quinta-feira, 4 de junho de 2009

SAÚDE



Cuidados Estéticos na Gravidez

O período de gestação é muito importante e especial, pois ocorre a formação de um ser humano. A vida de todos nesta fase mudam, porém não param. As preocupações e cobranças continuam as mesmas e as mulheres mais sensíveis e suscetíveis a alterações psicológicas ainda convivem com as mudanças estruturais em seu corpo.

Cada vez mais as mulheres se cuidam e se preocupam com os cuidados estéticos desde o início da gravidez e até bem depois do parto para recuperar sua forma. Assim a Dra. Nara Fabrícia de Mattia, especializada em ginecologia e mastologia e o esteticista Orlando Sanches, apresentam dicas de como se manter bem durante todo o período de gestação, quais e como fazer exercícios físicos durante está fase e suas contra-indicações.

Segundo eles, o início da gravidez, o primeiro semestre é o mais difícil e o que necessita de mais cuidados. Cuidado com uso de produtos e medicamento é essencial, pois é nesse período que ocorre a formação do feto e seus órgãos. O uso de medicamentos e cosméticos deve ser discutido com o obstetra.

O corpo sofre pequenas alterações, porém pode-se iniciar as sessões drenagem linfática. Mesmo com o acúmulo de líquidos e digestão abdominal é contra indicada drenagem nesta parte do corpo.

Limpeza e hidratação de pele com os produtos recomendados, também podem fazer parte do cronograma da gestante no primeiro trimestre. Cosméticos naturais e filtro solar são obrigatórios.
Outro cuidado que se deve ter nessa fase é com o aparecimento de manchas melasmas. Escuras e com formas de asa de borboleta ela se localiza na faze e sua remoção é difícil e demorada. Elas ocorrem devido a alterações hormonais.
O segundo trimestre com bebê em final de formação e em desenvolvimento apresenta mudanças corporais mais visíveis como: surgimento de varizes, aumento do volume do abdômen e inchaço nas pernas e nos pés.
As varizes deve ser tratadas com uso de meias elásticas pois as gestantes tem uma incidência maior de apresentam trombose nas pernas.

No segundo trimestre os cuidados estéticos recomendados são: sessões de RPG, prosseguir com a drenagem linfática (agora com a gestante de lado e feita lateralmente), massagem localizada com a utilização de óleos e cremes específicos. Com esses tratamentos a gestante irá fortalecer a musculatura, melhorar a posição da coluna, estimular abdômen e mamilo (facilitando a amamentação), reduzir as estrias e hidratar a pele.

Para dormir, a gestante deve permanecer deitada de barriga para cima ou de lado voltada para a esquerda. O ato de deitar do lado direito leva a uma compressão da artéria uterina e isso leva a uma diminuição do batimento cardíaco do bebê.

O terceiro trimestre exige muito da gestante e é o período mais cansativo de todos.

A começar pelo desgaste físico resultante do aumento de peso e postura errada. Atividades rotineiras já não são tão básicas e fáceis, dirigir, dormir, andar e até respirar se tornam difíceis e muito desgastantes.
É nessa fase que as mulheres começam a se programar para o parto. Os cuidados estéticos nesse período se resumem a sessões de drenagem linfática, com maior freqüência, limpeza de pele, hidratação para os cabelos, que caem durante o período de gestação e hidratação contra estrias.

Porém é necessário cuidado redobrado em todas as ações pretendidas. Produtos com excesso de química terão que ficar longe das mulheres nesta fase.


Após o parto e após o período de amamentação os tratamentos estéticos estão liberados, porém é sempre preciso lembra que esta é uma fase de mudanças em todos os aspetos. Entender e compreender as transformações corporais são um grande passo para obter sucesso durante e após a gravidez.


Exercícios Físicos para Gestantes

As mulheres apresentam um considerável declí­nio do condicionamento fí­sico durante a gravidez. Além disto, a falta de atividade fí­sica regular é um dos fatores associados a uma susceptibilidade maior a doenças durante e após a gestação.

Há um consenso geral na literatura cientí­fica de que a manutenção de exercí­cios de intensidade moderada durante uma gravidez não-complicada, proporciona inúmeros benefícios para a saúde da mulher. Apesar de ainda existirem poucos estudos nesta área, exercí­cios resistidos de intensidade leve a moderada podem promover melhora na resistência e flexibilidade muscular, sem aumento no risco de lesões, complicações na gestação ou relativas ao peso do feto ao nascer. Conseqüentemente, a mulher passa a suportar melhor o aumento de peso e ajuda a atenuar as alterações posturais decorrentes desse período.

A atividade fí­sica aeróbia auxilia de forma significativa no controle do peso e na manutenção do condicionamento, além de reduzir riscos de diabetes gestacional, condição que afeta 5% das gestantes. A ativação dos grandes grupos musculares propicia uma melhor utilização da glicose e aumenta simultaneamente a sensibilidade à insulina.

Os estudos também mostram que a manutenção da prática regular de exercí­cios fí­sicos ou esporte apresenta fatores protetores sobre a saúde mental e emocional da mulher durante e depois da gravidez. Além disso, existem dados sugestivos de que a prática de exercício fí­sico durante a gravidez exerce proteção contra a depressão puerperal.

Na literatura há alguns estudos envolvendo exercí­cios para a musculatura pélvica durante a gravidez. Eles são unânimes em afirmar os benefí­cios deste tipo específico de exercí­cio como forma de prevenção à incontinência urinária associada à gravidez.

A prática de exercí­cios acarreta riscos potenciais para o feto em situações em que a intensidade do exercício seja muito alta, criando um estado de falta de oxigênio para o feto, em situações em que haja risco de trauma abdominal e em situações de hipertermia da gestante. Esses fatores podem gerar estresse fetal, restrição de crescimento intra-uterino e prematuridade.

Há algumas evidências de que a participação em exercí­cios de intensidade moderada ao longo da gravidez possa aumentar o peso do bebê ao nascer, enquanto que exercí­cios mais intensos e com grande frequência, mantidos por longos perí­odos da gravidez, possam resultar em crianças com baixo peso.

Alguns estudos experimentais com animais demonstraram que temperaturas corporais acima de 39°C podem resultar em defeitos de fechamento do tubo neural, que deve ocorrer normalmente por volta do 25º dia após a concepção. Embora esse risco não tenha sido confirmado em humanos, sugere-se evitar sempre situações que resultem em hipertermia materna durante o primeiro trimestre de gravidez.

Durante o perí­odo de amamentação, desde que a ingestão calórica e hídrica da mãe se mantenha normal, os exercí­cios leves a moderados não afetam a quantidade ou a composição do leite, e por isso não exercem qualquer impacto sobre o crescimento do lactente.

Contra-indicações

O exercí­cio regular é contra-indicado em mulheres com as seguintes complicações:

Contra-indicações absolutas

- Doença miocárdica descompensada
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Tromboflebite
- Embolia pulmonar recente
- Doença infecciosa aguda
- Risco de parto prematuro
- Sangramento uterino
- Isoimunização grave
- Doença hipertensiva descompensada
- Suspeita de estresse fetal
- Paciente sem acompanhamento pré-natal

Contra-indicações relativas
- Hipertenção essencial
- Anemia
- Doenças tireoidianas
- Diabetes mellitus descompensado
- Obesidade mórbida
- Histórico de sedentarismo extremo



DOCE GRAVIDEZ – O BEM QUE PODE SER PREJUDICIAL NO FUTURO


Doce é receber a notícia, através de exames, de um positivo para a gravidez. Porém, é chegada a hora de se ter muitos cuidados durante a gestação. Diversos exames devem ser realizados durante o pré-natal e um deles pode ser realizado em casa e em apenas 5 minutos se obtém resultados para um maior controle da diabetes gestacional, que atinge cerca de 7% das mulheres brasileiras nesta fase.

O exame de sangue deve ser feito no segundo trimestre da gravidez e pode ser controlado por testes caseiros pela urina, realizados em apenas um minuto. O que pode ocorrer são alterações moderadas nos níveis de glicose no sangue durante a gestação que aumentam o risco da mulher desenvolver diabetes no futuro.

Conforme pesquisa realizada, foram monitorados dados populacionais, pelo Institute Evaluatuve Sciences, no Canadá, mais de 15 mil mulheres com idades entre 20 e 49 anos que mostraram alterações na glicemia durante a gravidez e não receberam o diagnóstico de diabetes gestacional. Estas informações foram comparadas por mais de 60 mil gestantes sem alterações no nível de açúcar no sangue. Todas estas mulheres a foram acompanhadas por mais de seis anos após o parto. No final, aquelas que tinham anormalidade nas taxas de glicose tiveram um risco de cerca de 2,5 vezes maior desenvolver diabetes no futuro. A cada mil pessoas a taxa de incidência da doença foi de 5,04 casos entre aquelas com glicose alterada, e de 1,74 caso entre as que não apresentaram problema.

O Diabetes gestacional normalmente desaparece após o parto. Mas, pacientes com a doença tem um risco muito maior de desenvolver o problema no futuro se não detectados com precisão e antecedência. Novas pesquisas começaram a surgir e onde mesmo pequenas alterações da glicemia podem aumentar o risco de diabetes.

Conclusão: Para detectar um possível risco de diabetes gestacional, é a realização de exames no segundo trimestre da gravidez que consiste na ingestão oral de uma dose de 50g de glicose, e, assim, posteriormente o sangue é colhido, em dois momentos. Caso acuse alterações nos resultados, é realizado outro exame com doses maiores de glicose.

Há 10 anos, a Analitic Tecnologia de Precisão lançou no mercado o auto teste Tiras de Glicose, vendidos com muita facilidade e baixo custo em farmácias e grandes drogarias. O teste é realizado através da urina, e em poucos segundos é possível saber o nível de glicose no sangue. Desta maneira, a gestante pode muito bem controlar e monitorar com antecedência seu nível de açúcar e estar sempre protegidas de futuros problemas como o diabetes.

“No caso do teste de glicose qualquer alteração, ou seja, qualquer presença de glicose na urina deve ser comunicada ao médico”. finaliza Carolina.



Consultoria: Dra Carolina Ynterian, bioquimica especializada em biologia molecular e diretora da Analitic.




93% da perda de dentes dos adolescentes brasileiros é provocada por cárie

Transmissível e infecciosa, a cárie, doença que existe há pelo menos 500 mil anos, ainda se faz presente na realidade da saúde bucal dos jovens brasileiros. Hoje, segundo estudo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catariana) publicado na “Revista de Saúde Pública”, 40% dos adolescentes do Brasil, de 15 e 19 anos, já perderam ao menos um dente e, em 93% das incidências, a cárie foi à responsável.



A doença, resultado da deterioração dos dentes provocada por bactérias acumuladas da má higienização e pela dieta inadequada (ingestão de açúcares – doces, balas, chocolates e refrigerantes), exposta na superfície dos dentes altera o ph da boca (ácidos liberados pelas bactérias) e causa fissuras, buracos nos dentes. No entanto, se não for tratada, a cárie causa dor e, até mesmo, a perda do dente.



O Dr. Sidnei Goldmann, especialista em implantondontia, ressalta que a melhor forma de evitar esse mal é a prevenção. “Para controlar os fatores que podem ajudar no aparecimento das lesões da cárie são as cautelas. Evitar a ingestão de alimentos açucarados, limpar os dentes de maneira adequada (escovar as gengivas e língua), passar fio dental e usar pasta de dente com flúor”.



Em 2004, o Ministério da Saúde implantou o programa “Brasil Sorridente” para realizar uma série de ações em saúde bucal, voltadas para cidadãos de todas as idades. No entanto, em 2008, segundo estimativas do próprio Ministério, 58% da população brasileira não teve acesso a escovas de dentes conforme recomendação de especialista. O dado inclui pessoas que não escovam os dentes, as que escovam às vezes e também as que usam a mesma escova por muito tempo.



“É preocupante. A dentição humana é para a vida toda. Depois que os dentes nascem, deveriam nos servir durante toda a vida, até mesmo na fase onde a idade já é avançada. Por isso, a informação da pesquisa da UFSC é alarmante. 40% dos adolescentes já perderam ao menos um dente no Brasil e, 93% dos casos, por cárie. A perda de um dente pode implicar em diversos problemas para a saúde, como por exemplo: comprometer a mastigação, afetar a estética, causar periodontite (inflamação), desestruturar toda a dentição da mandíbula. A solução está na prevenção. Abaixo seguem alguns cuidados”, conclui o especialista Goldmann.



Cuidados para manter os dentes por toda a vida:

- Escovar os dentes no mínimo duas vezes por dia.

- Fazer a limpeza nos dentes após comer qualquer alimento, principalmente na escovação noturna que as bactérias são mais ativas, pois a salivação que ajuda na limpeza é menos intensa.

- Evitar alimento que cotem açúcar.

- Tomar cuidado com certos antibióticos.

- Fio dental ajuda evitar carie entre os dentes.

- Visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano para fazer limpeza da boca e aplicação de flúor.




Como limpar adequadamente elementos de sua casa e manter a saúde de sua família?


Dicas para cuidar adequadamente de travesseiros, almofadas, cortinas, bichos de pelúcia e até dos tênis

Objetos de decoração e de uso pessoal são os mais atingidos pela sujeira causada pela ação do tempo e dos ácaros. Quality Lavanderia dá a dica para sua manutenção ideal, alertando: é importante utilizar serviços profissionais em peças grandes ou mais elaboradas.


São Paulo, 08 de junho de 2009 – Sai o verão, entra o inverno, geralmente seco, época ideal para a lavagem de objetos de decoração, atingidos por ácaros e poeira que vêm com a passagem do tempo.Para manter sua durabilidade, é preciso lavá-los de maneira adequada. Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia – segunda maior rede franqueadora nesse segmento, com mais de 80 lojas em todo o Brasil – dá dicas de como fazer a limpeza de cortinas, tapetes, almofadas, bichos de pelúcia e tênis. Alguns, como ele explica, devem ser levados de preferência à lavanderia, mas há soluções caseiras:

Travesseiros e almofadas – São peças que acumulam muitos ácaros, podendo causar alergias respiratórias. Monteiro explica: “A forma mais eficiente de eliminar os ácaros é a limpeza com água e sabão neutro. Devem ser lavados a cada seis meses, em média, dependendo da sujidade. O ideal é levá-los à lavanderia, para melhor limpeza e higienização. Se colocados na máquina, principalmente os recheados com penas, ficam muito malcheirosos e podem danificar o mecanismo da máquina doméstica”.

Cortinas – Podemser lavadas em casa,com água e sabão. Monteiro alerta: “Devem ficar de molho, em tanque ou bacia, no máximo uma hora, para não ficarem com mau cheiro. Depois do molho, podem ir para a máquina (se ela tiver capacidade para o peso e as dimensões do objeto), mas o ideal, mesmo, é que sejam levadas à lavanderia a cada seis meses. Secar algo grande em casa pode ser desastroso: além de desbotar, corre-se o risco de a peça não secar totalmente”.

Persianas – Sua limpeza deve ser mantida todos os dias, usando-se espanador alternado com pano úmido. “Podem ser lavadas em casa, mas jamais colocadas na máquina, pois ficam irreversivelmente amassadas”, adverte Monteiro. Ele explica que, para persianas de tecido, o melhor é que sejam levadas à lavanderia com frequência de seis a oito meses. Atenção às peças coloridas: elas mancham facilmente quando produtos inadequados são aplicados.

Tapetes – Outro foco de ácaros, os tapetes devem ser aspirados com frequência, por acumularem muito pó, e limpos com escova macia e sabão neutro, com pouca água. “O problema maior do tapete é o enxágue, muito difícil em casa, mesmo se estendido no quintal. Ele também pode desbotar se exposto ao sol. Tapetes persas mancham com facilidade devido a utilização de corantes naturais. Por isso, novamente, o ideal é levá-los a cada seis a oito meses à lavanderia, para higienização adequada”, esclarece o Gerente Operacional da Quality.

Bichos de pelúcia – Quem não tem um bichinho de pelúcia, principalmente se tiver crianças em casa? Por acumular muitos ácaros e microorganismos, devem ser lavados constantemente se a criança o utiliza diariamente e a cada seis meses se estiverem somente como enfeites. Os pequenos podem ser colocados na máquina, no modo suave. Os mais delicados ou muito grandes devem ser levados para uma boa lavanderia.

Tênis – Podem ser lavados em casa, sejam de tecido ou couro. O importante é lavar com uma escova de cerdas macias com água e detergente neutro. O molho dever ser por no máximo 30 minutos. Para a secagem, devem ser colocados de cabeça para baixo, sem pendurá-los, de preferência em locais arejados, sem ação direta do sol. As lavanderias, porém, oferecem um benefício extra aos calçados: a higienização. Trata-se de um processo no qual são utilizados produtos especiais para a remoção de sujidades e manchas. Os tênis são limpos com eficiência por dentro e por fora e odores desagradáveis são removidos.



Festa Junina com Saúde


No mês de junho se iniciam as agradáveis festas juninas, onde a comemoração é cercada de muitos petiscos e bebidas para deixar o corpo bem quentinho. Mas para as pessoas que estão precisando controlar o peso este é um momento de muito cuidado, pois as festas costumam acontecer durante quase todo o mês, e é festa de escola, do trabalho, da família, de amigos, quermesses diversas e por aí afora. "A comida típica das festas juninas é muito calórica. Afinal, ela se constitui de doces caseiros à base de batata ou abóbora e açúcar. As bebidas também não ficam fora dessa contagem de calorias: levam açúcar, além da aguardente ou vinho", afirma a nutricionista da Casa Movimento Flávia Bulgarelli, que cursa mestrado em ciências da nutrição na Unifesp/Escola Paulista de Medicina.

Para que estas festas se tornem uma alegria e não um transtorno a sugestão é fazer escolhas menos calóricas e ficar atento ao que se está consumindo e evitar petiscar o tempo todo. "Antes de começar a comer procure dar uma olhada nos alimentos que estão à mesa ou que serão servidos, assim fica mais fácil de fazer uma pré-seleção. As bebidas normalmente são muito calóricas e a base de álcool", completa Flávia.

Crianças e adolescentes devem ficar longe de bebidas alcoólicas, então vale o lembrete: nada de oferecer quentão e vinho quente. "Se a festa acontecer nos horários do almoço ou jantar a ingestão de alimentos pode ser um pouco maior, mas se a festa ocorrer em horários de lanches, por exemplo, no meio da manhã, ou à tarde, procure controlar um pouco mais o consumo e compensar com uma próxima refeição mais leve."

Outra fica da nutricionista da Casa Movimento é substituir o leite integral por semidesnatado ou prefirir chás ou invés de bebidas alcoólicas, para refeições mais leves. "Troque os pastéis fritos por assados, ou tortas, sirva bolos sem cobertura e recheios, prepare o cachorro-quente com pão integral e opte por retirar a maionese e a batata palha", completa.

Informações nutricionais de produtos típicos de festa junina:



Pipoca (01 saquinho médio): 104 kcal

Amendoim torrado: 50g (equivalente a 3 col. de sopa) - 300 kcal

Cachorro-quente: 01unidadade - 550 kcal

Mini-pizza: 01 unidade 270 kcal

Pastel de queijo: 01 unidade média - 130 kcal

Pastel de carne: 01 unidade média - 200 kcal

Pé de moleque: 01 unidade pequena (20g) - 46 kcal

Doce de abóbora: 01 fatia média (50g) 107 kcal

Doce de batata doce: 01 fatia média (50g) 118 kcal

Bolo de fubá: 01 fatia média - 220 kcal

Canjica: 01 copo pequeno (100g) - 205 kcal

Arroz doce: 01 copo pequeno (100g) - 141 kcal

Quentão: 01 copo pequeno (150ml) - 280 kcal

Vinho quente: 01 copo pequeno (150ml) - 180 kcal

Chocolate quente: 01 copo pequeno (150ml) - 125 kcal


Qualidade e facilidades são os convites da Cirurgia Plástica do Brasil para o mundo


Segundo colocado no mercado de cirurgia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil se destaca pela quantidade e qualidade de suas cirurgias plásticas. A cada ano que passa o país se aperfeiçoa nas técnicas estéticas e está cada vez mais conceituado na medicina.Outra novidade é que as pessoas, principalmente as mulheres estão trocando as viagens de férias e de fim de ano por consultórios, cirurgias plásticas e depois repouso.



Janeiro já é considerado como o mês de cirurgias plásticas, segundo estatísticas. Para a cirurgiã plástica Edith Horibe, não é só no primeiro e ultimo mês do ano que as cirurgias são destaque. Nos finais de semana e feriados prolongados hospitais e clínicas médicas estão quase sempre lotado. Haja vista este último mês, período que sua clínica registrou uma procura maior em 30% por cirurgias plásticas, quando os liftings e miniliftings, lipoaspiração e próteses nos seios foram os campões, sem esquecer que preenchimentos e peelings também promoveram uma procura interessante. Tanto que próximo a essas datas, já se registra dificuldades em encontrar vagas nos hospitais e clínicas particulares, devido ao grande número de pessoas internadas para realizar os respectivos procedimentos.Pessoas do mundo inteiro, em especial do, Japão e Europa até mesmo da África, desembarcam no país a procura do novo padrão de beleza principalmente ocidental.



“O alto nível da medicina e dos profissionais de estética, aliada a cultura do povo brasileiro promete cada vez mais rápido aumentar e qualificar estes serviços estéticos”, explica a cirurgiã plástica Edith Kawano Horibe, especialista em procedimentos cirúrgicos para orientais e seus descendentes que compõem a maior parte de seus clientes. Vale ressaltar que entre os descendentes de japoneses, coreanos e chineses que vivem no Brasil, a cirurgia mais procurada é a de pálpebras, mais conhecida como ocidentalização, que também tem atraído muitos interessados do exterior.



ORIENTAIS SÃO UM CAPÍTULO A PARTE

Principais cuidados que se deve ter quando se faz cirurgia ou tratamentos estéticos em Orientais

A pele dos orientais requer atenção devido à melanina e à maior tendência ao aparecimento de manchas. A especialista atua com uma filosofia um pouco diferente do modo do atendimento geral.

Ocidentalização das Pálpebras - ameniza a aparência de olhos ‘’fechados ou inchados” o chamado olhar oriental. Os orientais têm ausência do sulco palpebral superior (ausência de dobra na pálpebra superior), que geralmente fica 7 a 8mm da borda dos cílios, excesso de bolsas de gordura na região da pálpebra superior e epicanto medial (prega de pele na parte medial do olho). A cirurgia consiste em retirar parte da gordura existente nas pálpebras superiores e, na maioria das vezes, também de uma tirinha fina de tecido muscular para eliminar o aspecto inchado, típico dos rostos orientais. Depois, é feita uma “dobrinha” em cima dos olhos. Os ocidentais têm naturalmente uma pequena dobra na pálpebra superior, enquanto que 50% dos orientais não. A cirurgia faz a fixação da pele no músculo elevador da pálpebra e tarso, de modo a fazer a dobra e simular a pálpebra ocidental.O olho oriental também costuma apresentar maior gordura nesta região em relação aos ocidentais, ficando assim com o conjunto ocular mais proeminente. Em alguns casos, pode ser interessante retirar um pouco da gordura, mas na maioria deles o mais importante para o resultado ser satisfatório é a realização da dobrinha e levar em consideração as características próprias da pele oriental, mais propensa à formação de cicatrizes em forma de quelóides. É uma cirurgia rápida, de pouco menos de uma hora e não precisa de internação. Logo de imediato já se vê o resultado. Três dias depois começa a retirada dos pontos, que termina em cinco dias. Em uma semana, ou um pouco mais, o paciente já pode levar uma vida normal.

Próteses de Silicone - outra grande procura entre as mulheres orientais são as , tanto nas mamas quanto nas nádegas. Para dar o toque final ao contorno corporal e deixar as curvas mais acentuadas, a lipoescultura vem sendo cada vez mais requisitada. A prótese glútea é bastante freqüente em orientais, que costumam ter esta região bastante achatada.As próteses têm formatos que proporcionam um resultado natural.Para que o efeito resulte harmonioso deve-se levar em consideração o corpo da paciente. Se ela for muito magra, limita-se o tamanho da prótese a ser utilizada. Uma característica da mulher oriental é não acumular gordura nos glúteos, mas sim no abdome e na região que vai das costas às nádegas, sendo benéfica a transferência de gordura dessas áreas para o glúteo.Quanto às mamas, boa parte das orientais apresenta a hipomastia ou mamas pouco desenvolvidas. Como as mamas são símbolo da feminilidade, as mulheres querem que sejam proporcionais ao corpo. Geralmente, se opta pela colocação de uma prótese de silicone, mas primeiro se discute o tipo (lisa, texturizada ou polieretano), os riscos e se explica que já existem informações científicas suficientes para utilizar o silicone sem medo. As incisões podem ser do tipo areolar, preservando-se o mamilo e a sensibilidade. A cicatriz fica imperceptível. Pode também ser feita uma incisão sub-mamária, usada quando a aréola é pequena, ou ainda, a técnica transaxilar. O mais estético é o da aréola, talvez por isso seja muito requisitado.A recuperação é tranqüila e a cirurgia leva pouco mais de uma hora. As pacientes ficam internadas por 24 horas ou operam de manhã e vão embora à noite. Usa-se anestesia geral ou local com sedação, se a pessoa estiver tranqüila. Geralmente, as pacientes apreciam os resultados.



Mini Lifting e o Lifting - com o progredir da idade, a pele vai perdendo a elasticidade, levando a um excesso de pele na face. São indicados para tratar as rugas da face e do pescoço. O Mini Lifting é recomendado quando a flacidez abrange o rosto sem grandes alterações na fisionomia. Assim, o Mini Lifting é feito a partir dos 35 anos aproximadamente, quando começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento. Já o Lifting é indicado para pessoas acima de 55 anos, que apresentam uma grande quantidade de rugas na face e no pescoço. Contudo, a idade nem sempre é o fator mais importante na classificação, pois a quantidade de rugas pode variar dependendo mais do tipo de pele de cada pessoa.Dependendo de cada caso, a operação dura em média de duas horas e meia a cinco horas, com permanência de 12 a 24 horas no Day Hospital. A anestesia pode ser local com sedação ou geral. Tanto no Mini Lifting como no Lifting, as cicatrizes são discretas.No Mini Lifting, as cicatrizes ficam escondidas no couro cabeludo e no Lifting boa parte fica oculta nos cabelos e uma pequena porção fica dentro e atrás das orelhas.No pré-operatório são necessários exames laboratoriais e arquivo fotográfico. No pós-operatório o curativo protege o local durante um dia e o tempo de recuperação varia de 10 a 21 dias em geral.



Rinoplastia – geralmente os orientais que têm o dorso do nariz achatado, o chamado nariz asiático, optam por aumentá-lo para dar equilíbrio ao perfil. Geralmente, a correção é feita colocando-se implantes dentro do nariz. Os mais empregados são os silicones sólidos. A cirurgia dura em média 2 horas e pode ser realizada sob anestesia local ou sedação É feito um curativo com esparadrapo, após essas ações, geralmente é feito um curativo adicional por mais 7 dias, quando a pessoa pode retornar às suas atividades. Entretanto, o resultado definitivo é visível após 3 ou 4 meses.

"Temos como filosofia de atendimento ao paciente, enxergá-lo como um todo. Vemos não só sua parte externa, sua queixa orgânica, mas também sua parte interior, emocional, psicológica e algo mais profundo, a parte espiritual da pessoa. Fazemos com que haja uma integração desses três aspectos para que o tratamento aconteça como um todo. A idéia é promover o equilíbrio global do paciente para que ele se sinta mais feliz". Dra. Edith Horibe

Nenhum comentário: