quinta-feira, 4 de junho de 2009

DANÇA

Em julho, Paracuru, Itapipoca e Trairí recebem o III Festival de Dança Litoral Oeste

Companhias do Ceará, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais vão trocar as salas de espetáculos pelos palcos montados ao ar livre durante o III Festival de Dança Litoral Oeste, um dos principais eventos de dança do interior do Ceará. A ação cultural acontece de 15 a 18 de julho em Itapipoca, Paracuru e Trairí, três municípios da região do Vale do Curú (Litoral Oeste do Ceará), que desenvolvem ações significativas em torno da dança. Nas três cidades, moradores e turistas, leigos e profissionais da área vão poder conferir apresentações totalmente gratuitas e participar de atividades formativas, como mesas redondas, palestras e oficinas dos mais diversos gêneros. O Festival tem público estimado de 15 mil pessoas, entre população local e turistas.

Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Funarte/MINC, e promovido pela Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (ProDrança), o III Festival de Dança Litoral Oeste é ponto de encontros, de trocas de saberes e fazeres, espaço de visibilidade para a produção de dança, principalmente do estado, contribuindo para o fortalecimento dessa manifestação artística na região e no Ceará. O festival acontece com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio institucional das prefeituras municipais de Itapipoca, Paracuru e Trairi.



Desde sua primeira edição, em 2006, o Festival colabora para a democratização do acesso à cultura na Região do Litoral Oeste cearense e para o fortalecimento do segmento da dança local. Aliado a isso, o evento preocupa-se com o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. Nas primeiras duas edições, em abril de 2006 e dezembro de 2007, o Festival teve uma forte participação das populações das cidades sedes, visitantes e participantes em geral. Em 2009, o festival será realizado na alta estação para conciliar o tradicional turismo de lazer de praias com uma ação cultural de dança, contribuindo para a economia local de forma sustentável.



AS COMPANHIAS CONVIDADAS



Nos palcos do III Festival de Dança Litoral Oeste se apresentar companhias nacionais renomadas como as cariocas Staccato Dança Contemporânea, dirigida por Paulo Caldas, que traz o novo espetáculo Quinteto, e Paula Águas, com Qual é a Música?. De Minas Gerais, Vanilton Lakka apresenta Interferências Inacabadas... Preste Atenção no Ruído ao Fundo. Do Ceará, entre as companhias de reconhecido trabalho na dança, estão a Cia Etra com o espetáculo Entre Sala, a Cia Balé Baião, de Itapipoca, com Sólidos, o mais recente trabalho da companhia, que trilha 15 anos de carreira, e a Cia de Dança de Paracuru, que leva ao palco dois espetáculos: Folgança e Por um Fio.



CONVIDADOS NACIONAIS

Staccato Dança Contemporânea (RJ): Quinteto

Paula Águas (RJ): Qual é a música?

Jorge Garcia Companhia de Dança (SP): Cantinho de Nóis

Rodrigo Cruz (GO): Dúplice

Vanilton Lakka (MG): Interferência Inacabada... Preste Atenção no Ruído ao Fundo



CONVIDADOS DO CEARÁ

Cia Faces de Dança (CE): Eu... Tu

Alysson Amâncio Cia. de Dança (CE): Eu prometo

Cia Etra de Dança (CE): Entre Sala

Arte em Rua Companhia de Dança (CE): Trilogia

Miraira (CE): Irmãos, fuertes hermanos



CONVIDADOS DAS CIDADES SEDES

Cia Balé Baião (Itapipoca-CE): Sólidos

Grupo Folclórico de Itapipoca – GRUFI (Itapipoca-CE)

Cia de Dança de Paracuru (CE): Folgança e Por um Fio



Grupo de Dança Popular Coco do Alagadiço (Trairi-CE)

Cia Arreios (Trairi-CE)

Escola de Dança do Colégio Liceu (Itapipoca)

Escola de Dança de Paracuru



NOVIDADE NA 3ª EDIÇÃO



Uma novidade do III Festival de Dança Litoral Oeste é o Cine Dança. Em praça pública serão exibidos vídeos relacionados à dança nos dias que antecedem o evento.



OFICINAS PREPARATÓRIAS



Antes mesmo do Festival começar, a Secult e a ProDança já vêm realizando ações preparatórias nos municípios sedes do Festival. O início foi em abril, na cidade de Paracuru, com a residência artística “Da energia à ação”, ministrada por Carlo Simeoni, ator e diretor do Grupo Lume Teatro, conhecido internacionalmente por seus métodos de treinamento físico e vocal para atores e dançarinos. Na última semana de maio o programa de formação realizou em Trairi a residência “Ensino de dança hoje” com a pesquisadora Isabel Marques, diretora do Caleidos Cia. de Dança (SP), que se notabilizou por propostas inovadoras no campo da dança.



Em julho, Isabel Marques ministrará a residência “Linguagem da dança: princípios para o ensino de dança”, em Itapipoca. O objetivo dessa residência é introduzir na teoria e na prática os princípios de Rudolf Laban que regem a compreensão corporal, mental e expressiva da Dança enquanto Arte. Após a realização dessas residências, um participante de cada cidade participará de um intercâmbio a fim de conhecer de perto o trabalho desenvolvido por cada professor das residências. O interesse é fazer com que troca de conhecimentos e experiências possibilitem novos trabalhos e parcerias para além do Ceará.







OFICINAS NO FESTIVAL



Uma série de oficinas também será ofertada durante o Festival, nas três cidades, com apoio da Funarte. São oficinas de dança de rua, danças folclóricas, dança contemporânea e dança de salão. As inscrições estão abertas nas secretarias de cultura de Itapipoca, Paracuru e Trairi. Pela primeira vez outras cidades da região do Vale do Curú também receberão oficinas organizadas pelo festival. A idéia é beneficiar diretamente mais cidades do litoral oeste.



Para a definição da programação de espetáculos e as oficinas do Festival, foi mantido um diálogo entre a ProDança e representantes das três cidades sedes do evento, que juntos formaram a curadoria desta edição. As oficinas foram definidas com base na demanda de cada cidade. Tudo isso é resultado da identificação da região do Litoral Oeste do Ceará com a linguagem da dança, o que resultou em uma forte parceria do Festival com as prefeituras municipais de Itapipoca, Paracuru e Trairi.



O LITORAL OESTE



O Litoral Oeste do Ceará é uma região que vem se destacando no panorama artístico e cultural do Estado. Uma de suas principais vocações artísticas é a dança. Em suas terras destacam-se diversas comunidades pesqueiras de origem indígena, que têm a dança do coco como a sua principal manifestação cultural popular. Atualmente, existem mais de 10 grupos de dança que produzem espetáculos profissionais e amadores, alguns reconhecidos e outros anônimos. A capacidade de articulação intermunicipal dos agentes culturais da região e as diversas manifestações artísticas que se originam nas cidades do Vale do Curú têm sido freqüentemente citadas como exemplos a serem seguidos por outras regiões do Ceará.



Em Paracuru, um dos principais municípios da região, existe um importante projeto social que atende cerca de 300 crianças e adolescentes carentes através de uma escola de dança reconhecida nacionalmente. Destaca-se como a segunda escola de dança no Brasil que possui o maior número de alunos do sexo masculino. Itapipoca é a sede da Cia de Dança Contemporânea Ballet Baião, que há 15 anos tem um forte trabalho de produção e militância artística na região. A cidade realiza projetos de dança que contam com participação da comunidade, formando uma platéia local para dança e popularizando essa linguagem no município. Trairi, por sua vez, a exemplo das cidades já citadas, abriga artistas e iniciativas expressivas que contribuem para o fortalecimento da dança na região.



Dos mestres das danças tradicionais populares do Ceará a importantes nomes da dança cênica nacional e internacional, a programação tornou-se um espaço de convergência entre dança e público de distintos contextos.



SERVIÇO

III Festival de Dança Litoral Oeste – De 15 a 18 de julho em Itapipoca, Paracuru e Trairí. Espetáculos de dança de companhias do Ceará e de outros estados e oficinas de dança. Informações: (85)3276.2525. GRÁTIS.




IX FENDAFOR – 2009

Festival Nacional de Dança de Fortaleza/Ce


PROGRAMAÇÃO

ABERTURA TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

30 de JUNHO

19:00hs Jardim do Teatro – Coquetel de lançamento do IX Fendafor/2009 e entrega do troféu Fendafor 2009 de Responsabilidade Cultural;

Grupo Convidado

Apresentação do Maracatu Vozes da África

20:00hs Mostra de Dança no Palco Principal do TJA

Irlan Santos (Nova York) e Carolina Neves (Washington) - USA

Paulo José – Ceará

Cia de Danças Clara Pinto - Para

Douglas Motta Bailarino homenageado – Ceará

Mariana Gomes/ (Bolshoi de Moscou)

Cícero Gomes – Rio de Janeiro

Raça Cia. de Dança - S. Paulo

01 de Julho Mostra de Dança no Palco Principal do TJA

Victor Ciatei e Liana Vasconcelos – Rio de Janeiro

Ana Gama & Fabio Costa – PE

Irlan Santos – Nova York - USA

Cia de Danças Clara Pinto – Pará

Priscila Mota – Rio de Janeiro

Ballet Hugo Bianchi – Ceará

Raça Cia. de Dança de S. Paulo – S. Paulo

Arte em Rua – Ceará

Lulu Sabongi – S. Paulo







02 de Julho Mostra de Dança no Palco Principal do TJA

(Esse programa não segue a ordem de apresentação)

Domínio Cia de Dança – Natal

Cia de Danças Clara Pinto – Pará

Coletivo 10 – Bahia

Liana Vasconcelos – Rio de Janeiro

Neiliane Felipe & Paulo Júnior - Ceará

Irlan Santos - Nova York - USA

Cícero Gomes e Priscila Mota – Rio Janeiro

Cia de Dança de Paracuru – Ceará

Mariana Gomes - (Bolshoi de Moscou)

Grupo Clássico do Studio Corpo de Baile de Natal- RN


03 de Julho Mostra de Dança no Palco Principal do TJA

Primeira Parte Infanto Juvenil ás 17:30hs

Segunda Parte ás 19:00hs

Victor Ciatei e Liana Vasconcelos – Rio de Janeiro

Coletivo 10 – Bahia

Grupo Clássico do Studio Corpo de Baile de Natal- RN

Apresenta Solos Clássicos

Cia de Danças Clara Pinto – PARA

Coletivo 10 – Bahia

Domínio Cia de Dança – NATAL

Carolina Neves (Washington - USA)

Grupo Clássico do Studio Corpo de Baile de Natal- RN

Cícero Gomes e Atenita Caira – RJ e Ceará

Domínio Cia de Dança – NATAL

Jaime Arôxa e Bianca Gonzáles – R. J

Fábio Costa & Ana Gama – PE

Lulu Sabongi – S. Paulo

Dia 04/07

Primeira Parte Amador ás 17:30hs

04 de Julho Mostra de Dança no Palco Principal do TJA Encerramento

(Esse programa não segue ordem de apresentação)

Cícero Gomes e Priscila Mota – RJ

Cia de Danças Clara Pinto – PARA

Cia Etra de Dança– CE

Domínio Cia de Dança – Natal

Mariana Gomes e Everardo Freitas – Rússia e Ceará

Cia Passo D”arte – Ceará

Cia de Dança Brasilis Show – Ceará

Irlan Santos (Nova York) e Carolina Neves (Washington) - USA

Grupo Clássico do Studio Corpo de Baile de Natal- RN

Apresenta Solos Clássicos

Victor Ciatei e Liana Vasconcelos – Rio de Janeiro

Cia de Dança Clara Pinto – Pará

Coletivo 10 – Bahia


** Dia 03 as 09 da manhã no Centro Cultural Dragão do mar mostra competitiva de solos, duos e trios, entrada um quilo de alimento não perecível

** Oficinas e cursos de 30 de junho a 04 de julho aconteceram no Theatro José de Alencar e na Vila das Artes.

Nenhum comentário: