domingo, 4 de março de 2012

EXPOSIÇÕES

"Novos Olhares" de Emília Porto

Mostra da pintora cearense entra em cartaz no Shopping Benfica‏

De 15 a 31 de Março, o Shopping Benfica recebe a exposição “Novos Olhares” da artista plástica cearense Emília Porto. A mostra que fica aberta ao público das 10 às 22h, na Galeria BenficArt, traz ao público 20 obras que representam a síntese da maturidade artística da pintora.
Para marcar a abertura da exposição, o Shopping Benfica promove sexta, dia 15 às 19h um coquetel de lançamento com a presença da artista e de outras personalidades do cenário das artes plásticas cearense.
A mostra conta com a curadoria do arquiteto e artista João Jorge Melo. Para ele: “nestas pinturas Emília Porto retrata, velada ou sutilmente, a sensibilidade da mulher que faz da arte a sua história” revela.

SERVIÇO:
SHOPPING BENFICA
End: Avenida Carapinima, 2200. Benfica.
Site: www.shoppingbenfica.com.br
Tel: 3031.8660






Memorial da Cultura Cearense recebe a mostra “Viva Fortaleza 1950-2010"


Está aberta para visitação no Memorial da Cultura Cearense a exposição “Viva Fortaleza 1950 -2010”. As obras revelam através de imagens e textos os hábitos de fortalezenses comuns que viviam em diversos locais da capital. O acesso é livre.
Construídos pela Terra Luz Editorial através projeto Memórias da Cidade, a exposição e o livro “Viva Fortaleza 1950 – 2010” revisitam espaços públicos e promovem reflexões sobre as mudanças decorrentes da dinâmica do crescimento urbano, a reorganização do espaço público e as práticas econômicas que se deslocaram para outros nichos.A obra também conta com fotografias atuais e textos de autores que conhecem bem o cotidiano de Fortaleza. Palavras e imagens dialogam entre si num encontro de linguagens, revelando as referências pessoais e as interpretações de seus autores sobre a cidade. Os textos são assinados por escritores, jornalistas e outros pensadores e remetem a aspectos históricos, culturais, sociais, arquitetônicos e afetivos.
Em um resgate da cidade entre as décadas de 1950 e 90, a editora Terra Luz Editorial recebeu fotografias e cartões-postais de fortalezenses, que abriram os acervos pessoais a fim de contribuir com a documentação iconográfica de Fortaleza. Esse registro é enriquecido com imagens de objetos que marcaram época, entre os quais, álbuns de família, eletrodomésticos, peças decorativas e artigos de vestuário.

Serviço
Exposição “Viva Fortaleza 1950-2010” – Exibição de imagens da cidade de Fortaleza de 1950 aos dias de hoje. Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados, das 14h às 21h (acesso até 20h30). Acesso livre. Mais informações: (85) 3488-8611.





Exposição “Trilhos” revive a Fortaleza da época dos bondes


Os tempos dos bondes e seus usuários, de uma Fortaleza romântica e pacata ressurgem por meio do resgate de um registro precioso que o tempo não destruiu. A exposição “Trilhos” apresenta, a partir da próxima quinta (1), uma viagem ao passado e uma comparação com o presente em 32 fotografias que retratam a história do progresso que a chegada dos bondes trouxe para a capital cearense. A mostra, que conta com imagens do acervo da Federação dos Transportes – Cepimar e do fotógrafo Benedito Rolim, fica aberta à visitação pública gratuita até o dia 30 de maio no Centro Cultural Bom Jardim, numa realização da Federação dos Transportes – Cepimar.

A exposição traz imagens de diversas áreas de Fortaleza onde os bondes trafegavam, entre 1888 e 1947, e que compunham a paisagem urbana, juntamente com os casarios e prédios comerciais. Ao lado da imagem antiga, uma foto atualizada, tirada no mesmo ângulo e mostrando como está o espaço atualmente. Hoje, pouco mais de seis décadas depois, quase nada restou daquele período e as marcas se perderam numa realidade de asfalto e trânsito por conta da presença dos automóveis e ônibus.

Imagens históricas da Avenida Bezerra de Menezes, das principais ruas do Centro da cidade, da Avenida Santos Dumont, da Avenida da Universidade e de praças como do Ferreira e Castro Carreira atestam a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento da cidade. Uma época em que as idas e vindas dos fortalezenses se davam graças aos bondes, inicialmente puxados à tração animal e, depois, movidos à energia elétrica.

SERVIÇO
• Exposição “Trilhos”
Fotografias da Fortaleza da época dos bondes
Local: Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim)
Período: 01/03/12 a 30/05/12
Horário de funcionamento: Terça à domingo - 9h00 às 20h00.
Telefone para contato: (85) 3497.5981
Visitação Gratuita








Último dia da exposição "Reminiscências"

O SESC realiza até a próxima quarta-feira (07), em Fortaleza, a Exposição Reminiscência, com cerca de 30 telas feitas por alunos dos cursos de pintura da instituição. A visitação, iniciada no dia 07 de fevereiro, acontece na Galeria de Artes do SESC Fortaleza, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
De acordo com o professor do curso, Eduardo Oliveira, a iniciativa é uma oportunidade de ampliar e desenvolver a formação técnica e teórica do aluno. “Além de contribuir para essa formação, a exposição visa promover a percepção da realidade e mostrar ao público externo os trabalhos confeccionados por nossos alunos, através de uma linguagem individual”, ressalta.

SERVIÇO:
"Exposição Reminiscência "
Local: Galeria de Artes do SESC Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)
Data: 07/02 a 07/03
Horário: 10h às 18h
:::Gratuito:::

Nenhum comentário: