quinta-feira, 4 de junho de 2009

DESTAQUES

Livro constrói paralelo e imagina confronto entre dois mitos populares, Lampião e Dom Quixote

O escritor e jornalista Francisco Cunha lança o livro “O Duelo de Lampião e Dom Quixote”, no Centro Cultural Oboé (rua Maria Tomásia, 531 – Aldeota – fone: (85) 3264.7038), nesta quinta-feira, 2, às 19h30, em Fortaleza.

O lançamento literário acontece em data próxima à efeméride dos 112 anos de nascimento do capitão Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nascido em Serra Talhada (PE), em 7 de julho de 1897, e morto em Poço Redondo (SE), em 28 de julho de 1938.

A edição do livro “O Duelo de Lampião e Dom Quixote” foi patrocinada pelo Programa Cultura da Gente, que apóia projetos artísticos desenvolvidos por funcionários da ativa e aposentados do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).



Cordel em prosa comedida, ficção atemporal e absurda

A definição de uma identidade cultural brasileira se arrasta desde o Império – do Indianismo Alencarino aos manifestos da Semana de Arte Moderna de 1922.

No Nordeste, a Arte Armorial, lançada oficialmente em Pernambuco (1970), tem na pessoa do poeta e escritor Ariano Suassuna seu principal idealizador. O Movimento propunha a construção de uma base cultural genuína a partir da arte popular.

Assim, a Heráldica de Suassuna permite resgatar a estética regional, mesclando o popular com o erudito, e servindo de respaldo às diversas manifestações do imaginário nordestino.

Na Música, com os tocadores de pífanos, ritmos e danças; na Poesia, com os cordelistas, repentistas e suas cantorias fantásticas; na Xilogravura, com as imagens vincadas na madeira, aliada à Escultura dos santeiros e talhadores; no Teatro, com os mamulengos e seus bonequeiros; além de uma estética transplantada para o Cinema.

É nesse pano de fundo que nasce o paralelo entre dois mitos populares: um da cultura regional, mito do Nordeste guerreiro; o outro, da cultura clássica universal, mito e anti-herói dos cavaleiros medievais.

A proposta só poderia resultar no caráter burlesco de personagens tão recorrentes. Obviamente, cada um guardando suas referências, numa ficção atemporal e absurda. Na verdade, um cordel em prosa comedida, com os disparates próprios da imaginação cômica e trágica.
Breve perfil profissional

FRANCISCO das Chagas CUNHA Filho é cearense natural de Massapê. Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e funcionário do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), atuando na área de Comunicação Social.

Nos anos 1980 e 1990, trabalhou profissionalmente com ilustração e arte publicitária em Fortaleza (Terraço Comunicação e Marketing, SENAC, Casas Pernambucanas e Diário do Nordeste). Possui especialização em Comunicação e Mídia Contemporânea. Eventualmente, participa de exposições e concursos literários.



Programação de férias tem música para todos

Para os amantes de música, a programação preparada pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) para as Férias no Ceará será bem eclética. Os ouvidos podem sintonizar nas atrações da música popular brasileira, música erudita, boleros, batidas, rock até chegar aos novos ritmos regionais. Pincelada entre artistas nacionais e os artistas cearenses, a programação tem foco ainda na capacitação de estudantes, na formação de platéia e na democratização de acesso aos bens culturais. Confira a programação de férias completa no site www.secult.ce.gov.br

Atrações nacionais - Logo no início do mês, dia 03 de julho, os pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado estréiam o lançamento do projeto Festival PontoCe na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. O espetáculo cênico-musical montado em Arcoverde (PE) tem repertório permeado pela poesia e histórias da cultura popular. (informações: 3254-2993). No dia 04, o Dragão do Mar também será palco da programação Eu Faço Cultura 2009, Ano da França no Brasil com shows de Jorge Aragão, Moinho e Nicola Krassik (informações: 3272-6929)

No dia 05 de julho é a vez de conferir a única apresentação da artista espanhola Montserrat. Com direção e produção de Roberto Menescal, a turnê Palco da Minha Vida desembarca no Theatro José de Alencar em desfile de boleros e balanços de bossa nova (informações: 3261.0665).

Outro destaque é para o show do percussionista maranhense Papete que se apresenta dias 10 e 11 no anfiteatro do CDMAC. O músico ficou famoso por desenvolver uma técnica excêntrica no berimbau, inovando ritmos e criando uma performance inconfundível no tambor de crioula e nos diversos sotaques do bumba-meu-boi e reggae (informações: 3488-8600)

Atualmente residindo no Rio de Janeiro, a cantora cearense Lucia Menezes (foto) faz apresentação nos dias 22 e 23 de julho no palco principal do TJA. Intérprete original e com um timbre inconfundível, a cantora cearense ganhou ainda mais destaque nacionalmente com o recente CD Pintando & Bordando, sendo indicada ao Prêmio da Música Brasileira (ex-prêmio Sharp). (informações: 3101-2583)

Especial Era do Rádio - No dia 18 de Julho, o especial A Era do Rádio preenche a programação do Museu da Imagem e do Som. Entre vitrolas e lembranças, o público viaja pela história do som com a exibição de curtas-metragens, a palestras do historiador e diretor da casa, Miguel Ângelo, o Nirez, e a apresentação da cantora Joana Angélica com o show “As Divas do Rádio” (informações: 3101-1204)

Formação de platéia – Os programas de formação de platéia consistem em shows no auditório a preços populares. O Centro Dragão do Mar recebe o show do guitarrista, produtor e arranjador Marcos Caetano, dias 05 e 12, em Digimental. Dias 19 e 26, o Grupo Cinco em Ponto apresenta em vozes femininas o show Seara. Já no dia 28, o arranjador e regente Rogério Jales mostra no violão o Recital Começar de Novo (informações: 3488-8600). Já no TJA, o show Piano Brasil com pianista Miguel Proença acontece no dia 17 (dia de Programa Portas Abertas), às 20h30, no palco principal. Os ingressos para todos estes shows tem preço especial de R$ 2,00 e 1,00. (informações: 3101-2583)

Música erudita - Para os amantes da música erudita, a boa notícia é que as apresentações de julho são gratuitas ou com ingresso a preços populares. O Dragão recebe no dia 12 de julho o Quarteto da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho em repertório que vai do barroco ao contemporâneo. (informações: 3488-8600)

Já o TJA oferece, no dia 10 de julho, o concerto da Orquestra de Câmera SESI/UFC em memória do Maestro Silvio Barbato, desaparecido no acidente da Air France (Informações: 9988-9734). No palco principal, dia 19, tem o concerto da Orquestra Sinfônica do Ceará com entrada gratuita. No dia 30 tem o concerto de canto e piano com o tenor Franklin Dantas e convidados e o ingresso custa R$ 5,00 + 1kg de alimento.

É também no TJA a programação que marca o Ano Villa Lobos, nos dia 05 e 19 de juho, com o Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Ceará e a soprano Rafaelle Cavalcante que se apresentam no fim de tarde, no foyer. Grátis.

Festival - De 25 de julho a 01 de agosto é a vez da IV Festival de Música da Ibiapaba. O festival é uma política pública da Secult para a música brasileira popular e preenche o Maciço da Ibiapaba com oficinas, troca de experiências e shows abertos a toda a população da região serrana do Estado. Voltado para os estudantes de música de todo o Nordeste com diversas ações de formação, o festival vive em clima de encontro cultural. A cidade de Viçosa é a sede do evento.



Montserrat lança CD Palco da Minha Vida

Com produção e direção de Roberto Menescal, cantora espanhola apresenta a suavidade dos boleros em ritmo de bossa e a intensidade dos ritmos tipicamente latinos

Montserrat lança mundialmente seu terceiro CD, Palco da Minha Vida (Albatroz), em turnê que tem início no Brasil e segue em agosto para o Japão. A cantora faz apresentação única no Teatro José de Alencar, dia 5/07, a partir das 21h. O novo cd traz clássicos do bolero com o balanço da bossa nova e a inédita O Palco da Minha Vida, composta por Roberto Menescal especialmente para Montserrat que, além de dar nome ao CD, é a única canção gravada totalmente em português, em ritmo de bossa, e tem participação especial do maestro.

Palco da Minha Vida foi totalmente produzido e dirigido no Brasil e traz, além da música-título, 11 clássicos do bolero – como Quizás, quizás, quizás, Noche de ronda, Frenesi, Solamente una vez e La Barca – suavizados pelo swing da bossa nova. Todas as músicas têm arranjo do maestro Roberto Menescal, que também participa nas faixas tocando violão ou guitarra. “Para esse novo lançamento, fizemos (Bernardo Bittencourt e Eu) uma música em homenagem a Montserrat, na qual colocamos o título de "Palco da minha vida", pois nessa nossa música, retratamos um pouco da trajetória, de nossa hoje grande amiga, seus sonhos e suas conquistas; em contrapartida, Montserrat, nos devolve, essa homenagem, colocando nossa canção como título desse seu novo CD, o que nos deixou super felizes pois além da fusão desses dois ritmos, Montserrat canta com toda alma e emoção. E é assim que temos prazer em ouvir a nossa música.

Assim como no Cd anterior "Boleros com bossa", esse novo lançamento "Palco da Minha vida", é um desfile dos mais lindos e eternos boleros de todos os tempos. Enquanto houver ainda Boleros desse quilate, continuaremos no compasso de "2 p'ra lá, 2 p'ra cá "pelos Palcos da Vida” – resume Menescal.

A turnê de Palco da Minha Vida vai levar ao público dois momentos distintos: a suavidade dos boleros em ritmo de bossa e a intensidade dos ritmos tipicamente latinos, como o flamenco, sempre com o toque contemporâneo da artista. Neste segundo momento, Montserrat volta às suas origens hispânicas e mostra ao público a dramaticidade e passionalidade que são suas marcas. E que sempre emocionou e fêz a platéia prender o fôlego.

Depois de passar por oito capitais do Nordeste e Centro-Oeste, a turnê segue para o Japão, onde em agosto e setembro Montserrat será a embaixadora do New Bolero’s Festival, que começa em Osaka e passa por cidades como Nagoya, Kyoto e Okinawa, Tokyo, etc. O festival vai acontecer durante os próximos três anos e Montserrat, além de ser a atração principal do festival) será a mestre de cerimônia em todas as apresentações, pois Montserrat é a artista que mais representa a música hispânica contemporânea no Japão. Ainda este ano, Montserrat apresenta Palco da Minha Vida nos Estados Unidos, Europa e no eixo Rio-São Paulo.

Montserrat – Espanhola das Canárias, a cantora está envolvida com a música desde criança, mas foi só nos últimos anos que passou a dedicar-se inteiramente a ela. Em 2003, gravou seu primeiro CD, Añoranza (saudade), em Havana (Cuba) e São Paulo, que apresenta uma coletânea de boleros cubanos e mexicanos. Representou o Brasil no Festival de Boleros de Ouro em Havana, em 2004, e em 2005 dedicou-se a turnê mundial do CD. O segundo disco, Boleros com Bossa, com arranjos e direção do maestro brasileiro Roberto Menescal, foi lançado em 2006 e mostra toda a versatilidade da cantora temperando a dramaticidade dos boleros com a leveza da bossa nova. 2007 foi dedicado à shows deste trabalho em turnês de sucesso pelo Brasil, América do Sul, America do Norte, Europa e Ásia..

Agenda de Shows:
01/7 – Teatro Tobias Barreto – Aracajú
03/7 – Teatro Santa Izabel – Recife
04/7 – Teatro Alberto Maranhão – Natal
05/7 – Theatro José de Alencar – Fortaleza
09/7 – Teatro Rio Vermelho – Goiânia
10/7 – Teatro Nacional – Brasília
14/7 - Teatro Castro Alves – Salvador
Agosto / Setembro – Japão

Ficha Técnica:
Montserrat (Vocal)
Fabio Canella (bateria)
Sergio Bello (contra baixo)
Adriano Magoo (Piano e acordeom)
Julian Tirado (violão / guitarra)
Pedro Bandera (percurssão)
Liége Xavier (produção nacional)
Hinty Gabriel (produção nacional)

Serviço:
Palco da Minha Vida
Única apresentação no dia 05/07/2009
Local: Theatro José de Alencar
Hora: 21h
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) R$ 25,00 (meia)
Informações: 85 3261.0665
Mais Informações: www.montserratmusic.com



Bandas de Fortaleza em trilha sonora de documentário americano sobre MMA!

Bandas de Fortaleza em trilha sonora de documentário americano sobre MMA (Mixed Martial Arts) nos Estados Unidos. As bandas Plastique Noir, Red Run e RoadSideR tiveram suas músicas escolhidas através do myspace para compor a trilha sonora de um documentário sobre lutas nos Estados Unidos. A produtora é uma brasileira radicada nos USA, Livia. O DVD foi lançado há poucas semanas nos USA e conta com várias outras bandas do mundo todo.

http://www.knockoutsecrets.com
http://www.knockoutsecrets.com/soundtrack.html


Lançamento do Festival Ponto.CE com Cordel do Fogo Encantado

No próximo dia 3/7, a Praça Verde do Dragão do Mar será palco do evento de lançamento da quarta edição do Festival Ponto.CE. A atração principal fica por conta dos pernambucanos, Cordel do Fogo Encantado, apresentando show inédito em Fortaleza, de comemoração aos 10 anos de carreira do grupo.

Este ano o festival acontece nos dias 6 e 7 de novembro e traz a temática da unificação de linguagens artísticas, onde ações como esquetes de teatro, apresentação de dança, ação conjunta com os organizadores do Festival Nóia, palestras direcionadas para a temática da produção artística independente, oficinas de instrumentos musicais voltadas para as comunidades do entorno do Dragão do Mar e atividades sócio-ambientais estão previstas.

Desde o seu lançamento, no ano de 2006, o Ponto.CE, em 7 dias de evento reuniu 18 mil pagantes, colocou 64 bandas no palco e 21 Dj’s, entre internacionais e nacionais, gerou o total de 920 empregos diretos/indiretos, além de estimular turismo e a produção artística da cidade.

Leia mais em FORTALEZA ALTERNATIVA


São João invade julho com as últimas etapas do XI Ceará Junino


A Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe um novo colorido sobre a monocromia da grama que lhe deu nome e transforma a calmaria verde em uma enorme festa popular. E quem dá o tom é a cultura tradicional nordestina. O XI Ceará Junino ocorre de 15 a 19 de julho e reúne as quadrilhas juninas de todo o Ceará e ainda as melhores quadrilhas juninas do Brasil para o V Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas.

Barracas de comidas típicas, forró, grupos folclóricos compõem o cenário de festa. Nos dias 15, 16 e 17, os vinte e um grupos que ganharam as etapas regionais do VI Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas participam, a partir das 18h, da grande final. No total, serão R$ 20.000,00 em prêmios de participação, além de R$ 6.000,00 para o primeiro lugar.

Já o Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, promovido pela Confebraq (Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas) acontece nos dias 18 e 19 de julho e reúne as melhores quadrilhas de 19 Estados do país. O campeonato distribuirá R$ 27.000,00 em prêmios, sendo R$ 1.500,00 para cada quadrilha participante e R$10.000,00 para o primeiro lugar. A programação conta ainda com apresentações dos sanfoneiros Ítalo e Renno, Banda Beija-flor, Regional Serrano, Forró Kafonna e o acordeonista Rodolfo Forte.

XI Ceará Junino- De 15 a 19 de julho, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. A partir de 18h. Info: (85) 3101- 6763.

Ainda tem São João – Em parceria com a Secult, a Estação João Felipe recebe os usuários do transporte ferroviário da Região Metropolitana de Fortaleza em clima de São João. Dias 1, 6, 7, 13 e 14 de julho, as quadrilhas juninas animam gratuitamente os visitantes. E, no interior do Ceará, ainda acontecem algumas etapas regionais do XI Ceará Junino. (informações: 3101-6763)

Grande Prêmio Vila São João de Quadrilha – Final do Concurso de Quadrilhas
Data de 09 a 12 de julho
Local: Ginásio Paulo Sarasate - Rua Ildefonso Albano, 2050 – Joaquim Távora
Público: 15 mil pessoas
Gratuito

03 e 04/07

II ARRAIÁ FRECHEIRINHA PÉ DE SERRA

FRECHEIRINHA

03 e 04/07

I FESTIVAL REGIONAL DE QUADRILHAS DA SERRA DA MERUOCA

MERUOCA

03 a 05/07

FESTIVAL JUNINO DE PACOTI – 16 ANOS DE TRADIÇÃO

PACOTI

03 a 05/07

II ARRAIAL DA INTEGRAÇÃO

IPAPORANGA

03 a 05/07

XI CHITÃO DOS INHAMUNS

TAUÁ

04 e 05/07

ARRAIA DO BAIRRO CARACARÁ

SENADOR POMPEU


Mais informações sobre o Vila São João pelo fone (85) 3089.5269.

DANÇA

Paracuru, Itapipoca e Trairí recebem o III Festival de Dança Litoral Oeste

Companhias do Ceará, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais vão trocar as salas de espetáculos pelos palcos montados ao ar livre durante o III Festival de Dança Litoral Oeste, um dos principais eventos de dança do interior do Ceará. A ação cultural acontece de 15 a 18 de julho em Itapipoca, Paracuru e Trairí, três municípios da região do Vale do Curú (Litoral Oeste do Ceará), que desenvolvem ações significativas em torno da dança. Nas três cidades, moradores e turistas, leigos e profissionais da área vão poder conferir apresentações totalmente gratuitas e participar de atividades formativas, como mesas redondas, palestras e oficinas dos mais diversos gêneros. O Festival tem público estimado de 15 mil pessoas, entre população local e turistas.




Poucas vendas para “Quidam”

Cirque Du Soleil foi assaltado na Praça 31 de março


O Cirque du Soleil, que está em temporada em Fortaleza desde o dia 11 de junho, foi assaltado, na noite da sexta-feira (12). Segundo informações veiculadas na TV Diário, e no Diario do Nordeste, seis homens armados invadiram o local e fugiram levando dinheiro e equipamentos. A quantia roubada ainda não foi revelada. Nesta quarta, 17, moradores viram a presença massiva da polícia, investigando ou tentando evitar novos assaltos. O circo está localizado na Praça 31 de Março, na praia do Futuro, e deve se apresentar na Capital até o dia 28 de junho. Desde o começo das vendas do espetáculo “Quidam” no stand do Iguatemi, nunca se viu muitas filas, nem o burburinho típico de eventos grandiosos como Ceará Music e Fortal. O Cirque Du Soleil anuncia na TV e jornais uma promoção “estendida” do Dia dos Namorados (que foi dia 12 de junho), onde quem compra um ingresso, tem desconto de 50% no próximo. Segundo funcionários, a maioria das apresentações em Fortaleza não estão com lotação esgotada. Muitos comentam que mesmo se tratando de um show internacional, o ingresso é caro, principalmente por ser um evento que tem apoio de Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, da Prefeitura, e até de um banco.

Confira no blog Coió Online: Polícia desmente assalto, e surge a operação "abafa" Quidam



Circo da magia


Temporada de "Quidam" em Fortaleza até dia 28 de junho

A magia do espetáculo “Quidam”, em temporada atual pelo Brasil, e pela primeira vez em Fortaleza se reflete na própria história do grupo, que começou com 20 artistas de rua formado no início de 1984 na Baía de Saint-Paul em Quebec, no Canadá. Atualmente sediada em Montreal, conta com mais de quatro mil funcionários, sendo cerca de mil artistas, de 40 nacionalidades, os shows do Cirque tem como missão instigar a imaginação, provocar sensações e evocar a emoção do público.
Em 2009, o Cirque du Soleil apresentará 19 shows simultâneos em diversas partes do mundo, para uma platéia estimada em 15 milhões de pessoas. Em itinerância estarão Saltimbanco, Varekai, Dralion, Quidam, Alegría, Corteo, KOOZA and Cirque 2009 (título em definição); em locais fixos, “O”, Mystère, ZUMANITY, La Nouba, KÀ, LOVE, ZAIA, CRISS ANGEL Believe, ZED e Wintuk.

A história de Quidam gira em torno de uma adolescente ignorada pelos pais, que passa a usar a imaginação e vive um mundo de fantasias. Deste mundo surgem seus amigos imaginários, personsagens apresentados ao público ao longo do show, e também é através deles que se conhece o lado obscuro das coisas com as quais a menina sonha. Com direção de Franco Dragone e direção criativa de Gilles Ste-Croix, traz uma combinação única de performances acrobáticas, domínio técnico, figurinos e cenários extravagantes.

Na abertura já ficamos hipnotizados com “Aerial Hoops”, o número de arcos suspensos acima do palco, os artistas giram e contorcem-se no ar, realizando proezas com graciosidade e destreza. Mas as outras atrações de “Quidam” interagem – você acaba sem saber para onde olha e o lúdico domina a narrativa sem falas do show que com figurinos (de Dominique Lemieux) e trilha sonora (Benoit Jutras) impecáveis, com músicos, tocando ao vivo e revezando-se em vários instrumentos, desde violinos até guitarras.

”Aerial Contortion in Silk”, uma coluna de tecido vermelho suporta e embala a contorcionista Anna, em um número que alia a intensidade, e o número “Banquine” (Premiado em 1999 com o “Palhaço de Ouro”, no Festival Internacional de Circo de Monte Carlo), com quinze artistas realizam seqüências acrobáticas e formando pirâmides humanas em ação sincronizada, seguem o espetáculo. Nessa hora já estamos envolvidos na magia de “Quidam” e de sua viagem lisérgica.
As técnicas do trapézio e da rede espanhola combinam-se no audacioso número Cloud Swing. Logo após, quatro jovens artistas chineses equilibram e manuseiam um carretel num fio sustentado por hastes, tentando superar um ao outro. Número de destreza e talento, “Diabolos” foi premiado com a Medalha de Ouro do Festival do Cirque de Demain, em Paris, 1995. O diabolo, ou ioiô chinês, é um jogo infantil que se transformou em arte.
Em “German Wheel”, número criado a partir de um exercício alemão de ginástica, a roda é elevada a um grau absolutamente inovador. E Shayne transforma-se num raio humano enquanto roda, gira, rodopia e manobra a roda, executando saltos mortais e acrobacias que desafiam as leis da gravidade.

Há também muitas palhaçadas, com clowns dando show de maestria e bom humor, interagindo com o público e convidando pessoas da plateia para "participações especiais".

Dança, acrobacias e manipulação inspiraram o Cirque du Soleil a transformar uma conhecida brincadeira de criança estrangeira (Skipping Ropes) num efeito coreográfico. À medida que as cordas marcam o ritmo, 20 acrobatas dotados de excepcional capacidade de coordenação e ritmo executam uma corrente seguida, a solo, em duos ou em grupo, de saltos e dança.
Quebrando a tradição, Quidam traz as redes espanholas numa performance em grupo. Em “Spanish Webs”, os artistas voam pelo palco, presos a um transportador especialmente criado para o número, chamado “teleférico”. Subitamente os acrobatas mergulham no vazio, suspensos por cordas enroladas às cinturas ou tornozelos.
O último número é “Statue – Vis Versa”. Sem perder o contato um com o outro, dois artistas movem-se de forma quase imperceptível, realizando movimentos que revelam extremo sentido de equilíbrio. Parte que alia sensibilidade e poder de concentração em busca da perfeita harmonia, “Statue” conquistou o Palhaço de Prata, em 2000, no Festival Internacional de Circo de Monte Carlo.
A grandiosidade do espetáculo também pode ser traduzida em números: desde que estreou, no Canadá, já foi visto por mais de 9 milhões de espectadores em 20 países. No palco, 50 artistas de 15 nacionalidades, sendo três brasileiros – entre acrobatas, ginastas, palhaços, atores, músicos, cantores, dançarinos e demais artistas circenses. A montagem utiliza mais de 250 figurinos, 200 pares de sapato e 500 objetos de cena, além de arrojadas plataformas invertidas suspensas, que trazem os artistas à cena.
A Secretaria de Turismo de Fortaleza, responsável pela inclusão da capital cearense no roteiro de espetáculos do Cirque du Soleil pelo Brasil, organizou uma noite inesquecível para 200 crianças. São todos alunos de escolas públicas municipais de Fortaleza que tiveram a oportunidade de prestigiar a abertura de “Quidam” na quinta passada.

Depois do sucesso absoluto de Saltimbanco e Alegría no Brasil, que reuniram quase um milhão de espectadores,a Tim for Fun promove a maior temporada já realizada com o Cirque du Soleil na America Latina. Com o espetáculo Quidam, a companhia canadense que revolucionou o mundo do entretenimento se apresenta em nove capitais, començando em Fortaleza. A temporada terá um ano, 330 apresentações, com um público estimado em mais de 800 mil pessoas.
As apresentações na capital cearense acontecem até dia 28, na Praça 31 de Março - Praia do Futuro - às quintas e sextas-feiras, a partir das 21h; sábados, a partir das 17h e 21h e domingos, a partir das 16h e 20h. Informações:4004 3100. ***** 5 ESTRELAS / Excelente




Feira do Artesanato Mundial pela segunda vez em Fortaleza

A expectativa é de mais de 50 mil visitantes no maior encontro da cultura e do artesanato com as diversas manifestações locais, estaduais e de vários países.

Até o dia 5 de julho, os cearenses poderão conferir a diversidade, a riqueza e a criatividade do artesanato de mais de 30 países e nove estados brasileiros. A 11ª edição da Feira do Artesanato Mundial – FAM ficará na capital cearense até 5 de julho, no Shopping Iguatemi, estacionamento G, das 14hs às 22hs.

É a segunda vez que o evento será realizado em Fortaleza, que nesta edição reunirá cerca de 30 países participantes. A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem os mais de 100 stands e conheça a arte de diferentes povos num mesmo local.

Da rica porcelana da Palestina até inusitados utensílios de couro de camelo e crocodilo do Quênia e da África do Su até bonsais decorativos do Japão, a feira é um grande passeio prela inventidade de artesãos de cultura milenares.

Nesta 11ª edição e pela segunda vez em Fortaleza, A FAM promove uma verdadeira viagem por manuseios artesanais, que refletem as origens de diferentes povos e características de cada uma dessas culturas. Serão centenas de expositores comercializando produtos que variam de R$ 5,00 a R$ 4 mil. O Brasil será representado pelos artesãos de pelo menos nove estados, entre eles Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins além de Ceará. Uma boa opção para o Dia dos Namorados ou mesmo presentear alguém especial com um presente bem original.

Na primeira vez que esteve em Fortaleza, em junho de 2008, a FAM atraiu mais de 50 mil pessoas e movimentou o volume de R$ 1 milhão em negócios gerados. O Ceará estará representado pela CEART-CE

Países participantes:

1. Palestina: diversos produtos em cerâmica, acessórios de decoração etc
2. Marrocos – Batizado como Caravana do Marrocos, o estande ganhou traz um pouco da arte de cada uma das principais cidades do país. Em um ambiente charmoso e convidativo, decorado com as cores da bandeira marroquina, a arte é representada principalmente pelos tecidos fabricados em tear manual e as luminárias em latão, ferro forjado e zinco. Há também réplicas em cerâmica gravação em couro e babuchas, sapatos típicos do Marrocos.
3. África do Sul e Leste Africano – (arte negra) quadros em cristais, ovos de avestruz decorados, bijouterias em madeira e osso.
4. Kênia- artigos de decoração em geral
5. Austrália– semi-jóias em pedra e móveis
6. GHANA – moda e decoração
7. Guatemala – tecelagem em geral
8. Paquistão – Móveis feitos à mão, sapatos, xales, colchas, bijuterias, objetos de decoração em madeira, ônix branco.
9. Peru – Vestuário em lã e objetos de decoração em porcelana.
10. Índia – Pashminas, colchas, tapetes, almofadas, roupas, objetos de decoração em ossos, prata e pedras.
11. Itália – jóias em murano e móveis.
12. Indonésia – Objetos de decoração em rattan, madeira, flores artificiais, móveis, corais, madre-pérola, prata e pedras típicas. Na tenda da Indonésia, os animais estão em artigos de decoração como cadeiras e mesas. Elefantes, gatos, corujas e girafas tomam conta de parte do estande. Há também máscaras com pequenos pontilhados de várias cores e fabricadas com materiais diversos. As máscaras são peças produzidas artesanalmente e o processo de cada uma leva em média 15 dias.
13. China – Objetos de decoração de porcelana e bambu da sorte
14. Nova-Zelândia – jóias em pedra
15. Colômbia – artigos de decoração.
16. Egito – bijuterias, artigos de decoração, moda, acessórios e utilidades para o lar.
17. Tunísia – Couro de camelo e essências. Entre os aromas apresentados na feira estão os de sândalo, ópio, mil e uma noites, baunilha, limão e outros. O cliente escolhe o perfume em um dos vários frascos feitos artesanalmente de vidro, soprado e pintados com ouro.
18. Japão – origamis, coleções diversificadas de camisetas com ideogramas japoneses e outros ornamentos típicos.
19. Turquia – acessórios diversos
20. Síria - Marchetaria, Caixas em Marchetaria, Objetos em Cobre, Luminárias entre outros.
21. Líbano – Toalhas, Caminhos de Mesa, Capas de almofada, Mantas, Móveis em Marchetaria, Caixas em Marchetaria, Objetos em Cobre, Luminárias entre outros.
22. Zimbábue– almofadas, artigos de decoração
23. Senegal – esculturas em madeira, quadros, objetos de decoração
24. Uganda – esculturas, peças de decoração
25. Tailândia – decoração e móveis
26. Vietnã – acessórios artigos de decoração e móveis.
27. Itália – jóia em murano.


Serviço:

7ª Feira do Artesanato Mundial
Data: 5 a 21 de junho, no Shopping Iguatemi
Horário: das 14 às 22h – durante a semana, sábados e domingos.
Entrada: R$4,00 ou 1 Kg de alimento não perecível (exceto sal). A arrecadação (dos alimentos) será destinada as familias desabrigadas com as chuvas no Estado do Ceará.


MÚSICA

TITÃS lança novo CD,"Sacos Plásticos"

Para uma banda com 27 anos de estrada, o desafio maior é conseguir se renovar sem perder a essência. Vivendo um momento especial de inspiração, os Titãs, com seu novo disco, SACOS PLÁSTICOS - o primeiro só com músicas inéditas depois de cinco anos -, reinventam-se mais uma vez e surpreendem com um trabalho diferente e ousado, mas que se reconhece como titânico ao primeiro acorde de qualquer uma das 14 canções do cd. Logo à primeira ouvida, SACOS PLÁSTICOS se anuncia como um trabalho à altura das melhores obras titânicas.

Trabalhando pela primeira vez com o produtor Rick Bonadio – que também participa como músico convidado, tocando vários instrumentos em diversas faixas -, os Titãs retomam experiências com programações eletrônicas, como já haviam feito em álbuns anteriores, como os clássicos Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas (1987) e O Blesq Blom (1989). Pode-se observar essas experimentações em canções como Amor Por Dinheiro, Sacos Plásticos, Quanto Tempo, Agora eu Vou Sonhar e Múmias. Recuperam também, em duas canções, Porque Eu Sei Que é Amor e Deixa eu Sangrar, os arranjos orquestrais sensíveis e criativos, assinados por Eric Silver e gravados em Nashville, nos Estados Unidos. Em SACOS PLÁSTICOS, como os próprios Titãs afirmam, a referência principal são eles mesmos. E isso assegura-lhes relevância e perenidade.

Branco Mello, Charles Gavin, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto voltam às origens e assumem o controle de todos os instrumentos, levando adiante uma experiência que já vinham exercitando em shows, com Branco no baixo e Paulo na guitarra. Em algumas músicas cantadas por Branco, Britto também assume o baixo. Isso cria novas possibilidades e dá ao disco o frescor de uma banda renovada.
A química sonora dos Titãs se revela com toda a potência em SACOS PLÁSTICOS: melodias inspiradas, letras diretas e a mistura rítmica de rock, reggae, funk, punk e pop, típica da banda. Com temas variados, refletem sobre as contradições do mundo atual, o consumismo, a ganância e os encontros e desencontros do amor. Todos estes ingredientes somam-se para transformar o novo álbum numa obra fundamental na carreira da banda. *** 3 ESTRELAS / Bom



Convidados animam o Trio Virgulino

Alceu Valença, Dominguinhos, Leo Maia, Zeca Baleiro e Zélia Duncan estão no novo CD “Isso aqui tá bom demais”

Perto do período de festas juninas, as gravadoras põem nas lojas (as que restam) CDs voltados para o mercado que consome a música nordestina. É nesse contexto que se insere Isso Aqui Tá Bom Demais, disco do Trio Virgulino que soaria até trivial não fosse o time de convidados que aceitou gravar com Enok Virgulino (sanfona), Roberto Pinheiro (zabumba) e Adelmo Nascimento (triângulo). Alceu Valença, Dominguinhos, Leo Maia, Zeca Baleiro e Zélia Duncan valorizam o arrasta-pé do trio que, vez por outra, escorrega no terreno populista por abarcar no repertório músicas como Pelados em Santos e Melô da Pipa (Tá com Medo, Tabaréu), esta um hit do efêmero grupo Superbacanas cuja letra de duplo sentido até se ajusta no universo malicioso dos forrós. Das faixas gravadas com os convidados, a melhor é a que traz Alceu Valença, Forró Lunar, tema pouco batido de autoria do compositor pernambucano - de quem o trio regrava também Estação da Luz. Já o xote Eu Só Quero um Xodó - revisitado com Zélia Duncan - tem sua beleza diluída no ritmo acelerado moldado para os arrasta-pés. Lançado por Gilberto Gil em 1973, o xote é parceria de Anastácia com Dominguinhos, convidado de Pedras que Cantam, sucesso que deu título ao álbum lançado por Fagner em 1991. Já Zeca Baleiro chora as mágoas de Qui Nem Jiló no tom arretado do Trio Virgulino. Que lembra com Leo Maia o elo nordestino da obra do pai deste, Tim Maia (1942 - 1998), no medley que une Coroné Antonio Bento (1970) e A Festa do Santo Reis (1971), hits da fase áurea em que o Síndico juntava a pegada da soul music com o balanço dos ritmos genericamente rotulados como forró. Entre temas direcionados para as festas juninas (Chegada de São João e No Lume da Fogueira), o Trio Virgulino arma arraial no ritmo populista do mercado fonográfico nacional. *** 3 ESTRELAS / Bom


CINEMA

Intrigas na imprensa

Suspense político com Russell Crowe e Ben Affleck resgata o valor do jornalismo impresso


Depois de várias decepções, Russell Crowe e Ben Affleck estão de volta com Intrigas de Estado (“State of play”), o thriller político de Kevin MacDonald que resgata o suspense conspiratório das fitas dos anos 70 (especialmente de Alan Pakula), que tantos diretores e roteiristas admiram e desejam emular. Todos sabemos que o jornalismo impresso e investigativo está incrivelmente defasado em relação à crescente importância da Internet e outras mídias eletrônicas. Como resultado, essa fita é um mergulho a nostalgia dos velhos tempos, quando os jornais se importavam realmente com repórteres fortes e empenhados, verdadeiros heróis e figuras públicas. Trata-se de um filme ideal para um público maduro e inteligente, uma seqüência de um diretor engajado, cuja reputação só tem a ganhar depois do documentário “One Day in september” e do filme “O último rei da Escócia” que rendeu o Oscar de Melhor Ator para Forrest Withaker. No entanto,”Intrigas de Estado” é tão (ou mais) estimulante que a biografia de Idi Amin, que enquanto thriller deixava a desejar.
“Intrigas de Estado” apresenta dois velhos amigos que são envolvidos em um grande (e típico) conflito entre suas respectivas profissões: um ambicioso político procura manter sua posição diante de uma investigação jornalística ou, mais especificamente, a divulgação de corrupção e abuso associados a esse poder. Entrelaçado nessa situação já complicada, perdura uma história pessoal de amizade e uma mulher (Robin Wright Penn) que se coloca entre os dois adversários que se encontram em posições comprometedoras, profissionalmente, moralmente, e pessoalmente. Trata de um congressista em ascensão e um jornalista investigativo que se envolvem em dois casos de homicídio, aparentemente independentes. Primeiro, um jovem é baleado nas ruas, em seguida , uma jovem aparece morta no metrô. A tarefa do roteiro é justamente decifrar a forma complexa em que esses assassinatos estão inter-relacionados. Russel Crowe interpreta Cal McAffrey, um repórter veterano, cuja determinação investigativa lhe conduz a relacionar um estranho homicídio a uma conspiração entre políticos e empresarios mais proeminentes do país. McAffrey é assessorado pela novata Della Frye (Rachel McAdams) em seus esforços para descobrir a identidade do assassino. No contraponto, Stephen Collins (Ben Affleck) é o futuro do seu partido político e provável candidato para a próxima corrida presidencial. Até que sua assistente é brutalmente assassinada.
'Intrigas de Estado' é baseado na minissérie BBC, que gira em torno de um político eleito e seu ex-administrador de campanha, que hoje é jornalista de um importante jornal nacional. Brad Pitt deixou o elenco de 'State of Play', após várias reuniões com o diretor Kevin Macdonald e brigas para alterar o roteiro - Russell Crowe o substituiu. Edward Norton abandonou o elenco. Para seu lugar, foi escalado Ben Affleck. **** 4 ESTRELAS / Ótimo

“Exterminador” sem Arnold Schwarzenegger

Passado no pós-apocalíptico ano de 2018, 'O Exterminador do Futuro - A Salvação' (Terminator Salvation), estréia da semana no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi, é estrelado por Christian Bale como John Connor, o homem destinado a liderar a resistência humana contra a Skynet e seu exército de Exterminadores.
Mas o futuro no qual Connor foi criado para acreditar é parcialmente alterado pela chegada de Marcus Wright (Sam Worthington), um estranho cuja última memória é a de estar no corredor da morte. Connor precisa determinar se Marcus foi enviado do futuro ou resgatado do passado. Enquanto a Skynet prepara seu massacre final, Connor e Marcus embarcam numa odisséia que os levará até o coração das operações da Skynet, onde eles descobrirão o terrível segredo por trás da possível aniquilação da raça humana.
Christian Bale não estará somente em 'O Exterminador do Futuro 4', mas em toda a nova trilogia de filmes. Tentando alcançar um público maior, os produtores anunciaram que o filme será classificado como PG-13, assim adolescentes podem ir ao cinema desacompanhados. Vale lembrar que os primeiros três filmes tiveram classificação R, proibindo que menores de 17 anos assistissem ao filme. Ou seja: nada de violência...
Arnold Schwarzenegger e seu T-800 podem aparecer no filme, mas de maneira digital. O filme conta com um novo robô: o T-600. Parecido com T-800 (vivido por Schwarzenegger), ele possuí menos tecnologia e 2,5 metros de altura. *** 3 ESTRELAS / Bom

NOVELAS

Aventuras em Israel

Rodrigo Hilbert (à dir.) e Thiago Lacerda começam a gravar "Viver a Vida", de Manoel Carlos, nova novela das 21h da Globo

Próxima novela das oito da Globo, "Viver a Vida" terá metade de seu elenco composto por atores inéditos na TV, a maioria recrutada em teatros. A emissora quer mesclar novas caras com rostos já conhecidos. A Globo começou a gravar, na semana passada, em Israel, sua próxima novela das 20h, escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim. Uma equipe de 24 pessoas, entre direção, produção, caracterização, figurino e elenco, viajou para a cidade de Jerusalém, onde iniciaram as filmagens internacionais que devem durar mais de 40 dias.
Na cidade, os atores Thiago Lacerda e Rodrigo Hilbert começaram a dar vida a seus personagens, Bruno e Felipe, respectivamente. Aventureiros, os personagens viajam o mundo fazendo trabalhos temporários e praticando esportes radicais. As atrizes Thianna Bialli e Natasha Haydt também foram para Jerusalém para interpretar as acompanhantes dos aventureiros.
Entre as locações escolhidas por Monjardim e Manoel Carlos estão o Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações e o Monte das Oliveiras, além das ruas da cidade.


LIVROS NÃO-FICÇÃO

Panorama da história recente do Irã

“Minha vida como traidora” conta história real de uma jovem que
sobreviveu à tortura em uma prisão no Irã

Zarah era apenas mais uma universitária iraniana, que cumpria suas obrigações acadêmicas, acreditava seguir as rígidas normas de comportamento do seu país e encantou-se por Arash, um estudante e ativista político, líder de protestos. Tudo parecia normal em sua vida até se envolver em um movimento estudantil que resultou em sua prisão em Evin, a mais notória penitenciária do Teerã.
Em Minha vida como traidora Zarah compartilha com o leitor tudo o que viveu na prisão. A tortura, o medo, o desespero para não enlouquecer, nem perder o controle nas mãos de seus carrascos. Enquanto narra sua traumática experiência, ela relembra o caminho que a levou até aquela pequena cela de concreto, sem janelas. Desde sua criação, seus pais liberais - que entendiam a importância da educação não só como um privilégio dos homens - a incentivaram a estudar e respeitar as diferenças. Na adolescência sonhou como qualquer menina e na faculdade, ao lado de Arash, defendeu a liberdade.
Ao relembrar tudo o que passou, Zarah apresenta um panorama da história recente do Irã, falando da cultura, das crenças e religiões, da origem persa de seu povo e das mudanças que o governo e a guerra causaram a vida de todos. Neste livro é possível acompanhar a angústia de uma jovem tentando compreender como, apesar de acreditar não ter feito nada de errado, foi julgada e condenada como uma mulher desleal. Minha vida como traidora revela uma sociedade iraniana escondida sob as burcas de suas mulheres.
Zarah Ghahramani nasceu em Teerã, em 1981, e vive atualmente na Austrália.



O Guinness dos games

Livro dos recordes lança edição especial com curiosidades sobre o mundo dos jogos eletrônicos


Depois do sucesso da primeira edição, o Guinness World Records Games 2009 está de volta com recordes, curiosidades e informações ainda mais atualizadas. A 2ª edição do livro foi lançada pela Ediouro, durante o evento Rio Anime Club, que aconteceu no Rio de Janeiro.
Para satisfazer os que têm sede por informações sobre games, o livro apresenta a história dos jogos desde 1889 quando Fusajiro Yamauchi criou a Marafuku para produzir cartas de baralho hanafuda - que em 1951 mudou de nome para Nintendo Playing Card Co. - até 2008, quando Grand Theft Auto IV bateu o recorde de lançamento de maior sucesso da indústria de entretenimento. Contém milhares de fatos e recorde únicos, informações históricas, sobre tecnologia, sobre os jogos de guerra, de super-heróis, espaciais, nos mais diferentes consoles; capítulos especiais sobre colecionadores, jogos proibidos e polêmicos, filmes e games, além de uma entrevista com Ralph H. Baer, inventor dos consoles caseiros e um quiz para testar o conhecimento do leitor.
“A idéia desta edição dedicada aos games é ser mais do que uma reunião das melhores pontuações e dos jogos mais vendidos”, diz o editor chefe do Guinness Games, Craig Glenday. O livro também ensina os passos para os que querem se tornar um recordista mundial. Afinal, crianças e adultos de todo o mundo passam horas jogando os mais diferentes videogames, sem saber que tais habilidades podem ser reconhecidas e entrar para o livro dos recordes, que já conta com a presença do brasileiro Rodrigo Lopes, recordista do menor tempo para concluir o Metal Gear Solid, em apenas 1h55min31s. “A edição Guinness World Records Games 2009 é para jogadores eventuais, para os assíduos e para qualquer pessoa que esteja interessada em acompanhar a evolução dos videogames”, completa Glenday. *** 3 ESTRELAS / Bom



LIVROS FICÇÃO


Novo sucesso do alemão Bernhard Schlink

“O outro”, assim como “O leitor”, ganhou as telas do cinema, com Antonio Banderas e Liam Neesom


Livro que deu origem ao filme O amante — estrelado por Liam Neeson, Laura Linney e Antonio Banderas —, “O outro” é uma bela e austera narrativa sobre o esforço para preencher o vazio da perda. Numa linguagem limpa e concisa, Schlink questiona sobre assuntos como a culpa, a moral, a natureza do amor, o luto. E mostra porque, junto com W. G. Sebald, é considerado uma das vozes mais fortes da atual literatura alemã. Uma geração que, mesmo não tendo vivido os horrores da Segunda Guerra, cresceram no clima caótico e turbulento pós-conflito.
Em “O outro”, Sclink conta a história de Bengt, que após a morte da esposa, tenta se acostumar à vida solitária, desenvolvendo e mantendo novos hábitos.


TOP DVD - NAS LOCADORAS


Sony lança séries moderninhas

A comédia “Til Death” e o drama adulto “Breaking Bad” estão à venda nos sites e lojas especializadas

Duas novas séries acabam de ser lançadas em DVD no Brasil. A Sony Pictures colocou na semana passada nas lojas boxes da sitcom ‘Til Death e do drama adulto Breaking Bad.
Com apenas sete episódios em sua primeira temporada, Breaking Bad foi uma das grandes surpresas de 2008 na TV americana. Desenvolvida por Vince Gilligan, produtor executivo de Arquivo X, para o canal AMC (o mesmo que emplacou Mad Men), a série mostra um professor de química que descobre que está com câncer – e, com pouco tempo de vida, resolve ganhar dinheiro para a família produzindo drogas.
Na sua primeira temporada a série recebeu quatro indicações ao Emmy Awards e levou duas importantes estatuetas – melhor edição para série dramática (pelo episódio piloto) e melhor ator em série drama, para Bryan Cranston. O episódio piloto ainda levou o Writer’s Guild Award de melhor roteiro de episódio de série dramática.
Breaking Bad - A 1ª Temporada Completa chega em um box com 3 DVDs, com preço de lançamento de R$ 69,90.
Também em um box de 3 DVDs, chega ao Brasil ‘Til Death - A Primeira Temporada Completa, que reúne os 22 episódios da primeira temporada da sitcom estrelada por Brad Garrett e Joely Fisher. O seriado, que na primeira temporava girava em torno das diferenças de relacionamento entre um casal que vive junto há 25 anos com os vizinhos recém-casados, é assinado pela dupla Josh Goldsmith e Cathy Yuspa, produtores executivos de The King of Queens. O preço de lançamento é R$ 69,90.




Novo Bloco Mucuripe Sensation no Fortal 2009

Em mais uma empreitada de sucesso, o Mucuripe, um dos maiores nomes do ramo de entretenimento de Fortaleza, lança seu próprio bloco no Fortal 2009. Além da tenda eletrônica, o evento abre mais um espaço para a música eletrônica com um trio elétrico voltado exclusivamente para este estilo. O bloco Mucuripe Sensation começa a incendiar o corredor da folia no fim da noite da quinta-feira, dia 23 de julho. O primeiro bloco eletrônico do Fortal terá no comando do som, dois Top DJs : Alex Gaudino (Produtora Crash), italiano dono do single "Destination Unknown" e o brasileiríssimo Júlio Torres (Produtora Tune). Outra novidade é que no meio da festa, o trio irá parar em frente ao camarote do Mucuripe, que ganhará uma iluminação exclusiva de boate. Nesse momento, toda a área se transformará em uma grande pista de dança. DJs consagrados, alta tecnologia, organização, muita energia, integração, vibrações e novas sensações. Tudo isso é o que o Bloco Mucuripe Sensation pretende proporcionar ao público do evento. Definitivamente, este novo bloco tem tudo para entrar para a história do Fortal e de todas as micaretas do Brasil. Mais informações: 3254.3020

2 comentários:

Camila Tosolini disse...

Melhor Show da Empire: BAD RELIGION
Uma das maiores bandas de PUNK/ROCK de todos os tempos,foi com ela que ainda criança comecei a curtir muito rock.
Banda Internacionacional pra trazer pra cá:JULIETTE AND THE LINKS.

Banda Nacional: MUNDO LIVRE S/A (Recife)

Me escolhe!!!!!

beijoos

Davi Gomes disse...

Ae, gostei muito do blog, para informações da nossa cidade. Estou com um blog també sobre música, cinema, baixar discos e acontecimentos da cidade, se puder dar uma olhada e colocar nos favoritos, valeu a força: ::Sonora.madrugada: sonoramadrugada.blogspot.com

Valeu