domingo, 4 de março de 2012

CINEMA NACIONAL

Cineclube Avenida retoma sessões com “Jango”, documentário do cineasta Silvio Tendler

O aclamado documentário do cineasta carioca Silvio Tendler sobre o presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar em março de 1964, será exibido esta terça-feira, 13/3, às 19h, marcando a retomada das sessões do Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação do filme será seguida de debate com os espectadores, pessoas que vivenciaram a ditadura militar no Ceará e com o coordenador do Cineclube, o cineasta cearense Francis Vale

“Como, quando e por que se depõe um presidente”. A partir desse mote, o renomado cineasta carioca Silvio Tendler passa em revista a história de João Goulart, presidente do Brasil, deposto em 31 de março de 1964, por um golpe militar que instauraria uma ditadura de 21 anos. “Jango”, documentário originalmente lançado em 1984, será exibido esta terça-feira, 13/3, às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). Como é característica do Cineclube, a exibição será seguida de debate, desta vez contando com pessoas que testemunharam os eventos de março de 1964, em Fortaleza.
Produzido quando a campanha pelas eleições diretas para presidente ganhava força no Brasil, nos últimos estertores da ditadura militar, "Jango" faz uma retrospectiva do governo João Goulart e dos acontecimentos que precederam a deposição do líder e a quebra do Estado democrático de direito. Assim, tornou-se inevitável a associação ao crescente movimento pela reconquista da democracia, em meados da década de 80.

Tomando Jango como personagem, Silvio Tendler utiliza imagens históricas do período da ditadura, para destacar a repressão às grandes manifestações populares em 1968. Os anos de chumbo – com o chamado “golpe dentro do golpe” – e as arbitrariedades do governo do ditador Emilio Garrastazu Médici têm grande destaque no filme, em cenas de forte impacto.

Assim, o filme une a abordagem da figura de João Goulart a reflexões sobre a história do Brasil, em um de seus mais emblemáticos períodos.


Wilker e “Coração de estudante”

Lançado em 1984, “Jango”, documentário de Silvio Tendler, com 117 minutos, também contou em sua trilha sonora com “Coração de Estudante”, de Wagner Tiso e Milton Nascimento. Considerada um dos grandes clássicos da música brasileira, a canção se tornaria um dos hinos da campanha pelas Diretas. O filme tem narração do ator José Wilker.


Cineclube Avenida 2012



Um espaço a mais para o audiovisual cearense, com a proposta de exibição de filmes diferenciados, seguidos de debates. Assim é o Cineclube Avenida, que exibe documentários, curtas e longas-metragens de diretores cearenses e de outros estados. Sempre em sintonia com o cinema independente e/ou alternativo, além das obras de autores consagrados, mas de exibição menos recorrente ao grande público.

“A exibição do documentário de Silvio Tendler sobre João Goulart marca a retomada das atividades do Cineclube. A partir desta terça começa nossa programação 2012, que seguirá o formato de exibição de filmes, seguida de debate”, afirma Francis vale, coordenador do Cineclube Avenida. “Já exibimos outros filmes importante do Silvio Tendler, como ‘Utopia e Barbárie’, e temos autorização direta do cineasta para exibir toda a sua filmografia”, destaca Francis, também diretor do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital. “A programação do Cineclube também contemplará cineastas cearenses e realizadores de outros estados, em uma interface com a programação do festival”, ressalta.


O espaço

O Cineclube Avenida se localiza no I Subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota) e conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.






WANDO É UM DOS PERSONAGENS DO DOCUMETÁRIO “VOU RIFAR MEU CORAÇÃO”


Filme de Ana Rieper estreia em abril nos cinemas brasileiros

O cantor e compositor Wando é um dos personagens centrais do documentário “Vou Rifar Meu Coração”, da cineasta Ana Rieper. O filme trata do imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. Wando é dos entrevistados do longa, onde também aparece em apresentações ao vivo.

O longa, que já foi exibido nas últimas edições do Festival de Brasília, Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Festival de Guadalajara e Quinzena dos Realizadores no Rio de Janeiro, deve estrear nos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2012.

Em “Vou Rifar Meu Coração”, as letras de músicas de artistas como Odair José, Agnaldo Timóteo, Waldick Soriano, Evaldo Braga, Nelson Ned, Amado Batista e Wando, entre outros, formam verdadeiras crônicas dos dramas da vida a dois.

Em “Vou Rifar Meu Coração”, os temas destas músicas se relacionam com as histórias da vida amorosa de pessoas comuns, enfrentando o desafio de falar sobre a intimidade de indivíduos reais, em situações reais.

Trailer: http://www.vourifarmeucoracao.com/trailer.htm

Nenhum comentário: