segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CINEMA DE ARTE



Filmes da semana na Vila das Artes  

Sessões: quarta, quinta e sexta
             
Confira a programa de filmes na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. Na quarta-feira (24), às 14h30, o Cine da Tarde (Cineclube formado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com curadoria da Vila) apresenta “Sexo por Compaixão” (Direção: Laura Mañá | Espanha/México, 1999). O filme conta a história de Dolores (interpretada pela francesa Elisabeth Margoni), uma mulher madura de cinqüenta anos, reconhecida por todos como muito piedosa. Mas, por sua bondade excessiva, ela acaba abandonada pelo marido, Manolo (José Sancho). Um dia Dolores resolve pecar pela primeira vez em sua vida. Ela acaba dormindo com um desconhecido. Sem querer, ela lhe salva a vida e o suposto pecado se converte em uma obra de caridade. Dolores - que muda de nome para Lolita – passa a dedicar sua vida às obras de caridade. Ela se entrega de corpo e alma ao povoado. Prêmios: Vencedor do prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema Espanhol de Málaga de 2000 e destaque do Festival do Rio BR de 2001.

Ainda na quarta, às 18h30, o Cineclube Vila das Artes, dando continuidade a mostra de filmes do cineasta e artista Derek Jarman, exibe O Jardim (1990). O filme une cristianismo e sexualidade para falar sobre a “caça” aos homossexuais. Misturando de forma brilhante lirismo e humor, imagens poéticas e gags publicitárias, Jarman faz uma crítica audaciosa e inteligente ao mundo dos conservadores. Rodado nos jardins de sua casa na costa de Kent, Dungeness, na Inglaterra, e aos arredores de uma usina nuclear, o filme abusa da linguagem de vídeo e acaba quase por servir como um apanhado de sua vida e obra. Após o filme tem conversa com o pesquisador Reginaldo Dias.

Na quinta-feira (25), às 18h30, a Mostra Retratos do Nazismo, organizada pelo 24 Quadros (grupo de alunos e ex-alunos da Vila das Artes) projeta O Triunfo da Vontade (Leni Riefenstahl | 1934), que documenta o congresso Nacional-Socialista alemão de 1934. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.

Na sexta-feira (26) tem a A Queda! - As Últimas Horas de Hitler (Oliver Hirschbiegel | 2004), encerrando a mostra. O filme é baseado nos relatos de Traudl Junge, secretária pessoal do Führer, além de livros, entre eles o de Joachim Fest, a maior autoridade mundial em nazismo.

As sessões são gratuitas e abertas ao público. A Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza, fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Mais informações pelo 3252-1444 ou viladasartes.fortaleza.ce.gov.br.
Cine Desbunde.

 O Cine Desbunde (cineclube formado durante o curso de formação de agentes culturais e exibidores independentes, Pontos de Corte, da Vila das Artes) exibe quinzenalmente filmes nacionais e realiza atividades artísticas como exposição de mandalas, mostra de artes visuais e demonstrações poéticas no Buteco da Florzinha  (Rua Instituto do Ceará, loja 7, no Benfica, - ao lado da Faculdade de Economia da UFC).  Mais informações pelo  (85) 8887-2425  ou estadodepoeta@gmail.com . Nesta quinta (25), ás 18h tem  Novos Baianos Futebol Clube – documentário de Solano Ribeiro.







Drama biográfico “As Sessões” ganhou o prêmio do público no Festival de San Sebastián

Em cartaz no Festival de Cinema do Rio, filme conta a história verdadeira de Mark O’Brien, que sofria de poliomielite, mas queria perder a virgindade  
O longa “As Sessões”, do cineasta Ben Lewin, foi condecorado com o prêmio do público no Festival de San Sebastián, na Espanha, na cerimônia que aconteceu nesse final de semana.
O filme foi inspirado nos escritos autobiográficos do jornalista e poeta Mark O’Brien e conta a sua história, um homem que passou a maior parte de sua vida em um pulmão de ferro e decide que, aos 38 anos, quer perder a sua virgindade. Com a ajuda de uma terapeuta especializada e orientação de seu padre, ele se propõe a tornar o sonho realidade.

“As Sessões”, um lançamento da Fox Searchlight, conta com Helen Hunt no elenco como a terapeuta, em um dos papéis mais elogiados de sua carreira.

O filme, que estreou no Festival do Rio na semana passada, ainda pode ser visto em duas sessões amanhã, quinta-feira, no Kinoplex Leblon, às 14h ou às 19h. O lançamento de "As Sessões" está previsto para o primeiro bimestre de 2013.
John Hawkes é um grande ator e tem roubado a cena no papel de sujeitos sujos e horripilantes em filmes como “Inverno da Alma” e “Martha Marcy May Marlene”. Assim, é bacana vê-lo exibindo outro lado em “As Sessões”, dirigido por Ben Lewin, que será exibido a partir desta sexta (28) no Festival do Rio .

Ele interpreta Mark O’Brien, um homem de 36 anos que passa boa parte do tempo num pulmão de aço e não levanta da cama devido a sequelas da poliomielite. Virgem, decide que é hora de mudar a situação. E contrata Cheryl (a sumida Helen Hunt), uma terapeuta sexual, para dar jeito no assunto.

A história é baseada em fatos reais e dirigida com doçura por Ben Lewin, ele próprio uma vítima da mesma doença, que consegue alcançar o difícil equilíbrio entre drama e comédia pedido pela trama.

É o tipo do papel talhado para o Oscar , e Hawkes deve estar entre os indicados na categoria de ator principal por seu retrato sem maneirismos fáceis, apoiado nos sentimentos com os quais qualquer um consegue se identificar. Helen Hunt também se destaca, assim como William H. Macy no papel de um padre moderninho.


“As Sessões” levou o prêmio do público no Sundance Festival e foi um dos mais comentados em Toronto. Só não encontra vaga no Oscar se os conservadores membros da Academia incomodarem-se com as cenas de nu frontal e de sexo, mesmo que discretas.

Nenhum comentário: