quinta-feira, 10 de maio de 2012

POLÍTICA CULTURAL


Baile da Fortaleza Liberta é atração da Quinta Cultural

A última edição da Quinta Cultural do mês de maio será especial, com Baile da Fortaleza Liberta. A apresentação será nesta quinta-feira (31), a partir de 18h30, no Mercado dos Pinhões

O evento, uma realização da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), é pautado por uma programação diversificada nas mais diferentes linguagens artísticas, tendo a música como carro-chefe. Assim, fortalece uma política cultural comprometida com a ocupação qualificada dos espaços públicos e com a descentralização e democratização da cultura.

Na edição especial desta Quinta Cultural, o Baile da Fortaleza Libera conta com apresentação do músico Marcelo Leite & Grupo, interpretando gêneros musicias que existiam no Brasil no período da abolição da escravatura, na segunda metade do século XIX, dentre eles valsas, polcas, mazurcas, lundu, choro e maxixe. A apresentação será acompanhada de grupo de dançarinos com performances das danças lundu e maxixe. Antes do show haverá exibição de vídeos.

O projeto “Fortaleza Liberta” comemora uma das datas mais importantes para a cidade de Fortaleza, aquela na qual se consagrou, em ato vanguardista, a primeira metrópole a abolir o flagelo da escravidão no Brasil, em 24 de maio de 1883.

Dando continuidade a programação fixa da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na sexta-feira, 1º de junho, será realizado o tradicional Chorinho no Mercado, com o grupo Cordas que Falam. A programação começa a partir das 21h. E como todo domingo é dia de Forró no Mercado dos Pinhões, no dia 3 de junho, a animação será por conta do Forró Batuke, a partir de 19h.

Curso Bordando Mandalas é o destaque da programação diurna
Além da programação fixa noturna, durante o dia o Mercado dos Pinhões realiza uma série de atividades. Ao longo do mês de junho o destaque é para o projeto Arte Vida no Mercado dos Pinhões, com o curso Bordando Mandalas, ministrado pela professora Valéria Nogueira, nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22 e 27.

A arte milenar do bordado é trabalhada no curso aliada à proposta de auto-conhecimento através da feitura de mandalas. O curso age como uma continuação do primeiro, ministrado no mês de abril também no projeto Arte Vida e mantém o mesmo tema mas aprofunda a experiência com o bordado e com a mandala. Podem se inscrever alunos que tenham participado do primeiro curso ou pessoas que tenham conhecimentos básicos em bordado. O curso tem cota para quinze alunos e acontece sempre de 14h às 17h no Mercado dos Pinhões

Nas terças-feiras, de 6h às 13h, uma Feira de Produtos Orgânicos oferece frutas, verduras e hortaliças fresquinhas, diretamente do produtor para o consumidor. E, nas quintas e sextas-feiras, durante a Quinta Cultural e o Chorinho, os presentes podem conferir ainda a Feirinha de Artesanatos, organizada por pessoas acima de 60 anos, que expõem pintura em tecido, louças trabalhadas, bordados em geral, artes finas em diversos materiais recicláveis, bonecas, bijuterias, toalhas trabalhadas e panos pintados.

:: MAIS
O Mercado dos Pinhões é um bem cultural tombado pela Prefeitura de Fortaleza por meio do Decreto Municipal 11.962 de 11 de janeiro de 2006. Uma das características da estrutura de ferro, pré-fabricada na França, nas oficinas Guillot Pelletier, em Orleans, é a portabilidade, podendo ser desmontado e montado em locais diferentes. Assim, seu primeiro endereço em Fortaleza foi à Praça Carolina, hoje conhecida como Praça Waldemar Falcão. A inauguração do “Mercado da Carne”, formado de início por dois galpões unidos por uma passagem coberta, conhecida como “avenida”, foi realizada em 18 de abril de 1897, durante a gestão do prefeito Guilherme Rocha. Em 1938, a estrutura foi desmembrada e levada para a Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli, onde permanece até hoje.

Reformado e preservado, hoje o Mercado dos Pinhões é palco de uma programação rica e variada, quase todos os dias.  Começa na terça-feira com manifestações artístico-culturais afro-brasileiras dentro do projeto Terça Negra. Na quarta-feira, a beleza da dança contemporânea toma conta do Quarta em Movimento. Na quinta-feira, música, literatura, fotografia e outras manifestações culturais se encontram no projeto Quinta Cultural. Sexta-feira é dia da maior roda de choro de Fortaleza, o Chorinho no Mercado. E, no domingo, zabumba, triângulo e sanfona marcam o ritmo do Forró no Mercado.

:: SERVIÇO
Local: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas - entre as ruas Gonçalves Lêdo e Nogueira Acioli)











Abertas as inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

As inscrições estão abertas e podem ser feitas, até o dia 9 de julho, em uma Superintendência Estadual do IPHAN

 Ações e projetos de valorização, divulgação e preservação do patrimônio cultural podem participar do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Este ano, além dos 25 anos da premiação, a 25ª edição celebra, também 75 anos do IPHAN e os 400 anos da cidade de São Luís, no Maranhão. Cada um dos sete vencedores nacionais receberá troféu e R$ 20 mil em dinheiro.
                                                                                   
 Os candidatos, pessoas físicas ou jurídicas, deverão apresentar um dossiê ilustrado para caracterizar a atividade. As comissões presididas pelas Superintendências do IPHAN promoverão a pré-seleção das ações correspondentes aos seus estados ou ao Distrito Federal. As ações vencedoras na etapa estadual serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação que anunciará os nomes dos sete vencedores nacionais no dia 28 de setembro de 2012.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro e está dividido em sete categorias:

• Promoção e Comunicação
• Educação patrimonial
• Pesquisa e inventário de acervos
• Preservação de bens Móveis
• Preservação de bens Imóveis
• Proteção do patrimônio natural e arqueológico; e
• Salvaguarda de bens de natureza imaterial

O edital da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está à disposição nas Superintendências do IPHAN e nos sites www.iphan.gov.br e www.comprasnet.gov.br. Informações gerais podem ser obtidas no Departamento de Articulação e Fomento - DAF / Coordenação de Difusão, em Brasília, SEPS Quadra 713/913 – Bloco D – 4º andar - Cep: 70390-135. Telefones: (61) 2024.5459. Fax: (61) 2024.6498. Endereço eletrônico: premio.prmfa@iphan.gov.br.

Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Iniciou a vida política como chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo Melo Franco de Andrade integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937 fundou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual IPHAN, instituto que presidiu até 1968.

Nenhum comentário: