domingo, 4 de março de 2012

CONCURSOS, PROMOÇÕES, EDITAIS

Associação Amigos do Piano do Ceará seleciona bolsista para Conservatório de Briançon

A Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE), por meio do projeto Briançon, Tempo de Brasil, conclui, em 28 de abril próximo, o processo de seleção de um jovem instrumentista cearense ou residente no estado para bolsa de estudos no Conservatório de Briançon, na França, durante o ano letivo 2012/2013. A seleção é direcionada para estudantes dos seguintes instrumentos: violino, violoncelo, trompete e trompa. Em fevereiro último foram escolhidos, pelo conservatório, três bolsistas cearenses restando ainda uma vaga a ser preenchida. A inscrição para a seleção é gratuita.

O exame de seleção consta de uma prova de execução instrumental onde cada candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes com duração máxima de 15 minutos para as duas peças, além de uma entrevista com os membros da banca examinadora. Um piano será posto à disposição dos candidatos que se apresentam com um pianista acompanhador.

As audições acontecerão no dia 28 de abril, a partir das 9 horas, na sede da APICE (Rua Eng. Cesar Magalhães, 721 – Fortaleza/CE). Os candidatos devem chegar às 8 horas para preenchimento da ficha de inscrição. No mesmo dia serão realizadas as entrevistas.

A coordenação do exame de seleção é do violoncelista Fernando Lage, idealizador do projeto e professor efetivo do Conservatório de Briançon, Pascal Hotellier, professor de violino do conservatório francês e o flautista Heriberto Porto, professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A banca examinadora será formada por professores do conservatório francês, da UECE e membros da APICE.

Para o ano letivo 2012/2013, que começa em setembro de 2012 e termina em junho do ano seguinte, será selecionado um bolsista de uma dessas duas categorias. Categoria A: Formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica, para jovens músicos com idade máxima até 21 anos. Categoria B: Formação pedagógica, instrumental e teórica, voltada para músicos com idade até 28 anos completos, graduados ou não, que já ensinam em algum projeto musical apoiado por prefeituras, associações e/ou ONGs.


O projeto Briançon, Tempo de Brasil


Patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, o projeto é uma parceria da APICE com o conservatório francês, a Associação de Pais e Alunos da instituição (APEC) e a Comunidade de Municípios da Região de Briançon, nos Alpes franceses. Juntas, as instituições visam dar oportunidade a jovens instrumentistas do Ceará de estudarem no conservatório, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d'études musicales.

O projeto visa ainda aperfeiçoar artisticamente os participantes em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; estimular a formação de músicos clássicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico de jovens professores. Iniciado em 2006, o projeto já encaminhou para o Conservatório de Briançon 15 jovens cearenses dos municípios de Fortaleza, Iguatu, Pindoretama, Maranguape, Tianguá e Brejo Santo.


Documentação necessária

Para o exame de pré-seleção o candidado deve apresentar a seguinte documentação: Curriculum vitae, fotocópia da carteira de identidade, uma foto 3x4 e uma carta de motivação onde o estudante explica por que pretende obter a bolsa. Os candidatos da categoria B, devem ainda apresentar uma carta de recomendação da direção da escola ou do projeto onde ensina.
A seleção definitiva será feita na França pelo diretor e professores do Conservatório de Briançon, além de representantes da APEC, através de vídeos da pré-seleção. O resultado será divulgado no decorrer da primeira semana de maio de 2012. Informações: apice.ce@gmail.com, 8866.1431 e 8840.2425.

Links com documentários sobre o projeto
http://www.youtube.com/watch?v=CfLIYofi01k
http://www.youtube.com/watch?v=vstEuyeS5B4&feature=related

Informações:
Maria Helena Lage – Presidente da APICE: 8866.1431
Luciana Gifoni – Vice-Presidente da APICE: 8840.2425
Heriberto Porto – Professor da UECE e membro da APICE: 8823.1793







Quarteto de Violões da UFC está com inscrições abertas

O Quarteto de Violões da Universidade Federal do Ceará recebe inscrições, até 8 de março, para seleção de novos integrantes, no âmbito do Programa de Bolsa de Cultura e Artes-2012 da Pró-Reitoria de Extensão da UFC (Edital Nº 01 / 2012). Interessados devem entrar em contato com a Coordenação do Curso de Música da UFC pelo fone (85) 3366.9222.

O processo de seleção acontecerá no dia 9 de março, às 14h, consistindo na leitura à primeira vista de um trecho musical; interpretação de uma música escolhida pelo candidato e que seja significativa do repertório violonístico; e de uma entrevista. Podem participar alunos da graduação de UFC e de outras instituições de Ensino Superior.

O Quarteto de Violões da UFC, coordenado pelo violonista e professor Marco Tulio, já conta com dez anos de atividade. O repertório do grupo inclui obras de Marco Pereira, Pixinguinha, Chico Buarque, Francisco Soares, Aleardo Freitas, Marcos Maia, Rogério Lima e Marco Tulio.









Correios recebe inscrições para patrocínio cultural até 21 de março

No espaço cultural de Fortaleza, haverá oportunidades para projetos nas áreas de Artes Visuais e Humanidades


Os Correios recebem até 21 de março as inscrições para o patrocínio de projetos culturais a serem desenvolvidos em suas unidades culturais, incluindo a de Fortaleza. Estão sendo disponibilizados, por meio de edital, cerca de R$ 10 milhões e as inscrições podem ser feitas pelo site www.correios.com.br.

Os projetos - nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Artes Integradas, Audiovisual, Humanidades e Música - serão selecionados para o período de julho de 2012 a março de 2013. Os patrocínios contemplam as unidades culturais dos Correios no Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza e Juiz de Fora, além do Museu Nacional dos Correios, em Brasília.

No Espaço Cultural Correios Fortaleza, serão contemplados projetos no segmento de Artes Visuais (exposições de pintura, artesanato, desenho, escultura, fotografia, gravura e filatelia) e, como novidade em relação a anos anteriores, na área de Humanidades (saraus, encontros literários e eventos que envolvam leituras, debates, oficinas, seminários etc).

A seleção de projetos culturais nos Correios é feita por meio de editais públicos desde 2004, o que confere transparência à destinação dos recursos. Outro benefício é o acesso democrático de produtores e grupos culturais ao processo de seleção de patrocínios.

Mais informações sobre o edital pelo telefone (85) 3255-7262.

Espaço Cultural Correios Fortaleza

O Espaço Cultural Correios Fortaleza foi inaugurado oficialmente em agosto de 2005. Está localizado no Edifício-Sede dos Correios no Ceará, no Centro da capital cearense. O prédio que abriga o equipamento foi inaugurado em fevereiro de 1934, sendo uma das construções mais tradicionais da cidade.








TELEIMAGE LANÇA CONCURSO DE ROTEIRO PARA CURTAS-METRAGENS

I CURTATELELEIMAGE é o nome do projeto que premiará um curta de ficção e um de documentário

Com a intenção de ampliar a qualidade final dos curtas-metragens, o I CURTATELEIMAGE abriu inscrições no dia 15 de dezembro de 2011. O prêmio contempla dois roteiros, um de ficção e um de documentário, de até 20 minutos. Os dois roteiros vencedores serão anunciados no dia 16 de abril de 2012 e receberão como prêmio todo o financiamento de finalização de imagem e som. A Fuji Filmes, parceira do prêmio, fornecerá todo o internegativo para o transfer de imagem dos dois curtas, de ficção e de documentário.

As inscrições serão aceitas até o dia 15 de março de 2012 e podem ser feitas no Hot Site do prêmio – www.curtateleimage.com.br, onde estão todas as regras para a inscrição do roteiro e demais informações sobre o concurso.



I CURTATELEIMAGE.


Os roteiros têm que ser originais e não poderão estar em processo de produção e nem serem de filmes já realizados. Os concorrentes não poderão ter dirigido nem roteirizado longas metragens de ficção ou de documentário. As participações estão abertas a qualquer roteirista que preencha essas exigências e queira inscrever seu roteiro. Serão aceitos roteiros com o máximo de 20 páginas, seguindo o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples, cabeçalhos, rubricas e diálogos de acordo com o modelo de ROTEIRO disponível no hot site do prêmio.



O júri que escolherá os dois projetos contemplados será formado por José Carlos Ribeiro de Oliveira, Newton Cannito, José Augusto De Blasiis, Selma Nunes e Roberto Vitorino. Os critérios que orientarão o júri serão:


Prêmio

Os autores dos dois roteiros selecionados serão contemplados com o processo de finalização de imagem e som.

A finalização de imagem poderá ser em resolução HD ou 2K a partir de película ou de arquivos digitais data, e constará de conformação on line da imagem, correção de cor, elaboração e realização dos créditos iniciais e finais e transfer tape to film com internegativos incluídos. A finalização de som será de edição, foley, pré mixagem, mixagem e print máster em Dolby Digital 5.1

Nenhum comentário: