quinta-feira, 4 de junho de 2009

NOVELAS

"Caminho das Indias": Yvone se transforma Celina e Raul vira garçom

Yvone (Letícia Sabatella) muda de visual e vira Celina. Tudo para, segundo ela, “encerrar o episódio Raul Cadore”. Em ‘Caminho das Índias’, dia 17, faz as malas rumo a Dubai e conversa com Mike (Odilon Wagner), que tenta convencê-la a parar: “Se a gente quiser nunca mais trabalha, ou não trabalha por uns bons anos.” Ela reage: “E enferruja?”. Mike: “Duvido que você enferruje!”.

A psicopata afirma que não é questão de dinheiro, é sentido de vida: “Pede a uma águia pra viver sem bicar! Pede a um tigre pra viver sem dar botes!”. Mike diz que pensa nos riscos. Ela não. Para ele deveriam sair da Índia sem fazer escala em Dubai. Yvone debocha: “Quem você espera encontrar na sala VIP? Raul Cadore? Gopal?”

Yvone e Mike chegam ao aeroporto e ela passa por uma foto sua presa na parede. Mike brinca e sussurra no ouvido dela: “Parece você”. Sem se intimidar, Yvone lhe dá a máquina fotográfica: “Não posso perder esse clique!”. Depois de fotografada, ri, e comenta: “Deixa ver! Está ótima!”. Mike: “Você tem uma audácia que me assusta!”

Enquanto isso, Raul (Alexandre Borges), sem dinheiro, trabalha como atendente de bar — emprego arranjado por Gopal (André Gonçalves). Ao servir um cliente, se atrapalha e é chamado de idiota. O ex-empresário joga o pano para o alto e retruca: “É difícil passar pro outro lado do balcão, Gopal! Quando podia me imaginar servindo cafezinho, ouvindo desaforo de turista! Quando imaginaria que ia sentir saudade da vida que joguei fora e querer correr pra vida antiga como um filho corre pro colo da mãe?”

Segunda-feira, a novela de Glória Perez alcançou sua maior média no Rio: 45 pontos e 65% de participação.


Tarso atira em Murilo

Tarso (Bruno Gagliasso) atira em Murilo (Caco Ciocler) na garagem da Cadore, em cenas que vão ao ar em ‘Caminho das Índias’ dia 18. O advogado cai. Quando dá o segundo tiro, Melissa (Christiane Torloni) chega, abraça o filho e tira o revólver das mãos dele. Os seguranças chegam e miram as armas na direção dela, que se dá conta e deixa a arma cair no chão. Tarso abraça a mãe, apavorado, e diz que Murilo não deixa o médico tirar o chip que colocaram nele. Para não expor o filho, Melissa fala: “Não queria atirar! Foi sem querer!”.

Haroldo (Blota Filho) aconselha Ramiro (Humberto Martins) e Melissa a saírem do local com Tarso para evitar o flagrante da polícia. Enquanto isso, Murilo é levado na ambulância. Os empregados da empresa não contam nada para os policiais e Haroldo, como advogado de Melissa, garante que ela se apresentará, mas que está muito abalada e sob cuidados médicos. Wal (Rosane Goffman) avisa Sílvia (Deborah Bloch), que corre para o hospital. Apesar da cirurgia delicada, ele se recupera. Melissa, que está decidida a assumir a culpa, é aconselhada a se internar em uma clínica de repouso.

A ‘perua’ pede a Ramiro que suplique a Murilo para confirmar que foi ela quem atirou. Ele aceita. Na clínica, ao depor, inventa que achou a arma em uma gaveta, enrolou em um lenço e levou para a Cadore. Ao tentar dar a arma para Murilo, desajeitada, acabou fazendo os disparos.


Senhora do Destino é reclassificada para maiores de 12 anos


Após duas advertências recebidas pelo Ministério da Justiça, a Globo terá que reclassificar Senhora do Destino para maiores de 12 anos. A decisão do Ministério da Justiça em impedir a exibição de Senhora do Destino à tarde entrará em vigor em até 5 dias úteis após a publicação do despacho, que ocorreu nesta terça-feira (9).



Com essa decisão do MJ a trama não poderá ser exibida antes das 20h. Entre os principais argumentos do Ministério está a exibição de cenas de assassinato, agressão física e verbal e linguagem de conteúdo sexual.


Em abril a emissora foi advertida por cenas da vilã Nazaré (Renata Sorrah/foto), da novela Senhora do Destino, consideradas violentas para o horário em que a trama vai ao ar. A Globo se comprometeu em ser mais severa nas mudanças e cortes para adequação da novela.
Procurada pela reportagem do NaTelinha, a Central Globo de Comunicação informou que a emissora irá recorrer da decisão.

AUDIÊNCIA
No mês de maio Senhora do Destino ficou em terceiro lugar no ranking dos programas mais vistos da televisão. Em primeiro aparece a trama Caminho das Índias, de Glória Perez, com 59,2%. Em segundo lugar aparece o Futebol dos domingos, com 56,2% e em terceiro Senhora do Destino com 52,8% dos televisores ligados no horário de exibição





Aventuras em Israel

Rodrigo Hilbert (à dir.) e Thiago Lacerda começam a gravar "Viver a Vida", de Manoel Carlos, nova novela das 21h da Globo

Próxima novela das oito da Globo, "Viver a Vida" terá metade de seu elenco composto por atores inéditos na TV, a maioria recrutada em teatros. A emissora quer mesclar novas caras com rostos já conhecidos. A Globo começou a gravar, na semana passada, em Israel, sua próxima novela das 20h, escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim. Uma equipe de 24 pessoas, entre direção, produção, caracterização, figurino e elenco, viajou para a cidade de Jerusalém, onde iniciaram as filmagens internacionais que devem durar mais de 40 dias.
Na cidade, os atores Thiago Lacerda e Rodrigo Hilbert começaram a dar vida a seus personagens, Bruno e Felipe, respectivamente. Aventureiros, os personagens viajam o mundo fazendo trabalhos temporários e praticando esportes radicais. As atrizes Thianna Bialli e Natasha Haydt também foram para Jerusalém para interpretar as acompanhantes dos aventureiros.
Entre as locações escolhidas por Monjardim e Manoel Carlos estão o Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações e o Monte das Oliveiras, além das ruas da cidade.
Um dos fios condutores da trama é o encontro de Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer) em Búzios, no Rio de Janeiro. Modelo de projeção internacional, Helena se apaixona pelo jeito atencioso do empresário sem saber que ele é pai de Luciana (Alinne Moraes), uma rival das passarelas. Durante uma viagem à Jordânia para um desfile internacional, Luciana sofre um grave acidente, provocando transformações na vida de vários personagens. A estreia da novela está prevista para setembro.

A novela vai contar histórias de superação pessoal com delicadeza e sensibilidade. “’Viver a Vida’ fala da superação. Do que somos capazes de superar, mesmo quando pensamos estar num beco sem saída, numa situação-limite”, conta Manoel Carlos.

Um dos fios condutores da trama é o encontro de Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer) em Búzios, no estado do Rio de Janeiro. Modelo de projeção internacional, Helena se apaixona pelo jeito atencioso do empresário sem saber que ele é pai de Luciana (Alinne Moraes), uma rival das passarelas. Durante uma viagem à Jordânia para um desfile internacional, Luciana sofre um grave acidente, provocando transformações na vida de vários personagens. “Todos os personagens de ‘Viver a Vida’, sem exceção, sofrem, choram, protestam, mas vivem na certeza de que a superação é possível, seja qual for a dor. Luciana, a jovem linda e rica, que tem um grande futuro pela frente, vê-se, de repente, sem horizonte, como se estivesse mergulhada num pesadelo do qual não consegue mais acordar. Ela será o exemplo máximo da superação. Depois de momentos de sofrimento, angústia e desesperança, recomeça a viver. A viver a vida”, conclui o autor.

Também fazem estão no elenco da novela Lilia Cabral, Giovanna Antonelli, Natália do Vale, Barbara Paz, Leticia Spiller, Christine Fernandes, Camila Morgado, Daniele Suzuki e Mateus Solano, entre outros.


Erasmo Carlos e Nana Caymmi cantam em ‘Caminho das Índias’


Embalados pela música “Não se esqueça de mim”, tema de Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia), o elenco da novela das 20h recebe Erasmo Carlos e Nana Caymmi durante as gravações para uma participação especial em ‘Caminho das Índias’. Bahuan convida os cantores para fazerem um show na festa da Cadore em sua casa, mas mantêm o clima de suspense até a chegada do casal, que surpreende a todos.



Pouco antes, o jovem pede para Maya o encontrar em um dos aposentos da casa e a indiana demonstra toda sua indignação em relação às atitudes do rapaz. “Quando eu te amei, você não estava lá! Quando precisei, você não estava lá! Chega! É o meu marido que eu amo! É ele que eu quero!”, desabafa Maya.

Sem acreditar nas palavras dela, Bahuan crê que a jovem só se casou por vingança e tenta beijá-la, mas Maya foge do intocável e segue à procura de Raj. Durante o show, Bahuan não tira os olhos dela.

A cena em que Erasmo Carlos e Nana Caymmi cantam foi gravada na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, e deve ser exibida a partir de terça-feira, dia 09. ‘Caminho das Índias’ vai ao ar logo após o 'Jornal Nacional'.




“Vende-se Um Véu de Noiva” traz nova estética visual e dramatúrgica às novelas do SBT

Novela de Iris Abravanel é gravada e exibida em Full HD


“Vende-se Um Véu de Noiva”, com adaptação de Iris Abravanel, baseada na obra homônima de Janete Clair, estreia no dia 16 de junho, às 22h. Com direção geral de Del Rangel, a trama, com 30 personagens fixos e previsão de 188 capítulos, traz uma nova estética visual à teledramaturgia do SBT.

“A novela está sendo muito bem trabalhada, com qualidade de cinema. Com esta nova fase teledramatúrgica do SBT o público terá grandes surpresas. A trama não é óbvia. Conduziremos a história de uma forma que o telespectador será surpreendido a cada momento pelo inesperado”, constata Iris Abravanel.

Escrita na década de 60, originalmente para a Rádio Nacional, Janete Clair teve a inspiração ao ler anúncio publicado em um jornal carioca: “Vende-se Um Véu de Noiva”. Uma das obras que consagrou a autora como uma das novelistas mais importantes do cenário brasileiro, a trama foi escrita a partir de uma curiosidade.

“Realizei uma pesquisa profunda sobre a vida de Janete Clair e vejo que estou com uma imensa responsabilidade em minhas mãos, pois ela é considerada a maior novelista do Brasil, chegando a conquistar 100% do Ibope. Foi a única autora que conseguiu este feito”, explica Iris Abravanel.


A emissora detém os direitos da obra radiofônica de Janete Clair (30 textos), “Vende-se Um Véu de Noiva” será o primeiro folhetim da autora apresentado pelo SBT. “Os textos dela (Janete Clair) são simplesmente fora de série. A minha identificação com “Vende-se Um Véu de Noiva” foi imediata. Ao ler, fiquei extremamente emocionada com a trama”, afirma Iris Abravanel.

Para a narrativa televisiva, a trama sofreu modificações. O original não dispõe de números de personagens necessários para a construção de uma teleficção; personagens novos e soluções dramatúrgicas mantiveram os grandes pilares da trama da autora.

“Adaptamos situações da época em que Janete (Clair) escreveu para a nossa atualidade. A novela está com uma linguagem contemporânea. Como a trama se passa no litoral paulista, precisamente no Guarujá, criamos alguns personagens, mas sempre obedecendo a linha criativa da autora”, conta Iris Abravanel.

Segundo Del Rangel , a trama trata o drama com novas saídas, sem maneirismo ou fórmulas prontas. “Sobretudo, Janete (Clair) escreve sobre a complexidade do homem, do conflito humano. A obra dela representa a vida! Iris (Abravanel) tem um trabalho árduo. Ela está praticamente reescrevendo o texto. É um projeto extremamente audacioso”.

As locações externas estabelecem uma forte relação com a cultura e universo dos pescadores. Com tom ecológico, a história aborda questões polêmicas e atuais, como a preservação da fauna marinha, biodiversidade e poluição das águas. As principais locações estão centradas na cidade do Guarujá, explorando praias e ilhas. A Ilha dos Arvoredos, frente à praia de Pernambuco, é um dos cenários. Uma charmosa casa de campo em Itatiba, interior de São Paulo, também é palco de um dos núcleos mais importantes do folhetim.

Com a quantidade de cenas gravadas em externas, a novela ganha peso real, fato que a torna ainda mais interessante, sobressaindo-se ao padrão das teleficções brasileiras, que são gravadas em estúdio. Paisagens bucólicas e lugares paradisíacos farão parte do enredo novelesco, compondo uma história de rara beleza.

“A novela será um filme de 188 capítulos, com 70 % das cenas gravadas em externas, e uso de técnicas cinematográficas. O telespectador vai sentir uma inovação. As imagens ficaram diferentes do habitual. As casas, os lagos, o mar e o sol são reais. A forma como a novela está sendo construída tem uma verossimilhança com a realidade, mais próxima à linguagem do cinema”, conta o diretor.

Como ponto de partida para o processo criativo, Del exibiu filmes para a equipe de teledramaturgia com conceitos estéticos de arte e luz. “As referências são necessárias para compreender o que devemos seguir e também o que devemos evitar. Observamos a luz, o figurino, a movimentação dos atores e a equipe me trouxe propostas”.


A trama de “Vende-se Um Véu de Noiva”


Vilões e mocinhos dão vida à história intrincada de drama, suspense, romance e humor. A vilania interpõe-se desde o primeiro capítulo. Empresários visionários, uma elite insensível, classes desfavorecidas, amizades por interesse e batalhas por amor são ingredientes de grande dramaticidade em “Vende-se Um Véu de Noiva”, tornando o enredo mais que envolvente.

A trama tem início com o romance de Rubens Baronese e Maria Célia, que está grávida. Às vésperas do nascimento do primeiro filho do casal, Eunice, prima de Maria Célia, entra inesperadamente na vida do jovem casal. Apesar da alegria de Maria Célia ao reencontrar sua prima, a presença de Eunice coloca em xeque a harmonia da família. A história de amor se confirma em um grande pesadelo. Após dar à luz, Maria Célia morre e o corpo do recém-nascido desaparece. Viúvo e desconsolado diante de tamanha tragédia, Rubens e Eunice se casam. Gustavo Baronese é fruto da união dos dois.

Passados 28 anos, um golpe do destino aproxima Gustavo Baronese e Eliana Vilela, filha do maior inimigo de Eunice. Apaixonado pela delicadeza e sensibilidade de Eliana, Gustavo não percebe que a moça é o grande amor de Daniel Vilela, filho de Maria Célia dado como morto, e irmão de Gustavo por parte de pai. Por conta do revés, uma batalha é travada entre os irmãos, que vão disputar o amor da mesma mulher e a posse da Ilha do Profeta.


Participações especiais

No decorrer da novela, o casting de apresentadores da emissora fará participações especiais, interpretando personagens que enriquecem a trama. Moacyr Franco é o primeiro artista a integrar o elenco. Nos primeiros capítulos, o ator e humorista viverá o ranzinza Walter, dono de um restaurante à beira mar. Com uma atuação marcante, o personagem de Moacyr expulsa a filha Irani de casa, ao saber que ela está grávida.

Daniela Franco, mulher do ator, faz sua estreia como atriz e interpreta Cida, secretária do Complexo Industrial de Pescados. Alexandre Bacci, ator e jornalista, também participará da trama. Com personagem fixo, Bacci vive Tobias, ambientalista que investiga um vazamento de óleo no mar.

Primeira novela captada e exibida em Full HD



A estrutura tecnológica do SBT é um ponto relevante, que otimiza o tempo para as gravações. A primeira telenovela a ser captada e exibida em Full HD. “A engenharia da emissora nos oferece uma tecnologia de ponta, em alta definição. E edição de som e mixagem em Pro Tools Dolby 5.1”, explica Del Rangel.

Ao filmar em locais inóspitos, como penhascos, ilhas, rochedos, a equipe dispõe de uma logística de produção, às vezes, desafiadora, pois os equipamentos são transportados de barcos e helicópteros.

“A emissora é aberta aos projetos inovadores. Foi e está sendo uma aventura! Até então, para se fazer uma novela, 70 % das gravações eram realizadas em estúdio e 30 % de externa. Estamos fazendo o oposto”, ressalta Del.


Fotografia em alta definição e iluminação de cinema

A fotografia com luz marcada, utilizada em “Vende-se Um Véu de Noiva”, exalta a beleza da cidade cenográfica, dos cenários e atores. Usada somente no cinema, a técnica envolve o telespectador com mais realismo e emoção.

“Estamos usando uma fotografia para alta definição, um conceito mundial para HD (High Difinition). A novela ganha uma textura de longa-metragem”, explica Elvio Guedes, diretor de fotografia.

Os primeiros seis capítulos da trama (primeira fase da novela), que se passam na década de 80, têm uma coloração diferente da segunda fase. A técnica, conhecida como colorimetria, ajuda o telespectador a distinguir as duas fases.

“Os telespectadores estão mais exigentes. Com essa nova técnica fotográfica, as imagens de céu, mar e montanhas ficam deslumbrantes. O trabalho final torna a imagem mais viva e real, além de uma sensação agradável aos telespectadores”, conclui Elvio Guedes.


Trilha Sonora com estilo diversificado

Sob a produção musical de Arnaldo Saccomani, “Vende-se Um Véu de Noiva” conta com uma trilha sonora eclética, passeando por vários gêneros, do rock ao pop, passando pela MPB e reggae, dada a diversidade dos personagens. “A trama é muito forte, permeada de personagens densos e descontraídos, isso nos ajudou a trabalhar com estilos diversificados”, conta Arnaldo Saccomani.

O tema de abertura da novela, cantada por Flávio Venturini, “Um Novo Amor”, é composição de Wander Peixoto, candidato que participou do Programa “Astros”. Vencedor da final de novembro (2008) do programa, o grupo Muamba Bitt também tem um de seus sucessos em “Vende-se Um Véu de Noiva”, a música “Na Rua do Sossego”.

Outras canções, que estabelecem uma relação com o que cada personagem representa, vão cair no gosto do público. “Retrato em Preto e Branco”, de Chico Buarque, “Morar Comigo”, do grupo Cidade Negra, “El Gran Desfile”, da banda argentina Los Pericos, “In Your Arms”, de Claudia Albuquerque, “A Felicidade Não Espera”, da dupla Ronny e Rangel, “Esperando Aviões”, de Vander Lee e “Noiei”, do grupo ID3 estão entre elas.


Os personagens

Cauã Jamba (Velson D’Souza) - Filho de Irani e irmão gêmeo de Yasmin. Bonito e ambicioso. Ele não tem profissão e não quer seguir a vida de pescador, como o pai. Não tem a pretensão de ser líder. Não sabe o que quer fazer da vida. Quer se dar bem.

Cida (Daniela Franco) - Secretária de Rubens Baronese no Complexo Industrial de Pescados (CIP).

Clóvis (1ª fase Gabriel Miziara e 2ª fase Ariel Moshe) - Clodoaldo é o nome verdadeiro dele. Mordomo de Eunice desde que ela se casou com Rubens. Conhece a patroa desde os tempos de solteira. Metódico e servil, Clóvis faz tudo o que Eunice manda. É um capacho dela.

Cora Baronese (Maria Estela) - Tia de Rubens Baronese. É dona de 51% do Complexo Industrial de Pesca (CIP). Fonte de toda a fortuna da família Baronese, culta, áspera e de bom coração. Suspeita que Eunice tenha algo a ver com a morte de Maria Célia.

Cris (Talita Castro) - Dona da Rock n’ Burguer. Já foi muito rica, mas a família perdeu tudo e Cris teve que colocar a mão na massa. É boa gente, trabalhadora, mas muito preocupada com a opinião alheia e com o status. Sonha em voltar a ser rica novamente.

Daniel Vilela (Jiddu Pinheiro) - Irmão de Eliana. Muito talentoso, um artista nato. Ansioso, direto, controlador e ciumento. Esconde dentro de si um amor impossível pela irmã, Eliana.

Eliana Vilela (Dayenne Mesquita) - Filha de Fabrício e Rita. É uma garota simples e trabalhadora. Linda, elegante, simples, amiga e educada. Noiva de Mário.

Eunice Baronese (1ª fase Samantha Dalsoglio e 2ª fase Elaine Cristina) - Prima de Maria Célia. Vaidosa, maquiavélica e astuta. Uma manipuladora de primeira categoria. Mãe de Gustavo Baronese, vai encontrar problemas sérios ao saber que o filho se apaixona pela filha de Fabrício Vilela.

Fabrício Vilela (1ª fase Elan Lima e 2ª fase Roberto Lopes) - Casado com Rita, é pai de Eliana. Adotou secretamente Daniel. Sempre criou Daniel como se fosse filho dele. Íntegro, corajoso e leal. Um pai dedicado.

Flávio Marques (Felipe Cardoso) - Pai jovem e atraente. Cuida sozinho da filha desde o dia em que sua esposa morreu por dificuldades no parto. Honesto, bonito, justo e companheiro. Sempre pensando no melhor para sua filha.

Gustavo Baronese (Daniel Alvim) - Filho único de Rubens e Eunice. Bonito, charmoso, sonhador, justiceiro e amoroso. Gustavo e Marize Franco namoram há anos e todos esperam o casamento dos dois.

Dr. Homero Reis (Marcos Winter) - Trabalhador e determinado. Começou sua carreira na CIP como office-boy e chegou ao cargo de advogado. Ganancioso, inescrupuloso. É capaz de burlar regras e pisar em quem precisar para alcançar seus objetivos.

Irani Jamba (1ª fase Cristina Rio Branco e 2ª fase Renata Zhaneta) - Caiçara de espírito livre. Desde mocinha, Irani não era de seguir convenções. Alegre, espevitada e autêntica. Apaixonou-se por Ulisses, com quem vive há mais de 25 anos. Mãe de Yasmin e Cauã.

Isabel (1ª fase Márcia de Oliveira e 2ª fase Anastácia Custódio) - Ex-empregada da casa dos Baronese. Muito simples e alegre. Casada com Josias, sonha em ter um filho, mas nunca conseguiu engravidar.

Jackie (Marcella Muniz) - Moça trabalhadora que passou por muitas dificuldades e teve que recomeçar a vida. Nesse recomeço, decidiu entrar para o mundo da mecânica coisa que sempre gostou. Autodidata e muito talentosa, se tornou uma excelente profissional. Durona por causa do trabalho, Jackie tem seu lado feminino que se mostra fora do expediente.

Josias (Ernando Tiago) - Barqueiro do CIP. Casado com Isabel. Trabalhador, correto e apaixonado por Isabel.

Klauss (Guilherme Lopes) - Alemão. Ex-namorado de Irani na juventude. Deixou a namorada e desapareceu. Logo depois, ela descobriu que estava grávida. Klauss nunca soube disso. Aventureiro e golpista.

Manuela Marques (Caroline Molinari) - Filha única de Flávio. Está no auge da adolescência. Cursa o primeiro ano do ensino médio e tem problemas com o pai por causa de sua atitude rebelde.


Maria Célia Baronese (Thaís Pacholek) – Primeira mulher de Rubens Baronese. É bonita, sensível, ingênua e crédula. Muito apaixonada por arte, é excelente pintora. Recebe, em sua casa, uma prima que passava por problemas pessoais, Eunice Baronese.

Maria das Graças (Nábia Vilela) - Empregada da família Baronese. Trabalha todos os dias com Clóvis. Torna-se companheira fiel de Cora. Romântica, sonhadora, graciosa, desajeitada e fofoqueira. Não concorda com as atrocidades que vê acontecendo na casa em que trabalha.

Mário (Fábio Villa Verde) - Mecânico grosseiro. É noivo de Eliana. Homem trabalhador e brincalhão. Tenta esconder a sua personalidade machista quando sua noiva está por perto. Controlador e ciumento. Morre em um acidente de carro envolvendo Eliana e Gustavo.

Marize Franco (Ana Carolina Godóy) - Filha de um importante e rico advogado da capital de São Paulo. Bonita, elegante, esnobe, controladora e dominadora. É protegida de Eunice Baronese. Segue quase que a risca todos os conselhos da mãe de Gustavo para tentar conquistá-lo.

Marujo ou Lúcio Aparecido Salvador (Douglas Aguillar) – Forte, Charmoso e Aventureiro. É membro da cooperativa de pescadores da vila. Revela pouco sobre si mesmo. Quando contrariado, sente-se ameaçado e reage de forma rude e agressiva. Guarda mágoa com facilidade. Rancoroso.


Montanha (Fábio Saltini) - Amigo de Mário. Trabalhava na oficina do amigo. Bronco, engraçado e leal. O pai era mecânico e ele adora carros e seu trabalho.

Ney (Maurício de Barros) - Trabalha na Rock n’ Burguer. É o chapeiro. Honesto, bem humorado e muito romântico. É um homem que ainda manda flores para as pretendentes.

Patrícia (Veridiana Toledo) - Garçonete. Descolada, alegre e engraçada. Patrícia é despojada, decidida e namoradeira. Adora falar de homens. Apesar de ser espirituosa, ela não desencalha. Trabalha na Rock n’ Burguer.

Priscila (Janaína Lince) - Garçonete. Trabalha na Rock n’ Burguer. É bonita, tímida e romântica. Sonhadora e uma amiga leal. Quando acha que deve lutar por algo vai em frente, mesmo que todos digam que ela está errada.

Rafael – (Daniel Morozetti) - Gerente da oficina de Téo. É o braço direito dele. Rapaz bonito e ambicioso. Gosta das coisas boas da vida. Tira muito sarro com as coisas de Téo. Usa os carros e a influência do amigo. Vaidoso, mas é amigo fiel de Téo.

Rita Vilela (1ª fase Wanessa Morgado e 2ª fase Tânia Bondezan) - Católica fervorosa, Rita é muito preocupada com a família. Adora a filha Eliana e sempre foi apaixonada por Fabrício. Gosta do filho adotivo, mas percebe nos sentimentos de Daniel, algo que a preocupa. Prática e direta.

Rubens Baronese (1ª fase Nando Rodrigues e 2ª fase Zécarlos Machado) - Rico, bonito, inteligente e culto. É dono de 49% do Complexo Industrial de Pesca (CIP). Pai de Gustavo Baronese e casado com Eunice Baronese. Sua ex-mulher, Maria Célia, teria morrido em um acidente.

Téo (Rafael Fernandes) - Rico de berço. Já viajou o mundo. Tem muitos negócios, não que precise trabalhar. Adora motos e esportes radicais. A oficina é um lazer para ele. Mesmo tendo muito dinheiro, Téo é simples e não gosta de contar vantagem.


Tobias (Alexandre Bacci) - Ambientalista. Investiga um vazamento de óleo no mar pela Fundação Verde da Alemanha. Ecologista, praticamente um “ecochato”. Culto, viajado, gosta de mulheres bonitas.

Ulisses Jamba (1ª fase Marcelo Batista e 2ª fase Bukassa Kabengele) - Filho de moçambiquenses, segue muitos costumes de Moçambique. Leal, íntegro, corajoso e nobre. Líder da cooperativa dos pescadores. Foi grande amigo de Rubens na juventude. Assumiu os filhos de Irani como se fossem dele.

Walter (Moacyr Franco) – Dono de um restaurante à beira mar. Pai de família ranzinza e autoritário. Ao descobrir que a filha está grávida a coloca para fora de casa.

Yasmin Jamba (Maristane Dresch) - Filha de Irani e irmã gêmea de Cauã. Bonita, independente e trabalhadora. Realizou seu sonho ao cursar veterinária em outra cidade. Voltou para casa cheia de planos. Quer vencer profissionalmente. Ao contrário do irmão, sabe o que quer e adora o pai adotivo.

Zé Moréia (1ª fase Ronaldo Oliva e 2ª fase Antônio Petrin) - Pescador antigo. Famoso pelo temperamento agressivo e arredio. Zé não tem amigos, família ou amantes conhecidas. É um homem amargurado que compete com Ulisses. Apaixonado por Irani, teve seu amor recusado por ela quando eram jovens e alimenta uma obsessão por com ela. Além de pescar, Zé faz pirataria. Ninguém imagina que o velho pescador tem dinheiro.

Nenhum comentário: