quinta-feira, 10 de maio de 2012

CINEMA DE ARTE


La Casa Muda no Cineclube Vila das Artes

Nesta quarta-feira (30) tem cinema fantástico na mostra Cine Latino contemporâneo do Cineclube Vila das Artes


La Casa Muda (A Casa) é filme do uruguaio Gustavo Hernandéz rodado em 2010 com 6 mil dólares e apresentado em plano sequência sem cortes, em 78  minutos

 O filme também agradou Cannes e participou da Quinzena dos Realizadores da 63º edição do Festival.  Inspirado em uma história real da década de 1940, quando dois corpos foram encontrados mutilados em uma casa de campo do norte do Uruguai, o filme mostra Laura visitando uma casa abandonada com o seu pai. Os dois vão passar a noite lá com o verdadeiro dono. Ruídos misteriosos indicam que algo de muito errado está escondido na casa. O que o diretor apresenta são os 78 minutos em que Laura tenta sair da casa. Após a exibição, programada para às 18h30, tem debate com o pesquisador em audiovisual Hugo Pierot. A Entrada é gratuita. O Cineclube é parte das atividades da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, e fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro.

Mais informações pelo 3252-1444 ou no viladasartesfortaleza.blogspot.com.








A Mostra Pasolini  termina nesta semana com os filmes Decameron , na quinta, e Salò ou os 120 dias de Sodoma, na sexta

 As obras audiovisuais são as últimas dirigidas por Pasolini antes de sua morte em 1975

Sobre Decameron o cineasta declarou: “Se olharem criticamente para o Evangelho e  Decameron, verão que os dois filmes se assemelham muito; o estilo e a idéia dos filmes são o mesmo...”. Decameron faz parte da trilogia da vida (Os outros filmes foram Os Contos de Canterbury, 1972 e As Mil e Uma Noites, 1974) e como as outras produções é marcado pelo humor e pela ousadia.  Salò...,  é  a última obra do cineasta e foi classificada como o filme mais controverso de todos os tempos. Proibido em diversos países até hoje é considerado uma obra-prima por cineastas como Martin Scorsese, Michael Haneke e Catherine Breillat.  Saló... foi planejado para ser a primeira parte da Trilogia da Morte, ou seja, a antítese dos três filmes realizados anteriormente, mas Pasolini foi assassinado em 1975, pouco antes do lançamento do longa. As sessões têm entrada gratuita e acontecem sempre às 18h30, no auditório da Vila das Artes. A mostra é organizada pelo Grupo 24 Quadros (formado por alunos e ex-alunos de cursos da Vila das Artes) que a cada mês apresenta uma mostra diferente.

Programação
Dia 24 | Decameron (foto) (Itália/França/RFA, 110 min, 1971)
Dia 25 | Salò ou os 120 dias de Sodoma (Itália/França, 114 min, 1975)













A Mostra Cine Latino Contemporâneo  do Cineclube Vila das Artes apresenta nesta quarta -feira (23), o longa La Mirada Invisible ( ou o Olhar Invisível) 

Direção do argentino Diego Lerman (2010) numa coprodução entre   Argentina, França e Espanha. Baseado no romance premiado "Ciências Morais", de Martin Kohan

O filme traz os últimos anos da ditadura militar argentina para contar a história de uma preceptora, Maria Teresa (Julieta Zylberberg), funcionária de um tradicional colégio em Buenos Aires, que tem como principal função manter os alunos na linha. E linha, nos inícios nos anos 80, era a repetição do quadro de terror por qual passava toda a sociedade platina por aquelas épocas. A sessão tem início às 18h30 e a entrada é gratuita. O cineclube acontece todas as quartas do mês e a cada sessão recebe um pesquisador ou cineasta para refletir sobre a obra. Nesta quarta a convidada é a pesquisadora em audiovisual Gláucia Barbosa, também coordenadora do audiovisual da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Programação
Dia 23 | La Mirada Invisible (Direção: Diego Lerman. Argentina/França/Espanha, 2010)
Dia 30 | A Casa (Direção:Gustavo Hernández. Uruguai, 2010)




O Cineclube Vila das Artes apresenta nesta quarta -feira (16), dentro da mostra Cine Latino Contemporâneo, o longa Outubro


O filme foi dirigido pelos irmãos peruanos Diego e Daniel Vega


Um drama premiado pelo júri na mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes, Outubro traz a história de um agiota interpretado por Bruno Odar: Clemente, tímido quarentão, faz penhores em sua própria casa. Sua vizinha Sofia, uma mulher solteira, o vê como a única esperança para sair da solidão. Todo mês de outubro, ela é devota do culto de Nosso Senhor dos Milagres. Um dia, Clemente descobre na porta de sua casa um bebê recém-nascido, fruto de sua relação com uma prostituta que desapareceu. Enquanto ele procura pela mãe da criança, Sofia começa a tomar conta do bebê. Com a nova situação, Clemente descobre novos afetos e emoções. A sessão tem início às 18h30 e entrada gratuita. O cineclube acontece todas as quartas do mês e a cada sessão recebe um pesquisador ou cineasta para refletir sobre a obra.Nesta quarta o pesquisador em audiovisual Érico Oliveira acompanha o bate papo com o público.

Programação
Dia 16 | Outubro (Direção:Diego e Daniel Vega. Peru, 2010)
Dia 23 | La Mirada Invisible (Direção:Diego Lerman. Argentina/França/Espanha, 2010)
Dia 30 | A Casa (foto) (Direção:Gustavo Hernández. Uruguai, 2010)

 






A Mostra Pasolini apresenta nesta sexta o clássico "Teorema"

Produção de 1968, que também virou livro, escrito pelo próprio cineasta, expressa a crise estrutural do capital a partir da família

 Pasolini consegue imprimir o relato de dissolução de uma família burguesa a partir da chegada de um misterioso hóspede. É a representação estética da crise de reprodução social do capital. Teorema provocou enorme polêmica quando foi lançado, chegando a ser censurado em alguns países. A mostra é produzida pelo Grupo 24 Quadros ( formado por alunos e ex-alunos de cursos da Vila das Artes). As sessões têm entrada gratuita e acontecem sempre às 18h30, nas sextas-feiras. A cada mês uma mostra diferente.

Programação
Dia 18 - Teorema (Itália, 104 min, 1968)
Dia 24 - Decameron (foto) (Itália/França/RFA, 110 min, 1971)
Dia 25 - Salò ou os 120 dias de Sodoma (Itália/França, 114 min, 1975)











Casa Amarela exibe filmes do Festival de Cinema de Arquivo

A Universidade Federal do Ceará receberá, pela primeira vez, o Festival de Cinema de Arquivo (Recine)
O festival acontecerá em Fortaleza de 15 a 18 de maio. O evento, que terá atividades simultâneas na Universidade de Fortaleza (Unifor) e na Vila das Artes, exibirá filmes nos quais a música é tema, personagem e linguagem visual e narrativa. O acesso é gratuito.

A Música Popular Brasileira é o eixo temático do Recine-Fortaleza, reunindo filmes preciosos sobre importantes nomes da MPB, como “Nelson Cavaquinho”, de Leon Hirszman; “Jackson do Pandeiro”, uma identidade nacional, de Érico Sátyro e Gilson Renato; “Pixinguinha e a Velha Guarda do samba”, de Ricardo Dias e Thomaz Farkas, além de produções mais recentes como “O homem que engarrafava nuvens”, de Lírio Ferreira; e “Cartola, música para os olhos”, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda.

Além das exibições de vídeos, serão realizados encontros-oficinas, com os documentaristas Clóvis Molinari, Beth Formaggini e Ricardo Favilla, que informarão sobre as produções audiovisuais construídas a partir de filmes de arquivos. Os encontros servirão para a produção de um documentário com imagens de arquivo, que será produzido por um grupo de alunos de audiovisual, coordenado por professores da Universidade de Fortaleza: Ana Quezado, Bete Jaguaribe e Valdo Siqueira. O processo de produção, além dessa primeira fase com os especialistas convidados, inclui as etapas de identificação de imagem, definição de temática, criação de roteiro e execução.

O Recine será aberto no dia 15, às 19 horas, no auditório A4 da Unifor, com uma palestra de Clóvis Mollinari, idealizador do festival e um dos principais pesquisadores de imagens de arquivo do país. A programação prossegue, no dia seguinte, com a realização de um encontro-oficina com Roberto Favilla. No dia 17, às 14h30min, o público tem um encontro com a documentarista Beth Formagini. Nos dias 16, 17 e 18, sempre a partir das 19h, serão realizadas mostras especiais, nos três locais de exibição: Casa Amarela Eusélio Oliveira/UFC, Unifor (Auditório A1), e Vila das Artes. Veja no Portal da UFC (www.ufc.br) a programação de filmes.





















Festival Luso Afro Brasileiro iniciou exibição de filmes ao grande público no dia 13 de maio

A etapa presencial coincide em sua abertura com a data oficial de libertação dos escravos no Brasil 

O Ceará se transforma, esse ano, em polo catalizador e irradiador do intercâmbio cultural, social e econômico dos países de língua portuguesa, com a realização do FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro. O evento, estruturado em múltiplos dispositivos e mídias, insere-se também no calendário de atividades comemorativas do Ano Brasil-Portugal durante o biênio 2012/2013.
Em sua primeira edição, o FestFilmes coloca em atividade uma ampla e abrangente estratégia de difusão e exibição de filmes. A etapa presencial, a ser realizada entre os dias 13 e 18 de maio – em diversos equipamentos culturais de Fortaleza, Maranguape, Redenção e mais 22 municípios com unidades do IFCE, contempla, sobretudo, obras audiovisuais dos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O FestFilmes colocou em ação uma inédita concepção de festival, articulando três dimensões ou telas distintas que dialogam entre si, com os realizadores e com o público:

Programa FestFilmes - veiculado na TV União, com sinal para 16 estados brasileiros e todos os continentes envolvidos (Américas, Europa, África e Ásia), via parabólica digital — e no qual são exibidas algumas das obras inscritas no festival;

Portal na internet, onde os filmes pré-selecionados pela curadoria são votados pelo público; e

Cinema, que corresponde à etapa presencial do FestFilmes.
Ocorre aqui a fase culminante do projeto, que envolve a premiação dos vencedores as exibições de mostras, realização de oficinas, seminário, lançamento literários, entre as diversas atividades — marcadas pela horizontalidade e descentralização quanto aos espaços disseminados pelo território da capital e nos municípios do interior — onde se encontram as unidades do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).
Em sua primeira edição, o FestFilmes destaca as mostras competitivas aos filmes de curta duração (na seleção final, 45 filmes finalistas escolhidos pelo público), assim organizadas: Mostra Iracema, de filmes cearenses (regional); Mostra Nascente, de filmes brasileiros realizados por estreantes na sétima arte (nacional); e Mostra Atlântica, de filmes realizados no âmbito da CPLP (internacional).
A Mostra Outros Festivais, não competitiva, apresenta nessa primeira edição o Fike - Festival Internacional de Curtas-Metragens, de Évora (Portugal), que traz consigo um acervo audiovisual a ser conferido pelo público, ressaltando-se ainda a presença de seu diretor João Paulo Macedo — membro convidado do júri técnico que avaliará a Mostra Atlântica.
Destacam-se duas outras atividades especiais: a Mostra Canudos, que homenageia a obra do reconhecido documentarista brasileiro Silvio Tendler, que exibirá no histórico cenário de Maranguape, em seu Teatro Municipal, sete das suas realizações; e a Mostra Ceará XXI, que trará alguns dos mais significativos filmes de curta duração produzidos no Ceará durante a primeira década do século XXI.
Os vencedores das mostras serão escolhidos por voto popular durante a etapa presencial e as premiações somam R$ 47 mil em dinheiro. Foram selecionados inicialmente 25 filmes de cada categoria pela curadoria do FestFilmes. A lista de votação para a fase competitiva presencial estará no site (www.festfilmes.com.br) a partir dessa sexta-feira (04/05/2012), permanecendo até o próximo domingo (06/05/2012).
Além da exibição de filmes, a presença de renomados profissionais do audiovisual engrandece o evento com a realização de oficinas de capacitação. Este é o caso do roteirista Di Moretti (“Cabra Cega”, “As filhas do vento”, “Latitude Zero”, “Nossa vida não cabe num Opala”); e do músico David Tygel, premiado no Festival de Gijón na Espanha, pela trilha sonora de “A cor do seu destino”.
O FestFilmes promove ainda, em data a ser divulgada, um seminário interativo com o tema O Audiovisual como Elemento de Desenvolvimento Cultural, Educacional e Econômico, com a programação transmitida a partir de um link simultâneo, via portal, para todos os países envolvidos no evento. O debate é destinado inclusive a representantes de entidades públicas e privadas do setor audiovisual dos países que compõem a CPLP.
Por suas múltiplas parcerias, sua abrangência e impacto cultural, o FestFilmes guarda lugar para a homenagem dos mais significativos ícones de afirmação do idioma português em seu berço e construção histórica, a exemplo de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago, que se incorporam à produção audiovisual nas obras de expoentes da realização cinematográfica das nações envolvidas nesta primeira edição do festival.
O FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro é uma promoção da Areal Produções Culturais, com realização do Instituto da Cidade. Conta com o apoio das instâncias federais, incorporando-se o IFCE, Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), BNB (Banco do Nordeste); e estaduais, com o Governo do Estado e sua Secretaria de Cultura (Secult), entre as mais relevantes instituições envolvidas.




Festival Luso Afro Brasileiro abriu neste domingo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Começou neste domingo (13) e vai até 18 de maio (sexta-feira) em Fortaleza, Maranguape e Redenção o Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro – FestFilmes. Em sua primeira edição


O evento une difusão e exibição de filmes através de programas de TV, um portal na internet e uma etapa presencial, contemplando, sobretudo as obras audiovisuais dos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Três mostras competitivas serão realizadas: Mostra Iracema, com filmes cearenses; Mostra Nascente, com filmes nacionais; e Mostra Atlântica, com filmes nacionais e internacionais. A abertura do festival acontece neste domingo (13), às 19h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a exibição do filme "Língua - Vidas em Português". Toda a programação é gratuita.

O FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro é uma promoção da Areal Produções Culturais, com realização do Instituto da Cidade e Via de Acesso Arte e Cultura.

Mais informações no site: http://www.festfilmes.com.br/

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

13\05 - DOMINGO
THEATRO DRAGÃO DO MAR
19h00 – Solenidade de Abertura
20h00 – Exibição
Filme: Línguas- Vidas em Português
Victor Lopes, 2001, Brasil e Portugal, 1h31’, Documentário
Classificação indicativa: livre

14\05 – SEGUNDA-FEIRA
VILA DAS ARTES
09h00 – OFICINAS
Música e Narrativa no Cinema
Facilitador: David Tygel
Produção de Roteiro Básico
Facilitador: Di Moretti

SHOPPING BENFICA


10h00 - MOSTRA IRACEMA
Classificação indicativa: livre
Filmes:
O Começo - Camila Vieira|Ficção|2011|19' |Fortaleza-CE/BR
Donaléo - Rodrigo Paulino|Documentário|2012|14'|Fortaleza-CE/BR
Couro tecido - Adriana Botelho|Documentário|2012|19'|Fortaleza/CE/BR
11h00 - MOSTRA ATLÂNTICA
Classificação indicativa: livre
Filmes:
Eu queria ser um monstro - Marão / Animação / 2009 / 8' / Rio de Janeiro / RJ / BR
Janela molhada - Marcos Enrique Lopes / Documentário / 2010 / 22’ /Recife / PE / BR
3×3 - Nuno Rocha / Ficção / 2009 / 6’ / Porto / PT
Groelândia - Rafael Figueiredo / Ficção / 2009 / 18’ / Porto Alegre / RS / BR

CENTRO CULTURAL BOM JARDIM

15h00 - MOSTRA NASCENTE
Classificação indicativa: livre
Filmes:
A Fábrica - Aly Muritiba/Ficção/2011/15'23''/Curitiba/PR/BR
Disque quilombola - David Reeks/Documentário/2012/13’/São Paulo/SP/BR
Sobre o resto dos dias - Alexandre Baxter e Luiz F. Fernandes/ Ficção/2010/17’/Belo Horizonte/MG/BR
O gigante do papelão - Barbara Tavares/ Documentário/2010/11’/Rio de Janeiro/RJ/BR
16h00 - MOSTRA ATLÂNTICA
Classificação indicativa: livre
Filmes:
Eu queria ser um monstro - Marão / Animação/ 2009/8'/Rio de Janeiro/RJ/BR
Janela molhada - Marcos Enrique Lopes/ Documentário /2010/ 22’/Recife/PE/BR
3×3 - Nuno Rocha/ Ficção/2009/6’/Porto/PT
Groelândia - Rafael Figueiredo/Ficção/2009/18’/Porto Alegre/RS/BR

IFCE - FORTALEZA

19h00 - MOSTRA OUTROS FESTIVAIS – FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens – Évora/Portugal
Classificação indicativa: livre
Filmes:
Dá-me luz – Sérgio Nogueira / Animação / 2010 / 4’30’’ / Portugal
O acidente – André Marques e Carlos Silva / Animação / 2010 / 4’30’’ / Portugal
Deus não quis - Antônio Ferreira / Ficção / 2007 / 15’ / Portugal
O voo da papoila - Nuno Portugal / Ficção / 2010 / 12’ / Portugal
Helpicat – Nuno Portugal / Ficção / 2010 / 12’ / / Portugal
20h00 - MOSTRA NASCENTE
Classificação indicativa: livre
Filmes:
A Fábrica - Aly Muritiba/Ficção/2011/15'23''/Curitiba/PR/BR
Disque quilombola - David Reeks/Documentário/2012/13’/São Paulo/SP/BR
Sobre o resto dos dias - Alexandre Baxter e Luiz F. Fernandes/ Ficção/2010/17’/Belo Horizonte/MG/BR
O gigante do papelão - Barbara Tavares/ Documentário/2010/11’/Rio de Janeiro/RJ/BR
21h00 - MOSTRA ATLÂNTICA
Classificação indicativa: livre
Filmes:
Eu queria ser um monstro - Marão / Animação/ 2009/8'/Rio de Janeiro/RJ/BR
Janela molhada - Marcos Enrique Lopes/ Documentário /2010/ 22’/Recife/PE/BR 3×3 - Nuno Rocha/ Ficção/2009/6’/Porto/PT
Groelândia - Rafael Figueiredo/Ficção/2009/18’/Porto Alegre/RS/BR

REDENÇÃO - UNILAB

19h00 - MOSTRA NASCENTE
Classificação indicativa: livre
Filmes:
A Fábrica - Aly Muritiba/Ficção/2011/15'23''/Curitiba/PR/BR
Disque quilombola - David Reeks/Documentário/2012/13’/São Paulo/SP/BR
Sobre o resto dos dias - Alexandre Baxter e Luiz F. Fernandes/ Ficção/2010/17’/Belo Horizonte/MG/BR
O gigante do Papelão - Barbara Tavares/ Documentário/2010/11’/Rio de Janeiro/RJ/BR
20h00 - MOSTRA ATLÂNTICA
Classificação indicativa: livre
Filmes:
Eu queria ser um monstro - Marão / Animação/ 2009/8'/Rio de Janeiro/RJ/BR
Janela molhada - Marcos Enrique Lopes/ Documentário /2010/ 22’/Recife/PE/BR
3×3 - Nuno Rocha/ Ficção/2009/6’/Porto/PT
Groelândia - Rafael Figueiredo/Ficção/2009/18’/Porto Alegre/RS/BR

MARANGUAPE – THEATRO MUNICIPAL

14h00 - MOSTRA CEARÁ XXI
Classificação indicativa: livre
Filmes:
Vida Maria – Márcio Ramos |Animação| 2006 | 10’ |Fortaleza-CE/BR
Porque as coisas são assim – Micelline Helena| Ficção| 2008 | 20’ |Fortaleza-CE/BR
Cine Holiúdi – O artista contra o caba do mal – Halder Gomes l Ficção l 2004 l 15’ l Fortaleza-CE/BR
15h00 - MOSTRA OUTROS FESTIVAIS – FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens – Évora/Portugal
Classificação indicativa: livre
Filmes:
Dá-me luz – Sérgio Nogueira / Animação / 2010 / 4’30’’ / Portugal
O acidente – André Marques e Carlos Silva / Animação / 2010 / 4’30’’ / Portugal
Deus não quis - Antônio Ferreira / Ficção / 2007 / 15’ / Portugal
O voo da papoila - Nuno Portugal / Ficção / 2010 / 12’ / Portugal
Helpicat – Nuno Portugal / Ficção / 2010 / 12’ / / Portugal
16h00 - MOSTRA IRACEMA
Classificação indicativa: livre
Filmes:
O Começo - Camila Vieira / Ficção/ 2011 / 19' / Fortaleza-CE / BR
Donaléo - Rodrigo Paulino / Documentário / 2012 /14'/ Fortaleza-CE/BR
Couro tecido - Adriana Botelho / Documentário / 2012 / 19' /Fortaleza/CE/BR
18h00 - MOSTRA NASCENTE
Classificação indicativa: livre
Filmes:
A Fábrica - Aly Muritiba/Ficção/2011/15'23''/Curitiba/PR/BR
Disque quilombola - David Reeks/Documentário/2012/13’/São Paulo/SP/BR
Sobre o resto dos dias - Alexandre Baxter e Luiz F. Fernandes/ Ficção/2010/17’/Belo Horizonte/MG/BR
O gigante do papelão - Barbara Tavares/ Documentário/2010/11’/Rio de Janeiro/RJ/BR
19h00 - MOSTRA ATLÂNTICA
Classificação indicativa: livre
Filmes:
Eu queria ser um monstro - Marão / Animação/ 2009/8'/Rio de Janeiro/RJ/BR
Janela molhada - Marcos Enrique Lopes/ Documentário /2010/ 22’/Recife/PE/BR
3×3 - Nuno Rocha/ Ficção/2009/6’/Porto/PT
Groelândia - Rafael Figueiredo/Ficção/2009/18’/Porto Alegre/RS/BR
20h00 - MOSTRA CANUDOS
Classificação indicativa: livre
Filme:
Encontro com Milton Santos - Silvio Tendler / Documentário / 2006/90’/BR





 


 

Nenhum comentário: