segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PELO INTERIOR

Tradição e solidariedade marcam a 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas

Entre os dias 8 e 13 de novembro, a região do Cariri, no sul do Ceará, abre as cortinas para a diversidade cultural. A 14ª Edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, que percorre 25 cidades da região, sendo Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Barbalha os principais pólos das apresentações, reúne espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
Além de difundir as diversas culturas, a Mostra também promove a solidariedade. Neste ano, para ter acesso aos espetáculos em ambientes fechados, os participantes farão uma doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Campanha “Nossos irmãos não podem mais esperar” - em prol das vítimas de estiagem em 178 municípios cearenses.
Reconhecida por produzir, fomentar e levar cultura aos lugares mais longínquos, a Mostra vem, a cada ano, ampliando o potencial das expressões artísticas. Em 2012, serão 81 grupos selecionados por edital, sendo 32 do núcleo de artes cênicas, 14 de artes visuais, 23 de música, 5 de audiovisual e 7 de literatura -  vindos de 14 estados do Brasil. Além de 44 grupos da tradição popular convidados pelo Sesc, como previsto no edital do evento.
Nesta edição, a Mostra Sesc Cariri de Culturas surge com sutis demonstrações de que, sem deixar de valorizar e contemplar o país inteiro em sua programação, a cultura cearense e, principalmente, da região do Cariri será apresentada de forma mais destacada. “A região do Cariri, berço da cultura de um povo que abre seus saberes e acolhe todas as tribos que vêm se aconchegar em sua Terra, neste ano irá alçar vôos maiores no evento”, explica o gerente de Cultura do Sesc/CE, Paulo Leitão.
O incentivo às manifestações populares, transmitidas pela oralidade, como os Reisados, Cocos do litoral e do sertão, a herança indígena e Cantos de Sagração estarão presentes na programação de forma diferenciada, nesta edição.
As tradições orais, conhecidas como Brinquedos – que contemplam os Reisados, os Bois, o Maracatu, o Coco, dentre outras expressões culturais – terão um único Terreiro, específico para os grupos que irão participar. O objetivo desta mudança é fazer com que integrantes de diferentes grupos e visitantes do evento tenham a oportunidade de participar de todas as terreiradas e com isso, haja um intercâmbio entre todos.
A partir do pensamento de Antônio Conselheiro de que “o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”, a Mostra promove um importante e inédito encontro: grupos de Dança do Coco do sertão e do litoral farão juntos, pela primeira vez no Cariri, uma bela e emocionante apresentação. Este momento acontecerá durante o Seminário “A Reinvenção do Nordeste”, entre os dias 12 e 13 de novembro. O tema central do evento, que está na 3ª edição, será “As novas metrópoles do sertão e as cidades globais do litoral: interconexões” e contará com professores, teóricos, gestores e artistas que irão debater sobre arte, cultura e o desenvolvimento nas novas metrópoles do sertão nordestino.
Como forma de destacar uma das expressões culturais mais fortes do Nordeste, o evento terá também um momento dedicado às manifestações religiosas com a apresentação de grupos de Penitentes e de Carpideiras, em Barbalha. A ocasião contará com participação de Maria do Horto, mestre reconhecida por suas cantigas e pelos cantos de versos de peças tradicionais do Ceará.
“Assim como o objetivo de toda programação da Mostra é valorizar a cultura popular, a ideia do Canto de Sagração é reforçar que o sagrado não é apenas o que é voltado para o religioso, mas também para a realidade de cada povo e como ele a encara”, explica Ezequias Arruda, supervisor de Cultura na área da Tradição e Artes Cênicas. 
A identificação cultural do povo indígena será representada na 14ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas. O Nação Cariri – Encontro de Tóre e Torém, será um momento especial para reforçar que a cultura dos índios permanece forte entre as etnias e em construção constante. Quatro grupos indígenas irão se apresentar em Juazeiro do Norte. “O objetivo é mostrar, com as apresentações de Toré e Torém, seus rituais e características próprias, que as etnias estão presentes no mundo, de forma viva e em evolução”, ressalta Ezequias Arruda.

 

 

 

 

Bienal Internacional de Dança – De Par em Par 2012 vai ao interior

 

Limoeiro, Tabuleiro do Norte e Trairi estão no roteiro do evento esta semana

 

Na próxima quinta-feira, dia 1º de novembro, o projeto CirculaDança, da Bienal, chega a Limoeiro do Norte com três apresentações de cearenses: “II Dois” (Geane Albuquerque e John Pessoa), “Procura-se MaLu” (Luiz Otávio Queiroz e Magno Pontes) e “Pele” (Fátima Muniz). Será às 19 horas no Teatro Municipal (Rua Coronel Jose Nunes, 571).
O CirculaDança também vai a Tabuleiro do Norte no feriado, 02 de novembro, com Folgança, 12’37” e Remanso (Paracuru Cia. de Dança) e Escolhas e Sob-pressão (Cia. de Dança Ciclos). No sábado, a Ciclos reapresenta Sob Pressão. Nos dois dias, a programação começa às 20h na Praça Central.
Trairí também fecha a programação geral da Bienal De Par Em Par 2012, com três espetáculos no sábado, às 19h, no CTTA Trairi.  São eles: “Love Dance” (Arte em Rua), “É carona” (Cia. em Dois) e “Caso por acaso”.

 

Carnacumbuco recebe as bandas Oito7Nove4, Forró do Movimento e Matheus Fernandes neste sábado, dia 27

Carnaval fora de época movimenta o litoral cearense 

Neste sábado, dia 27, a partir das 21h, a Praia do Cumbuco, litoral cearense, vai se tornar palco de mais uma edição do Carnacumbuco. Carnaval fora de época que já está na agenda do entretenimento cearense traz a mistura musical das bandas baiana Oito7Nove4, Forró do Movimento e o sertanejo de Matheus Fernandes. A praia do Cumbuco fica localizada a 41 quilômetros de Fortaleza e o visual, paradisíaco, completa o cenário da festa.


Oito7Nove4 

Lançada em 7 de janeiro de 2011, em um animado show no Oceania, de frente para o Farol da Barra, em Salvador, a banda Oito7Nove4 rapidamente tornou-se uma das mais queridas dos jovens soteropolitanos. Não foi à toa que em menos de um mês, os irmãos Rafa e Pipo Marques já estavam animando as lavagens de Monte Gordo e Santo Amaro, na Bahia, e tinham garantido um trio no Pré-Caju, na capital sergipana. Debaixo de chuva, os jovens talentos provavam naquele momento que não teria tempo ruim que acabasse com a animação deles.  

O bom desempenho em Aracaju garantiu espaço para a Oito7Nove4 no Festival de Verão, um dos maiores do Brasil, e criou precedentes para que fosse criado o bloco Banana Coral, uma das grandes novidades do Carnaval de Salvador, com abadás esgotados apenas nove dias após o começo das vendas. Reflexo do sucesso foram ainda os convites para tocar no Camarote do Nana e no Planeta Band Othon, dois dos mais disputados do circuito Barra/Ondina. 

Abraçados pelo público, Rafa e Pipo ainda lotaram o espaço que serve de locação para o Camarote do Nana, no bairro de Ondina, com o projeto Praia do Nana, no qual receberam grandes nomes da música baiana, como Bell Marques, Durval Lelys, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Denny (Timbalada) e Márcio Victor. Bem recebido pelos fãs, o projeto deve ganhar em breve versão itinerante, marcando presença nas melhores praias e hotéis do país. 

No Verão de Salvador, a Oito7Nove4 ainda esteve presente em alguns dos ensaios mais concorridos, como o do Parangolé e da Timbalada. Alçando vôos ainda mais altos, Rafa e Pipo foram indicados como Melhores Cantores e Banda Revelação dos troféus Dodô e Osmar e Castro Alves, respectivamente, ganhando o último.  

Fora do território baiano, o primeiro grande passo dos jovens talentos, depois de Aracaju, foi dado em Fortaleza, em show comemorativo do pré-aniversário do Bloco Siriguella. O carinho do público surpreendeu a todos os integrantes da Oito7Nove4, que ainda encontraram energia para animar as micaretas de Itabaiana, em Sergipe, e de Feira de Santana, no interior baiano. 

Forró do Movimento “estoura” no Nordeste 

Resgatar o verdadeiro forró, mas sempre inovando e seguindo as tendências do mundo da música. Esse é o sentimento da banda Forró do Movimento, novo produto da Social Music. Criada em março de 2012, a banda já vem lotando as festas por onde passa em todo o Nordeste. Idealizado pelo produtor musical Menudo Sanfoneiro e pelo empresário André Camurça, o Forró do Movimento tem como vocalistas Dinha, Bolinha e Clauber. 

Músicas de autoria de Menudo Sanfoneiro como “Beijar meu pé”, “Traiçoeira” e “Namorada doida” fazem sucesso na voz dos cantores. Destaque para a música “Vó, tô estourado”, que gerou verdadeiro viral nas redes socais, chegando a 140 mil visualizações do clip da música no YouTube. O resultado de tamanho sucesso pode ser percebido nas casas de show por onde a banda passa, com total receptividade do público em grandes espaços como São João de Maracanaú, São João da Cumadre Chica, Faroeste, entre outros. ComForró do Movimento, ninguém fica parado! 

Matheus Fernandes tem clipe com sucesso na internet

Depois do sucesso da música “Mete Ficha” Matheus Fernandes está colhendo os bons frutos do seu novo  hit ‘Modo avião’. O clipe da música já tem mais de 30 mil visualizações narra a história de uma cara que quer se livrar de uma ‘mulher grude’ e a tática é colocar o celular no modo avião. A gravação do clipe ficou dividida em duas partes: inicialmente foi escolhido um hangar e depois um hotel na praia do Cumbuco.

 Informações (85) 3264.8091

Vendas: Lojas Itamaraty e Siriguella


LITERATURA

Sesc realiza Semana do Livro no Crato 

Confira a programação completa 

Para comemorar o Dia Nacional do Livro, celebrado na segunda-feira (29), o Sesc realiza, de 22 a 26 de outubro, a Semana do Livro, no Crato. A programação especial e gratuita tem início na segunda-feira (22), às 8h, com uma caminhada literária destinada a professores, alunos, escritores e comunidade em geral. Após a caminhada, que percorrerá ruas da cidade, serão realizados sorteios e sarau literário, na Praça São Vicente.
Durante a semana, a programação se estende por escolas públicas do município e hospitais com lançamento e exposição de obras literárias, contação de história, biblioteca itinerante, mesa redonda e palestra, além da participação de escritores cearenses. Serão trabalhados escritores da literatura infantil, infanto-juvenil e adulta, como: Ruth Rocha, Eva Furnari, Ana Miranda e Monteiro Lobato, além de escritores cearenses como José Flavio e Josenir Lacerda. Através da biblioteca itinerante, será


Programação - Semana do Livro - Crato
De 22 a 26/10

22/10
8h30 – Praça São Vicente e ruas da cidade   
Atividades: Caminhada literária; sarau poético; sorteio de livros
14h30 - Teatro Sesc Adalberto Vamozi
Atividade: Lançamento do livro: Aspectos sociológicos na poesia de Patativa do Assaré e o drama da Triste Partida          
Escritora: Maria Ferreira dos Santos     
Público: Alunos de ensino médio, universitários e convidados
15h30 - Teatro Sesc Adalberto Vamozi
Atividade: Palestra: Princípios fundamentais para um bom funcionamento de uma biblioteca “Leis de Ranganathan”       
Palestrante: Gracy Kelli Martins (UFC)
Público: bibliotecários, profissionais de salas de leitura, professores
14h30 às 17h - Escola CAIC      
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: alunos da escola

23/10
8h30 às 11h - Escola Rotary
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: alunos da escola
14h30 às 17h - Escola São Francisco
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: alunos da escola
19h - Biblioteca adulta
Atividade: Especial Lume
Público: leitores da biblioteca e participantes sistemáticos do LUME
                                                        
24/10
8h30 - Teatro Sesc Adalberto Vamozi
Atividade: Mesa Redonda - A partir de que lugar se forma o leitor literário?
(Mediação: Elvis Pinheiro)          
Participantes: Emerson Monteiro, Ermano Morais, Ana Rosa Borges, Elândia Duarte
Público: professores, alunos, universitários
8h30 às 11h - Escola 8 de Março
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: alunos da escola
14h30 às 17h - Escola 8 de Março
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: alunos da escola

25/10
8h30 -Hospital São Camilo (ala infantil)
Atividade: Biblioteca ambulante
Público: crianças hospitalizadas
14h30 - Teatro Sesc Adalberto Vamozi
Atividade: Análise da Obra - Fuga pela Claraboia, do Escritor Francisco de Freitas Leite       
Professor: Flávio Queiroz
Público: participantes do projeto “Conversa com o Escritor” e pré-vestibulandos

26/10
8h30 às 11h - Praça da Sé
Atividade: Biblioteca ambulante no Senac     
Público: comunidade
19h - Estacionamento do Sesc
Atividade: Recital de cordel        
Participantes: Josenir Lacerda, Luciano Carneiro, Ermano Morais, Ulisses Germano, Anilda Figueiredo, Bastinha     
Público: clientes do Sesc, convidados e comunidade em geral
Gratuito.

Nenhum comentário: