domingo, 4 de março de 2012

CINEMA

Estreias com Freud, Jung e aventura mitológica

“Fúria de Titãs 2” e o novo filme de David Cronenberg, “Um Método Perigoso”, estão entre as novidades


A sequência de “Fúria de Titãs” e o novo filme do controverso diretor David Cronenberg são algumas das novidades dos cinemas de Fortaleza nessa sexta feira. Prometendo novas batalhas épicas com deuses colossais em efeitos 3D, “Fúria de Titãs 2” tenta surpreender quem se decepcionou com o primeiro filme. Dirigido por Jonathan Liebesman (“No Cair da Noite”),
“Fúria 2” não é feito para quem gosta de mitologia, assim como o anterior também não era: trata-se de mais um blockbuster americano – aquele velho clichê “aventuresco” de Hollywood. A trama começa dez anos depois do primeiro filme. Após derrotar o monstro Kraken, Perseu (Sam Worthington), o semideus filho de Zeus (Liam Neeson), tenta levar uma vida calma de pescador e criar sozinho o seu filho de dez anos, Helius. Enquanto isso, uma luta por supremacia opõe os deuses, enfraquecidos pela falta de crença dos homens, e os titãs, liderados por Cronos. Perseu não pode mais ignorar a sua participação nessa luta, quando Hades (Ralph Fiennes) e Ares (Édgar Ramírez) fazem um trato com Cronos para capturar Zeus. O poder dos titãs aumenta à medida em que Zeus perde os seus, e o inferno do Tártaro, onde os titãs eram mantido preso, periga se alastrar pela Terra. Resta a Perseu - ao lado de Andromeda (Rosamund Pike), o semideus Agenor (Toby Kebbell) e o deus caído Hefesto (Bill Nighy) - invadir o submundo, resgatar Zeus e salvar o mundo.



A outra estreia em cartaz no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi, é um “filme cabeça”. David Cronenberg sempre serviu de "testemunha" em seus filmes, observando de cima como o inconsciente se manifesta de forma sexual, violenta e frequentemente deformadora em seus personagens. Agora, em “Um Método Perigoso”, o diretor canadense assume uma posição mais neutra - e deixa que os próprios criadores da psicanálise, Carl Jung e Sigmund Freud, observem a si mesmos. Só por isso já dá pra antever que “Um Método” é uma “criatura” atípica dentro da obra de Cronenberg. É o seu filme mais reflexivo, mas não menos perturbador que obras-primas como “A Mosca” e “Marcas da Violência”.



Em “Um Método Perigoso”, o jovem suíço Carl Jung (Michael Fassbender) começa a colocar em prática a psicanálise que o austríaco Freud (Viggo Mortensen) havia formulado em teoria. A tese do médico judeu, de que o desejo sexual é o motor do nosso comportamento, é comprovada por Jung em uma das suas primeiras pacientes: a judia russa Sabina Spielrein (Keira Knightley), que se sentia atraída pelos castigos físicos de seu pai.




Ator Murilo Rosa e o diretor de “Área Q” participam da abertura do II Festival de Cinema Transcendental


Mostra começa na segunda (26/03/12), em Brasília

No próximo dia 26 começa em Brasília o II Festival de Cinema Transcendental. Sucesso de público em 2011, nesta segunda edição o evento será aberto com a pré-estreia do Filme “Área Q”. O longa-metragem, uma co-produção Estados Unidos/Brasil, é um suspense de ficção científica com uma abordagem espiritualista. Sua estreia em circuito comercial está marcada para o dia 13 de abril. O ator Murilo Rosa, que faz parte do elenco do longa, participa da sessão de abertura do festival, juntamente com o diretor de “Área Q”, Gerson Sanginitto, experiente cineasta carioca que mora em Los Angeles (EUA) e já tem vários trabalhos em seu currículo.

Além de “Área Q”, completam a programação do II Festival o longa de produção sueca “O Moinho e a Cruz”, o documentário “Cartas Psicografadas por Chico Xavier” e o longa inédito “E a vida Continua...”, baseado no livro homônimo de Chico Xavier, dirigido por Paulo Figueiredo.

O Festival de Cinema Transcendental é uma iniciativa da ONG Estação da Luz, co-produtora e produtora dos filmes “Chico Xavier” e “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” e “As Mães de Chico Xavier”. O evento abre espaço para a exibição de trabalhos sobre o gênero transcendental. “O objetivo é a promoção de filmes e vídeos que remetem à espiritualidade, aos fatos que a ciência não pode explicar, e a busca da religiosidade em cada um”, explica Lucas de Pádua, coordenador do evento.

O festival, que não tem fins lucrativos, tem o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Os ingressos podem ser trocados por dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão revertidas para famílias em situação de risco. Veja os postos de troca:

FEDF Sede Sudoeste: QMSW 05 Lote 05 - Sudoeste Fone / Fax: 3344 8237

LBV - SGAS 915, lote 74 - Asa Sul

Comunhão Espírita Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27

Após a realização do festival em Brasília, será a vez de Fortaleza prestigiar a mostra, que acontece na capital cearense entre os dias 9 e 12 de abril.

Mostra Competitiva de Curtas

Além da exibição dos longa-metragens, o público brasiliense também poderá apreciar o trabalho de diretores de todo o país durante a Mostra Competitiva de Curtas-metragens. Participam sete filmes, três deles de diretores de Brasília, que serão exibidos nos dia 27 e 28 de março. Os vencedores do concurso serão premiados com o TROFÉU LUZ no dia 29 de março de 2012, em Brasília, onde serão eleitos os ganhadores de Melhor Curta do Festival e Melhor Direção, além da escolha do público do Melhor Curta do Júri Popular. Veja a programação da mostra:

Dia 27 de março
Seja Diferente - Dir. Luiz Vicente Braga (Distrito Federal) - 13min
Dona Romana e o grande eixo da terra - Dir. Paulo Rezende (Goiás) - 20 min
O Medalhão - Dir. Ricardo Borges (Goiás) - 7 min
Sunday - Dir. Fábio Delai/ Renne Castrucci (São Paulo) - 18 min

Dia 28 de março
Espiritismo em Dança - Dir. Germana Carsten (Distrito Federal) - 25 min
Insólito - Dir. Thiago Briglia (São Paulo) - 10 min
Mediunidade Descoberta - Dir. Victor Hugo Santos (Distrito Federal) - 25 min

A programação completa da segunda edição do Festival de Cinema Transcendental está disponível no site do evento: www.cinematranscendental.com.br.

Serviço
2º Festival de Cinema Transcendental
Brasília (DF) - De 26 a 29 de março no Teatro Nacional - Sala Martins Pena
Ingresso: 2kg de alimento não perecível

Mais informações
Estação da Luz - (85) 3260-5140
Frisson Comunicação: (61) 3964-8104
Site: www.cinematranscendental.com.br
Twitter: @ctranscendental

Fontes para entrevistas
Lucas de Pádua - Coordenador do Festival
Luís Eduardo Girão - Diretor da Estação da Luz
Fernando Lôbo - Produtor da Estação da Luz

PROGRAMAÇÃO

Brasília: 26 a 29 de março, Sala Martins Pena - Teatro Nacional

Classificação indicativa dos filmes: Livre

Dia 26

19h - Abertura do Festival / Apresentação artística - Flávio Fonseca, renomado artista brasileiro (maestro, compositor, arranjador, cantor, instrumentista e produtor)

19h30 - Pré-estreia “Área Q”

SINOPSE: Thomas Matthews, jornalista estadunidense investigativo respeitado pela coragem na busca da verdade e em crise desde o desaparecimento de seu filho, Peter, é enviado por seu editor para investigar a veracidade do aparecimento de OVNIS e de contatos extraterrestres de primeiro, segundo e terceiro graus em Quixeramobim e Quixadá, duas cidades do interior do Ceará - a área Q. Seu contato com um fazendeiro, João Batista, sabedor de tudo sobre os fenômenos em atividade, irá colocá-lo frente a revelações que ele jamais esperava saber e que abalam por completo o seu ceticismo.

O FILME: Rodado em locações em Fortaleza, Quixadá e Quixeramobim e também em Los Angeles, se originou de histórias de avistamentos, abduções e encontros de pessoas com discos voadores no sertão cearense. O enredo une a ficção científica com elementos espiritualistas tratando da mudanças que são aguardadas nos tempos atuais.

Ficha Técnica: ÁREA Q. Brasil, 2012. Direção: Gerson Sanginitto. Roteiro: Sanginitto e Júlia Câmara. Fotografia: Carina Sanginitto. Dir. de Arte: Fábio Vasconcelos. Montagem: Helgi Thor e David Davidson. Trilha Sonora: Perry La Marca. Elenco: Isaiah Washington (Thomas Matthews), Murilo Rosa (João Batista), Tania Khalill (Valquíria), Ricardo Conti (Eliosvaldo), Leuda Bandeira (D. Lourdes), Adriana Borba (Judith jovem), Hiramisa Serra (Judith), Karla Karenina (Dra. Luiza), Sol Moufer (Maria das Graças), Rodger Rogério (Josias), Maria Fernanda Mota (Mulher), Daniel Porpino (Seu Raimundo). Produção: Carina Sanginitto, Halder Gomes, Isaiah Washington, Ric Halpern, Luis Eduardo Girão e Luciano Duarte.112 minutos.

Dia 27

19h - Mostra Competitiva de Curtas

Seja Diferente - Dir. Luiz Vicente Braga (Distrito Federal) - 13min

Dona Romana e o grande eixo da terra - Dir. Paulo Rezende (Goiás) - 20 min

O Medalhão - Dir. Ricardo Borges (Goiás) - 7 min

Sunday - Dir. Fábio Delai/ Renne Castrucci (São Paulo) - 18 min

20h - O Moinho e a Cruz

SINOPSE: Flandres (hoje Bélgica), século 17, época da ocupação espanhola. Enquanto constrói o quadro A Procissão Para o Calvário, o artista Pieter Bruegel, o Velho, vai se inspirando em personagens e fatos históricos para compor a sua obra. Judas, um fazendeiro, um burguês se tornam vivos na pintura, assim como uma amiga serve de inspiração para a Virgem Maria. No quadro ele vai expressando as dores, os tormentos, os confrontos religiosos e os fatos que marcaram a vida humana na Idade Média.

O FILME: Drama histórico filmado em locações fantásticas na Polônia, Áustria e Nova Zelândia, tendo, sempre, como pano de fundo um gigantesco quadro de Pieter Brugel pintado a mão. Quadro e filme retratam a arte flamenga do século 16.

Ficha Técnica:O MYLOS KAI O STRAVROS/The Mill and the Cross. Polônia, 2011. Diretor: LechMajewski. Roteiro: Majewski, Michael Francis Gibson. Fotografia: Majewski e Adam Sikora. Montagem: Eliot Sem e Norbert Rudzik. Música: Majewski e Josef Skrzek. Elenco: Rutger Hauer (Pieter Bruegel), Charlotte Rampling (Mary), Michael York (Nicolaes Jonghelinck), Joanna Litwin (MarijkenBruegel), Dorota Lis (Saskia Jonghelinck), Oskar Juliczka (Músico) e Marian Makula (Miller). Produção: Lech Majewski/Freddy Olsson/Dorota Roszkowska. Lume Filmes. 92 minutos.

Dia 28

19h - Mostra Competitiva de Curtas

Espiritismo em Dança - Dir. Germana Carsten (Distrito Federal) - 25 min

Insólito - Dir. Thiago Briglia (São Paulo) - 10 min

Mediunidade Descoberta - Dir. Victor Hugo Santos (Distrito Federal) - 25 min

20h - Cartas Psicografadas por Chico Xavier

SINOPSE: As dores das perdas de entes queridos e uma busca de um sentido para o fim da existência. Os dramas vividos por mães e pais que perderam filhos, irmãos, maridos e familiares e recorreram ao médium Chico Xavier como forma de alento e conforto à dor e receberam uma explicação espiritual para a morte através de cartas psicografadas, as quais estabeleceram os elos da verdade da vida após a morte. Um sentido para a passagem da vida.

O FILME: Documentário de longa-metragem baseado em depoimentos de dezenas de pessoas que procuraram o médium e dele receberam, através de cartas, contato com os seus entes amados. Os depoimentos foram registrados em São Paulo, em 2007.

Ficha Técnica: AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER. Brasil, 2010. Direção/Roteiro: Cristina Grumbach. Elenco: Yolanda César, Nyssia Leão de Oliveira, Sonia Muszkat, David Muszkat, Marlene Saragoça, Theresa de Toledo Santos, Edinah Lodi, Armando Lodi e Piedade da Silva Chapela. Produção: Ciclorama Filmes/Crises Produtivas. 85 minutos.

Dia 29

19h - Apresentação artística - Alexandre Paredes, cantor e compositor de Brasília. Também compõe música popular brasileira e instrumental.

19h30 - E a Vida Continua...

SINOPSE: Ernesto, 50 anos, sobrevivente de uma tragédia pessoal, conhece, em circunstâncias dramáticas, Evelina, uma mulher com a metade de sua idade. Amargurado e vivendo como se fosse um fugitivo de si mesmo e escondendo sempre o sorriso, ele se encanta pela mulher. Mas ela leva, também, uma vida conturbada e, sofrendo com o marido infiel acha que não tem mais nenhuma razão para viver. Apoiando-se mutuamente e entre a vida e a morte eles têm de enfrentar uma nova prova na existência.

O FILME: Transposição do livro E A Vida Continua..., do espírito André Luiz, psicografado pelo médium Chico Xavier.

Ficha Técnica: E A VIDA CONTINUA... Brasil, 2012. Direção: Paulo Figueiredo. Roteiro: Paulo Figueiredo, baseado no livro E a Vida Continua..., do espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Fotografia: Tony Ciambra. Elenco: Amanda Costa (Evelina Serpa), Lima Duarte (Instrutor Ribas), Ana Rosa (Lucinda), Luiz Carlos de Moraes (Instrutor Cláudio), Rui Rezende (Desidério dos Santos), Luiz Carlos Félix (Caio Serpa), Ana Lúcia Torres (Brígida), Cláudia Mello (Alzira), Arlete Montenegro (Sra. Tamburini), Rosana Penna (Elisa), Ronaldo Oliva (Túlio Mancini), Samantha Caracante (Vera Celina) e Guilherme Santana, Lucienne Cunha, Marco Antonelli e Débora Muniz como, personagens do Umbral. Produção: Oceano Vieira de Melo/Sonia Marsaiolli de Melo/Paulo Figueiredo/Versátil Digital Filmes/Ver Ouvir Produções. 100 minutos.







CALENDÁRIO DE ESTREIAS NOS CINEMAS


As produções que serão distribuídas pela Imagem Filmes e Sony Pictures ganharam um calendário atualizado de estreias nos cinemas.

A Imagem Filmes atualizou o calendário de estreias nos cinemas até abril, confira as novidades na relação abaixo.

Março
09/03 - O Pacto (Seeking Justice)
16/03 - Pequenos Espiões 4 (Spy Kids 4)
30/03 - Um Método Perigoso (A Dangerous Method)

Abril
06/04 - Espelho, Espelho Meu (Mirror, Mirror)
13/04 - A Perseguição (The Grey)
20/04 - À Toda Prova (Haywire)
27/04 - Sete Dias com Marilyn (My Week With Marilyn)

Maio
04/05 - Silent House
11/05 - The Deep Blue Sea
18/05 - How I Spend My Summer Vacation
25/05 - Lola (LOL)


A Sony divulgou o calendário de lançamentos até dezembro de 2012 - confira abaixo

2012



02/mar

Anjos da Noite - O Despertar (Underworld 4)

06/abr

Xingu - O Filme

20/abr

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

27/abr

Lockout

04/mai

Anjos da Lei (21 Jump Street)

11/mai

Piratas Pirados! (The Pirates! Band of Misfits)

25/mai

Homens de Preto 3 (Men in Black 3)

01/jun

Think Like a Man

07/jun

Para Sempre (The Vow)

06/jul

O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man) - 03/07

10/ago

O Vingador do Futuro (Total Recall)

31/ago

Este é o Meu Garoto (That's My Boy)

14/set

Resident Evil 5: Retribuição (Resident Evil 5: Retribution)

28/set

Premium Rush

05/out

Hotel Transylvania

26/out

Here Comes the Boom

02/nov

007 - Operação Skyfall (Skyfall)

07/dez

Sparkle




* título em 3D





CINEMA NACIONAL

Cineclube Avenida retoma sessões com “Jango”, documentário do cineasta Silvio Tendler

O aclamado documentário do cineasta carioca Silvio Tendler sobre o presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar em março de 1964, será exibido esta terça-feira, 13/3, às 19h, marcando a retomada das sessões do Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação do filme será seguida de debate com os espectadores, pessoas que vivenciaram a ditadura militar no Ceará e com o coordenador do Cineclube, o cineasta cearense Francis Vale

“Como, quando e por que se depõe um presidente”. A partir desse mote, o renomado cineasta carioca Silvio Tendler passa em revista a história de João Goulart, presidente do Brasil, deposto em 31 de março de 1964, por um golpe militar que instauraria uma ditadura de 21 anos. “Jango”, documentário originalmente lançado em 1984, será exibido esta terça-feira, 13/3, às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). Como é característica do Cineclube, a exibição será seguida de debate, desta vez contando com pessoas que testemunharam os eventos de março de 1964, em Fortaleza.
Produzido quando a campanha pelas eleições diretas para presidente ganhava força no Brasil, nos últimos estertores da ditadura militar, "Jango" faz uma retrospectiva do governo João Goulart e dos acontecimentos que precederam a deposição do líder e a quebra do Estado democrático de direito. Assim, tornou-se inevitável a associação ao crescente movimento pela reconquista da democracia, em meados da década de 80.

Tomando Jango como personagem, Silvio Tendler utiliza imagens históricas do período da ditadura, para destacar a repressão às grandes manifestações populares em 1968. Os anos de chumbo – com o chamado “golpe dentro do golpe” – e as arbitrariedades do governo do ditador Emilio Garrastazu Médici têm grande destaque no filme, em cenas de forte impacto.

Assim, o filme une a abordagem da figura de João Goulart a reflexões sobre a história do Brasil, em um de seus mais emblemáticos períodos.


Wilker e “Coração de estudante”

Lançado em 1984, “Jango”, documentário de Silvio Tendler, com 117 minutos, também contou em sua trilha sonora com “Coração de Estudante”, de Wagner Tiso e Milton Nascimento. Considerada um dos grandes clássicos da música brasileira, a canção se tornaria um dos hinos da campanha pelas Diretas. O filme tem narração do ator José Wilker.


Cineclube Avenida 2012



Um espaço a mais para o audiovisual cearense, com a proposta de exibição de filmes diferenciados, seguidos de debates. Assim é o Cineclube Avenida, que exibe documentários, curtas e longas-metragens de diretores cearenses e de outros estados. Sempre em sintonia com o cinema independente e/ou alternativo, além das obras de autores consagrados, mas de exibição menos recorrente ao grande público.

“A exibição do documentário de Silvio Tendler sobre João Goulart marca a retomada das atividades do Cineclube. A partir desta terça começa nossa programação 2012, que seguirá o formato de exibição de filmes, seguida de debate”, afirma Francis vale, coordenador do Cineclube Avenida. “Já exibimos outros filmes importante do Silvio Tendler, como ‘Utopia e Barbárie’, e temos autorização direta do cineasta para exibir toda a sua filmografia”, destaca Francis, também diretor do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital. “A programação do Cineclube também contemplará cineastas cearenses e realizadores de outros estados, em uma interface com a programação do festival”, ressalta.


O espaço

O Cineclube Avenida se localiza no I Subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota) e conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.




WANDO É UM DOS PERSONAGENS DO DOCUMETÁRIO “VOU RIFAR MEU CORAÇÃO”

Filme de Ana Rieper estreia em abril nos cinemas brasileiros

O cantor e compositor Wando é um dos personagens centrais do documentário “Vou Rifar Meu Coração”, da cineasta Ana Rieper. O filme trata do imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. Wando é dos entrevistados do longa, onde também aparece em apresentações ao vivo.

O longa, que já foi exibido nas últimas edições do Festival de Brasília, Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Festival de Guadalajara e Quinzena dos Realizadores no Rio de Janeiro, deve estrear nos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2012.

Em “Vou Rifar Meu Coração”, as letras de músicas de artistas como Odair José, Agnaldo Timóteo, Waldick Soriano, Evaldo Braga, Nelson Ned, Amado Batista e Wando, entre outros, formam verdadeiras crônicas dos dramas da vida a dois.

Em “Vou Rifar Meu Coração”, os temas destas músicas se relacionam com as histórias da vida amorosa de pessoas comuns, enfrentando o desafio de falar sobre a intimidade de indivíduos reais, em situações reais.

Trailer: http://www.vourifarmeucoracao.com/trailer.htm






CINEMA CEARÁ

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 3o FESTCINE MARACANAÚ

O FestCine Maracanaú - Festival de Cinema Digital e Novas Mídias, está com inscrições abertas para sua terceira edição. A partir desta quinta-feira (1) até o dia 15 de maio de 2012, a organização do festival recebe produções que participarão da seleção para concorrer em suas mostras competitivas de longas e curtas metragens, Mostra Rodolfo Teófilo e Mostra Novas Mídias.

Podem ser inscritos filmes e vídeos de qualquer país, estados e municípios brasileiros; e de cidades do estado do Ceará, produzidos a partir de 2009, finalizados no formato digital. Para a Mostra Rodolfo Teófilo, podem ser inscritos filmes e vídeos de realizadores da Região Metropolitana de Fortaleza, com duração de até 20 minutos. Na Mostra Novas Mídias, produções de até 05 minutos, realizadas em mídias digitais - câmeras fotográficas, celular, web cam, dentre outros.
A ficha de inscrição e regulamento estarão no site www.festcinemaracanau.com.br

Desde a primeira edição realizada em dezembro de 2010, o FestCine Maracanaú se firmou como um dos eventos prestigiados pelo público como pela classe do audiovisual brasileiro e outros países, além do forte reconhecimento por parte da mídia brasileira e do exterior. Em 2011, na segunda edição, novamente foi marcado pelo pioneirismo. Pela primeira vez no Brasil, profissionais dos estúdios DreamWorks estiveram no país para ministrar workshop. Bill Tessier e Chris Kirshbaum ministraram workshop de animação e efeitos especiais. O festival também contou com as participações dos atores Jayme Matarazzo, Nathália Dhill e Cláudio Jaborandy, homenageado do ano.








III Festival de Jericoacoara - Cinema Digital também abre inscrições

Festival acontece de 15 a 21 de junho e trará ao Ceará grandes nomes, além de uma seleção de novos realizadores. As inscrições de curtas-metragens produzidos em tecnologia digital estão abertas, para cineastas de todo o País, através do site www.jeridigital.com.br
Pelo terceiro ano consecutivo, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas de todo o planeta. O Festival de Jericoacoara – Cinema Digital chega à sua terceira edição. E mantém a mesma proposta de oferecer um nova olhar sobre o cinema brasileiro – um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada quanto ao conteúdo e à forma, através das facilidades da tecnologia digital.
O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho e contará, como principal atração, com a mostra dos filmes selecionados, entre os inscritos. Ano passado, a segunda edição do evento destacou um total de 50 filmes, selecionados em meio a 218 obras inscritas, consolidando a dimensão nacional do festival.
São aceitas inscrições de filmes concluídos a partir de junho de 2010 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental. Produzido pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual , de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros. “Queremos mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro, e as novas pessoas que estão fazendo esse cinema acontecer, nas suas cidades e comunidades, a cada dia”, afirma Francis. “A relação do festival com a comunidade é outro aspecto muito importante. Para contribuir com Jericoacoara, o festival acontece na baixa estação, ajudando a garantir maior movimentação na cidade nesse período”, complementa.
Para Francis Vale, o momento é de consolidação do festival, já inserido com brilho próprio no calendário audiovisual brasileiro. “Tivemos na segunda edição um festival memorável, com intensa participação de realizadores da maioria dos estados brasileiros, além de homenagens a grandes nomes do cinema, como Nelson Pereira dos Santos e Sérgio Ricardo. E de debates muito interessantes sobre cinema, história e sociologia, a partir da homenagem ao livro ‘Raízes do Brasil’ e a Sérgio Buarque de Holanda”, ressalta o diretor do festival.
SERVIÇO
O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital está com inscrições abertas. Podem participar realizadores de todo o País, com filmes produzidos em tecnologia digital. Inscrições pelo site www.jeridigital.com.br. O festival acontece em Jericoacoara, de 15 a 21 de junho de 2012.










Cine Ceará 2012 recebe inscrições até dia 31 de março

Já estão abertas as inscrições para a 22ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, que acontecerá no período de 1 a 8 de junho, em Fortaleza. Os interessados podem inscrever seus longas e curtas-metragens até o dia 31 de março. O regulamento completo do festival, organizado pela Associação Cultural Cine Ceará, encontra-se no site http://cineceara.com.

Os curtas-metragens devem ter sido realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos e ter até 20 minutos de duração, em qualquer formato. Devem ainda ser obras concluídas a partir de janeiro de 2011 e não podem ter participado de processos seletivos nas edições anteriores do Cine Ceará. Já os longas devem ter duração mínima de 70 minutos, finalizados a partir de 2010 por produtores e/ou diretores ibero-americanos (países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha), em formatos profissionais.

Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos por um júri formado por membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de U$10.000,00. Haverá ainda a entrega do troféu Mucuripe de melhor curta da mostra Olhar do Ceará, para o qual haverá um júri de estudantes das universidades de Fortaleza.

Concorrem ao troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias longa-metragem (divididos em filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e curta-metragem (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica).

O 22° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Extinção de 35 mm provoca corrida por digitalização de salas

Os créditos finais devem rolar em breve para a película de 35 mm no Brasil. Criada pela Kodak no final do século 19, a tecnologia definha nos cinemas mundo afora, assim como a empresa que a fabricou. Após patinar por quase dois anos, a troca em massa dos projetores de 35 mm por equipamentos digitais deve enfim avançar nas salas de cinema brasileiras.
Já aprovado por deputados, um projeto de lei chega ao Senado para desonerar projetores digitais em até 30% e incentivar a construção de cinemas no interior. A previsão, ontem de manhã, era que fosse votado hoje --na quinta, perde a validade. Na prática, o texto implementa o Cinema Perto de Você, lançado com pompa pelo então presidente Lula em 2010. Para cidades de 20 mil a 100 mil habitantes, é visto como luz no fim do túnel para o escurinho do cinema.
De olho no cenário, 16 empresas, donas de quase mil salas de cinema no país (42% do total), formaram um grupo em janeiro para negociar a digitalização coletiva.






CINEMA DE ARTE

Mostra “Curta o Gênero” discute diferenças no Centro Cultural Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será palco de cinco dias de promoção à liberdade, solidariedade e justiça entre homens e mulheres em suas múltiplas possibilidades performáticas. De 7 a 11 de março, a Coelce apóia a realização do projeto Curta o Gênero, promovido pela Fábrica de Imagens.
O público poderá ter acesso à mostra audiovisual, além de seminários, oficinas e mini-cursos com pesquisadores, acadêmicos e movimentos sociais ligados às temáticas de gênero. A programação ainda inclui lançamento de livros, apresentações artísticas, exposição fotográfica, além do I Encontro Gênero nos pontos que reunirá representantes dos Pontos de Cultura de todo o país. Após o lançamento em Fortaleza, o projeto passará por mais 11 cidades do Ceará, envolvendo educadores, alunos da rede pública de ensino, pontos de cultura, organizações de gênero/mulher e congêneres, governamentais e não governamentais.
A curadoria será composta pelo antropólogo Richard Parker, cientista político, diretor-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) e diretor do Centro de Gênero, Sexualidade e Saúde da Columbia University (Nova Iorque, EUA); pela cineasta e coordenadora geral do Cine Ceará, Margarita Hernández; e pelo psicólogo e diretor da Fábrica de Imagens, Marcos Rocha. Além da Coelce, as Secretarias de Cultura do Estado e da capital apóiam o evento, que ainda conta com patrocínio da Petrobrás, por meio do Programa Desenvolvimento e Cidadania.



Programação



FORTALEZA



07/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
17:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix
[Detalhes]
17:30 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Abertura Oficial do Curta O Gênero 2012 Teatro Dragão do Mar Márcia Rollemberg (Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Minc), Christiane Ribeiro Gonçalves (Fábrica de Imagens), Raquel Viana (Coordenadoria de Políticas Para as Mulheres de Fortaleza) Sérgio Araújo(Coelce), e representantes da Secretaria de Cultura do Ceará e da Petrobras [Detalhes]
18:30 Seminário Conferência de Abertura "Gênero, Cultura e Mudança" Teatro Dragão do Mar Richard Parker (ABIA e Columbia University-NY) [Detalhes]
19:15 Eventos Diversos Longa-metragem convidado "Leite e Ferro" (72'), de Cláudia Priscilla (SP) Teatro Dragão do Mar sinopse filme [Detalhes]
20:30 Eventos Diversos Show de lançamento "Verónica Decide Morrer" Espaço Rogaciano Leite Filho
[Detalhes]


08/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
08:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix Alunos de fotografia do projeto Cacto [Detalhes]
08:00 Oficina Roteiro Audiovisual - Narrativas e Linguagens promovendo questões de Gênero e Direitos Humanos Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Vagner de Almeida (Cineasta) [Detalhes]
14:00 Seminário O Gênero da Mudança - Feminismo como Projeto de Radicalização Democrática Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Betânia Ávila (SOS Corpo), Zelma Madeira (UECE) e Miriam Pillar Grossi (UFSC) [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]


09/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
08:00 Seminário Produção Audiovisual e Compromisso Político para a Promoção da Equidade e da Diversidade Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Vagner de Almeida (Cineasta), Débora Breder (Antropóloga, realizadora audiovisual), Marcos Rocha (Fábrica de Imagens) e Paula Alves (FEMINA) [Detalhes]
14:00 Minicurso Políticas Culturais, Direitos Humanos e Gênero - Um Caso de Miopia Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Marcos Rocha (Fábrica de Imagens) e Sandro Ka (Grupo Somos) [Detalhes]
14:00 Minicurso Religião e Gênero: Moralidades, Prescrições e Subversões Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Marcelo Natividade (UFC) [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]


10/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
08:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix
[Detalhes]
08:00 Seminário Gênero e Masculinidades na Contemporaneidade Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Benedito Medrado (UFPE) , Laerte (quadrinista) e João Silvério Trevisan (escritor) [Detalhes]
14:00 Minicurso Cultura e Comunicação - Eixos Estruturantes para a Promoção da Equidade de Gêneros Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Bia Barbosa (Intervozes - SP) [Detalhes]
14:00 I Encontro Gênero nos pontos I Encontro Nacional Gênero nos Pontos Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Marcos Rocha (Fábrica de Imagens/ Ponto de Cultura Outros Olhares [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]


11/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
09:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix Fábrica de Imagens [Detalhes]
09:00 Eventos Diversos I Encontro Nacional Gênero nos Pontos Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Marcos Rocha e Pedro Domingues (Coord. Geral de Cultura e Cidadania da SCDC-DF) [Detalhes]
16:00 Eventos Diversos Lançamento de livros Livraria Cultura - Av. Dom Luís, 1010 (no Mezanino) - Meireles Laerte Coutinho, João Silvério Trevisan e João W. Nery [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]
20:15 Eventos Diversos Longa-metragem convidado "Positivas" (78'), de Susanna Lira (RJ) Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura sinopse filme [Detalhes]
21:35 Eventos Diversos Encerramento do Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Fábrica de Imagens [Detalhes]







CineSESC homenageia o diretor Carlos Saura

O Cine SESC Fortaleza, em parceria com a Vila das Artes, realiza de 5 a 9 de março a Mostra Carlos Saura. A exibição dos filmes acontece a partir das 18h30, na Vila das Artes, com entrada gratuita. Os filmes do diretor espanhol Carlos Saura têm prestígio internacional, e exploram a sétima arte recriando a cultura hispânica.

Considerado o mais espanhol de todos os diretores de cinema de seu país, Saura se tornou famoso por filmes como Cuenca (1958), Bodas de sangre (1981) com a colaboração do bailarino e coreógrafo Antonio Gades;Carmen (1983); nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Premio do Jurado no Festival de Cannes; ¡Ay, Carmela! (1990); vencedor de 13 Prêmios Goya; Fados (2007); Prêmio Goya para a melhor canção original para Carlos do Carmo.

Programação:


Dia 5/3

Bodas de Sangue (Bodas de Sangre, Esp, 1981)

Sinopse: Utilizando como pano de fundo o flamenco, o filme mostra um casal apaixonado de dançarinos, impedidos de ficar juntos, pois ela está de casamento marcado com outro homem. Inspirado na peça homônima de Federico Garcia Lorca. 72 min. Drama/Romance. 14 anos



Dia 6/3

Carmen (Idem, Esp, 1983)

Sinopse: Filme que integra a trilogia musical sobre o flamenco do diretor. Um grupo de dançarinos flamencos prepara uma versão da ópera Carmen, de Bizet. O coreógrafo acaba se apaixonando pela dançarina principal e a romance do casal encontra se confunde com a história de Bizet. 102 min. Drama Musical. 14 anos.



Dia 7/3

Tango (Idem, Esp, Arg, 1998)

Sinopse: Mario Suarez, autor e diretor teatral, apesar da fama está em crise. Abandonado pela mulher, refugia-se nos ensaios de um espetáculo que prepara, sobre o tango. Angelo Larroca, o mafioso produtor e também bailarino frustrado, sugere a Mario que dê o papel principal sua protegida. Impressionado com o real talento e beleza da jovem, ele se torna seu amante. 115 min. Drama Musical. 14 anos.



Dia 8/3

Amor Bruxo (El Amor Brujo, Esp, 1986)

Sinopse: Candela e José foram prometidos por seus pais em casamento desde crianças. Quando adultos, eles se casam apaixonados e durante a festa de comemoração, José morre apunhalado numa briga. Carmelo é acusado da morte e preso. Candela passa a se martirizar e todas as noites vai ao local do crime em busca de visões do seu marido. Quando Carmelo sai da prisão, ele declara seu amor por Candela. 100 min. Drama Musical. 14 anos.



Dia 9/3

Fados Fados (Idem, Port, Esp, 2007)

Sinopse: Projeto do consagrado cineasta Carlos Saura, "Fados" traz uma mistura de Brasil, Portugal e África em uma produção que destaca o gênero musical que se tornou uma referência de patrimônio cultural dos portugueses no mundo. Com participações de Caetano Veloso, Chico Buarque e Toni Garrido. 90 min. Documentário. 14 anos.

SERVIÇO
Mostra Carlos Saura
Período: de 5 a 9/3
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221)
Horário: 18h30
::: Gratuito :::





HOLLYWOOD

Angelina Jolie recusou o roteiro de "Salt 2"

A atriz Angelina Jolie não gostou do roteiro de Salt 2, sequência do filme de ação que estreou nos cinemas em 2010.

No filme original, Angelina Jolie interpretou uma agente que cooperava com a CIA, e mais tarde é acusada de ser uma agente dupla da Rússia. A trama tornou Salt sucesso internacional, e fez de Jolie uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood na época.

Segundo o site Moviehole, a atriz recusou o roteiro da sequência que foi escrito por Kurt Wimmer, o mesmo roteirista do primeiro filme.

Apesar de poucos detalhes do projeto terem sido divulgados, sabe-se que isso só atrasará ainda mais a produção.

No ano passado, a Sony confirmou que o longa estava no estágio inicial de produção. O diretor do filme original, Phillip Noyce, desistiu da sequência ainda em 2010, dizendo que já havia feito tudo o que podia pela personagem Evelyn Salt.

Resultado: Kurt Wimmer está trabalhando em mudanças no roteiro que possam deixar Angelina Jolie mais feliz. Será que ele consegue?









Meryl Streep diz que arte não deve ser tratada como competição esportiva


Em entrevista publicada por um jornal alemão neste sábado (3), a atriz Meryl Streep disse ficar incomodada quando o Oscar leva as pessoas a falarem de arte e de cinema como competições esportivas. Ela se pergunta "até quando os cineastas aceitarão este estranho sistema". "De repente, todos começam a falar de arte em termos esportivos e a perguntar quem são os primeiros e quem são os perdedores. Eu não gosto disso", diz Streep ao diário "Berliner Zeitung".
Streep, que no último domingo ganhou o seu terceiro Oscar, desta vez pelo papel de Margaret Thatcher em "A Dama de Ferro", admite que os prêmios sempre a alegraram, mas acrescenta que a ideia competitiva que há por trás deles lhe desagrada. "Os filmes tiram uns os espectadores dos outros, e no resto do ano as pessoas não podem voltar a assistir a um bom filme", avalia a atriz.

Nenhum comentário: