segunda-feira, 1 de outubro de 2012

OUT CE


36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo inicia a quinta edição do Projeto “Os Filmes da Minha Vida”

Ruy Guerra, Vladimir Bichta e Denise Fraga são alguns dos convidados que estarão no MIS para falar dos filmes que marcaram suas vidas 

Há cinco anos na programação da Mostra, o projeto Os Filmes da Minha Vida reúne depoimentos de artistas e personalidades sobre os filmes que exerceram alguma influência em suas vidas, acentuando-se mais o aspecto emocional do que técnico ou intelectual destas produções.

O evento, que integra a programação da Mostra desde 2008, tem por objetivo a divulgação de filmes que exerceram alguma influência na vida das personalidades depoentes, vinculando-se mais ao aspecto emocional que técnico ou intelectual dessas produções. Esses depoimentos viram um livro que integrará a coleção de mesmo título do projeto. O quarto volume, com depoimentos realizados no ano passado, será lançado durante esta edição da Mostra.

No dia 19 de outubro,  o diretor Walter Carvalho iniciou o ciclo de depoimentos que acontece no MIS, sempre às 12h. A entrada é franca e as senhas podem ser retiradas com uma hora de antecedência.  Nos dias 24/10, 26/10 e 01/11 haverá dois depoimentos, sendo um às 10h.

Os convidados para a 36ª Mostra são: os jornalistas Ubiratan Brasil e Sergio Dávila; os atores Vladimir Brichta e Denise Fraga; o produtor Cadu Rodrigues; os diretores Ruy Guerra, Anna Muylaert, Cao Hamburger e Domingos de Oliveira (ver programação a seguir).

Programação:

19/10 – Walter Carvalho
23/10 – Ubiratan Brasil
24/10 – Domingos de Oliveira e Sérgio Dávila
25/10 – Carlos Eduardo Rodrigues
26/10 – Valmor Chagas e Vladimir Brichta
27/10 – Anna Muylaert
28/10 – Ruy Guerra
30/10 – Denise Fraga
01/11 – Cao Hamburger e César Charlone








Ministra Marta Suplicy participa da comemoração de 65 anos do Masp

O edifício sede do museu é um ícone da cidade de São Paulo

Nesta quinta-feira (4), a partir das 20h30, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), como parte das comemorações do seu 65º aniversário, terá uma apresentação especial, para convidados, da Filarmônica Bachiana do Sesi-SP, sob regência do maestro João Carlos Martins. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, prestigiará o evento.

Inaugurado em 2 de outubro de 1947, o Masp possui cerca de oito mil peças, num acervo em que se destacam as pinturas ocidentais, desde o século IV a.C. aos dias de hoje.

Além de museu, o MASP é um centro cultural que oferece diversas atividades ao público: escola de arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates, cursos para professores.

Em 1982 foi tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado e em 2003 pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Serviço:
Agenda da ministra Marta em São Paulo: Comemoração dos 65 anos do Masp
Dia: quinta-feira (4 de outubro)
Horário: 20h30
Local: MASP – Avenida Paulista, nº 1578 – Grande Auditório
Mais informações: Nathalia Melati (11) 3066-7700 e (11) 99542-5549







Titãs reúnem formação original para celebrar 30 anos do primeiro show

Quando subiram ao palco do então recém-inaugurado Sesc Pompeia, em outubro de 1982 --no show que consideram a estreia da banda--, os Titãs do Iê Iê tinham todos por volta de 20 anos.
"Era bem caótico, mas já tinha algum direcionamento", conta Paulo Miklos, hoje aos 53. "Que aquele projeto pudesse virar algo comercial era difícil de supor, mas a gente estava caprichando!".

Exatos 30 anos depois, com 17 álbuns na bagagem e após superar diversas reviravoltas na carreira --como a saída de alguns membros e a morte do guitarrista Marcelo Frommer, em 2001-- os Titãs sobem neste sábado ao palco do Espaço das Américas para uma grande celebração (ainda há ingressos à venda).

- CLIQUE NA FOTO E VEJA TODA A DISCOGRAFIA DA BANDA

Pela primeira vez desde a época do "Acústico MTV", de 1997, estarão reunidos no mesmo palco todos os sete integrantes vivos de um dos mais importantes grupos do rock nacional.

Arnaldo Antunes, Nando Reis e Charles Gavin se juntam aos integrantes Paulo Miklos, Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto para relembrar clássicos como "Marvin", "Igreja" e "O Pulso".

Mesmo que as saídas dos três primeiros não tenham ocorrido sempre de forma tranquila --a de Nando, tida pelos colegas como muito abrupta, foi a mais turbulenta--, Miklos diz que rusgas ficaram para trás. "São coisas menores, a vida anda. E existe uma admiração entre nós; tenho orgulho de ter tido esses caras na banda."

Nando vai na mesma linha: "Não são só 30 anos da banda, mas da minha vida. Vou encontrar meus amigos", diz.
Para os quatro que ficam, a vocação para ser banda é certamente o que mantém o grupo vivo e, até hoje, ativo.

"É natural que alguns dos membros tenham partido para a carreira solo, nos moldes dos 'divos' da MPB", diz Miklos, rindo, e relembrando que até os anos 1980 eram raras as bandas no cenário nacional. "Mas não acredito nesse papo de que você cresce e vira solo. Ser um grupo é um outro barato. É único."

TRAJETÓRIA
Nos primeiros discos, como "Cabeça Dinossauro", de 1986, a banda surgiu em São Paulo com um som pesado (que ia do punk ao reggae), e um discurso contundente.

Nos anos seguintes passaram por levadas mais brasileiras ("Õ Blésq Blom", de 1989) ou por discos de rock pesado ("Titanomaquia", de 1993), até virarem fenômeno pop no fim dos anos 1990.

Com o acústico (97), conheceram sucesso inédito. "Quando você vende dois milhões de discos, deixa de ser underground", diz Miklos.

Momentos mais turbulentos vieram nos anos 2000, começando pela morte de Frommer --"o período mais difícil não só da carreira, mas de nossas vidas pessoais"-- e passando por fortes críticas negativas aos novos álbuns.

"Tem épocas em que buscamos caminhos novos, e aí você fica vulnerável e leva cada cacetada! Talvez seja merecido, talvez não. Mas as pessoas não percebem que você pode aparecer ali na frente com uma solução."

"Agora mesmo estamos revigorados". Cinquentões, mas, diz Miklos, ainda "sujos, malvados e agressivos!"

TITÃS 30 ANOS
QUANDO sáb., às 22h30
ONDE Espaço das Américas (r. Tagipurú, 795; tel. 2027-0777)
QUANTO de R$ 120 a R$ 200
CLASSIFICAÇÃO 18 anos

Nenhum comentário: