quinta-feira, 4 de junho de 2009

CENA GLS




SÁBADO (27/06)



COMISSÁRIOS:
THIAGO COSTTA (85) 8690-7052
LÍDIA (85) 8623-9320

_________________________________________________________________________________________________________________

ACESSE:

www.musicfortaleza.com

MAIORES INFORMAÇÕES:
+ 55 85 3224-6419




Longa-metragem “De repente, Califórnia” estréia em circuito nacional

Filme que retrata o amor de dois jovens, destaque em diversos festivais ao redor do mundo, chega agora ao Brasil

“De repente, Califórnia” é o debut do escritor e diretor Jonah Markowitz, com lançamento no Brasil em 5 de junho (São Paulo) e 19 de junho (Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre), nas salas de cinema do Espaço Unibanco e Unibanco Arteplex. O longa-metragem, de nome original “Shelter”, chega ao Brasil pelo Filmes do Mix, selo de distribuição especializado no nicho GLS, de Suzy Capó.



“De repente, Califórnia” foi eleito pelo público como Melhor Filme no Festival Mix Brasil 2007, além de ter arrebatado o Prêmio Especial para Diretor Estreante no Festival Internacional de Cinema Gay & Lésbico da Filadélfia. “O filme é feito por e para quem tem um grande coração. E nossa intenção, ao trazê-lo para o Brasil, é apresentar ao público uma obra que faz muito sucesso entre o público gay, mas que faz qualquer espectador se apaixonar”, relata Suzy Capó.



O filme retrata a trajetória do jovem Zach (Trevor Wright) que foi obrigado a abandonar seus sonhos de estudar numa escola de artes para poder ajudar sua família, em que o pai se torna inativo por conta de um problema de saúde. Ele passa os dias trabalhando em uma lanchonete, sem perspectivas, e dando suporte à sua irmã Jeanne (Tina Holmes) – cujas prioridades são outras que não a família - a cuidar de seu filho, Cody (Jackson Wurth).



Zach arrisca o escapismo quando surfa, anda de skate ou pratica a arte do graffiti pelas ruas da cidade, seu principal talento que o faz manter o desejo pela formação em artes. Seu melhor amigo, Gabe (Ross Thomas), que mora em uma mansão na Costa do Pacífico, é quem compartilha desses momentos típicos do frescor da juventude e que são raros a Zach.



Quando o escritor Shaun (Brad Rowe), o irmão mais velho de Gabe, retorna para uma temporada em busca da cura pelo seu desbloqueio criativo, em casa, ele logo se interessa pelos talentos de Zach, além de relembrar a infância juntos. É neste ponto que uma amizade casual motivada pelo surf se transforma em uma verdadeira e íntima relação a dois. Zach, ainda desconfortável com a novidade e separado de sua então namorada Tori (Katie Walder), se apaixona perdidamente por Shaun e inicia o exercício de aprender a equilibrar seus desejos com sua responsabilidade familiar e, por que não, consigo mesmo.



Além da ligação que Zach tem com seu sobrinho, principalmente pela ausência da imagem paterna e pelo desapego da mãe, Shaun também desenvolve um forte vínculo com a criança. À medida que o tempo avança, uma série de novos problemas surge. Zach trava uma disputa pela sua real identidade, pela família e, sobretudo pelo que realmente importa em sua vida, numa atitude menos altruísta.



Sobre Jonah Markowitz

Markowitz estudou cinema no Emerson College em Boston, mas passou pela Holanda e República Checa para estudar história da arte e cinema. Após a formatura, mudou-se para Los Angeles para seguir carreira no cinema. Começou na Columbia Pictures, e logo foi transferido para produção com enfoque na arte da direção.



Como diretor assistente de arte, Markowitz trabalhou em filmes, como “Blue Crush”, “A Casa de Areia e Névoa” e “Rocky Balboa”. Passou, então, para a produção e design do filme “Quinceañera”, que ganhou o prêmio Sundance nas categorias Audiência e Júri.



Paralelamente, Markowitz escreveu e dirigiu os aclamados curtas-metragens “I Left Me” e “Hung Up”, apresentados em mais de cem festivais em todo o mundo. “De repente, Califórnia” marcou a estréia de Markowitz como diretor.



Sobre Trevor Wright (Zach)

Carismático e jovem, o ator californiano Trevor Wright é um talento em ascensão de acordo com a pesquisa "Young Hollywood", da Teen Vogue, que recentemente o nomeou como "a nova estrela jovem" ao lado de talentos, como Kate Bosworth, Derek Luke e Scarlett Johansson.



Em 2004, no filme “MXP”, Wright desempenhou o papel de um aspirante a rock star, que permitiu que o sul da Califórnia conhecesse tanto suas habilidades musicais quanto cômicas. Ele também chamou a atenção pela atuação no single de Stacie Orrico, "Stuck". Também atuou no filme independente “Flipside”, dirigido por Dustin Voight, e “The Midnight Hour”, de Paul Rachman.



Sobre Brad Rowe (Shaun)

Brad Rowe, formado pela Universidade de Wisconsin, com licenciatura em Economia, fez uma estréia auspiciosa como Gabriel, um músico garçom de origem húngara, que é convidado para modelar para um fotógrafo gay em “Billy's Hollywood Screen Kiss”, filme de Tommy O'Haver, de 1998.



A partir daí, sua carreira segue em ascensão, tendo atuado ao lado de Nicolas Cage em “A lenda do tesouro perdido – O livro dos segredos”.



“De repente, Califórnia” e seus prêmios

* HBO Outstanding First Dramatic Feature Outfest Los Angeles Gay and Lesbian Film Festival (Jonah Markowits);
* SCION First Time Director Philadelphia International Gay and Lesbian Film Festival (Jonah Markowits);
* Best New Director Seattle Lesbian & Gay Film Festival (Jonah Markowits);
* Seattle Lesbian & Gay Film Festival (Favorite Narrative Feature);
* Best Feature Vancouver Queer Film Festival (People’s Choice Award);
* Best Actor Tampa Gay & Lesbian Film Festival (Trevor Wright);
* 15º Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexu al (Melhor Filme, eleito pelo público).



“De Repente, Califórnia” (Shelter)

Diretor: Jonah Markowitz

Tempo: 97 minutos

Melhor Filme Mix Brasil 2007, eleito pelo público

Nenhum comentário: