segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, FOTOGRAFIA


Viagens visuais sobre a vida e a cultura popular em Fortaleza e no Pará

Exposições "Goiabeiras - Outros Mares", de Dário Gabriel e "Da Cor do Norte, de Jarbas Oliveira - Brinquedos de Miriti" entram em cartaz dia 10 de novembro no Sobrado José Lourenço


Duas viagens visuais através das lentes de Dário Gabriel e Jarbas Oliveira revelam a poesia que reside nos modos de vida, arte e cultura do povo, assumindo distintos recortes geográficos: o bairro das Goiabeiras, na capital cearense, e a cidade de Abaetetuba, no Pará. A composição dos acervos iconográficos visa o registro de costumes populares ao mesmo tempo em que propõe reflexões sobre a importância de preservação dos mesmos diante do crescimento urbano desenfreado e das amplas transformações sociais, que caracterizam os tempos atuais.
Sob tais enfoques, as exposições conjuntas de "Goiabeiras - Outros Mares" por Dario Gabriel e "Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti" por Jarbas Oliveira serão abertas com cerca de 20 imagens de cada projeto, no Sobrado José Lourenço, a partir do dia 10 de novembro em coquetel para convidados, seguindo em cartaz com entrada franca ao público até 28 de fevereiro de 2013.



"Goiabeiras - Outros Mares" por Dário Gabriel
Apenas a seis quilômetros do centro de Fortaleza, incrustado na costa oeste, se situa a praia das Goiabeiras, faixa litorânea pertence à comunidade do Pirambu, um dos maiores bairros da cidade com mais de 45 mil habitantes. Enviado a uma pauta no local em 2010, Dário Gabriel descobriu esse "pedaço da cidade de visão paradisíaca, que remete aos anos 60 e 70, guardando resquícios do modo de viver de pequenas comunidades do litoral, em meio ao violento caos urbano e a intensa pressão demográfica". O encantamento levou à produção das fotos para a exposição e o livro "Goiabeiras - Outros Mares", a ser lançado em 2013, na sequencia da exposição fotográfica.
"Justamente por onde os colonizadores chegaram primeiro, a especulação imobiliária não acontece", ressalta o fotógrafo.  Há ainda quem viva da pesca artesanal, gerando renda sem sair da comunidade, sustentando e agregando diferentes gerações em torno de um ofício, que é também herança, tradição. É assim que, na praia das Goiabeiras, resiste um modo de vida que fica entre a luta pela sobrevivência diária e a possibilidade de contemplação da natureza da janela de casa no entorno da mata de coqueirais, casas de pescadores, porto de jangadas, faixa de mar, com habitações modestas semelhantes às de comunidades litorâneas do interior do Ceará. Mesmo com o novo projeto de urbanização do Município, que visa à preservação da comunidade local. Desse chão híbrido entre a vida cotidiana e a pós-modernidade de consumo da quinta capital brasileira vem a inspiração de Dário Gabriel.


"Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti" por Jarbas Oliveira

Já a mostra fotográfica de Jarbas Oliveira advém do projeto homônimo "Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti", composto a partir da Caixinha-Livro na edição com 200 páginas de textos e fotos para contar a história do artesanato relacionado às festas do Círio de Nazaré em Belém e do Círio da Conceição em Abaetetuba (Pará), junto às miniaturas dos brinquedos feitos pelos artesãos do município. O livro escrito pelo poeta e escritor João de Jesus Paes Loureiro, de Abaetetuba, desvenda todo o processo desde a coleta do miriti à fabricação dos brinquedos com foco na cena lúdica a que se referem e à estreita ligação com os folguedos. A publicação lançada em maio no Pará e em julho no Ceará, contou com "a grande qualidade artística e documental das fotografias de Jarbas Oliveira", nas palavras do autor, agora a serem exibidas na exposição.
“Costumo dizer que o Círio de Nazaré tem três signos fundamentais: A Santa na Berlinda - símbolo da Fé; a Corda - símbolo da devoção e o brinquedo de Miriti de Abaetetuba - símbolo da cultura artística”, ressalta Loureiro, também professor e doutor pela Universidade de Sorbonne (França) com a tese “Cultura Amazônica - Uma poética do imaginário”, na qual dedica capítulo sobre o brinquedo de miriti. Para a historiadora, mestre em Educação e pesquisadora Sílvia Furtado, através da publicação e da exposição, é possível "vislumbrar a Amazônia com suas encantarias; a festa do Círio; Abaetetuba e a Cobra-Grande; conhecer os artesãos, suas histórias, habilidades, modo de fazer brinquedos; encontrar as crianças, reconhecer os adultos que viram crianças e, claro, descobrir os brinquedos, com as brincadeiras que nos suscitam e os sonhos que, a partir deles, nos invadem".

Os projetos desenvolvidos pela Lumiar Comunicação e Consultoria contam com a consultoria de artes da curadora Dodora Guimarães na montagem das exposições. "Goiabeiras - Outros Mares" foi contemplado com o VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes da Secult Ceará (2010), na categoria Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia e o III Edital de Concurso Público Prêmio de Fotografia da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Por sua vez, "Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti" foi produzido com apoio do MinC através da Lei Rouanet com patrocínios da Paragás e Schincariol.

·        Sobre Dário Gabriel
- Fotojornalista autodidata, nasceu em Petrolina (PE) a 12 de agosto de 1966, trabalhou em coberturas fotográficas na área de política (campanhas de Tasso Jereissati - 95; Socorro França - 96; Tasso Jereissati - 99 e Lucio Alcântara - 2002) e em jornais de grande circulação no Ceará (Tribuna do Ceará 93/95 e O Povo 95/2000). Em 1991 ganhou o título de Menção Honrosa no Concurso Mundial de Fotografia da Nikon, e em 2007, o Prêmio CDL. Fotografou para o disco do cantor Geraldo Azevedo (2008) e participou dos livros “Ceará Terra da Luz”(2002); “Beberibe – Serra, Sertão e Mar” (2006). Atualmente trabalha na Assembleia Legislativa.

·      Sobre Jarbas Oliveira - Fotógrafo e jornalista cearense, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com Especialização em Teoria da Comunicação e da Imagem. Iniciou a carreira por curiosidade e inquietação. Fotojornalista por vocação com imagens impressas nos mais importantes veículos de comunicação do País, em 2009 publicou “O Livro das Horas da Praça do Ferreira” sobre a praça mais importante de Fortaleza e participou ainda dos livros “Memória do Caminho”, “Ceará Terra da Luz” e “Beberibe, Mar, Sertão e Gente”.  Em 2012 publica “Da cor do Norte – Brinquedos de Miriti”, livro que mostra o universo em volta da produção de Brinquedos de Miriti, em Abaetetuba, Pará. Nos últimos anos vem se dedicando a trabalhos autorais com projeções de três livros e exposições, que brevemente virão, como o livro/exposição “A cara de Fortaleza”, que conta histórias imagéticas de personagens famosos e anônimos da capital cearense.

Serviço: Exposições "Goiabeiras - Outros Mares" e "Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti"
Data: De 11/11/2012 a 28/02/2013
Local: Sobrado José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 - Centro – Fortaleza)
Horário de visitação: Terça a sexta das 09h às 19h | Sábados das 10h às 18h.
Entrada Gratuita.Telefones: 3101-8826 / 8827 + sobrado.3107@gmail.com
facebook.com/SobradoJL + Twitter:@sobradojl










Combinação de cores marca o novo trabalho de Rian Fontenele

A exposição "A Cor do Silêncio além do Branco" tem início nesta quinta (25)

A exposição “A Cor do Silêncio Além do Branco” evidencia os novos experimentos do artista plástico Rian Fontenele com cores e aquarelas em mais de 40 obras, entre desenhos e pinturas. A mostra será apresentada aos cearenses nesta quinta-feira, 25 de outubro, a partir das 19 horas na Galeria Mariana Furlani de Arte Contemporânea e estará aberta para visitação até o próximo dia 26 de novembro.

Conhecido por seu trabalho em tons sóbrios e traços sutis, Rian Fontenele ensaia cores e traços mais espontâneos e apresenta uma coletânea de desenhos aquarelados em papel de pequena dimensão (42 cm x 29 cm) como preâmbulo de suas pinturas em formatos maiores. A mostra conta ainda com dez pinturas, das quais quatro compõem a série Noturnos, apresentada na exposição individual do artista na Galeria Lourdina Jean Rabieh, em São Paulo, em 2011. O desenho, no entanto, constitui-se na linha-vetor que costura todos os trabalhos da exposição atual.

Serviços:
Exposição individual "A Cor do Silêncio Além do Branco"
Data da abertura: 25 de outubro de 2012 (quinta-feira)
Horário: 19h as 23h
Visitação: 25 de outubro a 26 de novembro
(segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 9h às 13h)
Local: Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea
Endereço: Rua Canuto de Aguiar, 1401, Meireles
Telefone: (85) 3242.2024 | (85) 88941206






“Impressores”, de Márcia Pastore, na CAIXA Cultural Fortaleza
A mostra estará aberta à visitação até 25 de novembro, com entrada gratuita

Com peças inspiradas em formas e contra-formas, fazendo um jogo com o negativo e o positivo, o côncavo e o convexo, a exposição “Impressores”, da artista plástica Márcia Pastore, chega a fortaleza no período de 23 de outubro a 25 de novembro, e fica aberta à visitação do público na Caixa Cultural, Galerias 01 e 02, de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada franca.
A exposição mostrará dois conjuntos de trabalhos, os “impressores”, ainda inéditos, e as “esculturas-moldes”, apresentadas em São Paulo há um ano na Galeria Buick. A produção das peças de “impressores” é feita utilizando discos de gesso fundidos, que guardam em suas superfícies marcas de partes do corpo. Já as peças das “esculturas-molde”, que também usam o jogo de negativo e positivo, são feitas em bronze e ficam dispostas frente aos seus pares.
No dia 23 de outubro, após a abertura, será realizada visita guiada com a artista à exposição. Marcia Pastore realizou exposições individuais em instituições como o Museu de Arte Contemporâneo e o Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo e Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro; no Centro Cultural São Paulo foi artista convidada pelo projeto MAM-Nestlé para compra de acervo e expôs nas galerias Paulo Figueiredo, Valu Oria e Baró Senna, em São Paulo; Casa da Imagem, em Curitiba e Galeria Senda, em Barcelona, Espanha.
A artista já participou de diversas coletivas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; das edições de 2000 a 2002 da Arco Feira Internacional de Arte Contemporânea em Madrid; em 2005 e 2006 da Art&Book IX Bienal de Habana e da Art&Book&Omm – em Barcelona. Ela ganhou também a 3ª Bolsa Emille Eddé de Artes Plásticas e possui obras nas seguintes coleções públicas: Vestfossen Kunst Laboratorium (Oslo, Noruega); MAC de São Paulo; MAM de São Paulo; Casa da Cultura de Ribeirão Preto e Pinacoteca Municipal de São Paulo.
SERVIÇO
Exposição “Impressores” de Márcia Pastore – CAIXA Cultural Fortaleza
Data: 23 de outubro a 25 de novembro
Local: Galerias 1 e 2 da CAIXA Cultural Fortalezan (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Horário: de terça a sábado, das 10 às 20 horas – domingo de 10 às 18 horas
Informações: (85) 3425.1906 – www.caixa.gov.br
Entrada franca

Nenhum comentário: