quinta-feira, 10 de maio de 2012

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Piquenique no Passeio será especial em homenagem às mães

A tranquilidade do Passeio Público ganha mais uma edição do projeto Piquenique no Passeio. Momento para aproveitar a sombra das árvores, confraternizar com família e amigos


Além de apreciar também o mar, pode-se somar tudo isso e um pouco mais com o projeto deste domingo, 13 de maio que será especial homenageando o Dia das Mães, com um curso de Ikebana - arte floral japonesa - para as crianças, com a Fundação Mokiti Okada. A programação começa a partir das 9 horas. Ainda no domingo, a partir de 15h30, acontece no Passeio Público o Ensaio Aberto com o grupo de Afoxé Oxum Odalá.

Antes disso, no sábado, instumentistas experientes e novos talentos do cenário cearense se aprensetam por volta do meio dia, no Passeio Público, com a programação do Sol Maior. A atração deste sábado, 12 de maio, será Vinicius Franco, representante da novíssima geração de instrumentistas de Fortaleza. O artista escolheu o contrabaixo como seu principal instrumento. O contato com a música veio desde a infância, sob os ensinamentos da avó, Dona Beatriz, ao piano, e do pai, o multi-instrumentista, compositor e arranjador Luciano Franco, no contrabaixo. Integrou a Dunas Jazz Band, uma das aplaudidas formações instrumentais de Fortaleza, e trabalhou com o cantor Arnaldo Sá.

:: Saiba Mais
Patrimônio histórico e afetivo de Fortaleza, o Passeio Público já é reconhecido como um local propício à convivência e ao encontro. Tombado pelos três poderes, o espaço foi totalmente recuperado para visitação em 2007 e, desde então, vem sendo mantido pela Prefeitura de Fortaleza.

:: Serviço
Piquenique no Passeio. Aos domingos, a partir de 9h no Passeio Público
Ensaio Aberto
Aos domingos, projeto acontece a partir de 15h30, no Passeio Público
Sol Maior
Instumentistas experientes e novos talentos do cenário cearense se aprensetam todos os sábados no Passeio Publico, por volta do meio dia.
O Passeio Público localiza-se na Rua Dr João Moreira, s/n, Centro




Iphan deve recuperar prédios do centro histórico de Fortaleza

Uma ótima notícia para os proprietários de imóveis situados no centro histórico de Fortaleza: no entorno de bens tombados em âmbito federal como o Forte Nossa Senhora da Assunção e o Theatro José de Alencar, poderão financiar suas propriedades para serem restauradas. O projeto é uma parceria entre Iphan e Prefeitura Municipal de Fortaleza e fará parte das ações do PAC das cidades históricas.

Serão recuperados e requalificados bens particulares que estão no entorno da Praça Castro Carreira (Praça da Estação), passando pelo Forte Nossa Senhora da Assunção (10ª RM), Mercado Central, Praça dos Leões, do Ferreira e José de Alencar.

E não é só a capital cearense que será contemplada pelo projeto, outras cidades cearenses já assinaram convênio com o Iphan, são ela Sobral, Aracati e Viçosa. Inicialmente serão investidos, em Fortaleza R$ 3 milhões, com recursos do Iphan e cerca de 8% da prefeitura.

Para Clélia Monastério  - coordenadora de patrimônio da Secretaria de Cultura de Fortaleza esta será uma oportunidade única para que os proprietários restaurarem seus bens, e também contribuam para a preservação da nossa história.

Nenhum comentário: