segunda-feira, 1 de outubro de 2012

LITERATURA


X Bienal Internacional do Livro do Ceará anuncia novidades na programação

Evento que acontece de 8 a 18 de novembro no novo Centro de Eventos, celebra os 120 anos da Padaria Espiritual

A comissão organizadora da X Bienal Internacional do Livro do Ceará confirmou novos nomes que estarão presentes no evento, que ocorrerá de 8 a 18 de novembro no Centro de Eventos do Ceará. Na nova relação, figuram as presenças da escritora norte-americana Kim Edwards, de Ricardo Kelmer, Ângela Escudeiro, Thalita Rebouças, Márcia Tiburi, Benjamin Abdala, Ana Miranda, Ignácio de Loyola Brandão, Lira Neto, Luiz Tati, Benjamin Abdala e Cristina Pretti. Como já havia sido confirmado no lançamento desta edição, ocorrido no último dia 15 de maio, a Bienal homenageará e contará com a presença de ilustres nomes da literatura nacional e internacional, como o nigeriano Wole Soyinka, ganhador do Nobel de Literatura 1986; o cearense Rafael Sânzio de Azevedo, Doutor em Letras pela UFRJ, com tese sobre A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará, e membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 1, cujo patrono é Adolfo Caminha; e o norte-riograndense José Cortez, ex-lavrador, que saiu do sertão e, através da literatura, se tornou um dos principais editores do Brasil, tendo fundado a Editora Cortez.
Novas presenças também foram confirmadas para os eventos que ocorrerão paralelamente à Bienal, como o Encontro de Lusófonos. Estão certos os nomes de Eduardo Quive (Moçambique), Filinto Elísio (Cabo Verde), Conceição Lima (São Tomé e Príncipe), Odete Semedo (Guiné-Bissau), Ana Nascimento, Zilda e Dramistas, Sebastião Chicute, Ari Bandeira e Alan Mendonça. O II Encontro de Ilustradores reunirá Rosana Urbes, Nathália Forte, Diego Akel, Ramon Cavalcante e Baião Ilustrado e coletivo Base. A X edição da Bienal do Livro também levará ao Centro de Eventos, como parte da diversificada programação que contempla as interfaces literárias, cineclubes que reunirão pesquisadores cearenses como Maria Inês Pinheiro Cardozo, Maria Helena Cardoso, Fernanda Coutinho, Carlos Eduardo Bezerra, Paulo Andrade e Cleudene Aragão. A programação também reserva espaço para o VI Encontro do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado do Ceará, com as presenças de Márcia Cavalcante, Lucília Garcez, Tânia Rosing, Nanci Nóbrega, Airton de Farias e Maria Aparecida Lavor.


Temática
Com o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo”, a Bienal do Livro irá prestar uma homenagem aos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a pequena Fortaleza do final do Século XIX com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de escritores, pintores e músicos que promoveram intensas atividades de renovação artística e literária. Além da homenagem à Padaria Espiritual, a Bienal celebrará ainda os 90 anos da Semana de Arte Moderna, e os Centenários do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues; e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena, legítimo representante da poesia popular nordestina.

No total, serão disponibilizados 23 mil metros quadrados de área utilizada, aumentando em 40% a área de estandes e em 100% a área de circulação e de acessos em relação à edição anterior. Com isso, a organização da Bienal estima dobrar o número de visitantes, chegando a um público de 600 mil pessoas durante os dias da Feira.

Uma ampla e diversificada programação está sendo montada para permitir à X Bienal Internacional do Livro contemplar o maior número possível de interfaces com a literatura. Para tanto, serão promovidas mais de 500 atividades entre palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, shows líteromusicais, cineclubes, colóquios, convenções e debates. As atividades serão realizadas nos diversos espaços montados, entre eles o Espaço Cordel, o Café Java, o Espaço Jovem, o Espaço Infantil e o espaço Oca – Ana Miranda, entre outros.

Ainda dentro da homenagem à Padaria Espiritual, os estandes, salas, salões, auditórios e cafés receberão nomes alusivos aos “padeiros”, como eram chamados os membros do grupo, que serão ainda homenageados serão representados por atores e bonecos, que se juntarão aos visitantes. Uma exposição no Memorial da Padaria Espiritual, montada com acervo do Museu do Ceará, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e Instituto Histórico e Geográfico do Ceará levará livros, roupas e artigos pessoais dos padeiros e atas recém-encontradas da Padaria. O setor será acompanhado por estagiários e instrutores dos núcleos educativos do Museu do Ceará e Arquivo Público e por alunos das escolas profissionalizantes do Estado.

Nos espaços destinados à exposição e venda de livros, as principais editoras nacionais e locais apresentarão seus produtos em uma moderna e acolhedora infra-estrutura a ser montada no local. São esperados mais de 100 mil títulos, que ficarão expostos em quatro setores distintos: 1) Espaço das Editoras Cearenses, reunindo as editoras do Ceará e dando oportunidade aos editores do Estado exporem seus catálogos para o público visitante; 2) Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura, espaço destinado às editoras do Nordeste; 3) Editoras Universitárias, espaço conjunto para comercialização da produção acadêmica das editoras universitárias brasileiras e latinoamericanas; e 4) Espaço das Editoras Nacionais e Internacionais, em uma área destinada à exposição de livros de editoras nacionais e internacionais.

Com visitação gratuita e diária das 9 horas às 22 horas, a Bienal Internacional do Livro do Ceará fará uma forte ação de aproximação com os alunos da rede pública de ensino. Está prevista a presença de cerca de 20 mil alunos com idade mínima de seis anos da Capital e do Interior em projetos de visitação escolar, o dobro da última edição da Bienal, além de professores e agentes de leitura. O agendamento será feito pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará até o dia 5 de novembro através do e-mail visitacaobienal@secult.ce.gov.br, de modo que somente grupos de estudantes agendados previamente terão acesso ao evento. Os responsáveis por cada grupo receberão Kit-visitação Escolar, composto por crachás dos alunos, credencial do ônibus da escola e mapa de localização. Os estudantes serão acompanhados por monitores da Secretaria da Cultura, que orientarão a visita pelos diversos setores da Bienal.

Para estimular ainda mais o interesse do público infanto-juvenil pela leitura e facilitar o acesso ao livro, a Secretaria da Cultura irá promover a distribuição da Notinha Legal, no valor de R$ 10,00 (dez reais), com a qual as crianças das escolas públicas e comunitárias poderão comprar livros no evento. No total serão 20 mil notinhas, totalizando R$ 200 mil em incentivo a 20 mil alunos da rede pública de ensino, que concorrerão às notinhas por meio de edital ainda a ser lançado e que terá a Bienal como tema. Já os professores das escolas públicas e os alunos de escolas profissionalizantes serão beneficiados com o CardLivro, cartão de crédito para aquisição de livros.

A X Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) com incentivo da Coelce e da Oi por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

• X Bienal Internacional do Livro do Ceará
Data: 8 a 18 de novembro de 2012
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Horário de Visitação: das 9 horas às 22 horas
Entrada gratuita

 








100 livros clássicos para download

Uma compilação com 100 obras, entre autores brasileiros e estrangeiros, escolhidas entre os 10 mil títulos disponíveis no portal Domínio Público. A lista, traz desde livros seminais, formadores da cultural ocidental, como “Arte Poética”, de Aristóteles, até o célebre “Ulisses”, de James Joyce, considerado um dos livros mais influentes do século 20, além de clássicos brasileiros e portugueses. Todo o acervo do portal DP é composto por obras em domínio público ou que tiveram seus direitos de divulgação cedidos pelos detentores legais. No Brasil, os direitos autorais duram setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente à morte do autor.



A Divina Comédia — Dante Alighieri
Ulysses — James Joyce
A Metamorfose — Franz Kafka
Don Quixote. Vol. 1 — Miguel de Cervantes Saavedra
Don Quixote. Vol. 2 — Miguel de Cervantes Saavedra
Cândido — Voltaire
Uma Estação no Inferno — Arthur Rimbaud
Iluminuras —Arthur Rimbaud
A Esfinge sem Segredo — Oscar Wilde

Viagens de Gulliver — Jonathan Swift
Poemas — Safo
O Elixir da Longa Vida — Honoré de Balzac
Arte Poética — Aristóteles

Via—Láctea — Olavo Bilac
As Viagens — Olavo Bilac
Contos para Velhos — Olavo Bilac
A Mensageira das Violetas — Florbela Espanca
Poemas Selecionados — Florbela Espanca
Livro de Mágoas — Florbela Espanca
Charneca em Flor — Florbela Espanca
Livro de Sóror Saudade — Florbela Espanca
O Livro D'ele — Florbela Espanca
O Guardador de Rebanhos — Fernando Pessoa

Poemas de Fernando Pessoa — Fernando Pessoa
Poemas de Álvaro de Campos — Fernando Pessoa
Poemas de Ricardo Reis — Fernando Pessoa
Primeiro Fausto — Fernando Pessoa
O Eu Profundo e os Outros Eus. — Fernando Pessoa
O Pastor Amoroso — Fernando Pessoa
A Cidade e as Serras — Eça de Queirós
Os Maias — Eça de Queirós
Contos —Eça de Queirós
A Ilustre Casa de Ramires — Eça de Queirós
A Relíquia — Eça de Queirós
O Crime do Padre Amaro — Eça de Queirós
Cartas D'Amor — O Efêmero Feminino — Eça de Queirós
Vozes d'África — Castro Alves
Os Escravos —  Castro Alves
O Navio Negreiro — Castro Alves
Espumas Flutuantes — Castro Alves
Eu e Outras Poesias — Augusto dos Anjos
Eterna Mágoa — Augusto dos Anjos
Os Sertões — Euclides da Cunha
Canção do Exílio — Antônio Gonçalves Dias

Dom Casmurro — Machado de Assis
Memórias Póstumas de Brás Cubas — Machado de Assis
Esaú e Jacó — Machado de Assis
Quincas Borba — Machado de Assis
Contos Fluminenses — Machado de Assis
O Alienista — Machado de Assis
As Academias de Sião — Machado de Assis
Memorial de Aires — Machado de Assis

Romeu e Julieta — William Shakespeare
A Comédia dos Erros — William Shakespeare
A Megera Domada — William Shakespeare
Macbeth — William Shakespeare
Hamlet — William Shakespeare
Otelo, O Mouro de Veneza — William Shakespeare
O Mercador de Veneza — William Shakespeare
Antônio e Cleópatra — William Shakespeare
Ricardo III — William Shakespeare
Os Lusíadas — Luís Vaz de Camões
Redondilhas — Luís Vaz de Camões
Canções e Elegias — Luís Vaz de Camões
A Carta — Pero Vaz de Caminha
Fausto — Johann Wolfgang von Goethe
Lira dos Vinte Anos — Álvares de Azevedo
Noite na Taverna — Álvares de Azevedo
Poemas Irônicos, Venenosos e Sarcásticos — Álvares de Azevedo
Obras Seletas — Rui Barbosa
A Volta ao Mundo em Oitenta Dias — Júlio Verne
Odisseia — Homero
Iliada — Homero
História da Literatura Brasileira — José Veríssimo Dias de Matos
Utopia — Thomas Morus
A Carne — Júlio Ribeiro
Édipo—Rei — Sófocles
A Alma Encantadora das Ruas — João do Rio
Memórias de um Sargento de Milícias — Manuel Antônio de Almeida
A Dama das Camélias — Alexandre Dumas Filho
Sonetos e Outros Poemas — Bocage
A Dança dos Ossos — Bernardo Guimarães
A Escrava Isaura — Bernardo Guimarães
A Orgia dos Duendes — Bernardo Guimarães
Seleção de Obras Poéticas — Gregório de Matos
Contos de Lima Barreto — Lima Barreto
O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos — Lima Barreto
Triste Fim de Policarpo Quaresma — Lima Barreto
Diário Íntimo — Lima Barreto
O Livro de Cesário Verde — José Joaquim Cesário Verde
Brás, Bexiga e Barra Funda — Alcântara Machado
Schopenhauer — Thomas Mann

A Capital Federal — Artur Azevedo
Antigonas — Sofócles
A Poesia Interminável —  Cruz e Sousa
Antologia — Antero de Quental
A Conquista — Coelho Neto
As Primaveras — Casimiro de Abreu
Carolina — Casimiro de Abreu
A Desobediência Civil — Henry David Thoreau
A Princesa de Babilônia — Voltaire






Sesc realiza Semana do Livro e da Biblioteca

Projeto visa incentivar a leitura, principalmente para as crianças


Para comemorar o Dia Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrado na segunda-feira (29), o Sesc realiza, de 29 a 31 de outubro, a Semana do Livro e da Biblioteca, em Fortaleza. A programação especial e gratuita tem início na segunda-feira (29), em três horários: 9h, 15h e 19h.

Haverá palestras sobre A Importância da Leitura, Afetividade x Redes Sociais, contações de histórias, cantinho da leitura, apresentação do espetáculo A Beata Maria do Egito, conversa com escritor e sarau de poesias. A programação acontece na Biblioteca Infantil e na Biblioteca Raquel de Queiroz, na Unidade Fortaleza do Sesc. A expectativa é que 700 pessoas participem do evento.

Programação
Semana do Livro - De 29 a 31/10

Biblioteca Infantil - 9h e 15h

29/10 - A Importância da Leitura - Hercília Sombra / Lúcia Marques
Contação de História - Paula Yemanjá
Cantinho da Leitura - Hercília Sombra/ Alex Paiva / Mariza

30/10 - Afetividade X Rede Sociais - Viviane Coutinho
Contação de História - Paula Yemanjá
Cantinho da Leitura - Hercília Sombra/ Alex Paiva / Mariza

31/10 - “Venda o seu Livro” - A Marca de uma Lágrima - Lúcia Marques
Contação de História - Paula Yemanjá
Cantinho da Leitura - Hercília Sombra/ Alex Paiva / Mariza

Biblioteca Rachel de Queiroz - 19h

29/10 - Apresentação/ Performance Artística
            Espetáculo: A Beata Maria do Egito
            Texto: Rachel de Queiroz
            Direção: John White

30/10 - Conversa co Escritor:
            Escritor: Cornélius  Okwudili  Ezeokeke
            Livro: Penas Mais Rígidas: Justiça ou Vingança?
            Mediador: Silas Falcão

31/10 - Sarau de Poesias - Grupo Abraço Literário

SERVIÇO
Semana do Livro e da Biblioteca
Local: Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)
Período: 29 a 31/10
Horário: 9h, 15h e 19h
::: Gratuito :::







Sete bibliotecas da Rede Municipal foram selecionadas para o Programa Livro Popular

O programa realizado pela Fundação Biblioteca Nacional visa estimular o acesso à leitura

As bibliotecas Vila das Artes, Dolor Barreira, Casa Brasil Antônio Bezerra, Casa Brasil Vila União, Casa Brasil Granja Portugal, CSU José Walter e Imphar, que fazem parte da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais de Fortaleza, foram aprovadas na seleção do Programa Livro Popular (PLP) da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). O projeto visa motivar a produção e a comercialização de livros a preços populares, a fim de estimular o acesso à leitura para a população, favorecendo toda a cadeia criativa. As obras serão vendidas no valor de R$ 10,00 em pontos de venda pré-estabelecidos através de edital.

Lançado durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o PLP teve como primeiro passo uma chamada pública às editoras e aos autores independentes para inscreverem livros aptos a serem vendidos pelo valor estipulado pelo projeto. Em seguida, foi realizada a convocação de livrarias, bancas de jornal, entre outros pontos de varejo para realizarem as vendas das obras. Em Fortaleza, foram selecionadas três livrarias: Lua Nova, Feira do Livro e Smile, devido a proximidade com a Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, sede da Rede Municipal de Bibliotecas.

Por último, foram escolhidas e cadastradas as bibliotecas. Estas receberam um cartão-livro com créditos para a compra das obras, que as próprias escolheram. As seleção dos livros aconteceram por meio de uma lista disponibilizada pela Biblioteca Nacional. Cada biblioteca selecionou uma comissão para acompanhar e legitimar a escolha dos títulos. Os recursos disponibilizados pelo PLP para as sete bibliotecas da Rede Municipal de Fortaleza somam R$ 127.283,18. As entregas dos livros já estão sendo realizadas em conferência com um representante indicado pela coordenação de cada biblioteca ou pelos bibliotecários.







Sesc realiza Semana do Livro no Crato 


Confira a programação completa 

Para comemorar o Dia Nacional do Livro, celebrado na segunda-feira (29), o Sesc realiza, de 22 a 26 de outubro, a Semana do Livro, no Crato. A programação especial e gratuita tem início na segunda-feira (22), às 8h, com uma caminhada literária destinada a professores, alunos, escritores e comunidade em geral. Após a caminhada, que percorrerá ruas da cidade, serão realizados sorteios e sarau literário, na Praça São Vicente.
Durante a semana, a programação se estende por escolas públicas do município e hospitais com lançamento e exposição de obras literárias, contação de história, biblioteca itinerante, mesa redonda e palestra, além da participação de escritores cearenses. Serão trabalhados escritores da literatura infantil, infanto-juvenil e adulta, como: Ruth Rocha, Eva Furnari, Ana Miranda e Monteiro Lobato, além de escritores cearenses como José Flavio e Josenir Lacerda. Através da biblioteca itinerante, será


Programação - Semana do Livro - Crato
De 22 a 26/10

22/10
8h30 – Praça São Vicente e ruas da cidade   
Atividades: Caminhada literária; sarau poético; sorteio de livros
14h30 - Teatro Sesc Adalberto Vamozi
Atividade: Lançamento do livro: Aspectos sociológicos na poesia de Patativa do Assaré e o drama da Triste Partida          
Escritora: Maria Ferreira dos Santos     
Público: Alunos de ensino médio, universitários e convidados
15h30 - Teatro Sesc Adalberto Vamozi
Atividade: Palestra: Princípios fundamentais para um bom funcionamento de uma biblioteca “Leis de Ranganathan”       
Palestrante: Gracy Kelli Martins (UFC)
Público: bibliotecários, profissionais de salas de leitura, professores
14h30 às 17h - Escola CAIC      
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: alunos da escola

23/10
8h30 às 11h - Escola Rotary
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: alunos da escola
14h30 às 17h - Escola São Francisco
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: alunos da escola
19h - Biblioteca adulta
Atividade: Especial Lume
Público: leitores da biblioteca e participantes sistemáticos do LUME
                                                        
24/10
8h30 - Teatro Sesc Adalberto Vamozi
Atividade: Mesa Redonda - A partir de que lugar se forma o leitor literário?
(Mediação: Elvis Pinheiro)          
Participantes: Emerson Monteiro, Ermano Morais, Ana Rosa Borges, Elândia Duarte
Público: professores, alunos, universitários
8h30 às 11h - Escola 8 de Março
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: alunos da escola
14h30 às 17h - Escola 8 de Março
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: alunos da escola

25/10
8h30 -Hospital São Camilo (ala infantil)
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: crianças hospitalizadas
14h30 - Teatro Sesc Adalberto Vamozi
Atividade: Análise da Obra - Fuga pela Claraboia, do Escritor Francisco de Freitas Leite       
Professor: Flávio Queiroz
Público: participantes do projeto “Conversa com o Escritor” e pré-vestibulandos

26/10
8h30 às 11h - Praça da Sé
Atividade: Biblioteca ambulante no Senac     
Público: comunidade
19h - Estacionamento do Sesc
Atividade: Recital de cordel        
Participantes: Josenir Lacerda, Luciano Carneiro, Ermano Morais, Ulisses Germano, Anilda Figueiredo, Bastinha     
Público: clientes do Sesc, convidados e comunidade em geral
Gratuito.





Prorrogada as inscrições do "Prêmio Vivaleitura 2012" até 13 de Outubro 

Iniciativa oferece R$540 mil a projetos ligados ao fomento à leitura no país

As inscrições da sétima edição do Prêmio Vivaleitura estão abertas até o dia 13 de outubro. Realizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/Minc), em 2012, a iniciativa oferecerá um total de R$ 540.000 em dinheiro a instituições comprometidas com o fomento à mediação da leitura em todo o território nacional e a valorização do hábito de ler na conquista da cidadania plena.

O Vivaleitura é dividido em três categorias. Em “Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias”, concorrem experiências desenvolvidas em bibliotecas de acesso público sem ligação com instituições de ensino. Trabalhos realizados em colégios públicos e particulares sob responsabilidade de professores, diretores, bibliotecários ou coordenadores enquadram-se na categoria “Escolas públicas e privadas”. Bibliotecas ligadas a faculdades ou universidades juntam-se a ONGs, pessoas físicas e instituições sociais em “Sociedade”, categoria que avalia iniciativas formais ou informais executadas na área da leitura, por cidadãos vinculados às ONGs e instituições sociais.

A comissão selecionará 18 projetos finalistas a serem contemplados com diploma e troféu Vivaleitura. Os seis vencedores de cada categoria receberão prêmios no valor de R$ 30 mil. Além disso, as iniciativas indicadas para a Menção Honrosa “José Mindlin” ganharão diploma e medalha. A cerimônia de premiação acontece em dezembro.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas via internet, pelo site www.premiovivaleitura.org.br, ou via postal, como carta registrada, com Aviso de Recebimento (AR) endereçado a PRÊMIO VIVALEITURA / Fundação Biblioteca Nacional, Av. Rio Branco, n° 219 – Centro, CEP 20040-008 Rio de Janeiro- RJ. Os trabalhos enviados pelos Correios deverão conter a ficha de inscrição que se encontra no site www.premiovivaleitura.org.br devidamente preenchida e anexada ao trabalho. Só serão aceitos os trabalhos com data de envio da documentação dentro do prazo estabelecido, sendo considerada a data de envio pela internet ou a postagem indicada pelo carimbo dos Correios, na data da expedição.

Com abrangência nacional, o Vivaleitura já reuniu mais de 13 mil iniciativas de incentivo à leitura desde 2006, ano da sua criação. Os números refletem o compromisso de pessoas e instituições de todo o país com a formação de leitores. A enorme coleção de trabalhos inspira políticas púbicas na área de educação e colabora no planejamento de ações do Programa Nacional do Livro e da Leitura.

O Prêmio VIVALEITURA é uma realização da Fundação Biblioteca Nacional, com a coordenação e execução da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, em conjunto com o Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Santillana, a Fundação Banco do Brasil, o Conselho Nacional de Educação (CONSED) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Nenhum comentário: