quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CONCURSOS, PROMOÇÕES, EDITAIS

SER NORDESTINO É O NOVO TEMA PROPOSTO AOS VIDEOMAKERS PELO FESTIVAL DO MINUTO

Tema para criação de vídeos é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

O Festival do Minuto do Brasil foi criado em 1991 e inspirou a criação de festivais de vídeo semelhantes em mais de 50 países. O Festival poderia também ser chamado de o Festival da Idéia ou o Festival da Síntese. Desde o segundo semestre de 2007, o festival tornou-se permanente e online. O ciclo do festival deixou de ser anual e agora é mensal. A cada mês, novos temas são propostos e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro. Neste mês de setembro, está sendo lançado o tema SER NORDESTINO, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
O tema “Ser Nordestino”
Num mundo globalizado, tendemos cada vez mais a vestir as mesmas roupas, nos alimentar com as mesmas comidas e consumir os mesmos conteúdos simbólicos, mas existe a tendência inequívoca de afirmação de pequenas e infinitas diferenças, um espaço para a afirmação dos desejos de cada sociedade, grupo ou indivíduo.
As especificidades culturais de cada país ou região podem passar desapercebidas para quem é de fora. É comum para um paulista, um carioca ou um mineiro ignorar as expressões individuais do Nordeste. É fácil dizer que são todos “nordestinos”. Já para um cearense ou um pernambucano, ser nordestino tem outra dimensão, que diz respeito às singularidades das diversas culturas que habitam a região.
O tema “Ser Nordestino” propõe a discussão – através da produção de vídeos com no máximo um minuto de duração – das diferenças e singularidades de cada uma dessas culturas: "ser pernambucano", "ser alagoano", "ser baiano", "ser cearense" etc. Ao lançar esse tema, está sendo proposto um jogo entre o clichê que toda cultura carrega e as diferenças que podem contradizer ou confirmar esses clichês.
Para participar, basta inscrever-se gratuitamente até o dia 15 de novembro no site do Festival do Minuto (www.festivaldominuto.com.br) e fazer o upload de seu vídeo. Com o patrocínio do BNB, o Festival do Minuto oferecerá os seguintes prêmios, no valor total de seis mil reais:
· um prêmio de R$ 3.000,00 para o melhor vídeo;
· e mais três prêmios de R$ 1.000,00.
A cerimônia de premiação dos melhores vídeos do tema “Ser Nordestino” será realizada no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, no dia 4 de dezembro. Na semana de 2 a 7 de dezembro, acontecerão exibições da Mostra dos Melhores Minutos de 2008, em 30 centros culturais nordestinos.



CLARO CURTAS TEM INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA 20/10

Projeto vai descobrir novos talentos do audiovisual e distribuir 100 mil em prêmios

O Claro Curtas, festival de curtas-metragens de até 90 segundos promovido pela Claro, tem suas inscrições prorrogadas para o dia 20 de outubro. O projeto, que possui co-patrocínio da LG e do MSN Vídeo, registra mais de quatro mil visitas diárias no site desde o seu lançamento. Por esse motivo, a empresa decidiu ampliar o prazo de inscrições para que mais pessoas possam participar do festival.

“Acredito que o sucesso do projeto é a oportunidade de trocar experiências com feras do cinema como Breno Silveira, José Padilha, Sérgio Sá Leitão, Stephen Hopkins e Tadeu Jungle, além da premiação que estamos oferecendo. No entanto, o diferencial está no tema a ser abordado pelos vídeos que estão sendo produzidos”, afirma Cristina Duclos, diretora de Comunicação Institucional da Claro.

O festival está aberto a candidatos de todo o Brasil e não precisa ser cliente Claro para participar. Basta acessar o site www.clarocurtas.com.br e inscrever até três curtas com duração entre 30 e 90 segundos, que abordem o tema Diversidade e Inclusão. Os vídeos podem ser gravados em qualquer suporte (celular, máquina digital, super 8, entre outros mecanismos).

A pré-seleção dos 100 melhores vídeos será feita por uma comissão julgadora composta por profissionais que atuam mercado audiovisual e na área de diversidade e inclusão. Este grupo disputará as 20 vagas de finalistas, que virão à capital paulista participar de oficinas técnicas de aprimoramento, incluindo a de acessibilidade dos curtas. Ou seja, os jovens talentos também terão a oportunidade de aprender como colocar libras, legendas e audiodescrição nos filmes para que pessoas com deficiência também possam assistir as obras.

Os cineastas Breno Silveira, José Padilha, Sergio Sá Leitão, Stephen Hopkins e Tadeu Jungle escolherão os três primeiros colocados e ainda vão participar dos debates promovidos pelo Festival Claro Curtas, que serão abertos ao público e ocorrerão após as oficinas técnicas. O quarto colocado será eleito por voto popular. O primeiro lugar levará 50 mil reais em barras de ouro; o segundo, 30 mil reais em barras de ouro; o terceiro, 15 mil reais em barras de outro; e o quarto, 5 mil reais em barras de ouro.

Os 20 finalistas ganharão celulares LG Secret e os quatro vencedores receberão o novo sistema operacional da Microsoft Windows Vista Ultimate. Mais informações e regulamento podem ser acessados no WWW.clarocurtas.com.br.

Sobre a Claro
A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil. Fundada em setembro de 2003, a operadora atua nas cinco regiões do País e atende a mais de 33 milhões de clientes.
Em novembro de 2007, a Claro iniciou suas operações com os serviços de terceira geração. Atualmente, o Claro 3G já está disponível para mais de 57 milhões de pessoas em mais de 100 cidades do País, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Entre os serviços disponíveis estão a banda larga móvel, a videochamada (transmissão simultânea de áudio e vídeo em tempo real), e a videochamada web, entre outros.

Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, além de infra-estrutura e cobertura digital com a tecnologia GSM, a Claro mantém acordos de roaming em 160 países para serviços de voz e em mais de 120 para tráfego de dados, nos cinco continentes. Juntas, essas operadoras movimentam mais de 90% do tráfego mundial de ligações.

A Claro é controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo, com mais de 165 milhões de clientes e atuação direta em 17 países (Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Porto Rico e Uruguai, além do Brasil). Fundada no Brasil, a marca Claro foi adotada pela América Móvil em outros 11 países da América Latina.

Mais informações sobre Claro: www.claro.com.br/imprensa

Nenhum comentário: