quinta-feira, 10 de maio de 2012

QUADRINHOS

 
Editora Criativo traz livros com trabalhos inéditos de JAYME CORTEZ 

Jayme Cortez, um dos mais importantes e influentes mestres da ilustração e do desenho artístico no Brasil, ganha destaque com a edição de três obras que trazem trabalhos inéditos

A Editora Criativo está lançando  os livros "A Técnica do Desenho", "Curso Prático de Desenho Artístico" e "Vamos Aprender a Desenhar", com alguns destes trabalhos inéditos do mestre da ilustração e do desenho artístico no Brasil, Jayme Cortez.

Entre os artistas nacionais que se destacaram nos anos seguintes após o português Jayme Cortez ter imigrado para São Paulo, no final dos anos 1940, raramente se vê algum que não tenha tido contato com esse mestre ou com sua esplêndida obra; que tenha formado sua educação artística sem o benefício de sua influência, oportunidade que chega agora às novas gerações.

A editora paulistana Criativo, empenhada na edição de livros de formação destinados a apreciadores e estudantes de arte, vem criteriosamente recuperar a obra didática de Cortez, colocando-a à disposição; os três primeiros livros:

A Técnica do Desenho possui uma coletânea dos desenhos do autor que são parte integrante de um livro publicado originalmente na década de 60, organizado por Jayme Cortez e que também reunia outros trabalhos de artistas nacionais, já que  Cortez ajudou a consolidar várias editoras e seu maior legado artístico foi descobrir e incentivar artistas que formaram os alicerces das artes gráficas no Brasil, sempre apostando no talento nacional.

Curso Prático de Desenho Artístico é uma obra inédita com trabalhos reunidos para a confecção do primeiro livro que Cortez produziu logo que chegou ao Brasil e que, por razões desconhecidas, nunca chegou a ser publicado. Recuperado por Fabio Moraes, que o organizou e completou seus textos, pode ser considerado o primeiro curso de desenho do Mestre. Trata-se de uma valiosa herança, uma preciosidade que Jayme Cortez produziu há mais de seis décadas e doou aos seus alunos e admiradores do futuro.

Vamos Aprender a Desenhar é uma obra inédita, com desenhos reunidos de um curso publicado em 1949 nas páginas do jornal A Gazeta Juvenil em páginas de jornais com uma coletânea de desenhos

As edições são uma oportunidade única para reverenciar o talento, desvendar seu processo criativo e aprender muito com a obra didática deste grande Mestre. Cada livro  será vendido por R$ 29,90 e tem distribuição pela Comix Book Shop.

Os livros também poderão ser encomendados através do site www.comix.com.br.

SOBRE O AUTOR:

Jayme Cortez Martins nasceu em Lisboa, em 8 de setembro de 1926. Autodidata, aprendeu a desenhar estudando os suplementos dominicais de jornais norte-americanos. Precoce, publicou seu primeiro desenho com 9 anos de idade. Em 1944, começou a trabalhar, ainda como aprendiz, no célebre semanário de quadrinhos O Mosquito.

Pode-se dizer que o mestre de Cortez foi o venerado quadrinhista português E.T. Coelho, e logo estava publicando suas próprias HQs autorais.

Cortez imigrou para o Brasil, chegando em São Paulo em março de 1947. Começou a trabalhar no jornal O Dia, fazendo charges políticas. O primeiro quadrinho que fez na nova pátria foi uma adaptação do romance de José de Alencar, O Guarani, em tiras diárias.

Depois, passou para A Gazeta Juvenil, em 1949. Dois anos depois, inaugurou uma fase muito festejada por seus admiradores, a de capista das revistas de terror e aventuras da EditoraLa Selva. Em junho de 1951, entrou para a história pela iniciativa de realizar a 1ª Exposição Mundial de HQ, junto com Miguel Penteado, Syllas Roberg e Álvaro de Moya.

Na sequência, como diretor de arte e editor da La Selva, lançou dezenas de títulos de revistas de HQ, de todos os gêneros, abrindo o mercado para autores nacionais, desenhistas e redatores, além de continuar a criar as suas maravilhosas capas.

Entre meados dos anos 1960 e 1970 trabalhou em agência de publiicidade. Tornou-se diretor de criação de merchandise e cinema de animação de Maurício de Sousa Produções. No decorrer de sua vida foi um assíduo ilustrador de cartazes e pôsteres, realizou-os às dezenas, incluindo peças para clássicos do cinema nacional e internacional.

Jayme Cortez morreu em 5 de julho de 1987, na mesma cidade de São Paulo que conquistou com seu imenso talento. 






O bicho vai pegar!

Editora Nemo anuncia o lançamento dos álbuns
Animal’z e Elephantmen


A Editora Nemo, do Grupo Editorial Autêntica, anuncia para o segundo semestre deste ano o lançamento de dois álbuns que são literalmente “animais”: Animal’z de Enki Bilal e Elephantmen: Seleção Não Natural de Richard Starkings, Joe Casey e Ladrönn. Os dois novos títulos mostram histórias em que os animais, ou pelo menos “quase animais”, são protagonistas em um cenário de disputa e sobrevivência, seja de um desastre ambiental onde a água potável é um tesouro raro a ser guardado, seja de uma guerra entre África e China contra países europeus.

Animal’z de Enki Bilal, autor do álbum A Trilogia Nikopol, promete ser mais um sucesso dos quadrinhos franceses pela Nemo, editora responsável pelo lançamento no Brasil de vários títulos de consagrados quadrinistas, como Moebius e Hugo Pratt. Passada em um cenário que pode ser tanto o futuro que aguarda a Terra, quanto uma versão paralela de nossa realidade, Animal’z conta o que ocorre no planeta após um desastre ecológico e climático. O caos toma conta e a ordem social pode ser encontrada apenas em alguns núcleos urbanos. São tempos incertos onde o transporte é perigoso e a comunicação é irregular. Neste novo álbum, Bilal é fiel a alguns de seus temas prediletos, como a ficção especulativa, e discute as possíveis consequências da falta de cuidados com o meio ambiente.


Já Elephantmen: Seleção Não Natural, HQ aclamada nos Estados Unidos por sua qualidade artística, traz a estreia dessa série no Brasil. Hip Flask, Ebony Hide e Obadiah Horn são alguns dos Elephantmen, híbridos de homens com animais, criados a partir de uma experiência genética feita pelo terrível gênio Kazushi Nikken e um grupo de cientistas. O objetivo do experimento era criar soldados super-humanos para lutarem em uma guerra que já havia terminado; porém, uma nova guerra está para surgir, motivada pelo ódio. Neste primeiro volume, conhecemos a origem dos Elephantmen, incluindo Hieronymous 'Hip' Flask, um hipopótamo antropomórfico que trabalha na agência de informação do Governo. O álbum é um trabalho primoroso e surpreendente de Richard Starkings, Joe Casey e Ladrönn, que promete também cativar os leitores brasileiros.

Previstos para o segundo semestre, estes dois lançamentos reforçam a linha de HQs autoras da Nemo, chegando em formato ampliado, capa dura e ótima qualidade de impressão. Promessa de que, com esses novos títulos da Nemo, na certa o bicho vai pegar!

Mais informações sobre os livros da Editora Nemo estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322




Nenhum comentário: