quinta-feira, 10 de maio de 2012

ECOLOGIA



Inscrições para o Prêmio ANA entram na reta final

Falta menos de um mês para o término das inscrições para a premiação. Em 2012, há oito categorias em disputa: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo

Até 1º de junho, os interessados em participar do Prêmio ANA 2012 poderão inscrever gratuitamente seus trabalhos. Podem concorrer aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Oito categorias estão em disputa: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas (ANA) promove a premiação.

Os interessados poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”, Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.

Concedido a cada dois anos, o Prêmio ANA terá uma Comissão Julgadora composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente ou patrimônio cultural. Um representante da Agência Nacional de Águas presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural terá critérios específicos.

Para cada uma das oito categorias em disputa, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e as vencedoras, que serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.

Cronograma

• Inscrições: até 1º de junho de 2012;
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012;
• Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012;
• Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.

Histórico

Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: “Gestão de Recursos Hídricos”, “Uso Racional de Recursos Hídricos” e “Água para a Vida”. À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: “Conservação e Uso Racional da Água”. Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável” em sete categorias.









Mesa redonda discute sustentabilidade no Ceará

O Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a HEC Montréal International Business School (Canadá), promoverá a mesa redonda Informação, Sustentabilidade e Conexões no próximo dia 25 de maio

 O evento acontecerá no Auditório Rachel de Queiroz (Centro de Humanidades II, Campus do Benfica), das 15h às 18h.

O objetivo é discutir os projetos de alternativas sustentáveis em pequenas comunidades cearenses, como a reciclagem do lixo e o empreendedorismo sustentável. A mesa redonda é aberta ao público e não necessita de inscrições. Participarão os professores Marlei Pozzebon e Luciano Barin-Cruz, ambos da HEC Montreal; Maria Eugênia Bentemuller Tigre, representando a Secretaria Executiva Regional II, da Prefeitura de Fortaleza; e Maria Evilene de Sousa Abreu, da Agência de Desenvolvimento Econômico Local.









Professor espanhol ministrará curso sobre sustentabilidade

O professor de psicologia social e ambiental Ricardo Garcia-Mira, da Universidade da Coruña, na Espanha, estará na Universidade Federal do Ceará, de 21 e 24 de maio, para ministrar conferência e minicursos com o tema “Sustentabilidade: cultura e valores ambientais”.

A conferência de abertura será no dia 24 de maio, às 19h, no Auditório José Albano, do Centro de Humanidades I (Av. da Universidade, 2683 – Benfica). Nos dias 21, 23 e 24 de maio, das 14h às 18h, Garcia-Mira ministra um curso, com vagas limitadas, sobre sustentabilidade e psicologia social e ambiental; cultura e participação do cidadão na ação ambiental; percepção, atitudes, representações e consumo na cidade, dentre outras temáticas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de maio no endereço: locuspsiambiental.blogspot.com.br. Os participantes do curso poderão fazer uma trilha ecológica, no dia 26 de maio, na praia de Canoa Quebrada. Os eventos são promovidos pelo Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental da UFC (Locus), Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UFC e Programa de Extensão Educação Patrimonial e Ambiental: ações protetoras frente ao risco e à vulnerabilidade social da juventude (Proext Patrimônio).









BNB PROMOVE CONFERÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO  SUSTENTÁVEL DO BIOMA CAATINGA

Evento resultará em documento a ser apresentado durante a Rio + 20

O Banco do Nordeste promove, nos próximos dias 17 e 18, a I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio + 20. O evento será realizado na sede do Banco, em Fortaleza, (Av. Pedro Ramalho, 5.700) e  objetiva discutir a gestão do bioma, bem como possibilidades de integração de políticas públicas voltadas para convivência e preservação.

Estão confirmadas a participação do governador do Estado, Cid Gomes, do presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, do ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio.

O resultado das discussões será consolidado em um documento intitulado Declaração da Caatinga, que formalizará os compromissos a serem assumidos pelos governos, parlamentos, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma.

A Declaração da Caatinga será apresentada nos eventos paralelos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, conforme acordo estabelecido entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará  e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente.

A Conferência será um dos eventos que marcarão o 60º aniversário do Banco do Nordeste e pretende definir os caminhos de um futuro sustentável para o principal ecossistema da região, bem como assegurar um comprometimento político renovado frente às lacunas que ainda existem e aos novos desafios emergentes para a implantação de uma economia verde no semiárido brasileiro. Paralelamente à Conferência Regional, ocorrerá a Mostra de Produtos e Práticas Sustentáveis da Caatinga, na qual serão expostos os resultados de iniciativas exitosas desenvolvidas nos nove estados participantes.

Nenhum comentário: