domingo, 4 de março de 2012

LIVROS - NÃO-FICÇÃO

LANÇAMENTO: "ÁGUA PRA QUE TE QUERO!"

No próximo dia 20 de março, terça-feira, acontece o lançamento do livro Caderno de Viagem - Água pra que te quero! (2012, Editora Local Foto), na Livraria Cultura. A obra tem como temática a relação do ser humano com a água, alertando para as práticas positivas e negativas que envolvem o elemento. O cotidiano das comunidades localizadas nas bacias hidrográficas cearenses de Banabuiú, Alto Jaguaribe e Salgado também é abordado como forma de retrato da relação com a água.

Em formato multimídia, a edição vem acompanhada de um CD com fotos e um vídeo documentário, apresentando depoimentos dos moradores da região de Salgado, no Cariri, mostrando diferentes e importantes aspectos relativos a água, como a sua preservação, distribuição, consumo, escassez, poluição e abundância.

LANÇAMENTO

Na ocasião do lançamento, a autora Nívia Uchôa irá receber os convidados para uma roda de conversa seguida da sessão de autógrafos. Durante o lançamento, haverá ainda a exibição do documentário Água pra que te quero!. O filme faz um contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural, e conforme a autora, tem o intuito de “estimular e difundir a arte fotográfica como exercício de sensibilização, reflexão e estética”.

Geógrafa, ambientalista, poeta e fotógrafa, Nívia Uchôa hoje mora em Juazeiro do Norte e se apaixonou pela fotografia ainda criança. Realizando diversas exposições, ensaios e publicações, a cearense busca na arte de fotografar um meio de comunicação para mostrar a vida.

SERVIÇO
Lançamento livro Água pra que te quero! (Nívea Uchôa), dia 20 de março, a partir das 19h, na Livraria Cultura (Av. Dom Luis, 1010, Meireles). Mais informações: (85) 8737.6614





Chega ao Brasil “A bíblia do MMA”, de Anderson Silva


Guia da Universo dos Livros ensina toda a versatilidade dos movimentos e golpes aplicados pelo maior lutador da atualidade

Com um estilo e técnica invejáveis em que mistura muay tai, boxe e jiu jitsu, Anderson Silva é considerado hoje o lutador mais completo do MMA. Uma trajetória que se inicia ainda quando era garoto em Curitiba e sonhava em derrotar seus inimigos aprendendo os movimentos de seus super-heróis Bruce Lee e Jackie Chan. Perseverante e disciplinado, enfrentou dificuldades financeiras para fazer do sonho uma realidade.
Desde a sua estreia em 1997 no torneio brasileiro Brazilian Freestyle e depois no MECA World Vale, Silva construiu um cartel de 31 vitórias em 35 lutas, sendo 17 por nocaute nos principais campeonatos do esporte, como o Shooto, Pride, Cage Rage até o topo de campeão dos médios do UFC, título que detém há seis anos.
Sua ginga de boxeador, socos e chutes precisos e devastadores, além de um domínio das imobilizações na luta de solo são resultados de muito treinamento e aprimoramento de técnicas. Um arsenal de golpes e contra-golpes que agora são revelados no livro A bíblia do MMA - As técnicas do maior lutador da atualidade.
Escrito pelo lutador em parceria com Erich Krauss e Glen Cordoza, o livro, que já é sucesso nos Estados Unidos, chega ao Brasil pela editora Universo dos Livros. Nele Anderson apresenta em detalhes de mais de 150 técnicas impressionantes utilizadas em suas lutas, acompanhadas por 1.500 fotografias de vários ângulos de como desenvolvê-las na pratica. “Ao longo deste livro, mostrarei combinações de golpes e contra-ataques que requerem uma transição entre as posturas alta e baixa. Muitas dessas técnicas também exigem que você se mantenha em movimento e desfira golpes enquanto faz a transição entre as posturas”, afirma Silva na introdução.
Dividido em cinco partes (postura e trabalho com os pés, contramovimentos, técnicas ofensivas, ataques e contra ataques), Anderson Silva revela alguns segredos de como manter a postura correta e apurar o timing da distância para combinar melhor seus socos, chutes, joelhadas e cotoveladas em diferentes situações de uma luta.
Alguns dos golpes apresentados no livro se tornaram bem famosos quando executados na pratica surpreendendo críticos e especialistas do esporte e, é claro, os seus adversários dentro do octógono. É o caso da cotovelada reversa, golpe que Anderson Silva viu pela primeira vez no filme Ong Bak – Guerreiro Sagrado pelo herói de artes marciais Tony Jaa. Apesar da insistência de seus técnicos para não treinar o movimento, Silva insistiu em aprimorá-lo e o executou com maestria na luta do torneio Rage Cage contra o americano Tony Fryklund.
Outro golpe rápido e devastador que colocou seu adversário para dormir foi desferido contra o canadense Carlos Newton no campeonato Pride. Anderson estava numa luta muito difícil, em desvantagem na maior parte do confronto, alvo das investidas do adversário, quando, surpreendentemente encaixou uma joelhada voadora seguida de uma sequência de socos. E o que dizer do balé e da ginga com as pernas até o momento certo para aplicar um raro golpe visto no MMA, ao nocautear o compatriota Vitor Belfort com um inesperado chute frontal no queixo.
A Bíblia do MMA apresenta essas e centenas de outras armas temidas das competições de artes marciais, com dicas inteligentes de como confundir o oponente, desenvolver a precisão, senso de tempo e distância para então combinar as sequências de golpes de forma precisa.Um modelo de inspiração, tanto para os que almejam praticar artes marciais, quanto para os novos profissionais aperfeiçoarem suas técnicas.****

SERVIÇO
Livro: A bíblia do MMA - As técnicas do maior lutador da atualidade
Autores: Anderson Silva, Erich Krauss e Glen Cordoza
Editora: Universo dos Livros
Nº de páginas: 358
Preço: R$69,90






Pergunte ao Doutor da Record

Antonio Sproesser reuniu uma variedade de dúvidas


No comando do E aí, Doutor? (Record), o médico Antonio Sproesser reuniu uma variedade de dúvidas de seu público desde a estreia do programa, em maio de 2011. Diante de tantos questionamentos das pessoas sobre saúde e qualidade de vida, o clínico optou por lançar um livro. Uma obra que reúne as principais objeções do público diante de muitos termos da linguagem médica.
Sproesser lançou o livro Pergunte ao Doutor, da Universo dos Livros, com noite de autógrafos na Livraria Cultura, em São Paulo. O médico e apresentador do E aí, Doutor? (Record), falou mais sobre sua obra. - O livro é dedicado a todos vocês que têm questionamentos e direcionado para tirar dúvidas de doenças comuns e sintomas, às vezes, estranhos. As pessoas me perguntam sempre diversas coisas. Então, resolvi escrever esse livro.
Sproesser é clínico geral, médico de família e especialista em qualidade de vida há 34 anos. Este não é o primeiro livro do médico, que também escreveu as obras Viver Bem com Qualidade e o Fator Wellness. ***

Nenhum comentário: