segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Joel Aleixo, criador de florais com princípios de alquimia, realiza palestras e workshop em Fortaleza 

Suas formulações vêm ajudando pessoas a restabelecerem o bem-estar físico, emocional e espiritual 
De 7 a 11 de novembro, Joel Aleixo - criador de um dos mais bem-sucedidos sistemas florais brasileiros desenvolvidos a partir dos princípios da alquimia e constituído por plantas brasileiras ou já adaptadas à região - estará em Fortaleza para ministrar três palestras gratuitas e um workshop.
A primeira palestra “Florais em Glóbulos para crianças” será realizada no dia 7 (quarta), no Espaço Cultural Vila, às 19h. No encontro serão expostos problemas comportamentais comuns das crianças como a timidez excessiva, a hiperatividade, a agressão, a apatia, assim como a compulsão por comida ou a falta de apetite. Joel também falará dos florais em glóbulos, que são de fácil aceitação ao paladar infantil.

No dia 8 (quinta) é a vez da palestra o “Medo e suas doenças”, na Livraria Cultura, às 19:30h. Joel analisará os mecanismos do medo e suas consequências, tanto físicas como psicológicas. Doenças como pânico, a depressão e as diversas fobias, que são geradas a partir do medo excessivo, serão avaliadas e discutidas na visão alquímica.
Na sexta, dia 9, Joel estará no Espaço Clara Luz, às 19:45h, onde irá fazer uma prévia sobre os temas a serem tratados no workshop “Saúde e cura na visão quântica e alquímica do sistema floral Joel Aleixo”, a ser realizado nos dias 10 e 11 no hotel Gran Marquise, das 10 às 18h.
No workshop os participantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar casos práticos, assim saber quais são os caminhos de cura, apontados pela alquimia, e como estes florais ajudam a resolver diversos males. No conteúdo pragmático estão: a árvore da vida: os 4 elementos e as 3 substâncias da alquimia; assepsia - ação parasitária e sua purificação; o uso dos compostos florais em spray; a linha cosmética beleza floral: o uso tópico dos florais e os florais em glóbulos: tratamento para crianças.
Autodidata, Joel desenvolveu as suas primeiras essências florais em 1991. O seu trabalho é reconhecido por centenas de terapeutas que atuam com seus produtos no Brasil e na Europa. Autor de vários livros e textos sobre alquimia e florais, ele ministra cursos e palestras sobre estes  assuntos no Brasil e no exterior.
Seu carisma e natural vocação para falar em público, sempre com uma linguagem acessível e muitos exemplos da vida cotidiana, angariaram seguidores que o motivaram a fundar a primeira escola de Alquimia do Brasil, especializada na formação de terapeutas florais.
Joel elegeu 99 plantas e com elas desenvolveu seu sistema de florais. Cada planta possui uma vibração energética diferente e as cores na aura delas se relacionam com os chakras de cor correspondente nos seres humanos. O plantio das flores é feito em canteiros, na forma de mandalas, e são colhidas de acordo com a lunação e colocadas em um barril de carvalho com álcool de cereais. Ali ela permanece durante 28 dias, num ciclo lunar completo.
 A partir daí, cada floral é criado de acordo com os procedimentos da alquimia, cujas técnicas permitem que sejam extraídas das plantas sua energia vital para que possam atuar na origem dos desequilíbrios. Assim, os florais ajudam a reencontrar o bem-estar diante dos problemas físicos, emocionais e espirituais.
Os produtos Joel Aleixo são produzidos artesanalmente e são compostos por 40 florais compostos em spray, cuja aplicação sublingual é de imediata absorção, além da linha em glóbulos para crianças e outra para animais, o que proporciona uma ingestão mais agradável e de fácil aceitação.
Há também 308 essências de florais sutis, que atuam na memória e trazem para a consciência padrões comportamentais que precisam ser transmutados. Enquanto os florais sutis agem na “alma”, os compostos agem no corpo. Esse efeito complementar torna o tratamento do Sistema de Florais Joel Aleixo único e completo.

A linha cosmética Beleza Floral utiliza ervas, flores e óleos essenciais na formulação e não é puramente estética e limitada à beleza exterior, mas traduz a necessidade de se olhar também para a saúde e o bem-estar. Para equilibrar e purificar rapidamente o ambiente foram desenvolvidos quatro aromas de Spray Ambiental.
 








Casa de Cultura Alemã promove palestras com ex-bolsistas do DAAD

Acontece a partir desta segunda-feira (29), às 19h, estendendo-se até o dia 10 de dezembro, a série de palestras “Cultura, Arte, Sociedade e Ciência – Novas Visões”, promovida pela Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará. As palestras serão feitas por ex-bolsistas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) que moram em Fortaleza, com o objetivo de tornar acessíveis os conhecimentos acadêmicos e de vivência em países estrangeiros, principalmente a Alemanha.

Segundo a Profª Ute Hermanns, Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã, professora visitante da UFC e leitora do DAAD, as palestras seguem o conceito de Alexander von Humboldt, viajante da América Latina e colecionador de experiências e resultados científicos e acadêmicos, para quem era de suma importância a divulgação de seus conhecimentos para uma comunidade maior. As palestras abordam temas de variadas áreas, tendo em comum a reflexão de assuntos que interessam a brasileiros e alemães.

PROGRAMAÇÃO

29/10: “A ascensão do tonalismo com Bach, o tonalismo de choques de temas com Beethoven, a quebra da tonalidade com Wagner e Schoenberg”, com o Prof. Vitor Duarte;
05/11: “A volta para Casa em Franz Kafka e Uwe Hübner: Estranhamentos”, com a Profª Irenisia de Oliveira;
12/11: “Os estudos de Direito na Alemanha”, com o Prof. Paulo Albuquerque;
19/11: “Desigualdades socioespaciais e condições de moradia em Fortaleza”, com o Prof. Renato Pequeno;
26/11: “Uso de fontes sustentáveis de energia: a experiência alemã e a brasileira”, com o Prof. Paulo César Marques de Carvalho;
03/12: “Onde se revela um mito da política? Reflexões sobre o conceito de estado de exceção em Walter Benjamin”, com a Profª Maria Tereza Callado e apresentação do Prof. Eduardo Triandópolis;
10/12: “O coração e a Alemanha”, com o Prof. João Martins.

As palestras acontecem sempre às segundas-feiras, a partir das 19h, na Vila das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro).

Fonte: Profª Ute Hermanns, Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã, professora visitante da UFC e leitora do DAAD – fone: 85 3214 4032









Grupo de Estudos e Pesquisas abre inscrições para Curso de Espanhol Básico
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (Geppele) e o Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará inscrevem, a partir da próxima semana, para novas turmas do curso de extensão Espanhol Básico Módulo A. Para se inscrever, é preciso comparecer à secretaria do Departamento de Letras (Av. da Universidade, 2683 – Benfica) no período de 29 de outubro a 1° de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. É solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível e de um brinquedo. As doações serão destinadas às obras assistenciais da Sociedade Espírita Casa de Oração Francisco de Assis, na Serrinha, instituição que atende a idosos e crianças da comunidade do Garibaldi.

O curso será gratuito, terá duração de 40 horas-aula e ofertará cerca de 30 vagas por turma, totalizando cinco turmas. É necessário ter o ensino fundamental completo. Serão emitidos certificados digitais de participação. Coordenam o curso os professores Cícero Miranda e Valdênia Falcão. A turma A ofertará 25 vagas e funcionará no horário das 9h às 10h30min, às segundas e quartas-feiras, na sala 8 do Bloco Didático do Curso de Letras da UFC (Área 1 do Centro de Humanidades). A turma B também oferecerá 25 vagas e terá aulas às segundas e quartas-feiras, das 10h40min às 12h10min, na mesma sala. Já a turma C ofertará 30 vagas e funcionará na sala 21 do Bloco Didático do curso de Letras, das 9h30min às 11h, às segundas e quartas-feiras.

A turma A do CEJA disponibilizará 25 vagas e se reunirá às segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h30min, no CEJA Prof. José Neudson Braga (Av. Carapinima, 2137 – Benfica). A turma B do CEJA ofertará o mesmo número de vagas e terá aulas também às segundas e quartas-feiras, das 10h40min às 12h10min, no mesmo endereço.

Fonte: Prof. Cícero Miranda, Coordenador do Geppele – fones: 85 3366 7611 / 3366 7612




 

CAIXA Cultural Fortaleza apresenta o Ciclo Mandacaru de Oficinas de Caligrafia

O objetivo das oficinas é aprimorar a escrita e a coordenação motora de artistas plásticos, designers e publicitários


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta pela primeira vez, o Ciclo Mandacaru de Oficinas de Caligrafia, produzidos pela Mandacaru Design. São quatro oficinas com capacidade para 20 pessoas cada, voltadas para profissionais e amadores ligados às artes gráficas e manuais, como artistas plásticos, designers, publicitários, diretores de arte e interessados em geral. Os cursos são gratuitos e serão realizados na CAIXA Cultural de 7 a 11 de novembro.

As inscrições já podem ser feitas pelo site: www.mandacarudesign.com.br/oficinas-de-caligrafia.

A proposta do Ciclo Mandacaru de Oficinas de Caligrafia é compartilhar o conhecimento de grandes nomes da caligrafia nacional com pessoas que tenham interesse pelo tema, seja iniciante ou experiente, e ainda fomentar nos jovens talentos o prazer de trabalhar sua escrita. Os calígrafos convidados pela curadora Bebel Abreu para participar são: Andréa Branco (SP), com o curso Caligrafia para Designers; Cláudio Gil (RJ), que irá abordar a caligrafia experimental; Matheus Barbosa (PE), com a oficina Livreto Caligráfico; e Tony de Marco (SP), que ministrará o curso Safari Foto-Tipográfico.

As oficinas do projeto também serão realizadas em outras três unidades da CAIXA Cultural: São Paulo (SP), Salvador (BA) e Brasília (DF), com o objetivo de atender 320 alunos no total.

As inscrições serão feitas por cadastro no site do evento. Uma semana antes de cada oficina, as inscrições são encerradas e as vagas sorteadas entre os inscritos. O resultado é divulgado no próprio site, e os contemplados serão informados por e-mail. O material de cada oficina será disponibilizado pela produção do evento.

O Ciclo Mandacaru de Oficinas de Caligrafia é uma produção da Mandacaru Design, e conta com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e apoio da Ideafixa, Ilustrativa e Tipocracia.

Programação:

7 de novembro (quarta-feira)
Instrutor: Cláudio Gil
Oficina: Oficina de Caligrafia Experimental

Com um material audiovisual selecionado e o desenho de caligrafias em aula, o instrutor traçará diversos alfabetos que vão desde a Roma antiga até os dias atuais. O objetivo é proporcionar aos alunos uma visão da evolução do alfabeto latino através do tempo e das diferentes culturas em que ele se estabeleceu. Os alunos desenharão, estudarão um alfabeto fundamental, terão noções básicas para a composição de textos e também construirão seu instrumento de trabalho. Não há pré-requisito.

8 de novembro (quinta-feira)
Instrutor: Matheus Barbosa
Oficina: Livreto Caligráfico

Será desenvolvida a capacidade de análise, criação e modificação de diferentes escritas: gótica, árabe, grego e devanagari. Para isto, serão utilizadas ferramentas caligráficas recicláveis (penas feitas de lata de refrigerante e cartão magnético) para cópia e modificação destas escrituras. O módulo conta com um grande aporte de imagens para ampliar o repertório do aluno bem como incentivo para a criação dos textos que serão a base para o desenvolvimento de livretos caligráficos. As atividades contemplarão análise de escritas, estrutura das escritas, construção de ferramenta, cópia da escrita, modificação da escrita, composições de textos e construção de livreto. Não há pré-requisitos.

10 de novembro (sábado)
Instrutora: Andréa Branco
Oficina: Caligrafia para Designers

A oficina oferece uma introdução à caligrafia, tanto em seu contexto histórico quanto prático. Através de exercícios práticos e observação de alguns trabalhos nacionais e internacionais, o participante conhece as origens do nosso alfabeto e obtém uma introdução dos fundamentos da história da tipografia. É destinada a designers gráficos, artistas plásticos, ilustradores, publicitários, tatuadores e público em geral. O programa inclui um estudo breve da história da escrita e da caligrafia ocidental; a caligrafia e as formas do alfabeto ocidental romano com manejo da pena quadrada; surgimento das minúsculas; estudo prático da pena quadrada no alfabeto romano sem serifas; relações da caligrafia com a tipografia; instrumentos, suportes e tintas; demonstração da pena de bico no alfabeto cursivo inglês; grandes designers calígrafos e publicações.

11 de novembro (Domingo)
Instrutor: Tony de Marco
Oficina: Safári Fototipográfico

O grupo sai às ruas para "caçar" letras com celulares ou minicâmeras, para então, na sala de aula, desenhar e remixar o que foi registrado em novas criações, num exercício de observação e alteração criativa das imagens. Como pré-requisito, o participante deverá levar qualquer máquina fotográfica (pode ser celular com câmera), e é recomendado uso de laptop com software de configuração de imagens e cabo para descarregar as fotos.

Ficha Técnica:
Bebel Abreu – Curadora - www.mandacarudesign.com.br

Andréa Branco - Calígrafa profissional - www.flickr.com/andreabranco

Cláudio Gil - Artista plástico, designer, calígrafo, professor -www.flickr.com/photos/49471096@N00/

Matheus Barbosa - Designer gráfico e calígrafo -  www.matheusbarbosa.com.br

Tony de Marco - Ilustrador, designer tipográfico digital e pioneiro na street-art tecnológica, criador de mais de 50 alfabetos premiados mundialmente.
www.flickr.com/photos/tonydemarco

Para mais informações acesse:
site www.mandacarudesign.com.br/oficinas-de-caligrafia

Serviço:

Ciclo Mandacaru de Oficinas de Caligrafia na CAIXA Cultural Fortaleza
Data: 7 a 11 de novembro
Local: Av. Pessoa Anta, 287 (Galeria 3) - Praia de Iracema
Horário: de 10 às 18 horas - com intervalo para almoço
Recomendação etária: Livre
Entrada: franca
Informações: (85) 3453 2770
Acesso para cadeirantes







Palestra com José Gil sobre arte contemporânea
     A reflexão sobre arte contemporânea e contemporaneidade é tema de palestra com o filósofo e ensaísta português, José Gil, nesta segunda-feira (29), às 10h, na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro).  O encontro é aberto ao público.

    Esta é a segunda vez que o pensador vem a Vila das Artes. A primeira foi em setembro de 2007, para participar de seminário que marcou o início das aulas do curso Dança e Pensamento.
    José Gil é um dos pensadores mais importantes da contemporaneidade. Natural de Moçambique é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Paris, Universidade de Sorbonne. Coordenou o departamento de Psicanálise e Filosofia da Universidade de Paris VIII em 1973. Lecionou Estética e Filosofia contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, bem como no Colégio Internacional de Filosofia de Paris e na Universidade de São Paulo. Em 2004, publicou Portugal, Hoje. O Medo de Existir. No Brasil publicou: “Diferença e Negação na Poesia de Fernando Pessoa” (Relume Dumará) e “Movimento Total: o corpo e a dança” (Iluminuras).José Gil foi considerado pelo semanário francês Le Nouvel Observateur, um dos 25 grandes pensadores do mundo.

    A palestra, realizada pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, tem o apoio da Bienal Internacional de Dança do Ceará.

Serviço:
Palestra Arte Contemporânea e Contemporaneidade, com José Gil (Portugal). Dia 29 de outubro de 2012, ás 10h. Na Vila das Artes ( Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Informações pelo 3252-1444. Gratuito.













Curso gratuito de Conversação em Alemão inscreve até sexta-feira

Curso é voltado para quem precisa praticar e aperfeiçoar o idioma

A Casa de Cultura Alemã oferece oportunidade a quem anda precisando treinar o idioma alemão. Estão abertas, até 26 de outubro, as inscrições para 25 vagas do curso gratuito de Conversação em Alemão 2012.2, cujas aulas têm início já na próxima terça-feira (23). Os interessados precisam ter conhecimento equivalente ao 5º semestre do curso básico do idioma.

A carga horária do curso é de 30 horas e, para se inscrever, é preciso ir até a Secretaria da Casa de Cultura Alemã, que funciona temporariamente no térreo da Casa de Cultura Britânica (Área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica), das 8h às 12h ou das 14h às 18h. As aulas ocorrerão sempre às terças-feiras, das 18h às 19h40, com direito a certificado para os alunos que obtiverem pelo menos 80% de frequência.





Bienal Internacional de Dança do Ceará realiza o Encontro Terceira Margem
 

Toda a programação da Bienal De Par Em Par é gratuita, com palestras e lançamentos literários
 


De 24 a 26 de outubro (quarta a sexta), no auditório do Centro Dragão do Mar, a Bienal Internacional de Dança do Ceará promove o Seminário Terceira Margem, encontro que gira em torno do tema central nas Dramaturgias do Corpo, com palestras de Ana Godinho (Portugal), Juliana Moraes (SP), Thereza Rocha (RJ/CE), Alexandre Veras (CE), Paulo Caldas (RJ/CE), Beatriz Furtado (CE) e José Gil (Portugal).
A Bienal De Par Em Par foi criada em 2008 para preencher as lacunas dos anos pares da Bienal de Dança, que acontece nos anos ímpares desde 1997. O diferencial dessas edições é dar maior ênfase à aproximação da dança com outras linguagens, como as artes visuais e o audiovisual.
Na abertura do seminário, próxima quarta, será lançado o livro Diálogo / Dança – Marcia Tiburi (SP) e Thereza Rocha (RJ/CE). Também durante a Bienal De Par Em Par será lançado o livro Arte em Questões, de Isabel Marques e Fábio Brazil (SP).



PROGRAMA ENCONTRO TERCEIRA MARGEM – BIENAL DE DANÇA DE PAR EM PAR 2012 

Dia 23/10 – TERÇA-FEIRA
21h – Procura-se MaLu – Luiz Otávio Queiroz e Magno Pontes (CE)
                Proposições para o Infinito – Viana Júnior (CE)
Local: Teatro Dragão do Mar

Dia 24/10 – QUARTA-FEIRA
14h às 17h – Seminário Terceira Margem/Dramaturgias do Corpo:
Lançamento de livro: Diálogo / Dança – Márcia Tiburi (SP) e Thereza Rocha (RJ/CE)
Estética e dança – Ana Godinho (Portugal);
Sensorimemórias: por uma Dramaturgia do Desesquecimento – Juliana Moraes (SP)
Outras Dramaturgias – Thereza Rocha (CE)
Local: Auditório do CDMAC

Dia 25/10 – QUINTA-FEIRA
14h às 17h – Seminário Terceira Margem/Dramaturgias do Corpo:
Câmera e Corpo, uma Dramaturgia do Encontro – Alexandre Veras (CE);
A Cena Material – Paulo Caldas (RJ/CE)
As Dramaturgias do Corpo na Cena Fílmica – Beatriz Furtado (CE)
Local: Auditório do CDMAC
21h – Usdum – Cia. As Palavras/Claudio Bernardo (Bélgica)
Local: Teatro Dragão do Mar

Dia 26/10 – SEXTA-FEIRA
14h às 17h – Seminário Terceira Margem/Dramaturgias do Corpo:
o devir-outro do performer – José Gil (Portugal)
Local: Auditório do CDMAC

Dia 27/10 – SÁBADO

19h – Central Park – Julie Nioche (França)
Local: Espaço Mix do CDMAC
21h – If you couldn't see me – Trisha Brown Dance Company (EUA)
Programa especial Solos e improvisações: Signs of Affection, First language, Left to join, Soft Wear e Improvisation – Meg Stuart/Damaged Goods (Bélgica)
Local: Teatro Dragão do Mar

Dia 28/10 – DOMINGO
17h – Têtes à Têtes – Maria Clara Villa Lobos (Bélgica)
Local: Teatro Dragão do Mar




Inscrições abertas para a II Semana de Performance e Pedagogia do Instrumento

Estão abertas as inscrições para a II Semana de Performance e Pedagogia do Instrumento, que acontece em Fortaleza de 29 a 31 de outubro. Esta é a segunda de uma série de semanas para aperfeiçoamento instrumental e metodologia de ensino dos instrumentos de orquestra, sendo esta edição destinada ao estudo do violoncelo. A promoção é do Centro de Ensino Musical Hulda Lage e da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE).
A Semana contará com cursos de violoncelo ministrados por Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, na França, que em Fortaleza realizará concertos e selecionará bolsistas para estudos no conservatório, dentro do projeto Briançon, Tempo de Brasil. A II Semana de Performance e Pedagoria do Instrumento tem no conteúdo programático: técnica instrumental, repertório orquestral e solista e pedagogia do ensino do violoncelo.
Também como parte da programação da Semana, no dia 1º de novembro, às 13h, no Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Itaperi, haverá a audição de novos candidatos ao projeto Briançon, Tempo de Brasil, como parte do processo seletivo de bolsistas para estudos no Conservatório de Briançon, na cidade francesa localizada na região dos Alpes, durante o ano letivo 2013/2014. A seleção é para estudantes dos seguintes instrumentos: flauta, clarinete, violino, violoncelo, trompa e trompete. A inscrição para a audição de seleção do projeto é gratuita.
Voltado para jovens instrumentistas cearenses ou residentes do estado, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, o projeto Briançon, Tempo de Brasil é uma parceria da APICE com o conservatório francês, a Associação de Pais e Alunos da instituição (APEC) e a Comunidade de Municípios da Região de Briançon. Juntas, as instituições visam dar oportunidade a jovens instrumentistas do Ceará de estudarem no conservatório, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d'études musicales.
Fernando Lage é cearense radicado na França. Ao longo de sua carreira, o violoncelista já atuou em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Polônia, Grécia e Turquia. Tem participado em diversos trabalhos para Deutsche Grammophon, EMI, Harmonia Mundi e RCA-BMG. Atualmente, é professor de violoncelo do Conservatório de Briançon, na França.

SERVIÇO
II Semana de Performance e Pedagogia do Instrumento - De 29 a 31 de outubro, das 9h às 11h, no Centro de Ensino Musical Hulda Lage (Rua Jornalista Cesar Magalhães, 721 – Fortaleza/CE (próximo ao Museu do Automóvel). Investimento: R$ 50,00. Informações: (85)3278-7405, 8866-1431 e 8823-1793. E-mail: apice.ce@gmail.com.








Cursos de Cultura Digital com inscrições abertas até dia 8 de Outubro

"Comunicação Social" e “Arte e Interatividade Digital com Processing”

A Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, recebe inscrições de hoje até dia 8 de outubro para os cursos de Comunicação Digital e Arte e Interatividade Digital com Processing. Os cursos fazem parte das atividades de formação da Vila das Artes. São cursos de curta a média duração (entre 40h/a e 60h/a) com o objetivo de atender pessoas interessadas em cultura digital e áreas afins.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online pelo site: viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/editais.

A documentação - fotocópia de um comprovante de residência; fotocópia de documento de identificação com foto e currículo, constando as experiências e atividades realizadas na área da cultura digital, comunicação ou design - deve ser apresentada, dentro do período de inscrição, na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira. Para participar dos cursos é necessário que o candidato possua noções básicas de informática e tenha idade igual ou superior a 16 anos. Mais informações pelo 3252-1444.

“Comunicação Digital” 
Este curso terá 40h/a e tem o objetivo de apresentar as diversas formas de comunicação em mídias digitais, proporcionando o acesso às linguagens, ferramentas e conteúdos. O curso também vai ensinar a utilizar ferramenta wordpress para o desenvolvimento de sites e blogs. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 20h às 21h30, de 15 de outubro a 12 de novembro de 2012.

“Arte e Interatividade Digital com Processing”
Com (60h/a), o curso trará as novas experiências artísticas de trabalhos interativos unidos às novas tecnologias digital (vídeo mapping, vjing, arte generativa, etc.). Os participarntes vão conhecer o Processing, uma linguagem de programação com foco em arte digital interativa. As aulas serão de segunda a sexta, das 18h às 19h30, de 15 de outubro a 27 de novembro de 2012.

Serviço
Inscrições para cursos de cultura digital pelo site: viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/editais
Até o dia 8 de outubro.
Informações pelo 3252-1444.
Vila das Artes
Rua 24 de Maio, 1221, Centro.
Gratuito.

Nenhum comentário: