quinta-feira, 4 de junho de 2009

LIVROS FICÇÃO


Novo sucesso do alemão Bernhard Schlink

“O outro”, assim como “O leitor”, ganhou as telas do cinema, com Antonio Banderas e Liam Neesom


Livro que deu origem ao filme O amante — estrelado por Liam Neeson, Laura Linney e Antonio Banderas —, “O outro” é uma bela e austera narrativa sobre o esforço para preencher o vazio da perda. Numa linguagem limpa e concisa, Schlink questiona sobre assuntos como a culpa, a moral, a natureza do amor, o luto. E mostra porque, junto com W. G. Sebald, é considerado uma das vozes mais fortes da atual literatura alemã. Uma geração que, mesmo não tendo vivido os horrores da Segunda Guerra, cresceram no clima caótico e turbulento pós-conflito.
Em “O outro”, Sclink conta a história de Bengt, que após a morte da esposa, tenta se acostumar à vida solitária, desenvolvendo e mantendo novos hábitos. A rotina é até reconfortante em certos aspectos: manter a casa limpa, alimentar-se, verificar o correio. E justamente algo tão inofensivo quanto buscar a correspondência será capaz de mudar sua vida para sempre. A carta parece ser de um amigo desavisado, que não recebeu o convite do funeral. Já ensaiando o comunicado do falecimento, Bengt abre o envelope. Uma caligrafia trabalhada, a assinatura de um homem, palavras de amor para Lisa, sua falecida mulher.
Durante todo o tempo que em foram casados, Lisa tinha um amante? Como ele nunca desconfiou? Logo Bengt percebe que talvez a história não seja o que parece. Determinado a descobrir a verdade e a não deixar que esse incidente destrua a memória da esposa, ele começa a se corresponder com o estranho usando o nome dela.
A cada nova carta, ele se surpreende com detalhes sobre a personalidade de Lisa que negligenciou durante muitos anos. Sua generosidade, o quanto foi feliz e fez os outros rirem. As cartas do Outro são seu maior consolo e conforme percebe o quanto têm em comum, Bengt não resiste à tentação de conhecê-lo. Quem seria o homem que sua esposa um dia amou? Quem, ou qual deles seria o Outro?
Bernhard Schlink escreveu diversos best sellers, entre eles, O leitor, que além do êxito em seu país, alcançou o primeiro lugar na lista do New York Times e obteve grande sucesso no Brasil, ao conquistar as principais listas de mais vendidos. O livro ganhou uma adaptação para o cinema vencedora de um Globo de Ouro e um Oscar, com Kate Winslet e Ralph Fiennes nos papéis principais. O outro também chega às telas, com Liam Nesson, Antonio Banderas e Laura Linney à frente do elenco. Schlink é professor de direito e filosofia na Universidade Humboldt de Berlim desde 1996. *** 3 ESTRELAS / Bom

Nenhum comentário: