segunda-feira, 1 de outubro de 2012

LIVROS NÃO-FICÇÃO

As receitas exóticas da “Culinária Amazônica” 

Escrito por chef responsável por cruzeiro luxuoso que percorre os Rios Negro e Solimões, obra apresenta “O sabor da natureza”
 

Considerada a mais tipicamente brasileira das nossas cozinhas regionais, a culinária amazônica é repleta de ingredientes exóticos, sabores diferentes e preparos diferenciados. É símbolo do vigor do nosso patrimônio natural e da força da cultura indígena. É uma cozinha rica com seus peixes, frutos e raízes, e que vem sendo amplamente difundida.
O livro de receitas “Culinária Amazônica”, escrito pelo Chef executivo do navio Iberostar Grand Amazon, Claudio Procópio, e lançado pela Editora Senbac, aborda os pratos mais exóticos da região amazônica, como piracuru de casaca, pacu amuquinhado e filhote de pai d’égua, e é a dica ideal para aqueles que curtem uma culinária diferenciada.
O livro, que contém 156 páginas, conta com receitas salgadas preparadas com ingredientes como peixes e raízes fortes, além de pratos doces com frutas típicas da região, como o cupuaçu e o açaí.
O Chef Claudio Procópio iniciou sua carreira no Rio de Janeiro, atuando como chef em pousadas de Itaipava e Petrópolis, além de outros restaurantes e hotéis ao longo de 20 anos de profissão. Há mais de quatro anos é responsável pela culinária do Iberostar Grand Amazon, cruzeiro luxuoso que percorre os Rios Negro e Solimões.







Obra conta a história das cantoras do Jazz 

Livro “Jazz Ladies”, da Companhia Editora Nacional, apresenta a carreira das grandes divas
 
A Companhia Editora Nacional lança no mês de outubro um livro que conta a história das grandes cantoras do Jazz. A obra “Jazz Ladies” é um registro marcante da carreira de divas do jazz como Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Memphis Minnie, Sarah Vaughan, Nina Simone, Dee Dee Bridgewater e tantas outras que perseguiram o sonho de serem cantoras reconhecidas como artistas, e não apenas os rostinhos bonitos que enfeitavam as bandas masculinas.
A história do jazz feminino é uma trajetória longa e cheia de obstáculos. O ponto marcante do livro é a luta dessas artistas em questões sociais – na época, cantar jazz era a única arma que as mulheres dispunham em uma sociedade americana patriarcal e racista, principalmente para as negras, maioria na história do jazz. O livro começa pelo nascimento das primeiras jazzwomen e das cantoras de blues clássico.
Depois narra a luta pela liberdade da mulher negra durante a grande depressão americana até encontrarem seu lugar na música durante a guerra, quando os homens foram convocados. Mais tarde elas seriam militantes dos direitos civis, até que, nos anos 1960-1970 foram reconhecidas, enfim, como grandes artistas. Por fim, o livro conta casos interessantes dessas divas como a prisão de Nina Simone em 1995 e morte de várias delas por conta do abuso do álcool.
As imagens de época também fazem parte do livro, bem como capas de discos, cartazes de shows e outros registros de época. No final, o autor faz uma seleção de discos clássicos indispensáveis para os que querem se iniciar nesse gênero musical. Aqui, os fãs de jazz vão conhecer muitas vidas que se cruzaram, mulheres amigas que se tornaram rivais, que nasceram na mesma região mas distanciaram-se, brigaram e cantaram juntas depois. Uma luta de valentes mulheres que abriu caminho e serviu de referência para artistas atuais, como Norah Jones, Diana Krall e Jozz Stone.




“O livro da psicologia” reúne grandes expoentes da psicanálise

Publicação traça, com esquemas e diagramação dinâmicos, um panorama da evolução das teorias psicológicas

Seja ao candidatar-se a um novo emprego, buscar apoio para fobias ou compulsões, receber orientação sobre como melhorar o desempenho dos filhos na escola, a aplicação dos estudos da psicologia acompanham decisões e comportamentos a todo momento. Apesar disto, esta ciência ainda é uma área do conhecimento misteriosa para muitas pessoas.
O livro da psicologia, lançamento da Globo Livros, segue a mesma proposta de conteúdo e projeto gráfico de O livro da filosofia, obra que permanece há mais de 20 semanas na lista brasileira dos livros mais vendidos de não ficção. Seguido de uma perspectiva cronológica, e com o apoio de esquemas e gráficos, a publicação destaca autores e contextualiza suas descobertas, traz um glossário com os principais termos e teorias, além de conter um capítulo dedicado a apresentar os cientistas e psicólogos que ajudaram a aprofundar o conhecimento desenvolvido ao longo das décadas. O livro da psicologia é o mais atualizado livro sobre o tema, uma obra que despertará reflexões, destruirá preconceitos e instigará o leitor a buscar o autoconhecimento.
Muito além dos estudos de Freud e Jung, O livro da psicologia traz um panorama completo e detalhado sobre essa ciência da mente e do comportamento. Nele, a psicologia é abordada a partir de suas raízes filosóficas (desde as reflexões feitas por Descartes, ponto de partida da noção fundamental de subjetividade) e fisiológicas (com destaque para o neurologista francês Jean-Martin Charcot e seu diagnóstico dos mecanismos causadores da histeria). O entrelaçar dessas duas áreas permitiu que, em 1879, fosse dado o primeiro passo para a constituição da psicologia como ciência por meio da criação por Wilhelm Wundt do primeiro laboratório de psicologia experimental na Universidade de Leipzig, na Alemanha.  ***** 5 ESTRELAS / Excelente

Nenhum comentário: