quarta-feira, 1 de outubro de 2008

NOVELAS



'A Favorita': Família de Dodi vem do Paraguai

Lúcio Mauro e Cláudia Missura entram na trama para fazer rir, como pai e irmã do vilão

Com a missão de divertir os telespectadores, Lúcio Mauro e Cláudia Missura aparecem, a partir do dia 10, em ‘A Favorita’. A dupla de trambiqueiros chega de ônibus do Paraguai. Os dois serão o pai, Sabiá, e a irmã, Fafá, de Dodi (Murilo Benício). “A idéia é fazer humor e brincadeiras para deixar a novela mais leve”, explica Cláudia.

Formada pela Escola de Arte Dramática da USP, a atriz ainda é pouco conhecida pelo grande público, mas traz em seu currículo a experiência de 16 anos de carreira profissional, basicamente no teatro, como o sucesso ‘Domésticas’.

A comédia virou filme em 2001 nas mãos de Fernando Meirelles e Cláudia, de 35 anos e nascida em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, entrou no longa como a empregada Raimunda.

Já na TV, Cláudia é novata. Geralmente atrelada ao humor, ela só fez pequenas participações em ‘A Diarista’, ‘Retrato Falado’ e ‘Casos e Acasos’. Novela foi apenas uma: “Fiz a ‘Idade da Loba’, da Band, em 1995, a convite do Jayme Monjardim (diretor).
Ele me ensinou muito. Naquela época, acho que não fui esperta, podia ter administrado melhor. Mas não me arrependo porque aprendi muito no teatro”, garante a atriz, que na trama usará um figurino extravagante.

“É muita oncinha e roupa colada. Ela e o pai são bem ‘Miami’, combinam com o Dodi”, diverte-se Cláudia. Longe das novelas desde ‘Pecado Capital’ (1998), Lúcio Mauro, aos 80 anos, conta que aceitou o papel com alegria. Mas, habituado a humorísticos como ‘Zorra Total’, confessa que novela não é o seu forte: “Nunca me interessei em fazer novelas. Isso é para quem está preparado para gravar todo dia”.

Mesmo ‘fora de forma’ para o ritmo pesado das gravações, Lúcio Mauro brinca quando é questionado sobre a dificuldade do trabalho. “Novela é fácil. Difícil é fazer humorístico. Fazer rir é a arte mais difícil de todas”, aposta o ator.



Saiba o que vai acontecer nos próximos capítulos de 'A Favorita'

Donatela e Halley vão ficar cara a cara. Já Zé Bob sentirá o perfume de Donatela

Os capítulos vão passando e o público continua incomodado com as vitórias de Flora em "A Favorita". A vilã da trama ainda vai rir por um tempo. A virada de Donatela terá início quando ela achar na casa de Dodi o DVD que mostra Flora matando Doutor Salvatore. O plano, no entanto, sofre um revés quando o vilão descobre e troca o CD.Qual é o momento certo para Donatela revelar que está viva? Quem deve saber primeiro: Zé Bob ou Lara?
Depois de tentar mostrar o DVD para os Fontini, Pedro perde a confiança de Lara, Irene e Gonçalo e acaba sendo internado novamente. Silveirinha então aproveita que Pedro está em uma clínica, se apodera do celular dele e o leva para Flora enquanto o aparelho está tocando.

Ao pegar o aparelho, a vilã não reconhece o número e atende sem dizer nada. Donatela, que está do outro lado da linha, também fica calada, até que Flora se entrega: "Alô? Quem tá falando? Alô?". Após reconhecer a voz de Flora, Donatela fica desesperada ao perceber que alguma coisa acontecera a ele. A cena deve ser exibida a partir do dia 10.

Irmã de Dodi é ex de Silveirinha
Cláudia Missura interpretará Fafá, irmã de Dodi. Ela e o pai Sabiá (Lúcio Mauro) entram em cena dia 11. Eles chegam à casa de Dodi e pedem abrigo por um tempo. O vilão não gosta, mas aceita. Fafá já teve caso com Silveirinha, no passado, e ele voltará a investir na relação.


Halley fica cara a cara com Donatela

Uma casualidade vai colocar Donatela e Halley, mãe e filho, frente a frente. Agora que trabalha na empresa de Gonçalo, o rapaz faz o possível para corresponder às expectativas do chefão. Em uma reunião, Halley toma conhecimento de que o avô de Lara já fez tudo para tentar convencer o ex-roqueiro a vender suas terras para a empresa. Osso duro de roer, ele não só nunca cede como sempre os recebe a bala!
Empenhado, Halley resolve tomar a frente do caso Augusto Cesar e pede que Gonçalo o deixe tentar convencer o durão. Permissão concedida, ele vai até lá e se depara com Donatela, que vem atendê-lo no portão. “É que eu sou o novo vizinho de vocês, tenho um sítio aqui do lado, eu vim só me apresentar...”, diz Halley tentando uma aproximação. Ele, simpático, se apresenta como Luis e, Donatela, como Diva.


Zé Bob pressiona Dodi

No capítulo de quinta-feira, Zé Bob pede que Didu, que trabalha no hotel, lhe avise se Dodi e Manu fecharem sua conta. Silveirinha se oferece para mudar a decoração da casa de Donatela para Flora, mas ela afirma que quer deixar a casa exatamente do jeito que está e lamenta que Donatela não esteja viva para vê-la tomando conta de tudo que era seu. Catarina concorda em voltar para casa por um dia. Catarina cuida de Leonardo e arruma a casa. No mesmo dia, Céu revela a Halley que está grávida dele e que Orlandinho vai assumir a paternidade. Halley fica perturbado com a notícia.
Didu então conta para Zé Bob, que vai para o restaurante do hotel. Dodi explica para Manu que a casa que ele lhe deu não pode ser vendida. Manu fica furiosa e os dois discutem. Dodi vai embora. Zé Bob espera Manu sair do restaurante e a segue. Céu, que está jantando no restaurante com Orlandinho, vê. Zé Bob invade a mansão e pergunta a Dodi como ele conseguiu dinheiro para comprá-la.


Zé sente perfume de Donatela
Já na sexta-feira, Dodi fica furioso e manda Zé Bob sair de sua casa. Gonçalo estranha que Flora se sinta à vontade na casa que pertenceu a Donatela. Irene e Lara sugerem que Flora mude a decoração da casa. Flora experimenta algumas roupas e jóias de Donatela. Zé Bob conta para Pedro que Dodi está morando numa mansão. Donatela escuta a conversa dos dois da cozinha do apartamento de Pedro. Zé Bob sente o perfume de Donatela e fica perturbado. Donatela precisa se controlar para não revelar a Zé Bob que está ali.
Leonardo cozinha para Catarina, tentando provar que mudou. Catarina concorda em voltar para Leonardo, contanto que possa trabalhar fora. Romildo faz todas as vontades dos manifestantes que estão morando em sua casa, afirmando que só quer agradá-los. Cida diz a Vanderlei que ele deveria tentar namorar Catarina. Stela ouve. Pedro conta para Gonçalo que Dodi comprou uma mansão.
Flora ouve e fica nervosa. Gonçalo explica para Norton e Halley que precisa comprar as terras de Augusto César se quiser ampliar os negócios de sua fábrica. Norton vai ao sítio e Donatela se esconde. Norton tenta negociar com Augusto César, mas ele avisa que não quer vender seu sítio de jeito nenhum. Cilene percebe que Halley ficou estranho depois da visita de Céu. Silveirinha sugere que Flora acabe com Dodi. Flora explica que não pode, por causa do DVD incriminador que Dodi tem. Pedro ouve. Gonçalo pergunta onde Dodi arrumou dinheiro para comprar aquela mansão.


Diva ameaça matar Flora

Diva (Giulia Gam à esq.) ameaçará Flora (Patrícia Pillar) em ‘A Favorita’, a partir do dia 13. Com arma apontada e depois de safanões e puxões de cabelo, Diva dirá à inimiga que se ela cruzar seu caminho ou a prejudicar de alguma maneira, irá atrás para acabar com sua vida.
Diva: E então, Flora? Estava com saudades minhas?
Flora (apavorada): O que é que você quer?
Diva: Nossa, tava imaginando que hoje ia ser a maior noitada, mas você ficou tão pouco na casa do Zé Bob. Que foi? Ele te dispensou? Não quis nada com você? Ai, Flora aposto como você só quer esse cara porque ele é ex da Donatela, não é isso? Que obsessão a sua! Que insistência em querer tudo o que era da outra! O homem, a filha, o dinheiro! Nem depois de morta você deixa ela descansar em paz!
Flora (reage): Como assim? Que história é essa? O que é que você sabe de mim, o que você sabe da minha vida?
Diva: Sei tudo sobre você, sobre sua vida. Posso atrapalhar bastante os seus planos.
Flora: Ah é?! Mas eu também conheço bem os seus podres.
Diva: É mesmo? E o que é que você sabe de mim?
Flora: Sei da tua ligação com aquele deputado, da tua história com aquele guerrilheiro pra quem você vendia arma e que está foragido! Como é mesmo o nome dele? Tito, não é isso?
Diva encosta o revólver apontado na cabeça de Flora.
Diva: Sabe qual é a minha vontade? É de te mandar pro inferno agora, aqui mesmo!
Flora: Então vai! Acaba comigo! Vai ser o meu fim e o seu também! Sou protegida da família Fontini, eles vão acionar os melhores investigadores e chegar rapidinho até você! E você vai ser presa denovo!
Diva (botando o terror): Pensa que tenho medo da família Fontini? Escuta bem, sua desgraçada, presta atenção que só vou dizer uma vez! Se souber que você cruzou o meu caminho, que abriu a boca pra falar o que não deve e que fez qualquer coisa pra me prejudicar... Vou atrás de você. Nem que seja no inferno. E acabo com a tua vida. (solta o cabelo dela) Era só isso. Tenha uma boa noite. Lembranças à família Fontini.
Flora, horrorizada, arranca com o carro e sai cantando pneu. E, quando souber que Zé Bob (Carmo Dalla Vechia) está investigando a história de Diva, pedirá para ele se afastar, já que está lidando com gente muito perigosa.



Amante de Diva quase mata Zé Bob

A partir do dia 14, o telespectador conhecerá o amante de Diva em ‘A Favorita’: Tito (Dionísio Neto na foto). O rapaz e seus capangas quase matam Zé Bob, depois de armar uma emboscada.
A sorte do jornalista é que Diva aparece na hora em que o amante está com a arma apontada para ele e abrindo o porta-malas do carro, mandando ele entrar. Um dos bandidos arranca o celular do bolso de Zé e o outro coloca um capuz na cabeça dele e o empurra.
Nisso, Diva chega de carro. Ela discute com Tito e depois dá uma coronhada na cabeça do jornalista encapuzado, e ordena que o deixem ali. Ela saca a arma e aponta para Tito, dizendo: “Amor, a última palavra nesse caso é minha”. Os dois ficam com as armas apontadas, com os capangas no meio, sem saber o que fazer.



Malhação: Bruno diz ‘não’ para Angelina no altar

Prestes a se casar, Bruno (Caio Castro) descobre que Angelina (Sophie Charlotte) guarda um grande segredo e desiste de assumir um compromisso com a mãe de seu filho. O jovem já sabia que Angelina não o amava por completo, pois nunca esquecera Gustavo (Rafael Almeida), mas não poderia imaginar que ela se casaria por causa de uma promessa. Ao ler o diário de Angelina, ele fica revoltado ao saber que este foi o motivo de tanta dedicação de Angelina ao relacionamento e resolve pôr um fim à situação.
Durante a cerimônia, Bruno se recusa a casar, causando espanto entre os convidados. Angelina custa a acreditar na atitude do rapaz e os dois discutem na frente de todos, provocando um grande constrangimento. As cenas foram gravadas na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e devem ser exibidas a partir de sexta-feira, dia 03 de outubro.





NEGÓCIO DA CHINA: tudo sobre a nova novela das seis da Globo
Uma antiga lenda conta que, no século XII, os chineses encontraram uma saída simples e genial para enfraquecer as tropas de um guerreiro chamado Khan, que dominava grande parte da China. Para reconquistar seu próprio território, os chineses desenvolveram uma estratégia de guerra, que precisava ser transmitida secretamente aos generais de inúmeros exércitos espalhados pelo país. A saída foi colocar as mensagens dentro de bolos, que tinham um formato meia-lua e eram detestados pelos homens de Khan. De acordo com a história, o feito deu certo e a China conseguiu sua autonomia. Para comemorar essa vitória, todos os anos os chineses trocam mensagens de felicitações dentro de bolos, que hoje se transformaram em biscoitos da sorte.
Assim como o biscoito chinês que traz uma mensagem de sorte no seu interior, 'Negócio da China' vai mexer com o destino de seus personagens, fazendo com que o telespectador assista a uma novela ágil, leve e colorida, com muito amor e muita aventura. As tramas, que falam, principalmente, dos relacionamentos pessoais entre homens e mulheres e pais e filhos, estão sendo trabalhadas com bastante humor e irreverência.
Aliás, esse universo cômico e transgressor é uma das características de Miguel Falabella, autor da novela que ocupará a faixa das 18h a partir de 06 de outubro, que, neste trabalho, conta com a colaboração de Flávio Marinho e Antonia Pellegrino. 'Negócio da China' tem direção de núcleo de Roberto Talma, direção geral de Mauro Mendonça Filho e direção de Flavia Lacerda e Tande Bressane.
A novela é contada nos dias de hoje e lança mão de romantismo e ação, com cenas de kung fu e uma grande corrida do ouro, que tem início a partir de um roubo bilionário. Em 'Negócio da China, o autor também trata das relações emocionais entre os personagens, relações que, em muitos casos envolve amor, mas um amor tortuoso e sofrido.
Outro tema importante da trama é a paternidade. "Acho que esta é uma novela em que várias pessoas estão em busca de seus verdadeiros pais. Por outro lado, vamos encontrar vários exemplos de mulheres fortes, que tiveram que tomar as rédeas da própria vida", explica Miguel Falabella.
AÇÃO
Um roubo do outro lado do mundo
Será mesmo que a oportunidade faz o ladrão? O chinês Liu (Jui Huang) não deixou escapar a oportunidade de roubar um bilhão de dólares de um cassino chinês. Para fugir com toda essa fortuna sem deixar rastros, Liu guardou as informações sobre todo o dinheiro num pen drive, pegando carona na modernidade que é capaz de transformar em virtual qualquer coisa que possa ser colocada em nossas mãos.
Mas engana-se quem pensa que pode desviar uma quantia tão grande de dinheiro sem ser descoberto. É exatamente o que acontece com Liu e esse "negócio da china". Na mira da máfia chinesa, o ladrão, que esconde vários segredos - como o fato de ser um exímio lutador de kung fu -, foge pelas ruas de Macau e Hong Kong para salvar a própria vida.
Liu vai parar em Lisboa. Ele carrega consigo o pen drive, que traz a imagem de um dragão chinês e se assemelha a um pingente qualquer. No aeroporto, sem saber exatamente para onde ir em segurança, conhece os portugueses D. Aurora (Maria Vieira) e João (Ricardo Pereira). Mãe e filho estão de malas prontas e passagem na mão para viajar para o Brasil.
O chinês troca algumas palavras com D. Aurora, tempo suficiente para que a generosa senhora portuguesa convide Liu para uma visita à casa de sua família no Rio de Janeiro, para onde está se mudando. Pouco antes do embarque de João e sua mãe, Liu decide, num ato desesperado, esconder o pen drive na bolsa de D. Aurora.
ROMANCE
E eles "não" foram felizes para sempre
Heitor (Fabio Assunção) e Lívia (Grazi Massafera) se amam verdadeiramente, mas esse sentimento não é suficiente para fazer com que eles consigam viver juntos. O casal enfrenta o dia-a-dia de uma relação conturbada, paradoxalmente baseada num forte amor.
Heitor é um homem apaixonado, que sabe o que quer. Ao mesmo tempo, é um menino que ainda não saiu da barra da saia da mãe protetora, a Luli Maria (Eliana Rocha). Já Lívia é uma jovem que consegue, ao mesmo tempo, manter o romantismo e ser batalhadora, forte e decidida. Lívia e Heitor se casaram muito jovens, graças a uma gravidez não planejada. O relacionamento se desfez ao longo do tempo, até Lívia decidir tentar recomeçar a vida longe de Heitor. Ela parte para Portugal, para aproveitar uma oferta de trabalho que, em princípio, era bastante atraente. Mas os planos não dão certo. Motivada ainda pela saudade do filho - que ficou no Brasil com sua mãe, Suzete (Yoná Magalhães) -, Lívia decide voltar para o Rio de Janeiro.
Ainda no aeroporto de Lisboa, Lívia conhece João (Ricardo Pereira). Na hora em que os olhares deles se cruzam, João se encanta. Assim como fez Lívia, João deixa seu país para tentar uma vida melhor, num lugar que ofereça boas oportunidades de trabalho. Esse lugar é o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro.
O destino dá uma ajuda a João. Além de embarcarem no mesmo vôo, o português vai para o mesmo destino que Lívia, o bairro do subúrbio Parque das Nações.
PORTUGAL
Parque das Nações
'Negócio da China' será quase que totalmente ambientada num bairro carioca tipicamente suburbano, o Parque das Nações. É lá que vive a família Moreira, dona da padaria Panificação Nossa Senhora Desatadora dos Nós. A academia de kung fu Terra do Meio, o armarinho A Rosa Graxa e o decadente restaurante mexicano El Chaparrito também estão localizados nesta região.
Ora, pois, pois!
Belarmino Moreira (Joaquim Monchique) e sua mulher, Carminda (Carla Andrino), moram no Brasil há anos. Os filhos, Celeste (Juliana Didone) e Tozé (Dudu Pelizzari), são brasileiros, mas convivem com o conservadorismo e as tradições de Lisboa. A família consegue, como resultado de muito trabalho, ter seu próprio negócio, a Panificadora Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
A padaria dos Moreira vive cheia e barulhenta. Belarmino acompanha de pertinho o trabalho de seus empregados. Pão duro e brigão, o português não gosta de piadas sobre sua sovinice. A chegada da irmã Aurora e do sobrinho João dá um novo rumo aos negócios. O jovem é um padeiro excepcional. Além disso, faz doces portugueses como ninguém e, por ser muito bonito, vai atrair a clientela feminina do bairro.
Mesmo vivendo com a mulher no sobrado em cima da padaria, Belarmino não consegue resistir aos encantos de Semíramis (Zezé Barbosa). Ela é uma das empregadas da padaria e morre de medo de ser descoberta por Carminda. Como sabe que seu patrão é louco por ela, sempre que pode Semíramis faz Belarmino de gato e sapato.
MÚSICA
Quem canta seus males espanta
O El Chaparrito, uma decadente casa mexicana de espetáculos, esconde sonhos e frustrações. Maralanis (Leona Cavalli), além de dona do bar, também é a estrela da casa. O único problema é que sua vaidade impede que ela perceba que não tem o menor talento para ser uma artista.
A cantora não consegue enxergar nada além do próprio umbigo e desperdiça os talentos que estão ao lado. Os cozinheiros e garçons do El Chaparrito são músicos maravilhosos, mas infelizmente não conseguem mostrar o que são capazes de fazer no palco. Tudo o que Zuleika (Izabella Bicalho), Zé Boneco (Frederico Reuter), Dalva (Cláudia Netto) e Odilon (Sandro Christopher) desejam é uma chance, para apresentar uma canção que seja. Mas Maralanis não deixa de fazer seus shows numa noite sequer e os sonhos de seus empregados ficam escondidos sob temperos, pratos e talheres.
Maralanis é mãe de Flor de Lys (Bruna Marquezine) e do bebê Edmarzinho. Ela herda o El Chaparrito do marido, Edmar (Ney Latorraca), após seu desaparecimento num acidente aéreo. Na verdade, Edmar passa três anos seqüestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele não é o pai de nenhum dos seus filhos. Quando conheceu Edmar, Maralanis já era mãe de Flor de Lys, mas a menina sempre foi tratada como se fosse realmente filha de seu marido.
Apesar das esperanças de Maralanis em ter o marido de volta, ela acaba se envolvendo com Alaor (Jandir Ferrari), um dos empregados do El Chaparrito. Deste relacionamento, que Maralanis pensa ser secreto, nasce Edmarzinho. Nem a chegada do bebê faz com que a cantora assuma seu relacionamento com Alaor, com quem mantém encontros escondidos no meio da noite, até receber a notícia de que Edmar está vivo e pretende voltar para casa.
Trilha sonora
Além da trilha sonora com os temas dos personagens, que conta com músicas de Jorge Vercillo, Seu Jorge, Gal Costa, Tim Maia, Sérgio Mendes e Gabriel O Pensador, a novela vai apresentar diversas canções ao longo da trama. A canção de Flor de Lyz (Bruna Marquezine) será chinesa, cantada pelo grupo The Flowers.
O El Chaparrito, que reúne atores que também têm carreiras como cantores, será um ambiente bastante sonoro. Apesar de mexicano, o bar será uma referência de MPB, com um repertório eclético e popular. A personagem de Leona Cavalli apresentará shows, principalmente de bolero. Maralanis, que não tem muito talento para ser uma estrela dos palcos, se esforçará para tentar cantar músicas de Chico Buarque e Gonzaguinha (Explode Coração), entre outras.
Os verdadeiros cantores da novela são os cozinheiros Dalva (Cláudia Netto) e Odilon (Sandro Christopher), os garçons Zé Boneco (Frederico Reuter) e Zuleika (Izabella Bicalho) e o jovem Heraldinho (Raoni Carneiro). O casal Dalva e Odilon apresentará trechos de hits conhecidos e um dos exemplos é “Como Vai Você”, de Roberto Carlos.
Já Zuleika interpretará canções como “Naquela Mesa”, conhecida na voz de Nelson Gonçalves. E Heraldinho, que além de cantar tocará violão em rodas de bar, seguirá a linha de “Nervos de Aço”, sucesso de Lupicínio Rodrigues gravado por cantores como Leonardo.
HUMOR
O subúrbio fashion
Lausane (Josie Antello), Aldira (Débora Olivieri) e Lucivone (Maria Gladys) são três amigas inseparáveis. Lausane é atendente da academia de kung fu Terra do Meio. Aldira e Lucivone trabalham juntas na loja A Rosa Graxa, cuja dona é Luli Maria (Eliana Rocha), mãe de Heitor (Fábio Assunção).
O trio está quase sempre vestido com as mesmas roupas e os mesmos acessórios, que têm como marcas registradas as cores fortes e misturas. Essas "meninas" são muito ligadas ao mundo fashion e têm um estilista favorito, o Toninho de Iguaçu. Mas a preocupação de Lausane, Aldira e Lucivone não é apenas com a moda. Elas também sonham em arrumar um bom partido e cada uma delas tem um príncipe encantado em seus sonhos.
Divertidas, alegres, espontâneas e coloridas, as amigas fazem parte do núcleo cômico da novela, que conta com o reforço de Isidoro (Nil Neves), funcionário da Panificadora Nossa Senhora Desatadora dos Nós e muitíssimo amigo de Aldira.
SEGREDO
O mundo de Diego
Jovem, feliz e muito amado pela família. Assim é Diego (Thiago Fragoso), filho de Júlia (Natália do Vale) e Ernesto (Antônio Fagundes), e neto de Augusta (Nathalia Timberg). Mas a vida deste jovem advogado passa por um verdadeiro turbilhão logo no começo da trama. Diego perde o pai e descobre que não era filho biológico de Ernesto.
Júlia e Ernesto, um casal de médicos, casaram-se apaixonados, mas logo descobriram que não podiam ter filhos, pois Ernesto era estéril. A saída foi recorrer a um banco de sêmen e fazer uma inseminação artificial, um procedimento bem-sucedido, mas que permaneceu em segredo até a morte de Ernesto.
Assustado com esse novo mundo que se abre diante de seus olhos, Diego decide ir em busca do pai. É claro que Júlia, inicialmente, não gosta da idéia, pois não quer que seu filho se machuque. Diego acaba convencendo a mãe de que precisa saber quem é seu pai para, então, se conhecer de verdade. Juntos, mãe e filho descobrem que as respostas que Diego procura podem estar na cidade de São Paulo. E é para a capital paulista que Diego decide ir.
Esta decisão recebe o apoio da tia, Denise (Luciana Braga). Ela e a irmã têm um relacionamento bastante conturbado, com muitos desentendimentos. Denise nunca conseguiu ter a vida de Júlia.
Amargurada com suas próprias escolhas, ela mantém um longo relacionamento com um homem casado, que não dá nenhum sinal de que um dia abrirá mão desta vida dupla. Esse homem é Mauro (Oscar Magrini), que vive em São Paulo com a família, a mulher Joelma (Vera Zimmermann) e a filha Antonella (Fernanda de Freitas).
Uma grande coincidência do destino aproximará Antonella e Diego, em São Paulo. A jovem, que também é advogada, trabalha com o pai no escritório Fontanera. Ela será uma grande companheira para Diego na busca por seu pai. No fundo, Antonella quer ser bem mais do que uma simples amiga. Ela só não sabe como conquistar seu coração, que já tem dona, a bela Celeste (Juliana Didone), filha dos portugueses Belarmino (Joaquim Monchique) e Carminha (Carla Andrino).
O mundo de Adriano
Em São Paulo, à frente do escritório de advocacia Fontanera, está Adriano (Herson Capri). Filho de Evandro (Francisco Cuoco) e irmão de Matilde (Bia Nunnes), o rico advogado não conseguiu dar ao pai o tão sonhado herdeiro da família. Adriano já foi casado com Abigail (Xuxa Lopes) e, apesar do relacionamento amoroso não ter dado certo, o casal ainda continua amigo.
Adriano precisa driblar, freqüentemente, as investidas de Abigail. Ela não aceita viver longe do ex-marido e pretende fazer de tudo para lhe dar um filho. Matilde, a pobre menina rica, também não é feliz no amor. Ela sequer se casou, embora ainda mantenha um forte sentimento, que nasceu na juventude, por Mauro (Oscar Magrini), grande amigo e sócio de Adriano.
Mauro e Adriano são amigos desde a infância. Há 18, anos eles participaram juntos de um trote na faculdade de Direito e fizeram uma doação de sêmen à clínica de inseminação artificial. A "brincadeira" nunca saiu da cabeça de Adriano, que sempre considerou a possibilidade de ter um filho “perdido” no mundo.
KUNG FU
O inimigo externo
Localizada no Parque das Nações, a academia Terra do Meio atrai os amantes de kung fu do subúrbio carioca. Flor de Lys (Bruna Marquezine) e Diego (Thiago Fragoso) são excelentes lutadores desta arte oriental e passam por treinamentos com a lutadora Suyan (Luciana Mizutani), professora e dona da academia. Tozé (Dudu Pelizzari), Heraldinho (Raoni Carneiro), Tamuz (Ernesto Xavier) e Jasão (Elder Gatelli) também se reúnem na academia para as aulas.
O grupo de amigos não imagina o que está por vir. Com a chegada dos chineses ao Brasil, seguindo o rastro do pen drive - que passa de mão em mão -, os lutadores precisam colocar em prática todo o aprendizado de lutas marciais.
Efeitos visuais e especiais
Os atores do núcleo kung fu estão praticando há quase três meses. Além das aulas básicas sobre esta modalidade de luta oriental, o coreógrafo Dani-Hu está ajudando a dar forma às lutas que acontecem ao longo da trama. Essa preparação é feita em parceria com a equipe de efeitos especiais e visuais, responsável por dar veracidade aos combates.
De acordo com Wilson Aquino, responsável pelo trabalho desta área, a personagem Flor de Lys, vivida por Bruna Marquezine, receberá um cuidado bastante especial. A menina, que tem forte ligação com a cultura oriental, se tornará uma excelente lutadora de kung fu e em seu dia-a-dia fará saltos, levitações e movimentos acrobáticos.
Nos objetos das cenas de ação, como vidros, mesas, copos, garrafas e espelhos, são utilizadas tecnologias desenvolvidas pela própria TV Globo. O resultado deste trabalho pode ser conferido principalmente nas passagens da academia Terra do Meio e no embate com os lutadores da máfia chinesa.
AVENTURA
Gravações em Portugal e na China
A equipe de 'Negócio da China' esteve em Portugal, na cidade de Lisboa, e na China, nas cidades de Macau e Hong Kong para gravar as primeiras cenas da novela. Foram feitas seqüências de ação e aventura, que mostram a fuga de Liu (Jui Huang) após o roubo em um cassino de Macau.
As cenas de luta, que contam com vários saltos, vôos e efeitos especiais, ganharam o reforço de atores e dublês chineses. Vários profissionais foram contratados na China para dar ainda mais realismo às situações de ação e combates coreografados, com a supervisão do coreógrafo Dani-Hu. Em uma das seqüências, Liu luta com mais de 30 chineses e seus movimentos lembram filmes chineses de lutas orientais tradicionais.
A criação do cassino de Macau - onde acontece o roubo de um bilhão de dólares e um show de Ney Matogrosso, que faz parte também da abertura da novela - recebeu tratamento especial. A construção do cenário foi feita por uma equipe, chefiada por Mauro Monteiro, diferente do time que trabalha em ‘Negócio da China’.





ENTREVISTA


Miguel Falabella, o Autor


Nascido e criado no subúrbio carioca, Miguel Falabella estreou na televisão como ator de novela em ‘Sol de Verão’, exibida na TV Globo em 1982. O primeiro trabalho como autor de novela foi em 1996, com a obra “Salsa e Merengue”, que escreveu com Maria Carmem Barbosa.
Sua relação com o teatro começou na adolescência, primeiro no colégio onde estudava e depois no Teatro Tablado, a escola para atores de Maria Clara Machado. Ao lado da atriz Maria Padilha, Miguel criou, em 1976, um grupo teatral do qual fizeram parte também Daniel Dantas, Zezé Polessa e Rosane Gofman, entre outros. Foi professor de teatro e entre seus alunos estiveram atores como Eduardo Galvão e Luciana Braga, que volta à TV agora em ‘Negócio da China’. A sólida formação teatral ajuda Falabella na hora de compor seus personagens - tanto os que interpreta, quanto os que cria.
Como autor de televisão, Falabella assinou trabalhos como ‘Salsa e Merengue’ (1996), ‘Sai de Baixo’ (1996), ‘A Lua Me Disse’ (2005) e ‘Toma Lá Dá Cá’ (2007). No teatro, fez, entre outras obras, ‘As Sereias da Zona Sul’ (1987), ‘5X Comédia’ (1987), ‘A Megera Domada’ (1990), ‘Querido Mundo’ (1193), ‘Louro Alto Solteiro Procura’ (1994), ‘O Submarino’ (1997), e ‘A Partilha’ (2001). Em 1987, dirigiu a novela ‘Sassaricando”. Em 1992, protagonizou ‘As Noivas de Copacabana’. Durante 15 anos, esteve à frente do ‘Video Show’. Em 2004, lançou o livro ‘Querido mundo e outras peças’, com trabalhos escritos por ele e Maria Carmem Barbosa. E este ano dirigiu no cinema ‘Polaróides Urbanas’. O humor e a irreverência são marcas das obras de Miguel. Brincar com o politicamente incorreto é outra de suas características.
Ator, escritor, diretor e dramaturgo, Miguel fala sobre ‘Negócio da China’, novela em que o vilão tradicional dos folhetins não é vivido por uma única pessoa. A corrida pelo ouro, ou melhor, pelo pen drive com todo o dinheiro roubado da máfia chinesa, faz com que os personagens assumam distintos papéis ao longo da trama.
O que o inspirou a escrever Negócio da China?
Miguel Falabella: Certa vez, estava em Lisboa e pude observar as comunidades lusófonas que estavam na cidade. Depois, assisti num programa de TV a uma discussão sobre garantir às crianças geradas por inseminação artificial o direito de saber quem são seus verdadeiros pais e esse assunto, com o qual concordo, ficou guardado na minha cabeça. Como sou muito preocupado com o intercâmbio cultural, por meio da língua, entre Brasil e Portugal, pensei em juntar esses dois universos numa única história. Além disso, eu também incluí a discussão sobre as relações emocionais entre as pessoas que, apesar de envolver amor, são tortuosas.

Por que decidiu trazer atores portugueses para a trama?
Miguel Falabella: Além de dar mais autenticidade à novela, penso que devemos ter um intercâmbio maior com Portugal. Precisamos trabalhar lá e cá, porque enriquecerá todo mundo. Eu adoro a nossa língua, que é bonita e forte.
Esta é a sua estréia no horário das seis. O que o público pode esperar?
Miguel Falabella: Estou escrevendo uma novela ágil, leve e colorida, com muita ação e romance. Não será tão irreverente quanto seria se fosse para a faixa das 19h. Estou mesclando aventura e amor. O público das seis é bastante variado e haverá tramas para o gosto de todo mundo. O importante é ter uma boa história.

Como será a trama que envolve o casal romântico Heitor (Fabio Assunção) e Lívia (Grazi Massafera)?
Miguel Falabella: ‘Negócio da China’ vai falar sobre relacionamentos complicados que, na maioria das vezes, envolvem muito amor. Há pessoas que seriam mais felizes se vivessem separadas, mas não conseguem. Heitor é um homem extremamente apaixonado e que sabe que quer viver ao lado de Lívia. Mas é um menino que ainda não se tornou homem por conta da relação com a mãe. A trajetória de Heitor se transforma a partir da presença de Lívia, que é uma mulher forte e batalhadora. É uma personagem muito positiva, disposta a retomar sua vida logo que chega de Portugal e que vai tentar viver novamente com o pai de seu filho.

E sobre a relação entre mocinhos e vilões, o que ela terá de especial?
Miguel Falabella: Todos serão vilões e todos serão heróis. Ninguém é apenas vilão ou apenas herói. É claro que, assim como nós, os personagens preferem ser bons. Mas, em algum momento da vida, todo mundo acaba sendo “mal” para alguém; e nas relações íntimas, as pessoas assumem esses papéis. Se pensarmos nas mães de Heitor e Lívia, Luli Maria (Eliana Rocha) e Suzete (Yoná Magalhães), respectivamente, percebemos que elas são vilãs para seus filhos. Ambas são contra este amor e infernizam a vida do casal. Paradoxalmente, os filhos também são vilões para essas duas mulheres, que se tornaram mães frustradas. Elas tiveram que aceitar uma gravidez não planejada e precisam aprender a engolir a escolha dos filhos. Há sempre os dois lados da moeda.

As equipes de produção contam que você orienta a composição dos personagens de forma certeira, o que ajuda muito no trabalho de criação, seja da cenografia, do figurino ou de caracterização. De onde vem esta característica?
Miguel Falabella: Isso vem de uma sólida formação teatral. O teatro certamente me ofereceu isso, pois exige que o ator tenha um universo pronto antes mesmo de entrar em cena. É preciso conceituar muito bem para que todos consigam falar a mesma língua. Eu tenho uma estética muito bem definida na cabeça e sei exatamente o que quero e para onde estou indo.



PERSONAGENS


Heitor, Lívia e suas famílias
Heitor (Fábio Assunção) - Ex-marido de Lívia (Grazi Massafera), ainda é apaixonado por ela e não consegue se imaginar sem seu grande amor. Filho de uma mãe super protetora, Luli Maria (Eliana Rocha), Heitor nunca conseguiu ser um homem independente, que tivesse as rédeas da própria vida. Apesar de saber que seu maior objetivo é voltar a viver com a ex-mulher e o filho Théo (Eike Duarte), sempre foi incapaz de enfrentar a mãe e a sogra, Suzete (Yoná Magalhães), que não aceitam seu relacionamento com Lívia. Heitor tem um irmão, Heraldinho (Raoni Carneiro), e os dois trabalham com a mãe, ajudando no negócio da família, o armarinho A Rosa Graxa. Heitor fica perdido quando Lívia parte para Portugal e passa os dias esperando pela volta da ex-mulher. Quando isso acontece, decide lutar com todas as suas forças por esse amor. Mas, além de ter que aprender a driblar sua mãe e o ciúme doentio dela, Heitor vai precisar afastar Lívia de João (Ricardo Pereira), um jovem português que se apaixona por ela na primeira vez que a vê.
Lívia (Grazi Massafera) - Batalhadora, forte e corajosa. Essas características ajudam a definir quem é Lívia, uma jovem mulher de 27 anos, mãe de Théo (Eike Duarte) e ex-mulher de Heitor (Fábio Assunção). A paixão adolescente por Heitor logo se tornou uma grande responsabilidade com a notícia de uma gravidez não planejada. Ficou casada 11 anos com seu grande amor, mas os planos de construir uma família feliz não deram certo. A sogra Luli Maria (Eliana Rocha) não passou um dia sequer sem tentar destruir o relacionamento dos dois e Lívia se separou de Heitor, apesar de ainda amá-lo e de ter esperanças de conseguir, um dia, voltar a viver ao lado do pai de seu filho. Em busca de uma vida melhor, decidiu ir para Portugal, deixando no Brasil o filho Théo (Eike Duarte). Os planos fora do país não deram certo e ela voltou para a casa da mãe, Suzete (Yoná Magalhães), disposta a passar sua vida a limpo. Lívia vai batalhar por um bom emprego, pretende voltar a estudar e, com o tempo, quer resolver de uma vez por todas como ficará seu relacionamento com Heitor. Além de enfrentar momentos difíceis ao descobrir a doença do filho, terá que aprender a lidar com João (Ricardo Pereira), um lindo jovem português que se apaixona por ela.
Suzete (Yoná Magalhães) - A mãe de Lívia (Grazi Massafera) é, acima de tudo, uma grande amiga da filha. É ela quem segura as pontas quando Lívia decide ir para Portugal. Ela cuida do neto, Théo (Eike Duarte), até a volta de Lívia, mas, apesar de saber do amor da filha por Heitor (Fábio Assunção), é contra o relacionamento. Suzete tem temperamento forte e explosivo, o que já rendeu sérias discussões com o ex-genro. Por outro lado, esta cinqüentona é muito engraçada e popular. É quase uma “faz-tudo” do bairro. Ela aprendeu desde cedo a levar a vida com trabalho, boa vontade e imaginação e fez disso o seu lema.
Théo (Eike Duarte) - Filho de Lívia (Grazi Massafera) e Heitor (Fábio Assunção), é um menino de 11 anos superinteligente, que adora tudo o que diz respeito à informática. Assim como a maioria dos garotos de sua idade, ele adora ficar horas em seu computador, sempre aprendendo coisas novas. Por isso, quando o pen drive com as informações sobre a fortuna roubada cair em suas mãos, ele descobrirá informações importantes sobre o paradeiro do dinheiro. Théo sonha em voltar a viver com seus pais, mas entende que Lívia e Heitor precisam acertar os ponteiros antes de tentar qualquer reconciliação. Ele tem uma grande amiga, Flor de Lys (Bruna Marquezine), por quem se diz apaixonado. Aliás, Théo sonha em se casar com a menina, seguindo os mesmo passos de seus pais, que se conheceram na infância. Théo enfrentará uma séria doença e isso fará com que fique ainda mais próximo de Flor de Lys.
Luli Maria (Eliana Rocha) - Mãe de Heitor (Fabio Assunção) e Heraldinho (Raoni Carneiro), Luli Maria é a dona do armarinho A Rosa Graxa e cuida sozinha de seus filhos. Ela trata Heitor como se ainda fosse uma criança e nunca conseguiu aceitar o romance do filho com Lívia (Grazi Massafera). Tendo infernizado a vida da ex-nora, pretende impedir de todas as maneiras que o filho volte a viver com Lívia. Luli é uma mulher dura na queda e tem um gosto por homens mais jovens. Ela tem uma paixão secreta por Zé Boné (Frederico Reuter), o garçom do El Chaparrito. Embora tente esconder o sentimento, acaba cometendo alguns deslizes quando está perto do rapaz.
Heraldinho (Raoni Carneiro) - O boa-praça do bairro, Heraldinho tem 25 anos e é o filho caçula de Luli Maria (Elian Rocha). É ele quem ajuda na relação da mãe com Heitor (Fábio Assunção), tentando acalmar os ânimos com comentários bem-humorados e às vezes irônicos. Tem uma relação especial com a ex-cunhada, Lívia (Grazi Massafera), oferecendo sua amizade e um grande apoio. Ele adora falar vários idiomas e não pode ver um gringo pela frente que logo quer se aproximar. Para desespero de Luli, Heraldinho vive convidando todo mundo para ficar em sua casa. Além de aluno aplicado de kung fu, ele é apaixonado por música e, sempre que pode, reúne os amigos numa roda de violão.
Família Dumas
Júlia (Natália do Vale) - A médica casou-se na juventude com Ernesto (Antônio Fagundes). Apaixonados, sonhavam com um filho e, depois que descobriram que Ernesto era estéril, decidiram fazer uma inseminação artificial. Com o nascimento de Diego (Thiago Fragoso), a esterilidade de Ernesto permaneceu em segredo até seus últimos minutos. Antes de morrer, contudo, Ernesto pede a Júlia que revele para Diego a sua verdadeira história. Júlia precisará contar para seu filho que seu pai é desconhecido, pois a inseminação foi realizada na cidade de São Paulo e a identidade do doador foi mantida em sigilo. Júlia sofrerá demais com a morte do marido e tentará refazer a sua vida com um novo amor. Amorosa e dedicada ao trabalho e à família, Júlia tem uma relação conflituosa com a irmã, Denise (Luciana Braga).
Diego (Thiago Fragoso) - O jovem advogado é filho único e muito amado pela família. Logo no começo da trama, passará por um grande drama familiar. Ao perder o pai, descobre que não era seu filho biológico. Não se revolta com a revelação, mas decide sair em busca de seu verdadeiro pai, a fim de “se conhecer melhor”. Diego namora Celeste (Juliana Didone), com quem mantém um relacionamento apaixonado e feliz. Eles estão pensando em casar no momento em que Diego decide largar tudo para ir a São Paulo em busca de seu pai biológico. É lá que ele conhecerá Antonella (Fernanda de Freitas), uma jovem rica e bem-sucedida advogada que se tornará uma grande amiga. Mas Antonella se apaixona por Diego e tentará conquistá-lo. No início, Diego não percebe o que está acontecendo e, quando se dá conta, está envolvido num triângulo amoroso.
Denise (Luciana Braga) - A irmã mais nova de Júlia (Natália do Vale) é uma mulher amargurada e que, por conta de um forte sentimento de inveja, não consegue ter um bom relacionamento em família. Denise mantém, há anos, um romance com Mauro (Oscar Magrini), que é casado. Ela se contenta com os poucos momentos que passa ao lado de Mauro, mas não está feliz com esta vida e desconta toda a sua frustração em Júlia (Natália do Vale). Ela dará todo o suporte para que Diego vá para São Paulo em busca de seu pai e essa decisão fará com que a relação com Júlia fique ainda mais complicada.
Augusta (Nathalia Timberg) - Augusta é a mãe de Júlia (Natália do Vale) e Denise (Luciana Braga). É ela quem tenta manter o equilíbrio em casa. Mãe e avó amorosa, Augusta sempre ofereceu às filhas uma educação exemplar, o que infelizmente não ajudou na relação entre elas. Ela passa a ser o grande suporte para Júlia quando o genro morre e ajudará a amenizar as situações de conflito que surgirão quando a verdade sobre a paternidade de Diego (Thiago Fragoso) vier à tona.
Família Moreira
Belarmino (Joaquim Monchique) - O imigrante português veio para o Brasil com a mulher, Carminda (Carla Andrino), para trabalhar e oferecer uma boa vida à família. Ele conseguiu construir uma padaria, a Panificação Nossa Senhora Desatadora dos Nós, e hoje em dia já não coloca mais a mão na massa, se dedicando apenas a gerenciar os negócios. É um patrão rígido e controlador, além de muito pão-duro. Em casa, o português mantém os filhos no cabresto. Vive às turras com a filha Celeste (Juliana Didone), pois, para ele, a jovem ainda é uma criança. Belarmino é temperamental, explosivo e, ao mesmo tempo, consegue surpreender ao realizar gestos nobres. O português receberá a irmã, Aurora (Maria Viera), e o sobrinho, João (Ricardo Pereira), que vieram de Portugal para morar no Rio de Janeiro. Apesar do casamento duradouro com Carminda, Belarmino vive um romance com Semíramis (Zezé Barbosa), a atendente da padaria.
João (Ricardo Pereira) - João decide vir para o Brasil com sua mãe, Aurora (Maria Vieira), em busca de boas oportunidades na vida. Ainda em Lisboa, conhece Lívia (Grazi Massafera), por quem se apaixona à primeira vista. Ele chega ao Rio de Janeiro determinado a conquistar Lívia e nem Heitor (Fabio Assunção) o distanciará deste objetivo. João tem o espírito livre, é trabalhador e esforçado e se tornará um grande amigo de vários moradores da Praça das Nações. Começará a trabalhar, e muito, na padaria do tio, que será um patrão dos mais exigentes. Logo se mostrará um padeiro excelente, com uma boa mão para doces portugueses. A presença do bonito português na padaria fará com que a clientela feminina passe a freqüentar ainda mais o comércio de Belarmino. João se tornará um grande amigo de Lívia. Eles têm objetivos semelhantes na vida e isso os aproximará bastante, fazendo com que o coração da jovem passe por momentos de muita confusão.
Carminda (Carla Andrino) - A portuguesa veio para o Brasil muito jovem, com seu marido Belarmino (Joaquim Monchique). Vive aos berros dentro de casa e, a exemplo do marido, controla os filhos com mãos de ferro. Carminda é uma dona de casa bastante nervosa e engraçada, uma boa mulher e uma mãe amorosa, pois seus filhos, Celeste (Juliana Didone) e Tozé (Dudu Pelizzari), são seus maiores tesouros. Dona de um gênio forte, nem desconfia da traição do marido
Celeste (Juliana Didone) - Filha de portugueses, Celeste sempre foi uma boa menina. Educada e obediente, ela cresceu sob rigorosa vigilância dos pais. Ela é apaixonada por Diego (Thiago Fragoso), seu primeiro e único namorado, e não vê a hora de conseguir sair de casa para não ter que conviver com o pai tão controlador. Quando Diego decide ir para São Paulo, o relacionamento começa a sofrer as primeiras turbulências. Apoiada pelo irmão, Tozé (Dudu Pelizzari), Celeste não deixará passar a oportunidade de se tornar modelo, pois acredita ser o passaporte para a saída da casa da família. Para o desespero dos pais, Belarmino (Joaquim Monchique) e Carminda (Carla Andrino), ela se tornará nacionalmente conhecida.
Tozé Moreira (Dudu Pelizzari) - Tozé tem 20 anos e é filho de Belarmino (Joaquim Monchique) e Carminda (Carla Andrino). Ele é pacato, centrado e estudioso. Dentre as suas paixões estão os computadores e a gastronomia. Tem uma ótima relação com as mulheres de sua família, mas, com o pai, apesar de grande admiração, mantém um relacionamento bastante conturbado. Belarmino é muito rigoroso e deseja que o rapaz herde sua padaria e a gerência do negócio. O problema é que Tozé busca outros horizontes e não pretende colocar os pés na panificadora. Tozé é um grande amigo da irmã, Celeste (Juliana Didone) e apoiará sua carreira de modelo.
Aurora (Maria Vieria) - A portuguesa virá para o Brasil para trazer o filho João (Ricardo Pereira). Ainda em Lisboa, conhece Liu (Jui Huang), o chinês responsável pelo roubo bilionário. Sem saber de nada, acaba trazendo em sua bagagem o pen drive com as informações sobre o dinheiro roubado da máfia chinesa. Aurora vai morar com os Moreira, o que tornará a casa portuguesa ainda mais barulhenta e agitada, já que esta senhora portuguesa não é de levar desaforo para casa.
Núcleo São Paulo
Adriano (Herson Capri) - Herdeiro de uma imensa fortuna, o advogado Adriano não é feliz. Separado da primeira mulher, Abigail (Xuxa Lopes), com quem não teve filhos, vive atualmente com o pai viúvo e a irmã na mansão da família, em São Paulo. Adriano vai precisar driblar as investidas de Abigail, que pretende voltar a viver com o ex-marido. Na juventude, agiu de forma impulsiva num trote da faculdade de Direito.
Evandro (Francisco Cuoco) - Foi o fundador do bem-sucedido escritório de advocacia Fontanera. Dono de uma enorme fortuna, Evandro lamenta por seus filhos não terem lhe dado novos herdeiros. Aliás, ele observa com tristeza o fato de não ter netos e imagina que sua família sumirá como fumaça, sem deixar legado para novas gerações. Decide entregar seus negócios para uma jovem advogada, Antonella (Fernanda de Freitas), uma competente profissional, filha de uma família amiga.
Matilde (Bia Nunnes) - A filha mais velha de Evandro (Francisco Cuoco) é o retrato fiel de uma pobre menina rica. Vive numa família tranqüila, onde as relações são respeitosas e agradáveis, mas não tem a vida que sonhou. Aos 46 anos, Matilde é solteirona. Não se casou, não teve filhos e, durante anos, vive uma discreta paixão por Mauro (Oscar Magrini). Ao conhecer Alaor (Jandir Ferrari), um cafajeste cheio de mistérios e armações, um furacão passará por sua vida.
Abigail (Xuxa Lopes) – Ex-mulher de Adriano (Herson Capri), Abigail ainda não se convenceu de que a separação é definitiva. Elegante e acostumada ao bom e ao melhor, ela tem crises de depressão pois nunca conseguiu engravidar e acha que essa foi a causa do final de seu casamento. Quando descobrir que Adriano está interessado por outra mulher, tentará de tudo para afastar o casal.
Olímpia (Thelma Reston) - A governanta dos Fontanera é quem manda na casa. Com personalidade forte e excelente bom-humor, ela é uma mulher experiente e dedicada. Olímpia faz de tudo para a felicidade da família para quem trabalha. Ela mantém uma relação maternal com Adriano (Herson Capri) e Matilde (Bia Nunnes) e eles sabem que podem contar com ela para o que der e vier.
Mauro (Oscar Magrini) - Amigo e sócio de Adriano (Herson Capri) no escritório de advocacia dos Fontanera, em São Paulo, é casado e tem uma filha, Antonella (Fernanda de Freitas), de quem muito se orgulha. Mauro é um homem bonito e muito seguro de si. Mesmo com a marcação cerrada da mulher, consegue dar umas escapadas e manter um relacionamento amoroso com a carioca Denise (Luciana Braga).
Joelma (Vera Zimmermann) - Joelma é uma perua que só pensa em aumentar sua riqueza e impedir que seu marido tenha olhos para outras mulheres. A ambição faz com que ela perca os limites na hora em que há dinheiro em jogo. Ao descobrir que Mauro tem saído com outra mulher, fará de tudo para salvar seu casamento.
Antonella (Fernanda de Freitas) - A advogada, formada recentemente, foi uma aluna brilhante e tem se mostrado muito dedicada à profissão. É filha de Mauro (Oscar Magrini) e Joelma (Vera Zimmermann) e nem sempre concorda com os métodos de sua mãe para manter a riqueza da família e o casamento com seu pai. Antonella é muito querida por Evandro (Francisco Cuoco), dono do escritório onde seu pai trabalha e, por isso, Evandro pensa na possibilidade de nomeá-la herdeira dos negócios. Antonella conhecerá Diego (Thiago Fragoso) e se encantará pelo rapaz, tornando-se sua grande parceira na busca pelo verdadeiro pai.
El Chaparrito
Maralanis (Leona Cavalli) – Maralanis tornou-se dona e vedete do El Chaparrito depois do desaparecimento de seu marido Edmar (Ney Latorraca). Quando o conheceu, Maralanis já era mãe de Flor de Lys (Bruna Marquezine), acolhida por Edmar como verdadeira filha. Extremamente vaidosa e louca para viver nos palcos como cantora, Maralanis não consegue enxergar que seus shows são ultrapassados e medíocres e que isso compromete o sucesso dos negócios. Ela sonha com o reaparecimento de Edmar, longe de casa há três anos, para voltar a protegê-la de tudo e de todos. Mas a cantora está em apuros porque não resistiu às investidas de Alaor (Jandir Ferrari), com quem teve um bebê.
Edmar (Ney Latorraca) - Um homem alegre e bem-humorado, Edmar apaixonou-se por Maralanis (Leona Cavalli) à primeira vista. Ele ama a menina Flor de Lys (Bruna Marquezine) como se fosse sua filha. Após sofrer um acidente aéreo, Edmar passa três anos seqüestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Libertado logo no começo da trama, volta para casa e para Maralanis, a quem ainda ama demais.
Flor de Lys (Bruna Marquezine) - A menina é apaixonada por kung fu e tudo mais que se relaciona à cultura oriental. Muito amiga de Théo (Eike Duarte), filho de Lívia (Grazi Massafera) e Heitor (Fabio Assunção), terá um importante papel na corrida em busca do dinheiro roubado na China. Flor de Lys é uma boa filha e acaba se tornando uma confidente para a mãe.
Alaor (Jandir Ferrari) – Malandro e de caráter duvidoso, o gerente do El Chaparrito guarda vários segredos e vive metido em confusões. Mantém um romance secreto com a patroa, com quem tem um filho. Passará por muitos apertos quando Edmar (Ney Latorraca) voltar para casa. Alaor se envolverá também com Matilde (Bia Nunnes) e esse relacionamento fará com que a rica solteirona transforme completamente sua vida.
Zé Boneco (Frederico Reuter) - Ele saiu de Minas Gerais para tentar realizar no Rio de Janeiro o sonho de se tornar cantor. Tímido e introvertido, Zé Boneco trabalha no El Chaparrito e, além de ser garçom, ajuda a dona do estabelecimento, Maralanis (Leona Cavalli), com pequenos serviços do dia-a-dia. Zé Boneco é, de fato, um músico talentoso, mas nunca teve chance de soltar a voz no bar onde trabalha. A paixão de Luli Maria (Eliana Rocha) por ele tumultuará sua vida.
Odilon (Sandro Christopher) - Odilon e sua mulher, Dalva (Claudia Netto), são cozinheiros do El Chaparrito. Ele já foi rico e influente, mas acabou sendo acusado injustamente por corrupção. Eles perderam tudo, com exceção do talento musical. No restaurante, defende sua comida com muita paixão. Fiel a Maralanis e Edmar, considera as pessoas que trabalham no restaurante parte de sua família.
Dalva (Claudia Netto) - Casada com Odilon (Sandro Christopher), Dalva é a “mãezona” do El Chaparrito. Suporta com bravura os infortúnios que a vida lhe oferece, sem nunca perder o humor e a doçura. Também perdeu todo o dinheiro que teve, sem que lhe sobrassem vestidos ou jóias. É conselheira de Maralanis e, apesar de não ser a gerente do restaurante, age como o braço-de-ferro do local. Gosta de cantar e sempre que pode anima os funcionários da cozinha com uma bela canção.
Zuleika (Izabela Bicalho) - A garçonete do El Chaparrito sonha em ser cantora. Chegou a se dedicar à música, fazendo alguns cursos e aulas de canto, mas a grana e a oportunidade ainda não apareceram e sua carreira nunca aconteceu. Zuleilka não é uma mulher má, mas se aproveitará da fragilidade de Maralanis (Leona Cavalli) para tentar mostrar seu talento no El Chaparrito. Ela guardará um importante segredo sobre o filho de Maralanis.
Amigos suburbanos
Aldira (Débora Olivieri) - Funcionária da loja A Rosa Graxa, Aldira tem um humor cortante e um espírito sonhador. Com uma sofisticação simples, suas prioridades são o mundo fashion e os homens. Nesse último quesito, ela segue uma teoria: quanto mais, melhor. Tem um relacionamento especial com Isidoro (Nil Neves), mas gosta de receber as cantadas de Nereu (Bruce Gomlevsky). Aldira fala o que pensa e isso faz com que passe por situações embaraçosas com Luli Maria (Eliana Rocha), a dona da Rosa Graxa. Para estar sempre vistosa e colorida, é freqüentadora assídua dos camelôs da cidade.
Isidoro (Nil Neves) - Meio excêntrico, Isidoro é um bom homem. Ele trabalha como confeiteiro na padaria de Belarmino (Joaquim Monchique) e lá faz um grande amigo, João (Ricardo Pereira). As duas paixões da sua vida são Aldira (Débora Olivieri) e bananas. Ele não come nada sem ter a fruta como acompanhamento. O pior é que carrega uma penca de bananas aonde quer que vá, para garantir que estará sempre alimentado.
Lucivone (Maria Gladys) - Lucivone é funcionária de Luli Maria (Eliana Rocha) na loja Rosa Graxa. Mais centrada do que a amiga Aldira (Débora Olivieri), não deixa de ser animada com a vida. Sonha com um príncipe encantado, rico, bonito e másculo.
Lausanne (Josie Antello) - Lausanne é atendente da academia de kung fu Terra do Meio. Ela pensa que entende tudo de moda e vive copiando as maquiagens que vê em revistas e na TV. Ela e suas amigas Lucivone (Maria Gladys) e Aldira (Débora Olivieri) andam sempre com as mesmas roupas.
Semíramis (Zezé Barbosa) – É funcionária da padaria de Belarmino (Joaquim Monchique) e conseguiu seduzir o patrão. O trabalho no balcão da padaria poderia ser mais duro, mas, como caiu nas graças do português, ela usa e abusa na hora de fazer corpo mole, pois gosta de levar a vida na flauta. Semíramis é mãe solteira de Tamuz (Ernesto Xavier) e esconde de todos quem é o verdadeiro pai do rapaz. Morre de medo que seu romance com Belarmino seja descoberto por Carminda (Carla Andrino), a mulher do português.
Nereu (Bruce Gomlevsky) - O jornaleiro da Praça das Nações é uma figura divertida. Embora seu coração bata forte por Aldira, não perde a oportunidade de convidar Lausanne (Josie Antello), Lucivone (Maria Gladys) e Aldira (Débora Olivieri) para sair.
Academia Terra do Meio
Suyan (Luciana Mizutani): Suyan vem de uma família que treina artes marciais e herdou a academia de kung fu. Lutadora exímia de artes marciais, Suyan é a referência das tradições orientais na novela. A moça tem duas paixões na vida: Jasão (Elder Gatelli), seu marido, e o kung fu.
Jasão (Elder Gatelli) - Jasão é sócio da academia Terra do Meio. Ele e sua esposa, Suyan (Luciana Mizutani), tocam o negócio juntos. Jasão é um homem disciplinado, tendo sua base moral nos ensinamentos do kung fu. Dá aula de tai chi chuan para crianças e quer muito ter um filho, mas Suyan quer adiar a maternidade porque tem medo que uma criança interfira em seu trabalho.
Tamuz (Ernesto Xavier) - Tamuz é a cara do Brasil dentro do universo chinês. Melhor aluno da academia, é apaixonado por kung fu e segue os princípios da luta em sua vida. Possui um amor muito grande pela mãe, Semíramis, mas nunca soube quem é seu pai.
Outros personagens
Ernesto Dumas (Antônio Fagundes) – Muito doente, o médico decide revelar ao filho Diego (Thiago Fragoso) que ele e a mulher Júlia (Natália do Vale) recorreram a um banco de sêmen e à inseminação artificial para sua concepção. A morte de Ernesto deixa Júlia arrasada e dá início à trama.
Liu (Jui Huang) - O jovem chinês, que mora em Macau, faz um grande roubo num cassino chinês e consegue desviar um bilhão de dólares para uma conta bancária particular. Guarda as informações num pen drive e o objeto sai da China, passa por Lisboa e vai parar no Rio de Janeiro. Liu não perde o dinheiro de vista e irá para o Parque das Nações para recuperar sua fortuna.
Dra. Myrna (Renata Vilela) - A médica é uma das melhores amigas de Júlia (Natália do Vale). Vive uma paixão secreta por Ramiro (Rodrigo Mendonça), de quem sente muito ciúme.
Tia Saudade (Duse Naccarati) - Tia Saudade é um mistério no Parque das Nações. Moradora de rua, passa seus dias em uma kombi abandonada. Amiga de todos, ela vaga pelas ruas com palavras profundas e, muitas vezes, surpreendentes.
Dr. Ramiro (Rodrigo Mendonça) - Colega de Júlia no hospital, Ramiro acalenta o desejo secreto de poder um dia tê-la em seus braços. O fracasso de suas investidas vai afetar seu desempenho profissional.
Zedong Yao (Chao Chen) - O chinês chega ao Parque das Nações porque veio para o Rio para conhecer a cidade maravilhosa. Pelo menos, é isso o que ele diz. Zedong se tornará amigo de Heraldinho (Raoni Carneiro).
Fotos no site de imprensa www.redeglobo.com.br/imprensa






‘Negócio da China’ é apresentada à imprensa

Miguel Falabella, autor de “Negócio da China’, e o diretor geral da novela, Mauro Mendonça Filho, reuniram hoje, dia 25 de setembro, toda equipe e elenco para uma apresentar à imprensa a nova trama das seis. Falabella contou que a história nasceu a partir do amor que sente por Portugal e que o núcleo da família portuguesa, os Moreira, foi o ponto de partida para escrever sua obra. “A novela surgiu do núcleo português, mas também irei falar do amor Heitor (Fábio Assunção) e Lívia (Grazi Massafera), que é como uma tesoura que não corta, uma tesoura que mastiga, mas nem por isso deixa de ser amor”, explica Miguel.

O autor revelou ainda que decidiu fazer uma novela que falasse de relações familiares e que se passasse no Rio de Janeiro e em São Paulo ao mesmo tempo.O kung fu, que rouba a cena em ‘Negócio da China’, é uma inspiração do próprio autor. “Eu sou fã de filmes de lutas marciais, com muita ação e muito movimento”, contou Miguel. E destacou ainda outros núcleos, como a turma do El Chaparrito que, segundo ele, vai dar o que falar. El Chaparrito é um bar que reúne personagens com grande talento para a música. A dona do lugar, Maralanis (Leona Cavalli), é também a grande vedete dos shows, mas não tem dom algum para ser cantora. Graças a uma enorme coincidência, ela reúne funcionários que, além de saber cantar muito bem, sonham com uma carreira nos palcos.

‘Negócio da China’ é uma história de amor e aventura, contada de forma bem-humorada e com muita leveza. O romantismo está presente no relacionamento entre Heitor (Fábio Assunção) e Lívia (Grazi Massafera), que são apaixonados, mas não conseguem ser felizes juntos. Heitor é um homem comum, que sabe o que quer, mas nunca fez muito esforço para sair da barra da saia da mãe, Luli Maria (Eliana Rocha). Lívia é o oposto de seu ex-marido. Ela não desanima com os obstáculos e está sempre em busca da realização de seus sonhos. A novela também traz a história de Diego (Thiago Fragoso), que vê sua vida virar de ponta-cabeça quando descobre não ser filho biológico de seu pai. A partir da revelação, feita por sua mãe, Júlia (Natália do Vale), Diego decide ir em busca de sua verdadeira origem. Ele deixa para trás sua casa no Rio de Janeiro, seu trabalho como advogado e sua namorada, Celete (Juliana Didone).

Logo no começo da novela, o chinês Liu (Jui Huang) realiza um grande roubo em um cassino do outro lado do mundo, na China. Esse dinheiro cruza o destino de vários personagens, como o de Aurora (Maria Vieira) e João (Ricardo Pereira), que deixam Portugal para trabalhar no Brasil. Outros moradores do Parque das Nações, bairro carioca fictício onde se passa a história, também cobiçam a fortuna, que representa a chance de uma grande mudança na vida de cada um deles.

‘Negócio da China’ estréia dia 06 de outubro, após Malhação.




Festa de lançamento de Negócio da China

O clima oriental invade a festa de lançamento da próxima novela das seis, 'Negócio da China', escrita por Miguel Falabella, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho. "É uma alegria apresentar esse trabalho, que traz essa mistura de história em quadrinhos, com muita emoção e humor", diz Falabella.

A cultura oriental está entre os convidados nas apresentações de kung fu, tradição milenar chinesa, realizada sob o comando do Mestre Gabriel Amorim, do Templo Shaolin de Kung Fu. Em três palcos, acontecem movimentos clássicos da arte marcial como estilo louva-a-deus, serpente e tigre, além de simulação de lutas com três armas diferentes: espada, leque e pudao.
O DJ Tim Adams comanda a pista de dança mesclando música oriental com jazz. As comidas e bebidas também remetem ao universo oriental. “Com um toque tropical e asiático elaboramos um cardápio com a referência da matriz do Buddha Bar, em Paris”, afirma a chef Bel Coelho, que assina o menu. Os convidados podem saborear delícias como barquetes de endivia com salada thai de frango, origami de ricota com castanha de caju e passas, din sun de lombo e rolinho primavera de legumes. Entre os drinques estão receitas especiais como El Chaparrito, em homenagem ao restaurante mexicano da personagem Maralanis (Leona Cavalli), uma mistura precisa da tangerina, pimenta rosa, anis e vodka ciroc. Outras bebidas têm nomes relacionados à trama de Miguel Falabella, como o Guadalajara, composto por gengibre, curry, suco de abacaxi, citrus, vodka ciroc e limão.

“Para a decoração utilizamos elementos que retratam uma China moderna, com muito humor”, diz Roberta Vieira, diretora de criação da Chris Ayrosa. Na entrada estão cerca de 400 lanternas e mais de 60 adereços de origem chinesa. A recepção dos convidados está a cargo de quatro guerreiros de terracota de Xian. Em todo o ambiente, 150 metros de veludo vermelho e dourado contribuem para criar o clima dessa China atual.
Na saída, um brinde especial espera pelos convidados: um saquinho vermelho com um amuleto da sorte, hashi, vela com logo da novela, adesivo, bonequinhos e biscoito da sorte.

'Negócio da China' tem texto de Miguel Falabella, direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho. A estréia será no dia 6 de outubro, após a exibição de 'Malhação'. A trama traz uma história de amor e aventura, contada com humor e leveza. O romantismo está presente na história de Heitor (Fábio Assunção) e Lívia (Grazi Massafera), dois apaixonados que não conseguem ser felizes juntos. Heitor é um homem comum, que sabe o que quer, mas nunca fez muito esforço para sair da barra da saia da mãe, Luli Maria (Eliana Rocha). Lívia é o oposto de seu ex-marido. Ela não desanima com os obstáculos e está sempre em busca da realização de seus sonhos. A produção também destaca a trajetória de Diego (Thiago Fragoso), que vê sua vida mudar quando descobre não ser filho biológico de seu pai. A partir da revelação, feita por sua mãe, Júlia (Natália do Vale), ele decide buscar sua verdadeira origem e deixa para trás sua casa no Rio de Janeiro, seu trabalho como advogado e sua namorada, Celeste (Juliana Didone).

Nenhum comentário: