quinta-feira, 10 de maio de 2012

INFANTIL - TEEN


3º Brincar da UFC será realizado sábado

 Um festival lúdico para comemorar o Dia Internacional do Brincar 

O Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo) da Universidade Federal do Ceará realiza sábado (26), das 8h às 11h, o “3º Brincar na UFC: um direito de todos”. Trata-se de um festival que envolve brincadeiras e jogos voltados para crianças e adolescentes de cinco a 14 anos.

Aproximadamente duas mil pessoas – entre filhos de servidores da UFC, família dos estudantes e alunos de escolas públicas e privadas de Fortaleza – deverão comparecer ao 3º Brincar, a ter lugar no Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), no Campus do Pici.

Para auxiliar na organização do evento, 150 estudantes da UFC e de outras instituições estarão envolvidos na programação como voluntários. De acordo com o Prof. Marcos Teodorico de Almeida, coordenador do Labrinjo, “estas ações possibilitarão à sociedade e à comunidade acadêmica um grande avanço de responsabilidade social, na produção de conhecimentos, na formação e informação e no desenvolvimento de pesquisas no campo do brincar”.

O “3º Brincar na UFC: um direito de todos” incluirá vários espaços lúdicos, como campos de futebol, sala de jogos, exibição de filmes, pistas de atletismo, sala de pintura, sala de contação de histórias e teatro, sala de dança com apresentações de ballet e espaço com palhaços.












Em versão 3D, Bananas de Pijamas revivem sucesso da década de 90

Repaginada, dupla de bananas retorna ao País com desenho na TV e linha de produtos exclusivos para conquistar a nova geração

Quem tem mais de quinze anos certamente se lembra da dupla de bananas que conquistou o Brasil no final da década de 90. De origem australiana, B1 e B2 foram os companheiros de aventuras de toda uma geração de crianças que assistiam ao desenho, cantavam e consumiam todo tipo de produto com os alegres personagens.

Criada em 1992, a animação foi exibida em mais de 70 países, gerando sucesso de audiência e comercial em todos eles. No Brasil, onde os Bananas de Pijamas foram uma verdadeira febre, a primeira versão do desenho foi transmitida pelas emissoras Nickelodeon e SBT de 1997 a 1999. Após este período, os personagens ficaram fora da TV brasileira, mas continuaram sua bem-sucedida trajetória pelo mundo.

Agora, a dupla de bananas mais famosa do mundo retorna repaginada, em versão 3D, para encantar e conquistar mais uma geração de espectadores. “É uma marca que tem tudo para fazer um estrondoso sucesso. Ainda na fase de pré-lançamento, já contávamos com 11 contratos assinados. Na maioria os interessados eram empresas que trabalharam com Bananas de Pijamas na primeira versão. Os personagens têm um recall muito grande entre os brasileiros, independente da idade”, explica Ana Kasmanas, sócia-diretora da Kasmanas, responsável pelo licenciamento da marca. 

No período em que a primeira versão esteve no ar, foram lançados mais de 400 produtos, por 40 empresas parceiras. Entre os destaques de vendas estavam as pelúcias e as figurinhas de colecionar, com mais de 1 milhão de peças comercializadas cada.

A boa performance comercial, tanto da primeira quanto da segunda versão, reforçam o sucesso e carisma que os personagens despertam junto ao público infantil. Mas engana-se quem acredita que somente os pequenos se agradam com as aventuras dos Bananas de Pijamas. Muitos pais, antigos fãs, nutrem um carinho especial pela dupla e o transfere para seus filhos. Fazendo do desenho e das brincadeiras um momento muito especial de interação entre a família.






“A Festa da Galinha Pintadinha, o Musical cover”


O espetáculo infantil estreia em Fortaleza no dia 27 de  Maio no Theatro José de Alencar


A galinha azul mais querida da criançada,   chega aos palcos cearenses com o espetáculo “A Festa da Galinha Pintadinha, o Musical cover” Com roteiro e Direção de Carri Costa, o musical é uma realização da Cia. Cearense de Molecagem, em parceria com a APTECE e o Teatro da Praia.

A montagem brinca com a mistura dos desenhos animados e a presença ao vivo dos personagens que fazem parte do universo da “Galinha Pintadinha”, em uma encenação lúdica com linguagem de histórias em quadrinhos.
O público infantil poderá vibrar com seus personagens preferidos apresentando 10 clipes musicais com cantigas infantis populares. No palco, além da própria Galinha Pintadinha e do Galo Carijó, estarão a Baratinha, o Sapo, além da famosa Mariana da canção “Mariana conta um...”.

O musical estreia em fortaleza, dia 27 de Maio no Theatro José de Alencar as 10hs da manhã, ficando logo a seguir em temporada no Teatro da Praia, no mês de Junho aos domingos às 17h..

Elenco

“A Festa da Galinha Pintadinha, o Musical cover” conta com um elenco formado por 8 jovens atores/bailarinos.

FRANCIS MORIM -  Mariana
PERLA CAVALCANTE - Mãe
LYDIIA AQUINO – Joaninha, a Cantora
LIDDYA DOS ANJOS - Baratinha / Peru
PAULO JOSÉ – Soldado 2 / Pintinho amarelinho /  Coelhinho
WENDELL GADELHA - Galo Carijó / Soldado 1
LUCA RAVACHE - Galinha Pintadinha e Sapo

Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Carri Costa
Coreografias: Lydia dos Anjos
Cenário e Figurinos: Oficina de Arte
Iluminação e sonoplastia: Lucas Alexandre
Produção: Associação dos Produtores Teatrais do Ceará

Serviço 
27 de maio de 2012
Sessão: Sábado às 10h
Preço: R$ 24,00 a Inteira e R4 12,00 – "Menores de 2 ano não pagam ingresso"
Local: Theatro José de Alencar
Classificação Livre
Rua Liberato Barroso, 525 - Centro  Fortaleza - CE, 60030-160 (0xx)85 3101-2583
Vendas Online: barato mais barato







Projeto Espantaxim comemora 10 anos e lança “II Concurso Nacional Literário Infantil - Prêmio Espantaxim 2012”

Concurso começa amanhã e pretende revelar autores do futuro, além de despertar o gosto pela literatura entre os pequenos escritores

Com o tema “Olimpíadas”, o projeto Espantaxim criado pela escritora Dulce Auriemo lança a 2ª edição do “Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim 2012”, uma ação de incentivo à escrita e à leitura, e de estímulo à criatividade e à imaginação. O Concurso terá inicio no dia 15/05 e receberá os textos manuscritos das crianças de escolas públicas e privadas de todo o país até o dia 18/08, conforme regulamento disponível no site do projeto (www.espantaxim.com.br).

“Escolhemos esse tema para, além de despertar o interesse pela literatura e o reconhecimento pelo valor do texto escrito, estimular também o gosto por esportes, alertar sobre a importância de praticar atividades físicas, e exercitar o patriotismo”, diz Dulce Auriemo. Para entrar no clima, cada personagem da Turminha do Espantaxim estará caracterizado e prestigiará um esporte.

O pequeno escritor deverá imaginar-se um grande atleta e que agora chegou sua vez de lutar por uma medalha representando o Brasil. Cada participante poderá escrever uma mensagem de até cinco linhas ou uma redação de no máximo trinta linhas sobre o tema proposto. De todo o material recebido, oitenta trabalhos serão escolhidos para fazerem parte da “II Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico” e todos terão a oportuni21dade de ver seu trabalho literário publicado num livro com outros autores. Dos alunos selecionados, seis serão vencedores e ganharão o cobiçado Troféu Espantaxim 2012 e a coleção de obras do projeto.

Podem participar do concurso crianças de 7 a 12 anos. Além da premiação para os vencedores, as três escolas que tiverem mais alunos selecionados também receberão o Troféu Espantaxim 2012. “Os coordenadores pedagógicos, professores e pais terão um papel muito importante na disseminação do projeto e na divulgação do concurso, já que são os primeiros responsáveis em orientar as crianças”, finaliza Dulce.

Dez anos do PROJETO ESPANTAXIM


Há dez anos surgia o Projeto Espantaxim, criado pela escritora Dulce Auriemo. O trabalho já atingiu milhares de pessoas de todas as idades, por meio de apresentações em teatros, escolas, livrarias, bienais, feiras do livro, clubes, instituições, CEUs, ações solidárias, workshops e shows beneficentes.

Com muitas canções, poesia, histórias e personagens, o objetivo do trabalho é despertar nas crianças o interesse pela música, literatura e artes visuais, assim como pela preservação da natureza e do meio ambiente e pela cultura da paz. A obra líteromusical infantil “Espantaxim e o Castelinho Mágico”, especialmente dedicada às crianças, oferece uma contribuição de valor educativo e cultural à literatura musical infantil brasileira.

No mundo imaginário do Castelinho Mágico nasceram 18 simpáticos personagens que se tornaram amigos e passaram a fazer parte da “Turminha do Espantaxim”. Por serem mensageiros do “bem”, são porta-vozes da cultura da paz, valorizam a ética, os bons costumes, a ecologia e a preservação do meio ambiente. Os personagens foram criados com base nos temas das canções e cada um deles escolheu um instrumento para aprender a tocar.

No primeiro livro/CD “Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 canções de Dulce Auriemo” está a essência do projeto com informações pedagógicas, letras poéticas em cenários ilustrados e partituras. Todas as letras e músicas são da autoria de Dulce e os arranjos foram especialmente elaborados pelo consagrado pianista do Zimbo Trio, Amilton Godoy. Com o desenvolvimento do Projeto Espantaxim, foram surgindo novos livros e novas músicas.

No site do projeto - www.espantaxim.com.br - é possível ter acesso a todo o histórico dos trabalhos já realizados, conhecer os personagens, canções, fotos, vídeos, jogos e atividades educativas, além da página especial dedicada aos educadores.











 
SESC apresenta espetáculo infantil no Terça EnCena

Na terça-feira (15), o SESC, através do projeto Terça EnCena, apresenta o espetáculo “A onça e o bode, de guarda-chuva, guarda-sol e sombrinha”, do Grupo Teatraria Espalha Fato

O espetáculo narra o difícil relacionamento entre três personagens (Guarda-chuva, Guarda-sol e Sombrinha), até o dia em que eles descobrem a fábula da Onça e do Bode, onde os animais - de hábitos completamente diferentes – precisam construir uma casa juntos tendo, assim, que melhorar a convivência dos dois.

A partir daí, Guarda-chuva, Guarda-sol e Sombrinha percebem que as diferenças entre eles é o ponto principal para viverem suas brincadeiras e aventuras, onde a cooperação e o respeito tornarão tudo mais agradável e feliz.

Encenada por atores mirins, a peça tem início às 12h30 acontece na Área de Convivência do SESC Fortaleza, com entrada gratuita.

SERVIÇO
Terça EnCena – “A onça e o bode, de guarda-chuva, guarda-sol e sombrinha”
Local: Área de Convivência do SESC Fortaleza (R. Clarindo de Queiroz, 1740)
Data: 15/05
Horário: 12h30
Informações: 3452.9090

Um comentário:

Babi disse...

Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim. Esse concurso poderá revelar futuros grandes autores!!! Excelente iniciativa para incentivar as crianças à escrita e aos esportes!!!!