quinta-feira, 10 de maio de 2012

HUMOR


Maranguape recebe exposição oficial sobre a vida e obra de Chico Anysio

 A mostra circula o País com figurinos, fotografias e objetos pessoais do humorista cearense. A inauguração será quinta-feira (31) durante a abertura IV Festival Nacional de Humor

Nos mais de 200 personagens que criou, Chico Anysio deixou gravado um traço de sua genialidade. Com uma obra que engloba televisão, música e literatura, o cearense, natural de Maraguape, é considerado, talvez, o maior humorista que o País já teve. Um pouco deste legado estará a partir desta quinta-feira, dia 31, na exposição “Chico Anysio – A trajetória de um mito, um ídolo fora de série”, na casa onde nasceu, agora transformada em museu com seu nome.

A exposição é oficial, produzida pelo filho do humorista, André Lucas, em parceria com o Instituto Chico Anysio, e será inaugurada às 18h, como parte da programação de abertura do IV Festival Nacional de Humor de Maranguape. Malga Di Paula, viúva do humorista, estará presente.

No acervo, estão painéis com seus principais personagens e bordões, vídeo sobre sua história, além de figurinos originais, objetos pessoais, livros de sua biblioteca, discos, caricaturas entre outros. A exposição vem circulando o País e deve passar por todos os Estados da Federação.

Festival de Humor 
O IV Festival Nacional de Humor acontece de 31 de maio a 02 de junho. Durante a abertura, no dia 31, será também apresentado em primeira mão um espetáculo da Escolinha do Prof. Raimundo, criado especialmente para esta ocasião. Dois dos filhos de Chico Anysio, André Lucas e Nizo Neto, sobem ao palco ao lado de outros atores que também fizeram parte do programa humorístico mais famoso da televisão brasileira.

A Escolinha terá em Maranguape André Lucas como Professor Raimundo e, na “sala de aula”, Nizo Neto (Ptolomeu), Eliezer Motta (Batista), Ataíde Arcoverde (Sivi), David Pinheiro (Armando Volta), Maurício Manfrine (Paulinho Gogó) e os cearenses Karla Karenina (Meirinha) e João Netto (Zé Modesto). A apresentação é gratuita, no palco do festival, montado na Praça Capistrano de Abreu, a principal da cidade.

O IV Festival Nacional de Humor é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura / Governo Federal, numa realização conjunta com a Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape – APAMA e Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC. Patrocínio: Eletrobras, Petrobras, Banco do Nordeste e Correios. Apoio Cultural: Bradesco, Caixa, SESC-CE, Secretaria da Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura / Governo do Estado do Ceará. Promoção: Diário do Nordeste e TV Diário. Toda a programação é gratuita.

Peças 
Entre as peças da exposição, estão 12 painéis com imagens digitais frente e verso do humorista na pele de seus personagens, 24 quadros, seus bordões, figurinos originais usados durante as gravações dos programas, de personagens como o Professor Raimundo, Coalhada, Velho Zuza, Painho, Bozó e Pantaleão.

Também estarão expostos 19 livros escritos por Chico, como “Feijoada no Copa”, “O enterro do anão”, “O tiete do agreste” e “Mesa de Boteco”. Também 19 capas de discos gravados pelo humorista, como “Chico com C”, “Baiano & os Novos Caetanos”, “30 anos de Chico Anysio” e “A volta – Baiano & os Novos Caetanos”. Dentre os objetos pessoais estão o Troféu Imprensa que recebeu em 1989, gravata, peruca do personagem Tim Tones e outras peças exclusivas deste acervo.

SERVIÇOS: 
Exposição “Chico Anysio – A trajetória de um mito, um ídolo fora de série” – Abertura nesta quinta-feira, dia 31, às 18h, no Museu Chico Anysio (Rua Chico Amador, 68, Maranguape).

IV Festival Nacional de Humor – De 31/05 a 02/06 em Maranguape/CE. Informações: (85)3369.9188 (Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC). Site: www.festivalnacionaldehumor.com.br. Toda a programção é gratruita.









Nova temporada da Quarta do Riso recebe “As fulerage da modernidade”



A montagem é o primeiro trabalho solo do humorista Luiz Neto e estará em cartaz durante as quartas-feiras de maio, às 20 horas, no Teatro SESC Emiliano Queiroz

Na quarta-feira (2), o show de humor “As fulerage da modernidade” deu início a nova temporada do projeto Quarta do Riso, do SESC. 


Nesta quarta-feira (23), o show de humor “As fulerage da modernidade” prossegue em cartaz na nova temporada do projeto Quarta do Riso, do SESC. A montagem é o primeiro trabalho solo do humorista Luiz Neto e estará em cartaz durante as quartas-feiras de maio, às 20 horas, no Teatro SESC Emiliano Queiroz.
No palco, a evolução científica e tecnológica, e os problemas que essa modernização trouxe para o homem são tratados com a molecagem e irreverência cearense. O humorista Luiz Neto interpreta os personagens Karimã (O “preiboy” do sertão) e Iracema (a sexóloga formada na França) e também aparece de cara limpa.

No roteiro do show, cada personagem aborda, a partir de piadas e situações engraçadas, temáticas do dia-a-dia no mundo moderno como trabalho, relacionamento e stress.


Sobre a Quarta do Riso

O projeto Quarta do Riso é desenvolvido pelo SESC-CE desde 2003 e tem o objetivo de ser um espaço de fomento ao humor. Artistas do Ceará e do Brasil realizam temporadas no Teatro SESC Emiliano Queiroz, promovendo o intercâmbio do humor.

SERVIÇO:
Quarta do Riso – “As fulerage da modernidade”
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701)
Datas: 2, 9, 16, 23 e 30 de Maio
Horário: 20h
Entrada: R$10,00(inteira) e R$5,00 (meia)













Noite de grandes emoções no Terça de Graça

Dupla de humoristas apresenta sátira do especial “Elas Cantam Roberto”, da Rede Globo

Amanhã, 22/5, o palco principal do Theatro José de Alencar será puro romantismo. Ao lado de grandes personalidades da música nacional, como Fafá Despeitada de Belém, Malcione, Ivete Sem Galo, Simôney, Maria Beiçônia e
Wandervéia, o rei Roberto Carlos Cearense promete a mais emocionante noite do Terça de Graça (Convênio Secult 179/2011). A apresentação começa às 18h.

Em cartaz há um ano e meio, o espetáculo “Elas Cansam Roberto” é de autoria e produção da dupla Superedson, que interpreta a versão cearense de Roberto Carlos;
e Ruanito, responsável por viver todas as divas da Música Popular Brasileira. A dupla apresenta as mais variadas situações cômicas, recheando essa homenagem com muitas piadas, imitações e paródias. Em sua temporada no Teatro do Humor, o espetáculo já foi visto por mais de 20.000 pessoas.

O sucesso e o talento rendeu à dupla a entrada na lista de espetáculos do projeto Terça de Graça, criado pelo humorista Bené Barbosa (o “Papudim”) para incentivar e
difundir o humor no Ceará.

São 21 apresentações gratuitas, além de oficinas e cursos dedicados aos profissionais do teatro e do humor.


SERVIÇO
Espetáculo: Elas Cansam Roberto
Direção e Elenco: Superedson e Ruanito
Data: 22/5/2012
Horário: 18h
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar
Entrada Franca

Mais informações
Bené Barbosa
(85) 8879.4037
(85) 9645.4689
www.papudim.com.br
















Festival Nacional de Humor em Maranguape chega à quarta edição com novidades

Entre as atrações convidadas estão Zé Modesto, Tirulipa e Quarteto em Rir.


A festa do riso está chegando. De 31 de maio a 02 de junho acontece o IV Festival Nacional de Humor em Maranguape. O evento foi criado em 2009 como uma homenagem a Chico Anysio, um dos filhos mais ilustres do município cearense. A realização é da Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC, e da Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape – APAMA.




A quarta edição vem com novidades e no que depender das atrações, promete arrancar boas gargalhadas do público. Com espetáculos, oficinas, exibição de filmes e cortejo, o festival acontecerá ao longo de todo o dia em diversos espaços da cidade, tendo como palco principal a Praça Capistrano de Abreu. Toda a programação é gratuita.

MOSTRA DO HUMOR - Uma das novidades desta edição é a Mostra do Humor, que substitui a Mostra Competitiva realizada até o festival passado. A nova mostra terá quatro convidados por noite, com apresentações de 20 minutos em média para cada atração. Outra boa notícia especialmente para os humoristas, é que agora todos os que se apresentam recebem cachê, prêmio antes concedido somente aos vencedores da Competitiva.


Pela manhã a programação começa às 9 horas, com atividades diferenciadas em locais diversos. Na Rodoviária e no Mercado, tem Humor de Feira, com humoristas divertindo a população; no Teatro Pedro Gomes de Matos, Sessão do Riso, com a exibição de filmes de comédia; em escolas e praças de diversos bairros da sede do município, Cumadi do Humor, a cargo da Trupe Rebimboca; e na Biblioteca Municipal haverá oficinas. À tarde, mais Sessão do Riso às 14h, Cumadi do Humor às 15h e oficinas às 14h na Biblioteca Municipal e na Sociedade Artística. No fim de tarde haverá Cortejo nos trés dias pelas ruas do Centro.

À noite, a partir das 19h30, acontece a programação no palco montado na Praça Capistrano de Abreu. Quem abre são artistas da cidade, na mostra Maranguape em Cena. Na sequência, novos talentos se apresentam na Mostra do Humor. Em seguida, shows de artistas já consagrados na cena local e nacional. Fechando a programação nos três dias, shows musicais.

ATRAÇÕES CONVIDADAS

Entre as atrações convidadas para o IV Festival Nacional de Humor estão artistas cearenses já consagrados na cena humorística. São eles, Luana do Crato, personagem criada em 1993 pelo humorista Luciano Lopes. Luana do Crato é uma moça do interior do Ceará, mais precisamente do sítio Currais, que tem o sonho de ser dançarina de banda de forró; Zé Modesto, personagem de João Netto, ex-aluno da Escolinha do Professor Raimundo; Rapadura, criação de José Alexandre da Silva, vencedor da Mostra Competitiva do Festival Nacional de Humor em 2011, também premiado nas edições anteriores como segundo colocado em 2009 e terceiro em 2010; o grupo Quarteto em Rir, formado por Mixirico, Oscabrito, Ruanito e Papudim, apresenta “BAR ZIL, a comédia”, vencedor do quadro Quem Chega Lá, do programa Domingão do Faustão e considerado o espetáculo mais elogiado nos últimos 20 anos no Ceará; e Tirullipa, personagem de Everson Silva, filho de Tiririca.

ENQUANTO O FESTIVAL NÃO CHEGA...


De 28 a 30 de maio, dias que antecedem o IV Festival Nacional de Humor, acontecerá a programação Pré-Festival, com Teatro na Escola, às 9h e às 14h30 comandado pela Trupe Rebimboca em escolas municipais. À noite, 19h, Cine Volante em distritos de Maranguape.

SERVIÇO - IV Festival Nacional de Humor – De 31/05 a 02/06 em Maranguape/CE. Informações: (85)3369.9188 (Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC). GRÁTIS.

Nenhum comentário: