domingo, 4 de março de 2012

DANÇA

Turnê da Cia de Dança Janne Ruth começa pelo interior do Ceará

“Califon – Universo Feminino” estará no Rio de Janeiro em abril, e companhia de dança cearense fará apresentação nos Estados Unidos em outubro

O espetáculo será apresentado hoje em Beberibe e sexta e sábado em Aracati

Com seu trabalho consagrado, a Cia. de Dança Janne Ruth começou a turnê anual, pelo Brasil e o mundo, do seu mais novo espetáculo: “Califon – Universo Feminino” mostra a nova realidade da mulher através da dança, a plasticidade do corpo feminino, os desejos, a sensibilidade e, principalmente as conquistas e a força das mulheres nesse século 21 dominado por elas!

A Cia. de Dança Janne Ruth existe há 26 anos, e sua fundadora, bailarina e coreógrafa, completou 30 anos de carreira em 2011. Janne é responsável também por um grandioso trabalho social através da ONG Bailarinos de Cristo Amor e Doações (BCAD). A ONG resgata crianças carentes de Fortaleza, proporcionando cursos de dança, esportes e o ingresso no Corpo de Baile do BCAD, que viaja por todo o Brasil junto com a Cia. de Dança Janne Ruth.
“Califon” teve um período de “maturação” e experimentações até seu conceito definitivo – em 2010 foram apresentados trechos na Espanha e na Suíça, em 2011 contou com apresentações especiais no Centro Cultural Dragão do Mar, até estrear com seu formato final nos dias 28 e 29 de janeiro de 2012, no Teatro José de Alencar.
“Califon” surgiu através do interesse de Janne em uma reportagem de TV, dizendo em 2009 que 70% das mulheres sustentavam suas famílias, e vendo essa revolução feminina em outras notícias recorrentes. Com a ajuda de Fernando Braga ela desenvolveu a concepção, que ainda contou com o talento do coreógrafo Marcelo Pereira, que reside na Europa, antigo parceiro da Companhia. “Califon – Universo Feminino” surgiu da idéia de celebrar a mulher, tendo como linguagem estética a dança e a livre inspiração em formas imagéticas como A Sagração da Primavera de Pina Baush, as composições de Mozart para as mulheres, o cancioneiro do Brasil em exaltação as belezas do modo de ser mulher.
Agora o espetáculo circula pelo interior cearense, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da Coelce, e por algumas cidades brasileiras, através do patrocínio da Endesa Brasil e do Ministério da Cultura. Dias 28 e 29 de março “Califon” começa sua temporada passando pela cidade cearense de Beberibe, com apresentações gratuitas, mostras de vídeo dança, exposição e cursos de dança contemporânea no Ginásio da Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz. Na sexta e sábado, dias 30 e 31, a mesma programação gratuita, começando sempre às 19 horas, acontecerá em Aracati, no Ginásio do Colégio Marista.
Abril irá começar com a Cia Janne Ruth mostrando o valor da dança cearense no Rio de Janeiro: na próxima quarta, dia 4/4, às 20h, o espetáculo “Califon – Universo Feminino” será apresentado em Niterói, no Espaço Cultural da AMF (Associação Médica Fluminense – Avenida Roberto Silveira, 18 - Centro).
Nos dias 5, 6 e 7 de abril os bailarinos do Corpo de Baile do BCAD irão participar do 28º Festival Internacional do CBDD (Conselho Brasileiro da Dança), competindo em diversas categorias. “Esse foi o primeiro festival de dança criado no Brasil. Será a quarta vez que participamos deste evento que reúne os maiores nomes da dança, entre bailarinos e coreógrafos de todo o Brasil. A primeira vez que a Cia. de Dança e o BCAD participaram do Festival do CBDD foi em 1998. É uma honra representar o Ceará no festival que tem esse nível”, afirma Janne Ruth.
O festival, um dos mais importantes e tradicionais do país, acontece no Teatro Odylo Costa Filho (R. S. Francisco Xavier, 524 Campus da Uerj – Sepetiba - Rio de Janeiro). Dia 8/4, na festa de Gala do CBDD, a Cia. de Dança Janne Ruth apresentará a pré-estreia de "Fazendo Visagem", um novo espetáculo, com coreografia do paulista Roberto Amorim (Cia. Sopro), que está em sua fase de experimentações e deverá estrear em 2013.
Em maio, “Califon – Universo Feminino” será apresentado nos dias 16 e 17 em Camocim, e nos dias 18 e 19/5 em Jijoca, no interior cearense. Estão previstas também apresentações do espetáculo da Cia. de Dança Janne Ruth em agosto nas cidades cearenses de Ipu (dias 1 e 2/8), Viçosa do Ceará (dias 3 e 4/8) e na capital do estado de Goiás, Goiânia. Em setembro “Califon” será apresentado no Rio Grande do Sul.
Após passar pela Argentina (1999), Londres, República Tcheca (2002), Itália (2005), Espanha e Suíça (2010), a Cia Janne Ruth chegará em outubro, nos Estados Unidos, apresentando a cultura cearense através da dança, no espetáculo “Califon”. “Primeira vez na Terra do Tio Sam, quero conhecer a cultura deles e vivenciar a emoção dos meus bailarinos. São todos de um grandioso trabalho social, feito com muito amor e seriedade. Fico muito feliz de poder proporcionar isso para jovens que começam no BCAD sem o dinheiro do ônibus, e acabam indo dançar no exterior comigo, fruto de muito esforço e dedicação. Agradeço a Deus por conseguir fazer isso”, completa Janne.






"NADA ALÉM DA EMBALAGEM", no Teatro do SESC Iracema


A Experimentus Companhia de Dança estará estreando o seu novo espetáculo "NADA ALÉM DA EMBALAGEM", no Teatro do SESC Iracema: trabalho do talentoso coreógrafo Paulo Lima, interpretado por 04 grandes bailarinos da Companhia.

"Escolhi um produto pela embalagem e me arrependi da escolha que fiz!"... Situações deste tipo são rotineiras no corre-corre do dia-a-dia, basta observarmos cada vez que saímos para o supermercado, shopcenters e até mesmo conferindo o cardápio de um restaurante qualquer. O poder que uma embalagem tem de nos influenciar na hora da compra é algo impressionante!

Há quem defenda o valor incondicional da embalagem assim como os publicitários que exploram cada detalhe da caixinha. Mas para muitos a embalagem é na melhor das hipóteses “um mal necessário” e na pior delas uma inutilidade destinada a encarecer os produtos e poluir o meio ambiente.
Traçando um paralelo, o espetáculo mostra que a embalagem é a prova de que muitas vezes fazemos escolhas baseando-se em aparências, pessoas embaladas em diversas molduras, estampas sociais.
Fazemos isso, quase que todo instante e nem ao menos nos damos conta de que nos enganamos e nos arrependemos pela embalagem.

A Experimentus Cia. de Dança lança seu olhar crítico sobre a temática e faz sua leitura movimentacional utilizando-se de todo humor e irreverência da trupe através da linguagem cênica da dança, abrindo espaço para que o público possa refletir e discutir sobre tal proposta.

SERVIÇO
Teatro do SESC Iracema. Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).20H.
Outras apresentações: Dias 03 e 04, 10 e 11 de março.
Contato para a imprensa:
Paulo Lima – (85) 8529.0220 / paulinexcel@hotmail.com






SESC realiza Festival Dança de Salão


Nos dias 9 e 10 de março, de 18h às 21h, o SESC realiza o Festival Dança de Salão, no espaço do SESC Ativo, na Av. Beira Mar. No período, o público poderá participar de várias aulas de dança, aprendendo um pouco sobre diversos ritmos relacionados à dança de salão. A programação é gratuita.

SERVIÇO
Festival Dança de Salão
Local: SESC Ativo (Av. Beira Mar, em frente ao Jardim Japonês)
Data: 9 e 10/03
Horário: 18h às 21h
::: Gratuito :::

Nenhum comentário: