quarta-feira, 1 de outubro de 2008

FORTALEZA ALTERNATIVA


Discoteka 369: Rock pra Dançar!

O bom e velho rock n´roll em todas as suas fases e estilos!

Toda sexta-feira a partir das 22h!
Couvert: R$3,00

BAR 369
Av. Treze de Maio, 369 - Bairro de Fátima
Ao lado do viaduto

www.bartresmeianove.com.br

Programação de Outubro
03/10 - DJ Vegas
10/10 - DJ´s Ladykillers
24/10 - DJ Maurocca (Empire Records)
31/10 - DJ Rafa Bandeira (Hey Ho Rock Bar)


--
Rafael Lucena [DJ Babuê]

Babuê Produções
e-mail: babueproducoes@gmail.com
msn: rafaeldelucena@hotmail.com
cel.: (85) 8823.9194
Fortaleza/CE



BANDA MALDITA EM FORTALEZA PELA 1ª VEZ

A banda Maldita (RJ) virá a Fortaleza pela primeira vez para uma ocasião muito especial, será o lançamento do álbum oficial do Plastique Noir, DEAD POP! Para isso, o Hey Ho Rock Bar em parceria com a Babuê Produções, fará uma edição especial da única festa dark/gótica de Fortaleza, a Dança das Sombras, que completa 3 anos de (re)existência agora no mês de Outubro.

Este grande evento já tem data marcada: Sábado, dia 6 de Dezembro no Hey Ho Rock Bar! Não percam!

Serviço:
DANÇA DAS SOMBRAS XVII: EDIÇÃO ESPECIAL DE 3 ANOS "NOITE MALDITA"
DATA: Sábado, 06 de Dezembro às 21h!
LOCAL: Hey Ho Rock Bar - Rua José Avelino, 604 - Praia de Iracema
Bandas: MALDITA (RJ) + PLASTIQUE NOIR lançando o cd DEAD POP + DJ De Sade
INGRESSOS:
R$10,00 (antecipado na loja Kangaço -


Rock Cordel: Evento rompe paradigmas

Por Mara Rodrigues

Programa reuniu onze bandas, debates e um novo público, mais fiel e engajado.

O balançar dos cabelos metaleiros e poltronas vermelhas do teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste (BNB) no Centro marcou o Rock Cordel que aconteceu nos últimos dias 1º e 2 de outubro das 13 às 18 horas. Filas já se formavam antes mesmo de distribuídos ingressos na portaria, gratuitamente. Mil e trezentas pessoas se revezavam a cada hora para assistir seis shows diários, e nem mesmo o ar condicionado do teatro foi capaz de refrigerar o ambiente que após iniciada apresentação, ficou repleto da fumaça que saia do palco (conhecida como gelo seco) e calor do público.
Para um dos produtores do evento e presidente da Associação Cearense de Rock (ACR) Amaudison Ximenes, a mistura de seguidores do rock trajando preto e o cenário teatro combinam sim. “No início pensei que eles (público) fossem fazer bagunça, mas vi que não. O espaço é bem aceito e respeitado”, analisou.
Segundo Ximenes, além do cuidado por parte do público em relação ao teatro do BNB, outros paradigmas foram ultrapassados na oitava apresentação do Rock Cordel. Conforme explicou, houve uma desconstrução da figura de quem acompanha a rotatividade dos festivais cearenses. “O rockeiro hoje não é mais aquele que bebe e faz esteira. A juventude está mais consciente”.
No primeiro dia tocaram bandas de heavy metal e trash. Já no segundo, o som foi mais light, com bandas de hard core e alternativo. De acordo com o produtor, os músicos também estão mais engajados e profissionais. A banda que tocou no segundo dia de festival “O Ciclo” atribuiu a presença do profissionalismo às novas oportunidades que o circuito oferece. “Antigamente, quem tinha o BNB pra tocar?”, indagou o vocalista do grupo de Hard Core, “O Ciclo”, Tony Martins, ou “Tony Boca” para os fãns.

História. O Evento nasceu como um festival e progrediu para um programa com shows que acontecem de mês em mês. Existe desde janeiro de 2007 e é fruto de uma parceria da ACR com BNB. No início era de fato uma mistura de rock e cordel, mas foi se modificando e se adaptando. Nessa edição, contou também com o debate de Márcio Mazela que conversou sobre o movimento “Rock On” no Ceará.
Na cena rock cearense há mais de 20 anos, Amaudison Ximenes estimou um público de aproximadamente 3 mil pessoas nos dois dias. Entre lembranças e a experiência de oito shows do tipo, ele contou: “Sempre fica gente nos dois corredores e do lado de fora do teatro”, revelou o anfitrião mostrando que a cenário está receptivo a novos shows e com seguidores fiéis.



Programa Rock-Cordel discute os nomadismos do rock fortalezense e apresenta shows de doze bandas

O programa Rock-Cordel encerra a sua programação de 2008, promovendo uma discussão sobre temáticas ligadas ao universo organizacional dos músicos. Trata-se de uma conversa com Márcio “Mazela” Benevides, comunicólogo, guitarrista da banda Plastique Noir e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará que vem a público apresentar sua pesquisa “Dos Subterrâneos aos Holofotes: os nomadismos do rock fortalezense”.
Influenciado pela filosofia "do faça você mesmo", típica do movimento punk da década de 1970, o rock, além de um estilo musical, é também um estilo de vida, trazendo características próprias no ouvir e fazer música na cidade de Fortaleza. Por trás de um universo "subterrâneo" e "invisível", existe uma rede de comunicação desses atores sociais, que ocupam e se manifestam em diferentes espaços da capital alencarina há três décadas. Trata-se de um grupo de nômades que buscam o reconhecimento.
A programação acontecerá no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108). Nesta quarta-feira, 1º de outubro, além do debate com Márcio “Mazela” Benevides, às 15h30, haverá apresentações das bandas Betrayl (13h), Soul Blade (13h50), Master Head (14h40), Griefgiver (16h20), Warbiff (17h10) e Cross of Fear (18h). E na quinta-feira, 2, tocam as bandas O Ciclo (13h), Drive Sex (13h50), Olhos de Sofia (14h40), Válvula (16h20), Piron Heron (17h10) e Estereoh (18h). Ao todo, serão 12 shows nos dois dias de Rock-Cordel.

Programação – Programa Rock-Cordel – dias 1º e 2 de outubro de 2008 (quarta e quinta-feira)

Dia 1º de outubro (quarta-feira)

Betrayl
1/10, qua, às 13h
A banda começou suas atividades em janeiro de 2003, tendo como proposta tocar um thrash metal agressivo, curto, direto e veloz, tentando se manter sempre fiel as raízes oitentistas que há em grupos como Exodus, Exciter, Megadeth e Slayer – este, a sua principal fonte de inspiração.
Em 2005, gravaram um CD demonstrativo HUMAN DESTRUCTION, com cinco música, capitaneado pelo selo cearense Gallery Production. O trabalho rendeu comentários positivos em fanzines, webzines e revistas de grande circulação como a Roadie Crew (SP).
Além disso, o grupo já se apresentou em diversos locais de Fortaleza e Mossoró. Além do mais, dividiram o palco com grandes nomes do thrash metal nacional como Torture Squad (SP) e Violator (DF).
O grupo é um dos convidados locais para se apresentar ao lado da lendária banda alemã Desaster (thrash/black metal), no final de outubro deste ano. Formação atual: Wolney (vocal/guitarra), Franze (guitarra/vocal),Fabiano(baixo/vocal) e Sula (bateria).
Contato: Sula (85) 8877.6927 / emidyofilho@yahoo.com.br; galleryproduction@hotmail.com

Soul Blade
01/10, qua, às 13h50
Criada em julho de 2003, pelas mãos de Raphael Feitosa e Tiago Ribeiro, funcionou inicialmente como sexteto. No decorrer dos anos, fixa-se como quinteto. Buscam nas composições um som diferente, contrastando peso e melodia mais suaves, inspiradas em crônicas medievais para criação das letras baseadas em temáticas como Tempest Saga, crônica épica que retrata a história de cinco heróis que buscam destruir a fonte da terrível catástrofe que assola o mundo de Ácropus.
Além disso, participaram de vários eventos importantes no cenário cearense, dividindo o palco com grupos de renome nacional e internacional como Andralls e Burning in Hell. Formação atual: Auri Fernandes (vocal), Raphael Feitosa (guitarras), Raymond Sideaux (guitarras), Douglas Ferreira (contrabaixo) e Tiago Ribeiro (bateria).
Contatos: Auri Fernandes (85) 8728.5432 / 3225.7172. E-mail: aurifernandes@hotmail.com

Master Head (Maracanaú)
01/10, qua, às 14h40
O revival dos anos de 1980, da chamada escola thrash metal old school, cuja indumentária é composta por jaquetas jeans com patches e broches, calças coladas e som influenciado por grupos como Exodus, Metallica, Destruction e Slayer. A Masterhead, formada há cerca de dois anos no município de Maracanaú, é adepta dos conceitos do metal produzido na chamada década perdida. Apesar do pouco tempo de existência, participou de eventos mais importantes como: ForCaos 2007, ForCaos Metropolitano e projeto Sexta Rock. Na ocasião da apresentação o grupo lança o CD demonstrativo “Enemy of Time”. Formação: Francisco Alves (guitarra e vocal), Fernando (baixo e backing vocal) e Rodrigo (bateria).
Contato: Fernando (85) 8840.7841. E-mail: franciscoalves170@hotmail.com

Griefgiver
01/10, qua, às 16h20
O Griefgiver foi formado no final de 1998. Em 2000 lançou a fita demonstrativa "Angelical Evil Realm”, como também participou do CD Coletânea “Chaos Compilation”, organizado pelo selo Independência Records, do Distrito Federal. Entre 2001 e 2002, a banda gravou o full-lengh "Abnormal Universe", que acabou não sendo disponibilizado por conta de mudanças na formação da banda. Em 2005, parte desse material é lançado em formato reduzido, o EP "Misfortune Machine". O Griefgiver foi considerado pela revista Roadie Crew, especializada em heavy metal, como um dos maiores expoentes do estilo. Atualmente é formado por: Germano Monteiro (vocal), Lael Sousa (guitarras), Jairo Alexandre (baixo) e Davi Adriano (bateria).
Contato: Germano (85) 8600.5757. E–mail: griefgiver@hotmail.com

Warbiff
01/10, qua, às 17h10
Formada em 2005 por Pedro e Biffão, tendo como objetivo maior produzir uma música influenciada pelo thrash metal old school, de grupos típicos da Bay Area, localidade norte-americana que revelou muitos grupos como Exodus, Death Angel e Sadus, entre outros. O conteúdo lírico é baseado em temas cotidianos, filmes de terror, guerras e conflitos sociais. Em 2006, lançam seu primeiro registro, o CD “Fresh Meat”, com grande repercussão entre fãs e publicações especializadas. No mesmo ano, participam da coletânea “Four Soldiers of Destruction”, ao lado de outras quatro bandas cearenses entre elas G. Truds e Necromortem.
Formação atual: Pedro Esdras (vocal); Daniel Biffão (guitarra); Rômulo Shaw (bateria) e Gabriel Gomero (baixo). Contato: Daniel “Biffão”: (85) 8708.1650 / 3495.1650. E-mail: warbiff@gmail.com

Cross of Fear
01/10, qua, às 18h
A Cross of Fear é uma das mais novas bandas da cena metal cearense, tendo como principal influência o heavy metal tradicional. O grupo acaba de lançar seu primeiro CD demonstrativo intitulado “Holy War pt. 1”, produzido por Rodrigo Magnani e Fabrício Carvalho, músicos e proprietários do Digisound Studio, conhecido por produções de gêneros ligados ao universo do heavy metal e suas vertentes. O trabalho contou com as participações de Rildevar (vocalista do Alliance), Fabrício (guitarrista das bandas Tiglath e Somberlain) e Rodrigo (baterista do Darkside, Necromorten e Tiglath). A capa é obra do artista gráfico Antônio César, que trabalha com bandas como: Korzus, Nordheim e Tribuzy.Formação atual: Rivaldo Leite Jr. (guitarra e vocals), Filipe "Summers" Dias (vocais), Wilson Macariano Marçal (guitarra solo), Paulo “Boom” (baixo e vocals), Pedro Neto (bateria) e Leandro Cardoso (teclados).
Contatos: Rivaldo Leite Jr. E-mail: crossoffear@gmail.com


Dia 2 de outubro (quinta-feira)

O Ciclo
02/10, qui, às 13h
No início de 2000, quatro jovens resolveram expressar em forma de música todos os seus anseios e idéias, surgindo então a idéia de formar uma banda, batizada naquele momento de Retórica. A principal influência era o hardcore melódico com algumas pitadas de grunge. Após alguns ensaios e já com algumas composições prontas, a Retórica faz algumas apresentações em festivais e escolas de Fortaleza.
Em 2004, divergências e conflitos decretaram o fim da banda. Dois depois, em 2006, o vocalista Toni Boca recruta novos integrantes, sendo rebatizada de O Ciclo, que simboliza a nova fase do quarteto. No currículo do grupo, apresentações em eventos como o Rock-Pró-Cultura, projeto Quinta Musical, no teatro SESC Emiliano Queiroz, II Festival BNB do Rock-Cordel e ForCaos 2008. Formação atual: Toni “Boca” (vocal), Guerreiro Silva (Bateria), Jonni “Negão” (Baixo) e Roberto Melo (Guitarra).
Contato: Toni “Boca”: (85) 8853.1349. E-mail: fmauritoni@gmail.com

Drive Sex
02/10, qui, às 13h50
Banda influenciada pelo hard rock e o heavy metal, nascida no inicio de 2006, tendo como proposta um Rock direto. Amor e ódio são os principais ingredientes das músicas, que possuem como características marcantes, as vozes rasgadas e guitarras no mais puro estilo hard-heavy. Desde sua existência, a Drive SEX, já participou de vários festivais, entre eles estão o Festival Universitário de Bandas da Unifor (UNIFEST), Fortaleza Motorcycle parte I (na boate Mystical), Pró-Cultura I (eliminatórias), Fortaleza Motorcycle parte II, FUB (na concha acústica da UFC), Pró-Cultura (Show das bandas campeãs), Fúria Festival, SANA 7, Feira da Música 2007, Rock-Cordel 2008 e Panela Rock, entre outros. Com 10 músicas gravadas (das quais seis disponíveis na internet), a Drive SEX também já possui um clipe disponível na web e na TV União – Canal 17, em Fortaleza. Agora produzindo o primeiro DVD, a banda promete fortalecer ainda mais a divulgação. Para o futuro DVD estão previstos vídeos, histórico da banda e todas as músicas. Formação atual: Saron Brandão (vocal), Jam Angelo e Junior Rocks (guitarras), Felipe Bocão (baixo) e Anderson Camaleão (bateria).
Contatos: Tales Lucena – (85) 3494.5673. E-mail: bandadrive@gmail.com.

Olhos de Sófia
02/10, qui, às 14h40
A história do Olhos de Sófia inicia-se no fim do outono de 2006, provocada pela participação em um festival colegial, na qual os instrumentistas se juntaram pela primeira vez num estúdio para tocarem juntos. O nome da banda tem ligação direta com a filosofia humana e do modo como as pessoas enxergam o mundo. As visões dos integrantes influenciam a poesia, a música e o cotidiano dos integrantes.
O grupo canta em português, sendo influenciado pela escola do metal core, que oscila melodia e agressividade em sua música. Entre as principais apresentações estão a abertura da banda Luxúria, bem como da última edição do Festival Ponto.CE. Formação atual: Alber Lima (guitarra/vocais), Anio Tales (guitarra), Italo Moraes (baixo/vocais) e Daniel Ferreira (bateria).
Contato: Rafael Lucena – (85) 8823-9194. E-mail: olhosdesofia@gmail.com.

Válvula
02/10, qui, às 16h20
Banda formada em janeiro de 2005, com a finalidade de brutalizar com música rápida, pesada e melódica, com atitude, consciência nas letras e vibrações positivas. Segundo os integrantes, “quem o ouve e vê, é tocado pelo VÁLVULA de alguma forma. O grupo possui um CD demonstrativo, “Válvula”. Além disso, possui um videoclipe da música “Tão Ideal”, veiculado em Tvs locais e na rede mundial de computadores. Formação atual: Ciro (vocal), Igor Bolacha (guitarra), André (guitarra), Tiago (baixo) e Bolinha (bateria). Contato: Ciro (85) 8857.7089.
E-mail: cirurock@hotmail.com.
Piron Heron
02/10, qui, às 17h10
O grupo foi formado por jovens residentes no bairro Álvaro Weyne, zona oeste de Fortaleza. O que parecia uma grande brincadeira, acabou se transformando num trabalho sério. Além de festivais no estado do Ceará, o quinteto realizou a sua primeira grande turnê internacional, passando por Natal, Recife, São Paulo, Argentina e Chile – realizando um total de 25 shows.
Entre os meses de novembro de 2007 e março de 2008, a banda partiu para a sua segunda turnê pela América Latina (Brasil – Argentina – Chile – Peru – Bolívia). Desta vez foram mais de 40 apresentações em cidades pequenas e médias, bem como as capitais desses países. A passagem do grupo pela Argentina rendeu matéria no famoso jornal El Clarín. Atualmente preparam o primeiro CD individual. Formação atual: Bruno Sampaio (vocais), Henry “Pracinha” Frota (guitarra), Ítalo “Pivete” (bateria), Tiago Gondin (baixo), Bobby (Guitarra).
Contato: Bruno Sampaio – (85) 8850.3135. E-mail: disc_eventos@hotmail.com

Estereoh (Maracanaú)
02/10, qui, às 18h
Com um ano de formação, a banda Estereoh já prepara o lançamento de seu primeiro CD demonstrativo. O trabalho traz quatro canções autorais e conta com produção de Régis Damasceno (Cidadão Instigado e Mr. Spaceman) e mixagem de Pablo Pinheiro (Et Circensis). Seus integrantes residem em Fortaleza e Maracanaú, região metropolitana da caótaç cearemse, e trabalharam juntos em outros projetos musicais, sendo influenciados por pelo chamado rock de garagem, passeando pelo grunge de Seattle (EUA). A própria escolha do nome reflete sua preferência pelo rock alternativo: uma homenagem à banda estadunidense Sebadoh.
As letras são cantadas em Português e Inglês, inspiradas em músicas de Gustavo Drummond (Udora), Kurt Cobain (Nirvana), Cícero Magerlâneo (Psico Indie, Silenzio) e Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso). Além disso, a inspiração também vem da literatura, a partir de João Cirillo (zine “Absurdo Vácuo”) e da poesia de Paulo Leminski. A Estereoh participou dos festivais MOVA-CE, em Fortaleza, e Distúrbio Sonoro, em Maracanaú. Formação atual: Jack de Carvalho (guitarra e vocal), Sharon Dias (baixo), Marcelo Mesquita (guitarra) e Miguel Cavalcante (bateria).
Contato: Jack Celine: (85) 8857.4436; e Sharon: (85) 8887.3115. E-mail: jackdcarvalho@yahoo.com.br.

Dores musculares 03/04/07
Grace Gianoukas, Roberto Camargo, Agnes Zuliani, Guilherme Uzeda e Marco Luque mostraram que não é preciso fazer novela das oito para levar quase 2 mil pessoas ao teatro em duas apresentações e arrancar risos e aplausos da platéia.
Se você já ficou duas horas rindo sem parar, deve saber a dor que isso causa nos músculos do rosto e do abdômen, é quase uma malhação. Pois foi assim que grande parte do público, que lotou o Teatro Ademir Rosa (CIC) nesta sexta e sábado, deve ter saído após assistir à peça Terça Insana - Ventilador de Alegria.
Das mais de 950 poltronas do teatro do CIC , apenas 40 não haviam sido vendidas no início da noite de sexta, número que provavelmente foi bastante reduzido, se considerarmos que a fila na bilheteria se estendeu até o horário da sessão. Seria esse um indício que o público de teatro de Floripa está "abrindo a cabeça" e prestigiando uma peça, mesmo que ela não tenha atores de novelas da Globo? Tomara, pois o show de talento e criatividade que se viu em cena, deixa muita estrela de novela das oito no chinelo.
Durante a peça, bastava olhar ao redor para perceber que os 12 personagens, interpretados pelos cinco atores que se revezaram no palco, falavam diretamente com a realidade do público. Logo de início, a figura da mãe de família romântica, que tenta a todo custo salvar o casamento, fez muitas mulheres se identificarem e apontarem umas para as outras a cada piada.
O humor inteligente do grupo, que se apresenta todas as terças-feiras no Avenida Club, em São Paulo, apela para a memória do público. A Senadora Biônica e Carlota Joaquina, personagens da atriz Agnes Zuliani, por exemplo, resgataram aspectos da história do Brasil, como a ditadura e a colonização portuguesa, sob uma visão cômica do assunto.
Graças ao DVD da peça, alguns personagens já eram velhos conhecidos de boa parte da platéia, que aplaudiu efusivamente quando a viciada em Lexotan, Aline Dorel (Grace Gianoukas), e o moderninho clubber Betina Botox (Roberto Camargo) entraram em cena. O sucesso do primeiro DVD foi tanto, que o grupo está em fase final de preparação para lançar o segundo.
Ao fim da peça, uma das criadoras do Terça Insana e também atriz da peça, Grace Gianoukas, contou que o projeto existe desde 2001 e, inicialmente, era voltado a produtores, autores e atores de teatro. Os esquetes eram renovados semanalmente mas, a partir de 2006, a mudança passou a ser mensal, para que os atores pudessem desenvolver melhor cada personagem. A fórmula agrada em cheio quem gosta de uma boa comédia que não subestime a inteligência do público, mas ao contrário, a exija.


HEY HO ROCK BAR


O informativo do Hey Ho Rock Bar pretende ser mais um canal de comunicação entre a casa da música independente de Fortaleza e seus clientes, amigos e parceiros. Toda semana estaremos aqui, informando vocês sobre o que acontece de mais interessante na cena alternativa da cidade, sempre com os melhores shows, eventos e notícias! Podem nos enviar suas críticas e sugestões também, estamos abertos a colaboração.
O Hey Ho agora está sob a gerência executiva de Rafael Lucena mais conhecido como Babuê, produtor cultural e DJ. Babuê trabalha na cena desde 2005, tendo começado suas atividades no extinto nOise 3D club, como DJ do projeto "Cinderela". De lá para cá, não parou mais e sempre esteve envolvido em algum projeto cultural voltado à música independente em Fortaleza, principalmente o rock, pois também é produtor das bandas: Plastique Noir, Red Run, Olhos de Sofia e RoadSideR. Além de gerente executivo do Hey Ho, atualmente também é DJ residente do projeto Discoteka 369, toda sexta-feira no Bar 369, onde sempre convida algum DJ para discotecar muito rock! Como DJ e produtor, já passou por algumas importantes cidades do cenário nacional como São Paulo, Brasília, Campina Grande, Salvador e Minas Gerais.

Hey Ho Rock Bar está concorrendo ao Prêmio Dynamite!
É com muito orgulho que estamos representando nosso Estado neste importante prêmio da música independente brasileira. E o melhor, somos os únicos representantes em nossa categoria.
Hey Ho Rock Bar está concorrendo ao Prêmio Dynamite de Música Independente na categoria CASA DE SHOWS ALTERNATIVOS http://www.premiodynamite.com.br/

Do lado de fora da casa...
Maurílio Fernandes da Empire Records e Rafael Bandeira, sócio-proprietário do Hey Ho Rock Bar, continuam nos brindando com os melhores shows internacionais de rock. Trabalhando incansavelmente na cena, procuram sempre trazer o melhor para Fortaleza!
DESTRUCTION no ARENAA lenda do thrash metal oitentista alemão invade Fortaleza em Outubro!
Serviço Oficial11/10/2008 (Sábado)DESTRUCTION EM FORTALEZALocal: Arena (Av. Izabel Maia Silva de Alencar nº 50, Bairro: Cambeba, CEP nº 60.830-630)Horário: 20 HorasAbertura: NecromortenIngressos: R$ 35,00 (Primeiro Lote)Pontos de Venda: Kangaço e GuitartrixInformações: 3254.29.93 e 3224.22.60

NIGHTWISH no ARENA
Em Novembro será a vez dos finlandeses do Nightwish invadirem Fortaleza, trazendo sua nova vocalista em um show que promete ficar para a história do rock na capital alencarina! Maiores informações no hotsite oficial http://www.nightwishfortaleza.com.br/

Nenhum comentário: