domingo, 4 de março de 2012

INTERNET - INFORMÁTICA - GAMES

Ecad não pode cobrar por vídeos em blog, diz Google

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) não tem direito de cobrar por vídeos inseridos em blogs. É o que diz o Google, em nota divulgada no blog do YouTube. Em 2010, o Google (dono do portal de vídeos desde 2006) começou a pagar pela execução musical, após fechar acordo com Ecad. Mas a empresa manifestou "surpresa e apreensão" na "cobrança direta a usuários", segundo nota publicada nesta sexta (9), com assinatura de Marcel Leonardi, diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google Brasil. "Em nossas negociações com o Ecad, tomamos um enorme cuidado para assegurar que nossos usuários poderiam inserir vídeos em seus sites sem interferência ou intimidação por parte do Ecad." Responsável por cobrar pelas execuções públicas das músicas, o órgão esteve sob forte bombardeio nesta semana, quando veio à tona um comunicado enviado ao blog Caligrafitti --espécie de "fatura" (R$ 352,59 por mês) pelos direitos autorais de vídeos incorporados ao site de arte, design gráfico e fotografia.
Na internet, criou-se o site "Porra, Ecad", para protestar contra supostos abusos da entidade. Vários usuários do Twitter também se manifestaram, quase sempre de forma zombeteira. A comediante Carol Zoccoli (@carolzoccoli), por exemplo, inventou uma falsa notícia para ironizar a situação: "Ecad vai cobrar de restaurantes os estômagos que estiverem roncando. Alegam que é uso indevido da voz de Elza Soares". A entidade rebate que "nunca teve a intenção de cercear a liberdade na internet" e "não possui estratégia de cobrança de direitos autorais voltada a vídeos embedados". O episódio do blog Caligrafitti seria "um fato isolado", decorrente de "erro de interpretação operacional".
O Ecad afirma que "desde 29 de fevereiro, as cobranças de webcasting estavam sendo reavaliadas e que o caso noticiado nos últimos dias ocorreu antes disso". A entidade não teria respaldo legal para cobrar por vídeos inseridos em sites de terceiros, diz o Google. "Na prática, esses sites não hospedam nem transmitem qualquer conteúdo quando associam um vídeo do YouTube em seu site. [...] Como esses sites não estão executando nenhuma música, o Ecad não pode, dentro da lei, coletar qualquer pagamento sobre eles." O Ecad diz que, por ora, não vai se manifestar sobre o assunto. O Google também põe em xeque o que o órgão entende por "execução pública na internet". "Tratar qualquer disponibilidade ou referência a conteúdos on-line como uma execução pública é uma interpretação equivocada da Lei Brasileira de Direitos Autorais." Na teoria, a atual legislação proíbe passar músicas do CD para o iPod ou fazer um podcast. O governo elabora um polêmico projeto de lei para substituir esse texto.








Vinicius Campos lança “O Amor nos Tempos do Blog” na internet

Em nova página, Vinicius Campos dá dicas para quem quer publicar seu primeiro livro

O autor e apresentador Vinicius Campos acaba de lançar a página “O Amor nos Tempos do Blog” na web. Pelo endereço www.oamornostemposdoblog.blogspot.com, Vini, como é conhecido pelo público, contará sobre o processo de produção de seu livro, de mesmo nome, além de dar dicas para os usuários que queiram escrever e publicar sua própria obra.

Voltado para o público infanto-juvenil, o blog fala sobre sua experiência durante o processo criativo do livro “O Amor nos Tempos do Blog”, que será lançado no Brasil em maio, pela Companhia das Letras. “O Amor nos Tempos do Blog é meu segundo livro, já publicado na Argentina, e escrevê-lo foi uma experiência muito prazerosa. Com o lançamento do blog, espero mostrar aos leitores que s escritor é uma atividade divertida e que pode se tornar uma carreira de sucesso”, conta Vinicius.

A página “O Amor nos Tempos do Blog” contará com posts diários do autor, passeando por assuntos variados. Pelo blog, Vini também irá interagir com os leitores e seguidores de suas páginas no Twitter e Facebook.

Saiba mais sobre Vinicius Campos e “O Amor nos Tempos do Blog” em www.oamornostemposdoblog.blogspot.com.

Vinicius Campos

Vinicius Campos é ator, apresentador, jornalista e escritor. Com 15 anos de idade, iniciou sua carreira, atuando em mais de 120 comerciais de marcas como Coca-Cola e Banco Real. Tem formação de ator pelo Stúdio Fátima Toledo, onde trabalhou com atuação e produção de diversas peças. Em 2008, entrou para o elenco do Disney Channel, apresentando o programa Playhouse Disney e, desde 2009, integra o time de roteiristas do canal. Seu carisma e empatia com o público infanto-juvenil resultaram na publicação de dois livros: Expedição do Vini – Famílias, em 2008, e O Amor nos Tempos do Blog, lançado na Argentina em 2011, e que será publicado no Brasil em 2012, pela Companhia das Letras.

Twitter: www.twitter.com/vini80

Facebook: https://www.facebook.com/viniciusator









Número de brasileiros em sites de e-commerce aumenta 30%


Os consumidores brasileiros estão comprando mais pela internet, é o que aponta o segundo estudo 2012 Brazil Digital Future in Focus, realizado pela comScore. O número de pessoas que compraram pela internet aumentou 30% no ano passado em relação a 2010. A pesquisa também revelou que entre as categorias de sites analisados, os comparadores de preços foram os mais procurados pelos compradores, pois um em cada três consumidores fez pesquisas nesses sites em dezembro de 2011. O estudo aponta ainda que no último mês do ano, foram realizados 6,9 milhões de buscas, um aumento de 37% frente a dezembro do ano passado.

Gustavo Furtado é formado em engenharia elétrica com ênfase em Telecomunicações pela POLI – USP, cursou MBA em gestão de negócios na Kellogg Management School (EUA). Iniciou a carreira numa start-up de infraestrutura para internet. Atuou também como trainee na área de vendas técnicas da Siemens, onde aos 24 anos foi promovido e enviado para a Alemanha para ser responsável por esse setor para a América Latina, Portugal e Espanha. Foi gerente de marketing da Microsoft na área de desenvolvimento de aplicativos para Smartphones durante um ano, quando então, foi convidado pela Rocket Internet para liderar a Tricae

Marcelo Marques - formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com MBA na Kellogg School of Management, uma das mais famosas escolas de negócios dos EUA. Em sua trajetória, Marques trabalhou na A.T.Kearney e participou de grandes projetos relacionados à estratégia, vendas e marketing no Brasil, Argentina, África do Sul, Europa e EUA. Além de montar e vender uma start-up de internet nos EUA.






Ingresso.com vende bilhetes para o Rock in Rio-Lisboa e Madrid

Os brasileiros já poderão adquirir suas entradas para o Rock in Rio-Lisboa e Madrid. Basta acessar o site da ingresso.com. Os eventos acontecem entre maio e junho em Portugal e Espanha. As edições terão atrações como: Metallica, Evanescence, Mastodon, Sepultura, Red Hot Chili Peppers, David Guetta, Bruce Springsteen, Lenny Kravitz, Maroon 5, Linkin Park e The Offspring. O Rock in Rio, evento que teve origem no Brasil em 1985, ganhou repercussão mundial e já teve 10 edições e reuniu cerca de 6 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: