primeiro dia de aula, aquele "em que a gente põe uma roupinha mais bonita". Tanto Tas quanto Surita negam que haverá disputa para ver quem cobre um evento --eleições municipais ou a Olimpíada, por exemplo. Eles defendem que há espaço para o estilo de ambos, sem que o conteúdo fique repetitivo no mesmo canal. Isso porque, segundo Tas, são programas que não necessariamente precisam sair na frente. Para ele, "CQC" faz um jornalismo atípico. "O jornalista quer dar [a notícia] primeiro. A gente quer dar gostoso", brinca. A estreia de um "Saturday Night Live" à brasileira, pilotado pelo ex-"CQC" Rafinha Bastos na mesma faixa em que "Pânico" reinava na "RedeTV!", recebeu elogios protocolares de Tas e Surita.
Com Rafinha fora da Band, Lobão e Cazé se juntam à equipe de "A Liga". O programa continuará a tradição de explorar a "denúncia social", em que repórter pode se mesclar ao universo reportado (imagine um "Profissão Repórter" com menos pudores). Um dos episódios trará Lobão vivendo oito dias como garimpeiro. Ele diz que, nos primeiros dias, não conseguiu encarar o rango do lugar --sua alimentação era a base de barrinha de cereal. Depois, topou de boa o pratão de arroz, feijão e frango. O músico minimizou a fama de encrenqueiro polêmico. "Só bunda mole" acha isso, afirmou, com um adendo: "99% das pessoas que não gostam de mim me chamam de bicha, maconheiro".
Em jornada dupla no canal, Marcelo Tas se prepara para dialogar com uma turma "bem mais esperta" do que seus colegas do "CQC". Fala de crianças de três a 11 anos, que entrevistará para seu novo programa, "Conversa de Gente Grande". A atração não é infantil, apesar de ser gravada com os menores. Segundo Tas, os assuntos em pauta deixam muito marmanjo sem graça. Com três programas já gravados e estreia prevista para abril, o programa terá temas como "pé na bunda, violência e drogas", explica. O pacote para 2012 também inclui novos reality shows, como "Faz-me Rir", que pretende encontrar "o novo grande talento do humor brasileiro".







TV Câmara recebe consignação de novos canais digitais


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assina, nesta quarta-feira (14), a consignação de 59 canais digitais de TV para a Câmara dos Deputados. A assinatura será às 12h no Auditório da TV Câmara. Com essas novas consignações, a TV Câmara vai iniciar a operação, em sinal aberto e gratuito, em dezenas de capitais e cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais.

As consignações fazem parte do projeto de expansão do sinal da TV Câmara e vão integrar a Rede Legislativa de TV Digital. Cada canal digital poderá ser dividido em quatro opções de programação televisiva e será compartilhado com as outras emissoras da rede legislativa. Além da TV Câmara, a rede é formada pela TV Senado e pelas TVs das assembleias legislativas do respectivo estado e das câmaras municipais. Os moradores dos estados e cidades beneficiados com os novos canais vão poder sintonizar 24 horas de multiprogramação.

A implantação seguirá o seguinte cronograma:
- Março de 2012: Inauguração das operações em Ribeirão Preto, Barretos e Jaú
- Abril de 2012: Inauguração das operações em Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte
- Agosto de 2012: Inauguração de operações em Palmas, Goiânia, Cuiabá e Vitória
- Primeiro semestre de 2012: Inauguração de operações em Lavras, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Jacareí, Bauru, São Carlos, Tupã, Campinas e Ourinhos

A inauguração em outras cidades ainda depende da assinatura de acordos de cooperação com as câmaras municipais. Ainda em março, está previsto o fechamento de acordo com as seguintes cidades: Divinópolis, Montes Claros, Uberlândia, Santos, Guarujá, Valinhos, Sorocaba, Presidente Prudente, Americana, Araras, Bragança Paulista, Atibaia, Votorantim, Franca, Araraquara, Uberaba, Limeira, São José do Rio Preto, São Carlos, Praia Grande, Piracicaba, Penápolis, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Itu, Cubatão, Marília, Caraguatatuba, Botucatu e Assis.

Nesta quinta-feira (15), às 11 horas, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, também assina acordo de parceria com o presidente do Senado, José Sarney. O acordo vai definir em que capitais cada Casa Legislativa será responsável pela instalação dos transmissores. Trata-se de um acordo de reciprocidade: onde uma Casa instalar transmissor, a outra oferecerá uma subcanalização para a transmissão de seu canal de TV.





Fiuk é convidado do programa “Amor & Sexo”


Vai ao ar nesta terça-feira (6/3), a participação especial do cantor e ator Fiuk no programa Amor & Sexo, exibido pela TV Globo. Na atração, o artista será o convidado de Fernanda Lima no Quadro Quizz, ao lado da atriz Sheron Menezzes.
Além da gincana, o astro agitará a plateia ao som do hit “Quero Toda Noite”, sua atual música de trabalho, que integra o CD “Sou Eu”, primeiro álbum do cantor em carreira solo, lançado no final de 2011. A canção faz parte também da trilha sonora da novela “Aquele Beijo”, trama de Miguel Falabella na qual Fiuk interpreta o mulherengo Agenor, par romântico de Belezinha (Bruna Marquezine), e Sheron Menezzes vive Sarita.
“Muito legal participar de "Amor & Sexo", é um programa descontraído e a Fernanda deixa todos os convidados super a vontade. Vai ser divertido”, revela o cantor.

A trajetória de Fiuk começou em 2009 quando ficou conhecido nacionalmente por trabalhos de destaque como o filme “As Melhores Coisas do Mundo”, no qual interpretou Pedro, o irmão mais velho do protagonista e na novela teen “Malhação ID”, da TV Globo, em que atuou como o protagonista Bernardo. Filho do cantor Fábio Jr., Fiuk chamou a atenção com as canções ‘Só Você’, de Vinicius Cantuária, e ‘Quem Eu Sou’, música de abertura da novela ‘Malhação ID’.





Ariadna faz festa do pijama no "Cante se Puder
"

Novo programa do SBT é o segundo mais assistido do canal, perdendo apenas para Silvio Santos

A apresentadora Patricia Abravanel, as competidoras Stefhany e Ariadna, e o apresentador Márcio Ballas.

Foto: Artur Igrecias


No Cante se Puder desta quarta (7), às 22h30, os participantes vão chegar ao limite para superar as loucas e divertidas provas do desafio musical apresentado por Patricia Abravanel e Márcio Ballas. As beldades Stefhany e Ariadna lideram os times azul e vermelho na competição para chegar à Roda do Dinheiro e ganhar até R$ 10 mil. E elas estão bem acompanhadas com o reforço da humorista Marley Cevada, o produtor musical Thomaz Roth, e os cantores D Black e Ovelha.

Cheios de atitude, os concorrentes terão de se esforçar para chegar ao final das provas. Stefhany foi parar na camisa de força enquanto tentava acertar as notas de Extravasa. Já Ariadna teve de sobreviver a uma festa do pijama das mais agitadas. Ovelha viveu uma aventura no cemitério e Marley Cevada teve de mostrar todo seu preparo físico para conseguir cantar, correr, pular e se exercitar em diversos aparelhos ao mesmo tempo.

Exaustos, mas sem perder o bom humor e a afinação, os competidores se esforçaram e conseguiram terminar as provas. Quem será que agradou mais ao trio de jurados: Lola Melnick, Nahim e Nanny People?

Nenhum comentário: