quinta-feira, 10 de maio de 2012

SAÚDE


Jornadas de Odontologia movimentam campus de Sobral

Teve início nesta quarta-feira (30), às 19h30min, a II Jornada Odontológica de Sobral e a IV Jornada Sobralense de Estomatologia, Radiologia Odontológica e Patologia Oral, a serem realizadas no auditório do Bloco I do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral. A programação se estende até sábado (2).

Os eventos promovem a cooperação e troca de experiências entre discentes e docente das instituições de Ensino Superior de Odontologia do Estado de Ceará. A programação inclui palestras, debates, minicursos e apresentação de trabalho.

A promoção é do curso de Odontologia do Campus UFC/Sobral. As inscrições podem ser feitas através do link http://josb.com.br/evento/participante/inscricao.








JotaCOM cria comercial para ULTRAFARMA com idosos descolados
Agência também fez planejamento de mídia que prevê anúncios nos maiores portais da internet e 20 canais da TV fechada

 A identificação visual também foi modificada: “Quisemos modernizar a imagem da ULTRAFARMA e apresentar um Sr. Sidney ainda mais jovial e sorridente.

A partir de 1º de junho os clientes da ULTRAFARMA vão conhecer a nova campanha publicitária da empresa e irão notar algumas diferenças em relação às anteriores. Com foco no e-commerce e chamando para a facilidade da compra programada em todo Brasil, a campanha desenvolvida pela JotaCOM estará presente em grandes portais da internet e canais da TV fechada: “O público alvo da ULTRAFARMA entrou com força total nessas mídias, por isso percebemos a necessidade de mudar. Devemos contar com ampla divulgação em mais de 20 canais de TV fechada, além de anúncios em portais como UOL, Terra, Globo.com, MSN e Facebook.”, diz Jurgis Figueiredo, diretor de atendimento da agência, que identificou também uma mudança na faixa etária dos consumidores: “Além do público da 3º idade, pessoas entre 30 a 50 anos, das classes A, B e C estão entre os principais compradores da empresa”.

 Criamos também um casal de idosos diferente, que reflete este novo consumidor: surpreendente, inteligente e com muita vontade de viver. O ‘molho’ da campanha está no fato deles usarem a internet para comprar seus medicamentos escondidos de seus parceiros, e com este segredinho conseguem mais tempo para passar com os amigos e fazer outras atividades que lhes são prazerosas”, diz Fábio Mello, diretor de criação.

O roteiro bem humorado dos comerciais coloca o presidente da empresa, Sidney Oliveira, como um vizinho atento às peripécias de um casal de velhinhos bem ativos, que desfruta das facilidades de efetuar seus pedidos pelo site da ULTRAFARMA. Enquanto aguardam a entrega do pedido, eles aproveitam o tempo que estariam na loja para se divertir, sem que o cônjuge saiba, usando como desculpa a demora na fila da farmácia.

Os filmes publicitários foram gravados em São Paulo, pela produtora Bros-CO, com direção do experiente Drico Mello.

Ficha Técnica
Cliente: Ultrafarma
Agência: Jotacom | RS
Título dos Filmes: Tempo de Viver a Vida (2 versões de 30"+ uma versão de 10")
Criação: Rafael Cury e Fábio Maistro
Direção de Criação: Fábio Mello
Atendimento: Jurgis Figueiredo e Jordana Bidin
Mídia: Jurgis Figueiredo e Gabriela Siqueira
Produtora: Bros.Co
Diretor: Drico Mello











Encontro internacional discute farmacologia e câncer 


O encontro faz parte do projeto “Tópicos Avançados em Farmacologia” que visa à realização de escolas de altos estudos com cientistas renomados

Com o tema “New insights of molecular targets on basic and clinical oncology”, o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará realiza a I Escola de Altos Estudos, nesta terça (22), no auditório do Banco do Nordeste (Av. Pedro Ramalho, nº 5.700 – Passaré), em Fortaleza. O encontro envolve diversos cursos de Pós-Graduação na área de Ciências Biológicas II da Região Nordeste.

A proposta é discutir conceitos relacionados à “fisiopatologia do câncer, visando ao estabelecimento de novos alvos e o desenvolvimento de moléculas com potencial terapêutico”. Entre os convidados estarão o Dr. Yves Pommier, do National Institute of Health dos Estados Unidos, e do Dr. Rainer Fischer, do Fraunhofer Institute da Alemanha, além de cientistas brasileiros com contribuição relevante no tema.

A Escola de Altos Estudos realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC promove a troca de experiências entre professores pesquisadores e alunos de pós-graduação. A programação pode ser acessada no site http://www.biotechcell.com.br/eventos.










Campanha de Conscientização das Doenças da Tireoide promoverá atendimento gratuito neste sábado, 26/05

Público terá acesso a informações e exames na Praça do Ferreira, no Shopping Iguatemi e no North Shopping

Realizada pelo Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Campanha de Conscientização das Doenças da Tireoide tem como objetivo chamar a atenção da população sobre o tema. Com o apoio da Merck – a mais antiga indústria química e farmacêutica do mundo – a campanha promove ações de esclarecimento e atendimento gratuito ao público em cinco cidades brasileiras, além de palestras em mais doze localidades, entre os dias 19 e 26/05. O Dia Internacional da Tireoide é celebrado em 25/05.

Em Fortaleza, a ação ocorrerá neste sábado, dia 26/5, em três locais: na Praça do Ferreira (entre 08h00 e 10h00), no North Shopping e no Shopping Iguatemi (entre 15h30 e 19:00). Serão distribuídos folhetos informativos sobre as doenças tireoidianas e aplicados questionários sobre os fatores de risco. Uma equipe de médicos fará a analise dos questionários e exames de palpação da tireoide. As pessoas que apresentarem nódulos palpáveis ou fatores de risco acentuados serão encaminhadas para exames na rede privada, a preços populares, por meio de parcerias com laboratórios e profissionais da saúde. A avaliação dos exames será feita gratuitamente pela equipe de médicos participantes da campanha, em datas que poderão ser agendadas durante o evento.

“Dados apontam que cerca de 10% da população têm alguma disfunção tireoidiana, principalmente o hipotireoidismo. São distúrbios de fácil detecção e tratamento, além de serem doenças potencialmente curáveis. Mas, se não tratadas, podem levar a consequências sérias, como problemas cardíacos ou câncer, entre outros. É muito importante que as pessoas tenham mais conhecimento sobre as doenças da tireoide”, afirma Dra. Laura Ward, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM.

Além de Fortaleza, a campanha promove - durante a semana do Dia Internacional da Tireoide - ações em Goiânia (GO), Natal (RN), Campinas (SP), Botucatu (SP), Marília (SP), Presidente Prudente (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Salvador (BA), Belém (PA), Aracaju (SE), Manaus (AM), Pouso Alegre (MG) e Vitória (ES).

Serviço
Evento: Campanha de Conscientização das Doenças da Tireoide.
Data: 26/05/2012 (sábado).
Locais: Praça do Ferreira (Centro), Shopping Iguatemi (Avenida Washington Soares, 85 – Cocó) e North Shopping (Av. Bezerra de Menezes, 2450, São Gerardo).
Horário: das 08h00 às 10h00 (na Praça do Ferreira); das 15h30 às 19h00 (shoppings).
Médica responsável: Dra. Cristina Façanha, presidente regional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Ceará.

A Tireoide

A glândula tireoide é importante em todos os processos metabólicos do organismo. A incidência dos distúrbios da tireoide aumenta com a idade, sendo muito mais frequentes em mulheres. A glândula age no funcionamento de órgãos importantes, como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo). Nos dois casos, o volume da glândula, localizada no pescoço, pode aumentar, o que é conhecido como bócio. O bócio também pode ser causado pela carência de iodo no organismo, tendência genética, medicamentos, e outras causas. Os pacientes costumam sentir dificuldade para engolir alimentos e respirar, tosse e rouquidão, entre outros sintomas. O aumento de volume é notado no pescoço.

Segundo Dra. Laura Ward, a tireoidite crônica - um conjunto de doenças inflamatórias que afetam a glândula tireoide - atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo a causa mais frequente de hipotireoidismo. O hipotireoidismo atinge 3% da população adulta masculina e nas mulheres com mais de 45 anos sua prevalência salta para 15%.

O distúrbio se caracteriza pela queda na produção dos hormônios tireoidianos. Seus principais sintomas são: depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares, sonolência excessiva, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento do colesterol no sangue.

A Merck

A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2011 cresceu 11%, ultrapassando os € 10 bilhões. No quarto trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2010.

A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono - de medicamentos de prescrição, Produtos de Consumo e Genéricos. Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.















Reynaldo Gianecchini é o novo padrinho da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda

Ator fala da importância do diagnóstico precoce como controle e tratamento da doença


Durante sua participação na gravação do novo comercial da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, no qual convoca atletas, corredores, caminhantes e amadores para as etapas 2012 da Corrida e Caminhada Contra O Câncer de Mama, o ator Reynaldo Gianecchini abraçou a causa e tornou-se padrinho da Campanha para este ano.

Gianecchini vestiu a camiseta branca com o alvo-azul, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama, e declarou: “fico extremamente feliz em ser o padrinho dessa campanha e ter a oportunidade de participar deste maravilhoso projeto, e parabéns ao IBCC por essa grande iniciativa”.

O ator ressaltou ainda a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer. “Quanto antes ele (o câncer) é descoberto, maiores são as chances de cura”.

No novo comercial da Campanha, Reynaldo Gianecchini contracenou com a amiga e atriz Mariana Ximenes. As etapas de 2012 das corridas e caminhadas começam em 27 de maio, passando pelo Rio de Janeiro, a primeira capital a receber os eventos esportivos deste ano. Parte do valor arrecadado com a iniciativa será destinada ao Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), importante centro oncológico do Brasil.

  


Centro Regional Integrado de Oncologia  na campanha do Dia Mundial Sem Tabaco

Criado pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial Sem Tabaco será lembrado pelo CRIO com uma ação no shopping Del Paseo. O evento acontecerá no dia 31 de maio a partir do meio dia no piso L3. O intuito é alertar os perigos do uso além de mostrar como o tabaco pode atrapalhar a vida das pessoas.











Mais de 3milhões de brasileiros são portadores de Hepatite C e não sabem

Na Semana da Hepatite C, o Cristo Redentor abraça a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, no Brasil, a hepatite C atinge cerca de 3% da população e uma em cada 30 pessoas pode estar infectada. Os números, quando analisada a população mundial, são ainda piores: uma em cada 12 pessoas sofre com um dos vírus que ataca o fígado. O agravante é o fato de serem doenças silenciosas e, por isso, a maioria dos portadores não sabe que está doente, logo, não busca orientação médica. Sem o diagnóstico e tratamento adequados, muitos casos evoluem para a insuficiência hepática, cirrose ou o câncer hepático.

Na semana da Hepatite C (de 19 a 26 de maio), a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, em parceria com o Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, toma a frente de uma campanha que pretende conscientizar a população quanto à importância do diagnóstico precoce e, além disso, homenagear, com o prêmio “Amigos do Cristo Redentor”, personalidades brasileiras que, de alguma forma, prestaram serviços em prol da saúde contribuindo para a divulgação e combate de doenças no Brasil.

A ação acontecerá no sábado, 19 de maio, as 18h00, no alto do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, e terá inicio com a premiação que agraciará nomes como Luiz Carlos Trabuco - presidente do Banco Bradesco, Maria das Graças Foster - presidente da Petrobras, Marcelo Odebrecht, Murilo Ferreira – da Vale S.A, o Cirurgião Dr. Ivo Pitanguy, Adriano Treve - presidente do Laboratório Roche entre outros.

Em seguida, o Cristo Redentor será iluminado em amarelo e vermelho, cores que representam a doença. Além disso, os “Amigos do Cristo Redentor” disponibilizarão, entre os dias 19 a 26 de maio, no local do evento, uma equipe de enfermeiros que realizarão, gratuitamente, a testagem de HCV na população. O teste é simples, como o de diabetes, com apenas um furinho no dedo e o resultado sai em dois minutos.

É importante fazer o teste porque a doença é silenciosa, pois acomete o fígado, órgão que, por não possuir terminações nervosas, não apresenta a dor que nos alerta para que há algo de errado no corpo. É aí que está o perigo, os sintomas da doença só aparecem quando se está em um grau muito avançado, com a chegada da Cirrose Hepática – uma inflamação com fibrose do fígado.  Essa doença, quando não tratada, pode em 5 anos desenvolver câncer do fígado em 16% dos pacientes. Nesse estágio, o tratamento se torna ainda mais radical, como o transplante de fígado.

Para o chefe de serviço de Gastroenterologia e Hepatologia da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Dr. Flair José Carrilho, é muito importante conscientizar a população fazer a testagem de Hepatite, pois, no Brasil, admite-se que existam 3 milhões de pessoas infectadas e a maioria delas sem saber. “É muito importante que essa ação divulgue, para o maior número de brasileiros, a importância de se fazer o teste de HCV. Detectar a doença na fase inicial é de extrema importância, pois o tratamento medicamentoso nesta fase pode até eliminar o vírus. Por exemplo, os de genótipo 1, o tipo mais frequente, quando tratado precocemente pode apresentar a cura em torno de 45%.”, explica o especialista.

Mundialmente, a hepatite C atinge 170milhões de pessoas, número 13 vezes maior que a epidemia de AIDS. Só no Brasil, milhões de pessoas podem estar infectadas com o vírus da hepatite C, no entanto, mais de 95% ainda desconhecem que estão doentes e podem conviver com sérias complicações hepáticas. “Não realizar campanhas de detecção de hepatites pode acarretar grande aumento nos casos de cirrose, câncer e insuficiência hepática nos próximos anos. O importante é que as pessoas saibam que fazer o teste é essencial e que, no caso de diagnóstico positivo, há tratamento”, finaliza Humberto Silva, Presidente da Associação dos Portadores de Hepatite.

HEPATITE C


A via de transmissão do HCV (vírus da hepatite C) é por meio do contato com sangue e secreções contaminadas.

TRANSMISSÃO
- Transfusão de sangue e derivados antes de 1992;
- Hemodiálise (pelo compartilhamento de materiais contaminados);
- Compartilhamento de seringas e agulhas no uso de drogas intravenosas;
- Manipulação de material contaminado por profissionais como paramédicos, bombeiros, policiais, manicures e tatuadores.

SINTOMAS
- Como age silenciosamente, a doença raramente provoca sintomas. Sem dar sinais também evolui para quadros graves, como cirrose ou câncer, sem que o paciente perceba o risco que representa para sua saúde.

PREVENÇÃO
- Ainda não existe vacina.


Prevalência infecção no Brasil e no Mundo - Comparativo HIV e Hepatite C


Aids – HIV:

-38 milhões de infectados no mundo

-600 mil portadores no Brasil   

-190 mil pacientes recebem tratamento no Brasil


Hepatite C:

-170 milhões de infectados no mundo

-3 milhões de infectados no Brasil. Entre 2000 e 2010, foi registrado no país 14.873 mortes.

-10 mil pacientes recebem tratamento no Brasil








Hospital Universitário comemora 10 anos de transplante de fígado

Uma década já se passou desde que a então adolescente Alcinda Canuto, de 15 anos, chegava da cidade de Novo Oriente, ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, para receber o primeiro fígado ali transplantado. De lá para cá, 650 procedimentos semelhantes foram realizados.

Para comemorar o feito e discutir a atual situação do setor de transplantes no Ceará e no Brasil, a UFC realiza, no próximo dia 18, às 8h30min, no Auditório da Reitoria, a solenidade de comemoração dos 10 anos de transplantes de fígado no HUWC. O evento contará com a presença do Presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, José Osmar Medina Pestana, e do chefe do Serviço de Transplantes Hepático do Hospital Universitário, Huygens Garcia. Haverá palestras e homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor no HUWC, hoje o hospital público que mais realiza transplantes de fígado do Brasil.

SAIBA MAIS – Além dos transplantes, cerca de 10 mil atendimentos são realizados anualmente no Serviço de Transplante Hepático do Walter Cantídio. O Hospital também luta para sensibilizar as famílias brasileiras sobre a importância da doação de órgãos. O Brasil ainda apresenta elevada resistência a essa prática. A média nacional é de apenas 12 doadores por milhão de habitantes, enquanto o Ceará apresenta 18. Na Espanha, país considerado referência nesse setor, o número sobe para 35.

Em 2010, pela primeira vez no Ceará, a equipe de transplantes do HUWC realizou o complexo procedimento conhecido como “repique”, ou efeito dominó, por beneficiar mais de um paciente. Um homem adulto recebeu o fígado de um doador morto e repassou o seu para uma mulher de 60 anos. Leia mais sobre o tema na reportagem “Da fila de espera ao direito de viver (novamente)”, publicada na edição de março/abril da revista Universidade Pública (http://www.calameo.com/read/001173033261e7868d252).

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