domingo, 4 de março de 2012

CINEMA CEARÁ

15 MUNICÍPIOS TERÃO EXIBIÇÃO DE FILMES DO CINE CEARÁ 2012

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema realiza a partir de segunda-feira, 26 de março até o dia 12 de abril, a mostra Cine Itinerante 2010. Nesta edição serão contempladas as cidades de Itapipoca, Paracuru, Maranguape, Aquiraz, Maracanaú, Campos Sales, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Limoeiro do Norte, Russas, Quixeré, Jaguaruana, Aracati e Cascavel. Serão exibidos cinco curtas-metragens premiados na última edição do Festival e durante a Semana Santa será mostrado o longa-metragem Milagre em Juazeiro, dirigido por Wolney Oliveira.
Os curtas-metragens que serão apresentados são: A Casa das Horas, do diretor cearense Heraldo Cavalcante; Doce de Coco, do também cearense Allan Deberton; Fábula das Três Avós, do paulista Daniel Turini; O Céu no Andar de Baixo, do mineiro Leonardo Cata Preta, e O Plantador de Quiabos, do Coletivo Santa Madeira, de São Paulo.
O Cine Itinerante 2010 é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, viabilizado com recursos do SIEC – Sistema Estadual de Cultura da Secult – Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através das empresas Lojas Macavi, Thermus Service e Ibyte. Conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. As projeções acontecem em praças públicas, escolas municipais e ginásios poliesportivos.
A mostra tem início em Itapipoca, na segunda-feira, 26 de março, e prossegue em Paracuru, no dia 27; Maranguape, dia 28; Aquiraz, dia 29; Maracanaú, dia 30; Campos Sales, dia 2 de abril, Brejo Santo, dia 3; Iguatu, dia 4; Icó, dia 5; Limoeiro do Norte, dia 7; Russas, dia 8; Quixeré, dia 9; Jaguaruana, dia 10; Aracati, dia 11, e se encerra em Cascavel no dia 12 de abril.
O diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira/ UFC, Wolney Oliveira, é o diretor executivo do evento e o coordenador do Cine Itinerante 2010 é o realizador de animações Telmo Carvalho. Além das projeções a equipe também filma e fotografa o evento, que é totalmente gratuito.










INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 3o FESTCINE MARACANAÚ

O FestCine Maracanaú - Festival de Cinema Digital e Novas Mídias, está com inscrições abertas para sua terceira edição. A partir desta quinta-feira (1) até o dia 15 de maio de 2012, a organização do festival recebe produções que participarão da seleção para concorrer em suas mostras competitivas de longas e curtas metragens, Mostra Rodolfo Teófilo e Mostra Novas Mídias.

Podem ser inscritos filmes e vídeos de qualquer país, estados e municípios brasileiros; e de cidades do estado do Ceará, produzidos a partir de 2009, finalizados no formato digital. Para a Mostra Rodolfo Teófilo, podem ser inscritos filmes e vídeos de realizadores da Região Metropolitana de Fortaleza, com duração de até 20 minutos. Na Mostra Novas Mídias, produções de até 05 minutos, realizadas em mídias digitais - câmeras fotográficas, celular, web cam, dentre outros.
A ficha de inscrição e regulamento estarão no site www.festcinemaracanau.com.br

Desde a primeira edição realizada em dezembro de 2010, o FestCine Maracanaú se firmou como um dos eventos prestigiados pelo público como pela classe do audiovisual brasileiro e outros países, além do forte reconhecimento por parte da mídia brasileira e do exterior. Em 2011, na segunda edição, novamente foi marcado pelo pioneirismo. Pela primeira vez no Brasil, profissionais dos estúdios DreamWorks estiveram no país para ministrar workshop. Bill Tessier e Chris Kirshbaum ministraram workshop de animação e efeitos especiais. O festival também contou com as participações dos atores Jayme Matarazzo, Nathália Dhill e Cláudio Jaborandy, homenageado do ano.








III Festival de Jericoacoara - Cinema Digital também abre inscrições

Festival acontece de 15 a 21 de junho e trará ao Ceará grandes nomes, além de uma seleção de novos realizadores. As inscrições de curtas-metragens produzidos em tecnologia digital estão abertas, para cineastas de todo o País, através do site www.jeridigital.com.br
Pelo terceiro ano consecutivo, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas de todo o planeta. O Festival de Jericoacoara – Cinema Digital chega à sua terceira edição. E mantém a mesma proposta de oferecer um nova olhar sobre o cinema brasileiro – um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada quanto ao conteúdo e à forma, através das facilidades da tecnologia digital.
O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho e contará, como principal atração, com a mostra dos filmes selecionados, entre os inscritos. Ano passado, a segunda edição do evento destacou um total de 50 filmes, selecionados em meio a 218 obras inscritas, consolidando a dimensão nacional do festival.
São aceitas inscrições de filmes concluídos a partir de junho de 2010 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental. Produzido pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual , de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros. “Queremos mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro, e as novas pessoas que estão fazendo esse cinema acontecer, nas suas cidades e comunidades, a cada dia”, afirma Francis. “A relação do festival com a comunidade é outro aspecto muito importante. Para contribuir com Jericoacoara, o festival acontece na baixa estação, ajudando a garantir maior movimentação na cidade nesse período”, complementa.
Para Francis Vale, o momento é de consolidação do festival, já inserido com brilho próprio no calendário audiovisual brasileiro. “Tivemos na segunda edição um festival memorável, com intensa participação de realizadores da maioria dos estados brasileiros, além de homenagens a grandes nomes do cinema, como Nelson Pereira dos Santos e Sérgio Ricardo. E de debates muito interessantes sobre cinema, história e sociologia, a partir da homenagem ao livro ‘Raízes do Brasil’ e a Sérgio Buarque de Holanda”, ressalta o diretor do festival.
SERVIÇO
O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital está com inscrições abertas. Podem participar realizadores de todo o País, com filmes produzidos em tecnologia digital. Inscrições pelo site www.jeridigital.com.br. O festival acontece em Jericoacoara, de 15 a 21 de junho de 2012.










Cine Ceará 2012 recebe inscrições até dia 31 de março

Já estão abertas as inscrições para a 22ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, que acontecerá no período de 1 a 8 de junho, em Fortaleza. Os interessados podem inscrever seus longas e curtas-metragens até o dia 31 de março. O regulamento completo do festival, organizado pela Associação Cultural Cine Ceará, encontra-se no site http://cineceara.com.

Os curtas-metragens devem ter sido realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos e ter até 20 minutos de duração, em qualquer formato. Devem ainda ser obras concluídas a partir de janeiro de 2011 e não podem ter participado de processos seletivos nas edições anteriores do Cine Ceará. Já os longas devem ter duração mínima de 70 minutos, finalizados a partir de 2010 por produtores e/ou diretores ibero-americanos (países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha), em formatos profissionais.

Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos por um júri formado por membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de U$10.000,00. Haverá ainda a entrega do troféu Mucuripe de melhor curta da mostra Olhar do Ceará, para o qual haverá um júri de estudantes das universidades de Fortaleza.

Concorrem ao troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias longa-metragem (divididos em filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e curta-metragem (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica).

O 22° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Nenhum comentário: