segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ESPORTE & AVENTURA

Sucesso de público e atletas na 1ª Etapa do Circuito Fortalezense Infantil de Skate: o Abdul Jabal Skate Kids 2012

Nos dias 13 E 14 de outubro rolou a 1ª Etapa do Circuito ABDUL JABAL Skate Kids 2012, evento de caráter Infanto-Juvenil que movimentou a tribo das quatro rodinhas na Pista Pública de Skate da CEART, Fortaleza-Ce.
O evento reuniu algumas das maiores feras da nova geração do skate alencarino, divididos em quatro diferentes categorias: Iniciante e Feminino (até 16 anos), Mirim (até 14 anos) e Petit (até 10 anos).

A Cerimônia Oficial de Abertura teve seu início às 15h do sábado, 13, com a execução do Hino Nacional Brasileiro onde todos os presentes, atletas e familiares, posicionaram-se respeitosamente no centro da quadra para uma memorável demonstração de civismo e amor a pátria.

As baterias começaram com a primeira fase da categoria Mirim, a mais numerosa da competição, que contou com nada menos que 40 inscritos.
 
Em seguida foi a vez dos Iniciantes. Divididos em 16 baterias, os atletas disputaram até os últimos instantes as cobiçadas vagas para a próxima fase.

Destaque para Anderson Guilherme, Yago Juan e Carlos Henrique “Moskito”, que fizeram 15 pontos de média na Mirim e João Alisson “Nenen” e o sobralense Carlos Lucas na categoria Iniciante.

Lembrando que o uso de capacetes foi obrigatório para todos os participantes durante suas apresentações.

Na manhã do domingo a competição foi reiniciada com a segunda fase das categorias Mirim e Iniciante, classificando direto para as finais os quatro melhores de cada categoria.
 
Na sequencia entraram em cena as meninas que com muito charme, graça e perícia deram um show à parte para o público presente mostrando a força do skate feminino no estado.
Destaque para a atuação da pequena Marina Le-Fort, de apenas 07 aninhos, que encantou a todos descendo rampas três vezes mais altas que ela, com muita segurança e estilo.

Contudo, nenhuma categoria causou mais frisson ao grande público que prestigiou o evento quanto a turminha da Petit. A novíssima geração do skate cearense deu um show e atletas como David Prudêncio, de apenas 6 anos, já começaram a escrever seu nome na história do esporte mostrando que a renovação está garantida desde que iniciativas como esta continuem a ser apoiadas.

Finais

A primeira final foi da categoria Mirim e teve um duelo emocionante pela 1ª colocação entre os fortalezenses Yago Juan e Vinicius Costa que foi decidida em favor de Yago por apenas 0,5 ponto num placar apertado de 15.50 x 15.00.

Na categoria Iniciante supremacia do Sobralense Lucas Pereira que deixou os demais adversários em combination (combinação de 02 notas para alcançar o escore do campeão) para levar o título Fortalezense para Sobral.

Na categoria Feminino a representante de Caucaia e atual Campeã Cearense, Rayana Lopes, sobrou na pista com manobras de alto nivel técnico como all rides sobre o corrimão e varial flips na base.

Já a fortalezense Amanda Arruda, que fez uma linha bastante segura com ollies e fakies shovets mostrando uma grande evolução, teve de se contentar com a segunda colocação. Maria Eduarda e Cibele Vieira não conseguiram repetir suas atuações anteriores e ficaram na terceira e quarta colocações respectivamente.

Na categoria Petit um incomum empate colocou no lugar mais alto do pódio os atletas Elenilson Silva e João Luca. Devido a questões meramente técnicas ficou impossível de de se fazer uma bateria desempate e a organização da competição decidiu considerar os dois atletas campeões da etapa em respeito ao esforço e dedicação dos atletas e de suas famílias, adicionando ainda mais emoção para a próxima etapa, que definirá os grandes campeões de todas as categorias.

A última categoria a entrar na pista foi a Best Trick (Melhor Manobra), vencida pelo Caucaiense Carlos Henrique o “Moskito” com um Fake Cavalerial Boardslide no corrimão que levou o público ao delírio e impressionou todos os árbitros pela plasticidade e segurança fechando com chave de ouro a primeira etapa do Abdul Jabal Kids 2012.

“O objetivo primordial deste evento foi fomentar a formação dos futuros profissionais do skate cearense através de um evento alegre e divertido, que, mais do que uma competição, teve a proposta de ser uma verdadeira confraternização entre os amantes do esporte das quatro rodinhas e suas famílias. Com quase 100 inscritos vindos de vários municípios do estado o evento foi um sucesso”, declarou Marcelo Bibita, organizador da competição.

OS ASTROS

A presença maciça de skatistas cearenses na faixa etária entre 06 e 16 anos vindos de vários bairros de Fortaleza, Região Metropolitana-Caucaia (Projeto Correria para Cristo/Associação de Surf Caucaia) e Maracanaú (Projeto Social Maracanaú) e interior, Sobral, foi um marco para o esporte.
 
NOVIDADES

As novidades implantadas foram que os atletas de idade inferiores poderiam competir com os mais velhos e as garotas, enfrentar os meninos, respeitando-se nesse caso, apenas o limite de idade.

Também foi adotado o sistema de notas on-line, ou seja, os escores e as médias de suas voltas eram divulgadas aos atletas logo após cada apresentação.

LUZ, CÂMERA, AÇÃO
 
Durante o evento foram captadas imagens que serão usadas para a produção de um vídeo que será lançado em breve numa grande confraternização.
 
ESTRUTURA  E ACESSIBILIDADE

A organização providenciou uma estrutura excelente, onde a preocupação com o público e atletas foi o foco do projeto. Para isso foi montada uma espaçosa arquibancada para os presentes, um backstage para os atletas e um palanque com todo conforto e espaço para que a comissão técnica pudesse trabalhar à vontade. Sem esquecer que foram montadas em todas as estruturas rampas, de acesso para cadeirantes, demonstrando a preocupação dos organizadores com a acessibilidade de todos ao evento.

Resultados

Mirim
1 Yago Juan
2 Vinícius Costa
3 Caio Magalhães
4 Maxell

Iniciantes
1 Lucas Pereira
2 João Alisson
3 Carlos Lucas (Dapesada)
4 Italo Davi

Feminino
1 Rayana Lopes
2 Amanda Arruda
3 Maria Eduarda
4 Cibele Vieira

Petit
1 João Luca
1 Elenilson Silva
3 Carlos Gabriel
4 Denis

Best Trick Feminino
Rayana Lopes

Best Trick Masculino
Carlos Henrique “Moskito”

Nenhum comentário: