quinta-feira, 10 de maio de 2012

LITERATURA


Obra do filósofo Vilém Flusser é tema de simpósio na Casa Amarela

Realiza-se nos dias 24 e 25 de maio, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica), o Simpósio Flusser em Fluxo

Realização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, o evento irá discutir o pensamento de Vilém Flusser, filósofo de origem tcheca que viveu por quase 30 anos no Brasil.

Com palestras, lançamento de livros e apresentações culturais, o Simpósio terá em seus debates a participação de nomes como Lúcia Santaella, Márcio Seligmann, Gustavo Bernardo Krause, Norval Baitello, Michael Hanke, Rainer Guldin, entre outros. A entrada é gratuita e serão conferidos certificados àqueles que participarem de pelo menos 75% da programação. As inscrições estão abertas no site do Grupo de Pesquisa Vilém Flusser http://www.grupovilemflusser.ufc.br.







Seminário discute literatura cearense

Nos dias 21 e 22/5, o SESC realiza o IV Seminário Revelando a Literatura Cearense: Silêncio e Vozes do Poeta Francisco Carvalho, a fim de celebrar, promover e tornar conhecidos os nomes da literatura cearense

O evento acontece, a partir das 19 horas, no Teatro SESC Emiliano Queiroz.
Com o objetivo de conhecer para valorizar, durante dois dias, a vida e a obra do escritor e poeta cearense Francisco Carvalho serão apresentadas e discutidas entre professores, estudantes, acadêmicos e representantes de associações literárias.
Os interessados devem realizar inscrições pelo telefone: (85) 3452.9090 ou no local do evento.

Sobre o homenageado
Nascido em Russas, em 1927, Francisco Carvalho é mais um dos talentos literários do Ceará que, apesar de cinquenta anos dedicados ao fazer poético, não recebe o reconhecimento local e nacional.
Com quase 30 livros de poesia publicados, o escritor venceu a 1º Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, com o livro Quadrante Solar (1982), e ganhou o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, com Girassóis de Barro (1997).

Programação:

Dia 21/5
Horário: a partir das 19 horas

Palestra 1: Biografia Afetiva: O Sr. Verso
Facilitador: Silas Falcão (Escritor, pesquisador da obra Literária de Milton Dias e membro da Academia de Letras de Crateús/ALC)

Palestra 2: ”A Pastoral Poética de Francisco Carvalho”
Facilitador: Batista de Lima (Escritor, Mestre em Literatura pela UFC, professor da UECE e UNIFOR, membro da Academia Cearense de Letras)
Horário: 19 horas

Momento Poético com o Grupo Converso – Declamação das poesias do autor homenageado

Depoimentos de pessoas que convivem com escritor Francisco Carvalho.
- Escritora Fabiana Guimarães
- Filha de Francisco Carvalho

Dia 22/5
Horário: a partir das 19 horas
Apresentação de Esquete: “A Ciência não gosta de rir”, com Eudismar Mendes e Airton Soares

Palestra: “Os Diálogos Poéticos de Francisco Carvalho”
Facilitador: Carlos Vazconcelos (Escritor, mestrando em Literatura pela UFC e membro da Associação Cearense dos Escritores/ACE)

Momentos Poéticos com Ricardo Guilherme – Declamação de poesias de Francisco Carvalho


SERVIÇO
Seminário Revelando a literatura Cearense: Silêncio e Vozes do Poeta Francisco Carvalho
Inscrições: (85) 3452.9090
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro)
Data: 21 e 22/5
Horário: 19h
:::Gratuito:::

Nenhum comentário: