quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CINEMA CEARÁ

Filme sobre Bezerra de Menezes supera 280 mil espectadores em um mês de exibição

O filme “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito”, produção cearense dirigida por Glauber Filho e Joe Pimentel, completou um mês de exibição em cinemas do País e os produtores festejam o êxito de público. De acordo com a distribuidora Fox Filmes, desde a estréia, em 29 de agosto, até 29 de setembro, o acumulado foi de 288.378 espectadores, mantendo a liderança em comparação às produções que estrearam na mesma semana (O Reino Proibido, O Nevoeiro e Os Desafinados). Para suprir a crescente procura pela produção cearense, desde a estréia a distribuidora vem ampliando o número de salas de exibição, que atualmente somam 64 em todo o Brasil.

O longa-metragem mostra a história do médico e humanista cearense Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, considerado o “Médico dos Pobres”. Ele nasceu em 1831, na localidade de Riacho do Sangue, hoje, município de Jaguaretama, no interior do Ceará, e faleceu em abril de 1900, no Rio de Janeiro. O longa é uma realização da ONG Estação da Luz e tem na produção a Trio Filmes. Com um orçamento em torno de R$ 2,7 milhões. O elenco tem Carlos Vereza, no papel de Bezerra, e outros de renome nacional, como Lúcio Mauro, Caio Blat e Ana Rosa, além de atores cearenses, como Magno Oliveira, Lucas Ribeiro e B. de Paiva, entre outros. O filme teve locações em cidades como Fortaleza, Guaramiranga e Maranguape, no Ceará, além de cenas gravadas em Recife (PE) e no Rio de Janeiro (RJ).

"Bezerra de Menezes..." já é um marco do chamado cinema transcendental, que começa a crescer no Brasil. Na última revista Época, que dedicou seis páginas ao longa-metragem, o antropólogo Roberto da Matta apresenta dois motivos para o sucesso da produção. Uma é a necessidade de o brasileiro “ver histórias positivas, de glorificação” e a outra é a dimensão espírita presente nas famílias brasileiras. “A sociedade brasileira é espírita a partir do momento em que espera uma existência além da morte”, analisa.

No Ceará, o crítico de cinema Pedro Martins Freire, diz que a temática espírita e a figura do médico Bezerra de Menezes são apelos fortes. “Têm atraído pessoas que há muito tempo não iam ao cinema”, diz. O boca-a-boca tem ajudado, mesmo com as críticas à produção fora dos padrões hollywodianos. Entre os problemas, ele aponta a narrativa – “não é muito clara” -, a direção - “poderia ser mais criativa”, - e aspectos técnicos - “há oscilações de cor e som. Contudo, diz que o filme funciona e tem muitas qualidades. Os cenários, o contexto da época, a fotografia e a atuação de Carlos Vereza como Bezerra são pontos positivos, segundo Pedro.

A Profª Kelma Matos, da linha de pesquisa Juventude, Educação, Arte e Espiritualidade, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, diz que por ter lido muitos livros sobre a vida de Bezerra, esperava mais. Entretanto, entende que, dentro da limitação de tempo de um filme, foi possível sintetizar marcos importantes da vida do médico. “Ele é mostrado como exemplo de um político que não foi corrupto e uma pessoa que exerceu a medicina da melhor forma possível”, diz. Numa época em que há tantos fatos negativos na sociedade, ela comenta que o filme tem conquistado o público porque “as pessoas não estão felizes e estão buscando mais as questões relativas à espiritualidade”.

A médica e coordenadora da disciplina Medicina e Espiritualidade da Faculdade de Medicina da UFC, Eliane Oliveira, concorda: “o filme é um bálsamo num mundo onde há descrença, corrupção e violência e é preciso até fazer campanha para se resgatar o humanismo. A mensagem do filme é de esperança e mostra que há pessoas boas no mundo. Bezerra foi uma pessoa evangelizada, amorosa, preocupada com o social. E o filme mostra a vivência dele também como pai de família. É uma história de honradez”.

A diretora geral da Fox Filmes do Brasil, Patrícia Kamitsuji, destaca: “Bezerra de Menezes tem sido um fenômeno nas bilheterias e movimentado o serviço de atendimento ao cliente dos exibidores como nunca. Projetamos vida longa ao filme, ao contrário de outros filmes nacionais ou estrangeiros”.

Sobre os Diretores
Glauber Filho realizou vários curtas-metragens, entre eles "A Doença do Poço", "Borracha para Panela de Pressão" e "San Pedro, um Navio a Deriva". Produziu e dirigiu o longa "Oropa, França, Bahia", premiado pela Fundação Vitae e MacArtur. Recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema, como o Festival Internacional de Figueira da Foz (Portugal), Festival de Cinema de Tondela (Portugal) e Videofest (Berlim- Alemanha). Como diretor publicitário, atuou em grandes produções cearenses, e também presidiu a TV Ceará entre 2003 a 2006.

Joe Pimentel é fotografo e diretor. Já atuou como Diretor de Fotografia e Assistente de Direção de diversas produções, como "Sertão das Memórias", "Um Cotidiano Perdido no Tempo", "Villa Lobos - Uma Vida de Paixão", "Milagre em Juazeiro" e "O Noviço Rebelde". Como diretor, realizou vários curtas, entre eles "Retrato Pintado", filme que lhe rendeu as maiores premiações do cinema nacional como melhor filme e direção nos festivais de Brasília, Recife, Curitiba e Ceará. Atualmente, ele finaliza o curta "Câmara Viajante", e dirige a Trio Filmes.
Sobre a Estação da Luz

A Associação Estação da Luz é uma entidade, sem fins lucrativos, que atua no município do Eusébio, Ceará. Ela desenvolve e realiza diversos projetos sociais nas áreas de educação, cultura, inclusão social, esporte e lazer. Suas ações visam divulgar uma cultura de paz e solidariedade. Informações pelo telefone (85) 3260.5140 ou através do endereço eletrônico http://www.estacaoluz.org.br/

Serviço:
Em, Fortaleza, “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” está em cartaz nos cinemas North Shopping 6 e no UCI Iguatemi 1.




PONTOS DE CORTE

Os grupos de exibidores formados pelo projeto Pontos de Corte, da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, levam filmes para vários cantos da cidade. No próximo dia 10 (sexta-feira), o Cine Brincadeiras apresenta filmes infantis a partir das 17h, na Associação dos Moradores na Praça Matriz da Av. Osório de Paiva.

Já no dia 11 (sábado), o Cine Ribeirinho, realizado pelo grupo Subvercine, faz uma programação voltada para a temática ambiental com crianças e adolescentes. Exibição de curtas-metragens infantis com um olhar ecológico, contação de histórias e oficinas de confecção de brinquedos, malabares e pintura estão incluídas nas atividades. Na entrada, os organizadores pedem que os participantes contribuam com um objeto reciclável. O evento acontece no bairro Bom Sucesso, em terreno entre as ruas Emílio Menezes Luzia Moreira, próximo ao Rio Maranguapinho.






CINEMA UNIVERSITÁRIO

SÉTIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL NÓIA

CONFIRA LISTA DE FILMES, FOTOGRAFIAS E BANDAS SELECIONADAS


Ao todo, 32 curtas-metragens, 14 fotografias e 10 bandas universitárias compõem a lista de atrações selecionadas para o 7º NÓIA – Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário (veja lista completa ao final do texto).

Os números refletem o crescimento do Festival que, este ano, passa a contar com três mostras competitivas. Uma delas nacional, a Mostra Nacional de Cinema e Vídeo, e duas locais, a Mostra Cearense de Fotografia Universitária e – como grande novidade desta edição –, a Mostra Cearense de Bandas Universitárias (NÓIA EQUALIZE).

“A nossa maior preocupação é poder ser um espaço realmente comprometido em divulgar toda essa efervescência cultural que vem das faculdades, seja por meio da música, da fotografia ou do cinema”, afirmou Júnior Ratts, Diretor de Comunicação do evento.

Entre os vídeos e filmes, foram inscritas 149 produções. Do topo da lista, pela primeira vez, consta o Estado do Ceará, com 47 curtas. Seguem, respectivamente, na segunda e na terceira colocações, os estados do Rio de Janeiro, com 33; e Bahia, com 17.

Assinam a seleção dos vídeos e filmes, o produtor audiovisual e jornalista, David Leitão Aguiar; o realizador independente, Duarte Dias; e o cineasta Ricardo Pretti. Os responsáveis pela seleção das fotografias foram os integrantes do Instituto de Fotografia (Ifoto) Henrique Torres, Sérgio Carvalho e Silas de Paula. Já a primeira lista de selecionados para a Mostra de Bandas Universitárias ficou a cargo do presidente da Associação Cultural Cearense do Rock, Amaudson Ximenes; do ex-proprietário do Noise 3D, DJ Dado; e do músico, Helton Vilar.

O 7º NÓIA acontece nos seguintes locais e datas: Mostra Cearense de Fotografia – De 21 de novembro a 15 de dezembro, no SESC SENAC Iracema; Mostra Cearense de Bandas – Dias 23 e 24 de novembro, no teatro do SESC SENAC Iracema; Mostra Nacional de Cinema e Vídeo – De 24 a 28 de novembro, no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro (Cine São Luiz); Oficinas – De 24 a 28 de novembro, no SESC Fortaleza e no Museu da Imagem e do Som (MIS); Dia 29 – Cerimônia de encerramento e premiação, no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro (Cine São Luiz).

Para a noite de abertura da Mostra Competitiva de Cinema e Vídeo, que acontece dia 25 de novembro, está programada a exibição do longa-metragem “Ainda Orangotangos”, primeiro em plano-seqüência feito no Brasil, que conta a história de diversos personagens em um dia quente de verão na capital gaúcha. O filme conta com a direção do cineasta Gustavo Spolidoro.

O NÓIA é uma realização do Núcleo Organizado de Idéia Audiovisuais (N.O.I.A), em parceria com o Grupo Arte de Viver e a produtora Dínamo Vox.

SELECIONADOS

I. MOSTRA NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO


FILMES
Anagrama (Experimental RS);
Engano (Ficção - RJ).

VÍDEOS

Ficções
Antes do café (BA);
Os Boçais (RS);
Diante da Lei (RJ);
Nós (PR);
Para: Macedônio (CE);
Aos Poucos (SP);
Prisma (RJ);
22 (PE).

Documentários
Cuidado! Palhaços (DF)
Figurativa (CE);
Poeira nos Olhos (RJ);
Rio Metrópole (RJ);
Semente da Discórdia (CE);
Tempestade! (SP).

Experimentais
No caminho (CE);
Faróis (CE);
Fortaleza-Caucaia (CE);
Penso, Vídeo Existo (PR).

Publicitários
Amarelinha (CE);
Campanha arte do beco: a arte para além de um estreito (CE);
Chiclete (CE);
Del Paseo – DFB 2008 (CE);
Dragão Fashion Brasil 2008 (CE);
Dilúvio (CE);
Linha do Tempo (BA);
Oficina de cinema de animação experimental (CE);
Reciclando Sonhos (CE).


II. MOSTRA CEARENSE DE FOTOGRAFIA UNIVERSITÁRIA

Anderson Silva Santiago (Fanor);
Anne Ellen Ferreira (FIC);
Antônia Helayne de Sousa (FGF);
Camila Vasconcelos Cabral (FIC);
Hector Rocha (UFC);
Hiran Nogueira (UECE);
Maria do Socorro Santos (FAC);
Naiana Paula Lucas dos Santos (UECE);
Narayana Teles de Mendonça (FAC);
Rafael Carlos Girão (UFC);
Roberta Felix (UFC);
Suellen Barros Garcia (FAC);
Yuri Leonardo Silva (UFC).


III. MOSTRA CEARENSE DE BANDAS UNIVERSITÁRIAS (NÓIA EQUALIZE)

Aracê (CEFET e UECE);
Café Colômbia (UFC e Unifor);
Dead leaves (UFC);
Donzela (UECE);
George Belasco e o cão Andaluz (UECE e Unifor);
Malditos rockband (UECE e UFC);
Olhos de Sófia (CEFET e Unifor);
Red run (Unifor e FIC);
Tia Maria (Unifor);
Volúpia (UFC e Unifor).

Nenhum comentário: