segunda-feira, 1 de outubro de 2012

GASTRONOMIA



István Wessel ensina receita de hambúrguer vegetariano

Edição dedicada aos "burger lovers", glutões procuram textura, sabor e aroma

Em "Home Burger: Feito em Casa É Mais Gostoso", István Wessel, chef especializado em carnes, contraria as expectativas e apresenta algumas receitas de hambúrguer para vegetarianos.

O livro é bilíngue (inglês/português) e ensina como fazer diversas versões de hambúrguer e conta um pouco de sua história.

Entre as opções sem carne, a Livraria da Folha selecionou um elogiada pelo autor. "Este hambúrguer é 'veggie', claro, mas é incrível como a textura do shiitake lembra a da carne. Um prato vegetariano com sabor de uma boa carne".

Abaixo, veja a receita de Wessel.

*

Hambúrguer de cogumelo shiitake

Ingredientes
½ xícara de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de cebola roxa picada
1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
Sal
Pimenta-do-reino moída na hora
4 cogumelos shiitake bem grandes
4 pães de hambúrguer

Preparo

Aqueça o azeite em uma frigideira média. Acrescente o alho e a cebola e frite até que fiquem macios. Espalhe o manjericão sobre o alho e a cebola. Tempere com sal e pimenta. Retire tudo da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira, coloque os cogumelos e grelhe-os por cerca de 2 minutos de cada lado. Depois, despeje a mistura sobre eles.

Aqueça os pães de hambúrguer divididos em metade. Sobre cada parte de baixo coloque um shiitake com os temperos e cubra-os com a outra metade do pão. Usando somente a base do pão e servindo no prato, fica ainda melhor.

*
SERVIÇO
"Home Burguer"
Autor: István Wessel
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 112
Quanto: R$ 33,90 (preço promocional*)





Vila Galé promome lançamento de vinhos

Degustação somente para convidados apresenta as novidades da Casa de Santa Vitória

A Casa de Santa Vitória e a Vila Galé, grupos empresarias de Portugal que estão no Brasil há alguns anos, fizeram nesta segunda, 21 de outubro, o lançamento de dois vinhos de sucesso da vinícola portuguesa. O cocktail aconteceu no Hotel Vila Galé Fortaleza, na Praia do Futuro.
O presidente do Grupo Vila Galé – ao qual pertence a Casa de Santa Vitória -, Jorge Rebelo, fez a apresentação dos vinhos produzidos na região do Alentejo, em Portugal.
Fundada em 2002, a Casa de Santa Vitória é uma empresa do Grupo Vila Galé focada na produção e comercialização de vinhos e azeites alentejanos de qualidade superior. A empresa alia, em um mesmo empreendimento, as mais avançadas tecnologias de vinificação e técnica tradicionais, como a colheita (ou vindima) manual e a pisada nas uvas com os próprios pés, como forma de obter um elevado nível de extração, o que promove um melhor nível de core e acidez, garantindo longevidade ao vinho.
A Casa de Santa Vitória está localizada no Baixo Alentejo, a 25 quilômetros de Beja, junto à pequena vila Alentejana Santa Vitória e à barragem do Roxo.  Ao todos são 130 hectares de vinhas e 140 hectares de oliveira com 11 castas tintas e 5 castas brancas. A vinícola faz programação de enoturismo e tem entre seus atrativos a adega de 5 mil metros quadrados  e três andares.
O evento marca o lançamento dos vinhos das Casa de Santa Vitória -  Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet. Produzido em 2007, o Cabernet Sauvigon tem produção manual das melhores uvas na adega.  A fermentação foi feita em barris de carvalho francês, onde é envelhecido por mais de 14 meses. Engarrafado sem qualquer filtração, possui aroma de extrema elegância e intensidade onde sobressaem notas de cassis, amoras, menta e groselha, com notas de tabaco, café e especiarias. Pode ser harmonizado com carnes vermelhas, carneiro, caça, bacalhau regado em azeite e queijos curados
Produzido em 2009, o Alicante Bouschet também tem produção manual e maturação de 14 meses em barris de carvalhos franceses. Possui aroma de extrema elegância e frutado onde sobressaem notas de cassis, mentol, café e especiarias. É igualmente indicado para carnes vermelhas, carneiro, caça bacalhau regado em azeite e queijos curados.

Confira fotos de Carlos Puton na degustação da Casa de Santa Vitória no Hotel Vila Galé 





















Nenhum comentário: