segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TEATRO

Mostra de Teatro Despudorado apresenta espetáculos sobre transexualidade e prostituição

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza apresenta a Mostra de Teatro Despudorado, dentro do seu programa de artes cênicas Ato Compacto, no período de 1º a 3 e de 8 a 10 de setembro próximo, sempre às 15h e 18h30, com entrada franca.

Na mostra, serão encenados os seguintes espetáculos: “Engenharia Erótica”, com o Grupo Parque de Teatro e direção de Silvero Pereira, baseado em livro do psicanalista Hugo Denizart sobre travestis (nos dias 1º e 8); “Abajur Lilás”, adaptação da peça de autoria do dramaturgo Plínio Marcos, com o grupo Imagens de Teatro e direção de Edson Cândido (nos dias 2 e 3); e “Nudez sem Castigo”, inspirado livremente no texto “Toda nudez será castigada”, de Nelson Rodrigues, com o Grupo Centauro e direção de Márcio Rodrigues (nos dias 9 e 10).

Segundo a coordenadora de Artes Cênicas do CCBNB, Viviane Queiroz, é importante mostrar ao público a variedade de linguagens artísticas relacionadas à diversidade humana. “Interessa ao CCBNB tanto o fazer teatral, como a crítica social e a reflexão sobre a natureza humana. E é isso o que apresentamos nessa Mostra Especial”, enfatiza. Viviane Queiroz destaca que “foram selecionados espetáculos sobre três mundos sempre vistos com pudor na história da humanidade: a traição, a transexualidade e a prostituição”.

A coordenadora de Artes Cênicas compreende que “felizmente, cada vez mais, esses três mundos são vistos de forma mais objetiva e menos preconceituosa, graças aos vários órgãos públicos e organizações da sociedade civil que vêm se firmando no cenário nacional e internacional em defesa dos direitos humanos e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de sua sexualidade. O mundo das artes acompanha essa tendência – e, em alguns casos, é até precursor desta defesa”, ressalta.

As sessões das 15 horas serão seguidas de Troca de Ideias entre os atores, diretores e o público presente, sobre o processo criativo, a construção cênica, a adaptação do texto e a pesquisa e concepção dos personagens. “É uma oportunidade de aproximação do público com esses três mundos, com os artistas que compuseram essas peças, estudaram os personagens e transpuseram essas realidades para o palco”, salienta Viviane Queiroz.

A Mostra de Teatro Despudorado tem classificação indicativa de 18 anos para os três espetáculos. Será exigido documento de identificação (RG, CNH ou carteira profissional), no momento da entrega do ingresso.


PROGRAMA ATO COMPACTO

ESPECIAL MOSTRA DE TEATRO DESPUDORADO


Engenharia Erótica

Grupo Parque de Teatro (CE)

Direção: Silvero Pereira

Dias 01 e 08, qua, 15h e 18h30

Inspirado no livro “Engenharia Erótica – travestis no Rio de Janeiro”, do psicanalista Hugo Denizart, o espetáculo faz parte da pesquisa realizada pelo ator e diretor Silvero Pereira sobre o universo das travestis e transformistas de diversas cidades do Estado do Ceará. Classificação indicativa: 18 anos. 80min.



Abajur Lilás

Grupo Imagens de Teatro (CE)

Dias 02, qui, e 03, sex, 15h e 18h30

Direção: Edson Cândido

Adaptação da obra do polêmico dramaturgo Plínio Marcos. O ambiente é um bordel onde três mulheres sobrevivem como prostitutas à beira da marginalidade. Um dia, tomada de um súbito acesso de raiva e árduo desejo de provocar o proprietário do covil, uma delas quebra um abajur. Seu ato impulsivo inicia um grande conflito que aos poucos desemboca numa terrível tragédia. Classificação indicativa: 18 anos. 80min.



Nudez sem castigo

Grupo Centauro (CE)

Direção: Márcio Rodrigues

Dias 09, qui, e 10, sex, 15h e 18h30

O espetáculo Nudez sem Castigo é um experimento pedagógico. Inspirado livremente no texto de Nelson Rodrigues "Toda Nudez será Castigada", o grupo desenvolveu uma textualidade composta de fragmentos em que a relação do casal principal se destaca, transformando-se numa investigação de material cênico sobre o tema das relações humanas. Classificação indicativa: 18 anos. 60min.









Em sua “Vereda pelo Nordeste”, o grupo Ser Tão Teatro chega ao Ceará

Viver é um dom ou uma missão? O caminho é estreito (do latim vereda) derivado de veredus, caminho por onde se viaja e é nesse estreito e enriquecedor caminho que o projeto “Vereda do Nordeste” do grupo paraibano Ser Tão Teatro contemplado no Programa BR de Cultura, chega a Fortaleza, seguindo temporada de três apresentações nas capitais e uma no interior de cada estado visitado, totalizando 12 apresentações.

No Ceará o espetáculo Vereda da Salvação chega primeiro a Aracati, para apresentação no no dia primeiro de setembro (01-09), na Escola Emília Freitas as 20hs, seguindo para Fortaleza no dia 03 de setembro. O espetáculo de Jorge Andrade que por onde passou causou grande impacto, por ter uma temática que mexe com o povo nordestino, leva a reflexão sobre as importantes questões da atual sociedade sertaneja brasileira. “Vereda da Salvação” é uma peça que fala desse Brasil esquecido, ou mesmo desconhecido. O Brasil sertanejo ainda presente no interior do Nordeste, nas cidades periféricas. O espetáculo fala de brasileiros que não tem qualquer acesso a cultura e é esse Brasil que o projeto também quer abraçar, promovendo intercâmbios entre estados próximos, estimulando o desenvolvimento de inúmeras atividades culturais que potencializam talentos.

O espetáculo “Vereda da Salvação”, foi o primeiro espetáculo do grupo que estreou em João Pessoa, em dezembro de 2007, e foi considerado o melhor do ano pela critica especializada, sendo contemplado pelo edital “Jovens Artistas”, do Ministério da Cultura e já em sua primeira temporada foi agraciado com o Prêmio Domingos Sérgio Batista de Destaque da Cultura Paraibana. Em 2008, o grupo foi convidado a integrar o Movimento LAPADA, que há dois anos vem organizando encontros e fortalecendo o intercâmbio entre esses coletivos, com objetivo de realizar trocas artísticas e fomentar a articulação entre grupos de teatro do Nordeste. Fazem parte desse coletivo os grupos: Bagaceira (CE), Máquina (CE), Clowns de Shakespeare (RN), Estandarte (RN), Alfenim (PB), Piollin (PB) e Ser Tão Teatro (PN), que já veio a Fortaleza no primeiro semestre desse ano, trazendo o espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça”, também com a produção e assessoria da Ato Produção e Marketing Cultural.

Mas foi em 2009, que o Ser Tão Teatro contemplado no edital BNB de Cultura com o projeto “Vereda pelo Sertão” circulou por cidades do sertão paraibano com o espetáculo Vereda da Salvação, realizando debates e ministrando oficinas, em cidades como; Cajazeiras, Souza e outras. E com o apoio da Petrobrás essa circulação pelo nordeste também se torna possível. Com essa bagagem, reconhecimento e talento o grupo Ser Tão Teatro chega ao Ceará, para apresentações e oficina (Jogos e Relação para o Ator), ministrada pelo ator Elias de Lima Lopes.


Serviço Aracati: Escola Emília Freitas
Dia: 01-09
Entrada Gratuita

Serviço Fortaleza:Teatro Sesc Iracema
Dias: 03,04 e 05 de setembro
Hora: 20h
Entrada gratuita.

Oficina: Jogo e Relação para Ator
Local: Sesc Iracema
Hora: 9h ao 12h (dias 03 e 04)
Ministrada por: Elias de Lima Lopes










PARA CELEBRAR O TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Opereta “A Valsa Proibida” volta aos palcos para comemorar o centenário do TJA

Música, teatro, balé e sobretudo beleza plástica são elementos que compõem a opereta A Valsa Proibida, tradicional espetáculo cearense que será apresentado ao público nos próximos dias 27, 28 e 29 de agosto; e 3, 4 e 5 de setembro, no Teatro José de Alencar (TJA). Mais de vinte anos após sua última exibição e após quase 70 anos da estréia, a Valsa Proibida é um grande resgate da arte do Estado, contando com a montagem do grupo Comédia Cearense, que interpreta a música e o enredo de Paurillo Barroso e diálogos de Silvano Serra. A execução musical fica a cargo da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.
Essa é a quarta montagem da opereta pela Comédia Cearense, que até hoje detém o recorde de maior público da história do TJA, quando, na temporada de 1965, se apresentou durante 60 dias e reuniu cerca de 50 mil pessoas. Trazer de volta um espetáculo do nível da Valsa Proibida, com atores, cantores, orquestra, técnicos, cenários e figurinos de artistas cearenses, prova o arrojo, a capacidade e a maturidade dos que fazem a arte cênica local.

> Montagem do grupo Comédia Cearense. A execução musical fica a cargo da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho


Os ingressos serão cobrados a preços acessíveis, tendo como valores R$ 20 para inteira e R$ 10 para meia. Essa iniciativa busca incentivar a população a conferir a qualidade da produção artística cearense. “O espetáculo procura dar continuidade ao processo de formação de platéia para a produção local e de valorização à cultura cearense, facilitando o acesso a esse universo erudito e ao mesmo tempo popular”, reforça o diretor Haroldo Serra.

Projeto Escola

Por meio do "Projeto Escola", a Valsa Proibida terá sessões exclusivas para alunos de escolas da região metropolitana de Fortaleza, contribuindo para a política de inclusão cultural de crianças e adolescentes. “O teatro é um valioso aliado da educação. Freqüentar espetáculos é indicado como relevante experiência pedagógica. Existe um valor educacional intrínseco ao ato de assistir a uma encenação teatral, com possibilidades didáticas de transmissão de informações e conteúdos disciplinares”, destaca Hiroldo Serra. A Valsa Proibida é uma realização do Instituto Solaris em co-produção com a Comédia Cearense.


Sobre A Valsa Proibida

A primeira encenação da Valsa Proibida, promovida pela Sociedade de Cultura Artística, ocorreu em 1941. Dois anos depois, A Valsa passou a ser única opereta brasileira a ser encenada no Rio de Janeiro. A partir de 1965 a peça passou a ser montada pela Comédia Cearense, no Theatro José de Alencar. A sinopse traz a história ambientada no Reino da Morgôvia, onde o príncipe Frederico Augusto se apaixona por Mitz, uma jovem muito bonita e talentosa. Mitz compõe uma valsa que fala do seu amor por Fred. Porém o rei, sabendo desse romance, resolve proibir a execução, tornando-a a VALSA PROIBIDA.

FICHA TÉCNICA

Músicas – Paurillo Barroso
Diálogos – Silvano Serra
Direção Geral – Haroldo Serra
ORCEC - Orquestra Eleazar de Carvalho5
Maestro – Vasquen
Elenco – Giovana Bezerra, Liana Fonteles, Gustavo Serpa, Franklin Dantas, Márcio Gurgel, Lúcio Leonn
Hiroldo Serra, Paulo César Cândido, Odair Prado, Lunardo Martins, Bete Alencar, Carol Maia, Cintia Guimarães, Elisângela Freire, Keylla Medeiros, Natali Lima, Waléria Onoe, Alisson Braga, Guily Frosttt, Italo Thomas, Niiw Teixeira, Aiace Mota, Evaldo Lins, João Marcelo Pereira, Lara Cordeiro, Natali Lima, Hiramisa Serra, Elisângela Freire, Marcelo Hortêncio, Adriana Pereira, Bete Alencar, Carol Maia, Cintia Guimarães, Keylla Medeiros e Odete Lima.

Coro - Daniele Karbage, Denis Baêtas, Glória Moraes, Luis Uchôa, Paula Trajano, Pedro Henrique Figueira, Renan Maia, Ricardo Pereira, Rodrigo Randal, Thereza Cristyna, Ticiana Pinheiro, Vanessa Rocha.

Cenários e figurinos – Flávio Phebo








TJA CRIANÇA apresenta aos domingos de setembro “A PRINCESA E O PIOLHO”

Dias 05, 12, 19, 26 de SETEMBRO às 17h no Teatro Morro do Ouro

Texto: Criação Coletiva
Direção: Jorge Ramos
Elenco: Jhonatan Santos, Paulo Basil, Thiara Crispim

Ingressos: R$ 1000 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
17h no Teatro Morro do Ouro (Cena – anexo ao Theatro José de Alencar)

Iluminação: Wallace Rios
Sonoplastia: Lindemberg Araújo
Cenário e figurinos e Maquiagem: Jorge Ramos

Sinopse: A princesa e o piolho é uma adaptação de um conto popular homônimo coletado por Luís de Câmara Cascudo. O espetáculo tem sua estética baseada nas farsas medievais, tendo o ator como elemento principal da encenação.

O texto aborda com muita brasilidade, a história de uma princesa que deseja se casar. Trata-se de uma divertida brincadeira com os contos de fadas tradicionais.

Em um reino distante, uma mucama encontra um piolho na cabeça de uma princesa que passa a ter grande apego pelo bicho por acreditar que um dia ele possa vir a ser um príncipe. Temendo o estreito laço da filha com um piolho, o rei resolve separá-los drasticamente.

A pobre princesa cai em profunda tristeza e só João um pobre camponês, astutamente será capaz de lhe trazer alegria novamente.

A Princesa e o Piolho estreou em 2007, inicialmente como forma de contação de história, esteve na programação do Centro Cultural Banco do Nordeste, Passarela das Artes no Centro Dragão do Mar e em diversas escolas.

Em 2009, tornou-se espetáculo com estréia na programação paralela do XX Festival de teatro de Acopiara. Circulou por vinte escolas do Município de Caucaia na oitava edição do Criança Feliz (Caucaia).









PROGRAMAÇÃO TJA 100 ANOS

Setembro chega e a diversidade de atrações pousa no centenário Theatro José de Alencar. A Valsa Proibida continua sua temporada de estréia em novos movimentos e elenco, enquanto no domingo entra em cartaz a próxima atração do TJA Criança: “A Princesa e o piolho”, adaptação de conto popular homônimo de Luís de Câmara Cascudo, que traz estética baseada nas farsas medievais

Ainda durante a semana, encenações gratuitas em vários espaços do TJA, e mostra no camarim do porão, que também podem ser reconhecidas nas visitas guiadas à casa, de terça a domingo.


Terça, 31 de agosto, a domingo, 5 de setembro A Valsa Proibida
20h no Palco Principal
Ingressos: R$ 20 (inteira)/ R$ 10 (meia)
Informações: (85) 3261.2022


sexta, 03
Miralu e a Luneta Encantada
Texto: Fernando Lira. Resultado da oficina do grupo de acessibilidade que acontece no TJA
15h no Teatro Morro do Ouro/Cena (anexo TJA)
Grátis Livre 90 lugares
saiba mais: 9193.0646

O tempo nunca passa
Cia. Verdade Cênica
Wládia Torres e Diego Clayton
19h na Galeria Ramos Cotôco


domingo, 05
TJA Criança
A Princesa e o Piolho
17h no Teatro Morro do Ouro/Cena (anexo TJA)
R$ 5 e 10 Livre 90 lugares
saiba mais: 8863.5111










PELO INTERIOR

Começa sábado o 17º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

Na noite de abertura, a carioca Beth Goulart entra em cena no Teatro Municipal Rachel de Queiroz com a peça SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR

Espetáculos de teatro, dança, cultura popular tradicional, esquetes, cortejos, shows musicais, além de um intenso programa de formação, vão transformar Guaramiranga/CE, durante oito dias. De 04 a 11 de setembro acontece a 17ª edição do Festival Nordestino de Teatro – FNT, um dos mais conceituados projetos de artes cênicas existentes no país. A realização é da Associação Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, que há 18 anos desenvolve um forte e reconhecido trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões.

Apesar do caráter nordestino, o FNT prima pelo intercâmbio também com outras regiões ou mesmo países. O festival já recebeu espetáculos de Portugal, da Alemanha e de outros estados do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Este ano, na noite de abertura, a carioca Beth Goulart entra em cena no Teatro Municipal Rachel de Queiroz com SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR. O espetáculo estreou em julho de 2009 em Brasília e já foi visto no país por mais de 56 mil pessoas com uma trajetória vitoriosa. Beth Goulart levou, pelo trabalho, o Prêmio Shell 2009 de melhor atriz e o Prêmio APTR de melhor atriz protagonista. A atriz assina também a adaptação do texto e a direção, esta última com supervisão de Amir Haddad.

É também na primeira noite do FNT que começa a MOSTRA NORDESTE, carro-chefe do festival, que este ano recebe um representante de cada estado da região. São nove espetáculos que foram selecionados entre 77 inscritos. As apresentações acontecem à noite e, na manhã seguinte, no CICLO DE DEBATES, a discussão gira em torno do que foi levado ao palco desta mostra na noite anterior.

Para debater: Tiago Fortes (CE - Ator, diretor e pesquisador de teatro. Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO e professor de interpretação no curso de Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC), Zeca Ligiéro (RJ - Artista, escritor, diretor teatral, PhD pela NYU, professor da UNIRIO e pesquisador Cientista na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ) e Armindo Bião (BA - Ator e encenador em cerca de 50 obras teatrais e audiovisuais, premiado por seu trabalho em teatro e por suas atividades acadêmicas na Bahia. Atua nas áreas das Artes do Espetáculo - Etnocenologia, Interpretação Teatral, Teatro de Cordel, Treinamento com Máscaras - e da Cultura Baiana - Matrizes Estéticas e Relações Internacionais).

De fora do Ceará o XVII FNT recebe ainda dois espetáculos em circulação pelo projeto SESC PALCO GIRATÓRIO: CONCEIÇÃO (Grupo Experimental de Dança – PE) e MI MUÑEQUITA (Grupo Ponte Cultural – SC). Da Bahia, Armindo Bião e grande elenco levam também ao festival o musical de teatro e cordel, A GENTE CANTA PADILHA, que estreou quinta-feira, 26 de agosto, no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA) em Salvador.

O CEARÁ NOS PALCOS

Além da peça participante da Mostra Nordeste, o Ceará vai estar em mostras exclusivas para grupos do estado. São elas: PALCO CEARÁ (seis espetáculos), TEATRO INFANTIL (oito peças), GUARAMIRANGA EM CENA (três montagens locais), OI ESQUETES (um grupo) e CULTURA POPULAR TRADICIONAL (reisados). Há ainda a CENA LEITURA, com uma apresentação do Curso de Artes Cênicas da UFC.

Ricardo Guilherme, ator, dramaturgo e diretor teatral cearense, será homenageado no XVII FNT. Em quatro décadas de atividade, numa trajetória nacional e internacional, tem mais de cem espetáculos realizados. Na NOITE DE ENCERRAMENTO desta edição ele entra em cena com A DIVINA COMÉDIA DE DANTE.

A dança também compõe a programação de espetáculos desta edição do FNT, com a Cia de Dança de Paracuru, dirigida pelo bailarino Flávio Sampaio.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Nem só de espetáculo se faz o Festival de Guaramiranga. O Programa de Formação é um dos pontos fortes, que tem dado ao FNT o reconhecimento de contribuir de forma considerável para a troca de conhecimentos nos diversos campos das artes cênicas. Este ano, como parte da programação, acontece o FÓRUM PEDAGOGIAS TEATRAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GRUPOS E COMPANHIAS, sob a coordenação de Izabel Gurgel, diretora do Theatro José de Alencar.

Com a ideia básica de um ser encontro, de proporcionar trocas de experiências, entre tantas possibilidades optou-se por trabalhos de grupos e companhias de teatro e dança da história recente do Ceará. Os coletivos artísticos como lugar de formação, como escola-em-processo. Diretores-professores, eles próprios com trajetórias distintas de formação. Do fórum participam: Tomaz de Aquino (Teatro Mimo – trabalho com ênfase no teatro físico/mímica), Silvero Pereira (CPBT/TJA – experiência com a montagem do espetáculo Mixórdia) e Flávio Sampaio (Paracuru Cia de Dança).

Este ano acontece no FNT o VIII ENCONTRO DE ARTISTAS-PESQUISADORES, coordenado pela professora Rejane Reinaldo. Do encontro participam este ano os seguintes pesquisadores. Armindo Bião (BA) com o tema “Mulheres por um fio (inferno, purgatório e paraíso no Atlântico Negro)”; Hebe Alves (BA) sobre “Da Negação do Amor: Um estudo da Anatomia Emocional das Personagens da peça Dorotéia de Nelson Rodrigues”; José Ligiero (RJ) sobre “O Estudo da Verdade da Cena e seus Contextos e Recursos: ritual, jogo, narrativa épica e Performing Art”; Oswald Barroso (CE), com o tema “A Máscara no Teatro Popular do Nordeste”; Diego Cavalcante (CE), sobre “A Arte do Corpo em Movimento”; Wellington Junior (CE), sobre “Réquiem para meus Pais: Eros, Tonatos na Performance Contemporânea”; e Tiago Fortes (CE), com o tema “O que Pode o Corpo de um Ator: outros modos de Sentir-Pensar-Existir a partir de Artaud”.


QUEM FAZ O XVII FNT

O XVII Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Promoção: Jornal O Povo. Apoio cultural: Oi Futuro e Coelce. Apoio: Tintas Hidracor. Parceria: Fecomércio / SESC-Ce. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Theatro José de Alencar. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


SERVIÇO

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 04 a 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga (CE). Informações: 85-3246.2353 e 3246.2339 (Fortaleza), 85-3321.1405 (Guaramiranga). fnt@agua.art.br / www.agua.art.br/fnt2010. Ingressos: Preços variam conforme o espetáculo. Máximo: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Mínimo: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia).




PROGRAMAÇÃO -XVII FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARAMIRANGA

SOLENIDADES

Solenidade de ABERTURA
Dia 04 às 19h - Praça do Teatro Municipal

Solenidade de ENCERRAMENTO
Dia 11 às 22h – Participação da Orquestra Cidade da Arte –AGUA/CE - Praça do Teatro

CORTEJOS

Cortejo de Guaramiranga – Dia 04 às 16h - Ruas da cidade
Cortejo de Guaramiranga – Cortejo de Caretas – Dia 11 às 16 - Ruas da cidade

ESPETÁCULO de ABERTURA
Simplesmente Eu, Clarice Lispector (RJ) com Beth Goulart - Classificação: 12 anos – Dia 04 às 20h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz

MOSTRA NORDESTE
Vôo Ao Solo - Grupo: Invisível Companhia de Teatro (AL) - Classificação: 14 anos – Dia 04 às 21h30 – Teatrinho Rachel de Queiroz
As Três Irmãs - Grupo: Grupo de Estudos e Trabalhos em Stanislaviski (CE) – Dia 05 às 19h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz
Uma Vez Nada Mais (BA) - Classificação: 14 anos – Dia 06 às 19h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz
Cacuete - A incrível performance de crendices (SE) - Classificação: 12 anos – Dia 07 às 19h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz
Rasif - Mar que Arrebenta - Grupo: Coletivo Angu de Teatro (PE) – Classificação: 12 anos - Dia 08 às 19h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz
Deus Danado - Grupo: Cia A Máscara de Teatro (RN) - Classificação: 12 anos – Dia 09 às 19h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz
A Casa de Bernarda Alba - Grupo: Harém de Teatro (PI) - Classificação: 16 anos – Dia 09 às 21h - Teatrinho Rachel de Queiroz
Milagre Brasileiro - Grupo: Coletivo Alfenim de Teatro (PB) - Classificação: 14 anos – Dia 10 às 19h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz
Pai e Filho - Grupo: Pequena Companhia de Teatro (MA) - Classificação: 18 anos – Dia 10 às 21h - Teatrinho Rachel de Queiroz

PALCO CEARÁ
Travessia (Intervenção de Rua) – Grupo: Teatro de Caretas (CE) - Dia 04 às 17h - Praça do Teatro Municipal
No Reino do Beleléu - Grupo: Grupo de Teatro Acauã – Itaitinga (CE) – Dia 05 às 21h - Praça do Teatro
Pagador de Promessas - Grupo: Cia de Teatro Oia Nós Traz Vez – Palmácia (CE) - Classificação: 18 anos – Dia 08 às 20h30 – Teatrinho Rachel de Queiroz
Os Clowns - Grupo: Degraus – Baturité (CE) – Dia 09 às 20h – Praça do Teatro
Papoula - Grupo: Cia Artes Cínicas de Teatro – Tauá (CE) – Dia 10 às 20h30 – Praça do Artesanato
Cortejo de Caretas - Grupo: Teatro de Caretas – Dia 11 às 17h - Praça do Teatro

FNT para CRIANÇAS: TEATRO INFANTIL
Boi Estrela - Grupo: Formosura (CE) – Dia 04 às 18h - Praça do Artesanato
O Intrépido Anãmiri - Grupo: Bricoleiros (CE) - Dia 05 às 18h - Praça do Artesanato
A Bruxa Catifunda - Grupo: Formosura (CE) – Dia 06 às 17h - Praça do Artesanato
Olha o olho dos meninos - Grupo: Bricoleiros (CE) – Dia 07 às 18h - Praça do Artesanato
Rainha de Nada - Grupo: Cia Epidemia de Bonecos (CE) – Dia 08 às 18h - Praça do Artesanato
A Saga de Jesus Cristo - Grupo: Cia Epidemia de Bonecos (CE) – Dia 09 às 18h - Praça do Artesanato
As estripulias do Macaco Simão - Grupo: Circo Tupiniquim (CE) – Dia 10 às 18h - Praça do Artesanato
Mal me quer! Mal me quer? - Grupo: Circo Tupiniquim (CE) – Dia 11 às 18h - Praça do Artesanato

GUARAMIRANGA EM CENA
Cambalacho - Grupo: Sincronia (CE) – Dia 05 às 20h – Teatrinho Rachel de Queiroz
Jornal Interativo - Grupo: Cia Fabril de Teatro (CE) – Classificação: 14 anos - Dia 06 às 21h30 - Teatrinho Rachel de Queiroz
Andanças de Pedro - Grupo: Artimanhas (CE) – Dia 07 às 21h30 - Teatrinho Rachel de Queiroz

CULTURA POPULAR TRADICIONAL do FNT
Reisado Mirim do Sítio Arábia – Dia 11 às 10h – Praça do Artesanato
Encontro de Reisados de Guaramiranga – Dia 11 às 19h – Praça do Teatro

SESC PALCO GIRATÓRIO
Conceição - Grupo: Experimental de Dança (PE) - Classificação: 16 anos – Dia 06 às 23h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz
Mi Muñequita - Grupo: Ponte Cultural (SC) - Classificação: 14 anos – Dia 11 às 20h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz

CENA LEITURA
Os Mansos - Curso de Artes Cênicas ICA- UFC/CE - Direção: Prof. Héctor Briones – Dia 08 às 23h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz

OI ESQUETES
Dramas de Guaramiranga
Classificação: Livre – Dia 09 à 00h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz

ESPETÁCULOS
Paracuru Cia de Dança (CE) - Dia 08 à meia-noite – Teatrinho Rachel de Queiroz
A gente Canta Padilha (BA) - Grupo: GIPECIT /UFBA - Classificação: 14 anos – Dia 10 à meia-noite - Teatro Municipal Rachel de Queiroz

ESPETÁCULO de ENCERRAMENTO
A Divina Comédia de Dante e Moacir - Com Ricardo Guilherme (CE) - Classificação: 12 anos – Dia 11 às 23h - Teatro Municipal Rachel de Queiroz
Homenagem aos 40 anos de teatro do criador do Teatro Radical, Ricardo Guilherme.

LIVRO E LEITURA no FNT
Lançamento do Livro “Federalismo Cultural e Sistema Nacional de Cultura” - Autor: Francisco Humberto Cunha Filho (CE) – Dia 05 às 18h - Praça da AGUA

MÚSICA no FNT
Dia 04 às 22h30 - Praça do Teatro
Dj Silvinha – Dia 05 às 22h - Praça do Teatro
Projeto A outra Banda da Serra – AGUA/CE – Dia 07 às 23h - Praça do Teatro
Tambores de Guaramiranga e convidados /CE – Dia 10 às 23h - Praça do Teatro
FESTAS
Patuscada – DJ Cícero (CE) Dia 09 depois da meia-noite (01h) – Praça do Artesanato
Festa de Encerramento - Show com Racional Soul (CE) – Dia 11 à meia-noite – Praça do Teatro

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO FNT

CICLO DE DEBATES sobre os espetáculos
De 05 a 11, das 10h às 12h – Sala 01 do Mosteiro – aberto ao público

FÓRUM DO XVII FNT - PEDAGOGIAS TEATRAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GRUPOS E COMPANHIAS
De 06 a 08, das 14h às 17h - Sala 01 do Mosteiro – aberto ao público
Demonstrações técnicas e relatos de experiência de formação

Dia 06/09
Teatro Mimo - Direção: Tomaz de Aquino
Trabalho com ênfase no teatro físico/mímica
Dia 07/09
CPBT/TJA – Direção: Silvero Pereira
Experiência com a montagem do espetáculo Mixórdia
Dia 08/08
Escola de Dança de Paracuru - Cia de Dança - Direção: Flávio Sampaio

VIII ENCONTRO DE ARTISTAS-PESQUISADORES
Dias 10 e 11 – Das 14h às 17h - Sala 01 do Mosteiro – aberto ao público

Dia 10/09
Participantes:
Armindo Jorge de Carvalho Bião (BA) - Mulheres por um fio (inferno, purgatório e paraíso no Atlântico Negro).
Hebe Alves (BA) – Da Negação do Amor: Um estudo da Anatomia Emocional das Personagens da peça Dorotéia de Nelson Rodrigues.
José Luiz Ligiero Coelho (RJ) - O Estudo da Verdade da Cena e seus Contextos e Recursos: ritual, jogo, narrativa épica e Performing Art.
Raimundo Oswald Cavalcante Barroso (CE) - A Máscara no Teatro Popular do Nordeste.
Dia 11/09
Participantes:
Diego Frank Marques Cavalcante (CE) - A Arte do Corpo em Movimento.
Tiago Moreira Fortes (CE) - O que Pode o Corpo de um Ator: outros modos de Sentir-Pensar-Existir a partir de Artaud.
Wellington Junior (CE) – Réquiem para meus Pais: Eros, Tonatos na Performance Contemporânea.

Ações do Projeto “Formação em Rede-Arte e Cultura”
Em Guaramiranga
Curso de Cenografia- de 23/08 a 11/09
Curso de Iluminação para Teatro- de 23/08 a 11/09
Curso de camareira para teatro de 30/08 a 11/09
Curso de Direção Teatral – de 04/09 a 11/09
Curso de Figurinista- de 04/09 a 11/09
Residência Teatral : Companhia Pã de Teatro em Residência com 03 grupos teatrais do Maciço de Baturité. Tema:Teatro - Corpo, Cidade e Mídias sociais- Coordenação: Karlo Kardozo– 04/09 a 11/09
Em Baturité
Curso de Expressão corporal – 05/09 a 11/09
Em Aratuba
Palestra – dia 06/09
Em Redenção
Palestra – 08/09
Em Palmácia
Palestra – 08/09
*Informações e inscrições na Secretaria do Festival

Outras atividades
Bibliosesc - Biblioteca itinerante nas ruas e comunidades de Guaramiranga
Intercâmbio de Reisados de Guaramiranga e Grupo de Teatro de Caretas – Sítio Arábia












DOMINGUEIRA DO TJA

Na trajetória recente do Theatro José de Alencar, a Domingueira no TJA entrou em cartaz desde abril de 2007, sempre no último domingo de cada mês com programação gratuita. Desde 2010, acontecem ainda na Domingueira os passeios de bicicleta com circulação por espaços que contam parte da história de Fortaleza e do Ceará, com paradas em jardins públicos, praças, igrejas e equipamentos e instituições culturais, em percursos diferentes a cada versão. O passeio ciclístico está ligado ao movimento Viva o Centro! (de Fortaleza), que estimula olhares e troca de idéias para uma melhor utilização, reconhecimento e usos desse bairro que concentra o maior número de endereços artístico-culturais na capital cearense, tendo mais de 30 equipamentos, entre bibliotecas, teatros, espaços expositivos, centros culturais etc.

A Domingueira do TJA desse dia 29 de agosto também chama para o encerramento da mostra “Mês da Imagem”, que rola na Casa gratuitamente desde o dia 19, findando nesse domingo com exibições relacionadas à cidade e aos 20 anos do Cine Ceará, entre outras fotos, curtas e vídeos. Ainda no Domingo, como atração extra, a estréia da nova montagem de “A Valsa Proibida”.

Programação Domingueira no Teatro - Domingo, 29 de agosto

13h, 14h, 15h, 16h - Visita Guiada ao Theatro

13h às 17h - Série Camarins Abertos: Um camarim no porão expõe o acervo (figurinos, fotos, publicações etc.) do Palhaço Trepinha, o mais antigo em atividade no Ceará. Livre Visitação gratuita

16h Visita guiada ao jardim por Vilani Moreira Barbosa, conhecedora da flora do Centro

16h Passeio de bicicleta Viva o Centro. Guia: historiador Paulo Probo. Mais com: (85) 8688 1344 /pauloprobo@yahoo.com.br

20h A Valsa Proibida (estréia de temporada que segue até setembro) no Palco Principal - Ingressos: R$ 20 (inteira)/ R$ 10 (meia). Informações: (85) 3261.2022










"Escola de Mulheres" no Teatro Celina Queiroz


Espetáculo em cartaz no último fim de semana de agosto tem Oscar Magrini e Thais Pacholek no elenco

A Universidade de Fortaleza recebe nos dias 27, 28 e 29 de agosto o espetáculo Escola de Mulheres, sob a direção de Roberto Lage, que discute questões como o individualismo e os deslizes de ordem moral. Arnolfo, interpretado por Oscar Magrini, é um homem por volta dos 40 anos que sempre se envolveu com mulheres comprometidas por medo de ser traído pela esposa. Para não sofrer a dor insuportável da traição, ele “adotou” a menina Inês (Thais Pacholek), que criou desde os 4 anos de idade para ser ignorante e só lhe obedecer e nunca o trair. Para ele, a sua receita de mulher honesta seria a submissa, dependente e de completa inocência.

Mas seus planos correm riscos de serem abortados, pois Inês, já com 18 anos, justamente em função de sua bondade e ingenuidade, se apaixona pelo jovem Horácio (Felipe Lima), filho de seu amigo Oronte, interpretado por Flávio Faustinoni.
O francês Molière ficou marcado pelo sabor dos seus textos, tramas bem urdidas, palavras cuidadosamente selecionadas e precisas, personagens muito bem definidos. Assim é em Escola de Mulheres, um texto divertidíssimo que leva a plateia a inúmeras reflexões.
Serviço:
Escola de Mulheres
27, 28 e 29 de agosto
Sessões: sexta-feira e sábado, às 21h; domingo, às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Informações: 3477 3033 / 3175











Última chance para ver “Triiim”

Grupo Barafustar de Teatro apresenta monólogo com Tacia de Mourais


Formado em 2006 por José Sena e Tacia de Mourais o Grupo Barafustar de Teatro entrou na cena teatral cearence com o espetáculo “Triiim”, um monólogo escrito por José Sena e encenado por Tacia de Mourais.
Começou tímido, sem cenário, apenas um banquinho e uma cadeira cedidos pelo TJA. A estreia foi no Festival de Esquete da Cia Teatral Acontece (FECTA), no Teatro Morro do Ouro no mesmo ano. Com o passar dos meses o que era apenas um esquete foi se tornando um espetáculo. Em mostras, festivais e apresentações por alguns municípios do Ceará, “Triiim” foi conquistando os mais diversos públicos com a história da personagem Tânia, uma solteira de vinte e nove anos, virgem, à procura de seu grande amor.
Tânia Acha ter encontrado o grande amor em uma casa de forró, onde foi com sua amiga de infância, a Lúcia. Lá estava Gevaldo, o colírio dos olhos de Tânia. Com esse enredo a história vai se desenrolando e o público interessado em saber se Gevaldo vai ou não ligar para Tânia.
Nessa temporada de agosto, o espetáculo volta em cartaz e se propõe a encerrar esse processo, dando início a novos projetos. A última apresentação de “Triim” acontece no próximo sábado, dia 28, às 19h, no Teatro José de Alencar (Sala Nadir Papi Sabóia). Entrada: R$10. Informações: (85)8609-8886.










Questão agrária é tema da peça “Sertão.doc”

Espetáculo será exibido em Fortaleza e outras cidades do Ceará

Vencedor do Premio Myriam Muniz de Teatro FUNARTE (2009), o espetáculo “Sertão.doc” está em cartaz no Teatro José de Alencar, de terça a quinta (3,4 e 5 de agosto). Trata-se de um documento vivo, um dossiê cênico, uma coleção de documentos de amostragem pertinente. E esse documento vem discutir pontos importantes acerca da questão da terra e da reforma agrária. “Sertão.doc”, que possui direção de Murillo Ramos, e no elenco Altemar di Monteiro, Jonas de Jesus, Bruno Sousa e Kelly Enne Saldanha, surge como uma culminância de vivências e experiências que os integrantes do Nóis de Teatro tiveram com a questão da reforma agrária nos últimos dois anos, visitando assentamentos e grupos culturais do estado, com o apoio do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (INCRA-CE). O espetáculo começará às 17h30 no pátio nobre do Teatro José de Alencar, com entrada franca. O grupo faz ainda temporada nos dias 12, 19 e 26 de agosto, às 19h no Centro Cultural Bom Jardim, bem como circulação no interior do estado, em Canindé, Madalena, Miraíma e Várzea Alegre. Grátis. Informações: 8720.1135








PELO INTERIOR


Festival Nordestino de Teatro divulga as peças selecionadas

Espetáculos de nove estados estarão na serra de Guaramiranga, dentro da Mostra Nordeste

> “Milagre Brasileiro”, com Coletivo de Teatro Alfenim, da Paraíba


Um total de 77 espetáculos dos nove estados da região foram inscritos para Mostra Nordeste do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontece de 04 a 11 de setembro na cidade serrana do Ceará. Desse total, nove foram selecionados, sendo um de cada estado, numa decisão da Coordenação do evento, pelo fortalecimento da representatividade dos estados no Festival. O resultado da seleção das Mostras que compõem a Programação Paralela, voltadas somente para grupos cearenses, será anunciado no dia 10 de agosto. Há três edições a programação da Mostra Nordeste era composta apenas por espetáculos convidados, que eram indicados por uma curadoria do Festival. Na 17ª edição, foram abertas novamente as inscrições para esta mostra, que recebeu uma considerável demanda de propostas. Os 77 espetáculos foram inscritos por 70 companhias teatrais de toda a região. Entre as peças selecionadas para o Festival Nordestino de Teatro 2010, estão “Voo ao solo” , da Invisível Companhia de Teatro (AL, foto ao lado), “Uma vez nada mais”, do Grupo Carambola, “As três Irmãs”, com Grupo de Estudos e Trabalhos em Stanislavski – GETS (CE), “Pai e Filho”, da Pequena Companhia de Teatro (MA), “A Casa de Bernarda Alba”, com Grupo Harém de Teatro (PI), ”Rasif – Mar que Arrebenta”, com Coletivo Angu de Teatro (PE, foto do meio da matéria), “Milagre Brasileiro”, com Coletivo de Teatro Alfenim (PB), “Deus Danado”, com Cia A Máscara de Teatro (RN) e “Cacuete – A Incrível Performance de Crendices”, do Projeto Cacuete (SE)












VIII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental em diversas cidades do Ceará


Educação para a Paz será tema da VIII Mostra de Teatro Transcendental
O caminho da elevação espiritual, focado na paz, no amor, respeito e ajuda ao próximo, e a busca pela consciência de que o ser humano pode mudar o mundo por meio de atitudes positivas, são assuntos que serão abordados durante sete dias de apresentações teatrais na VIII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. A 8ª edição do evento terá como tema a “Educação para a Paz”, e será realizado de 17 a 22 de agosto, no Theatro José de Alencar, patrimônio histórico e cultural do Ceará, que completa 100 anos de existência em 2010.

Este ano, a Mostra Transcendental irá apresentar espetáculos de companhias de sete estados brasileiros: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Além das apresentações em Fortaleza, serão realizadas ações paralelas, como uma Mostra Itinerante, com exibições especiais nos municípios de Caucaia, Guaiúba, Itaitinga, Horizonte, Jaguaretama, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste e Quixadá, situados no interior do Ceará, nos terminais de ônibus da capital e na Estação ferroviária João Felipe. O acesso à Mostra, em Fortaleza, será feito por meio de troca de ingressos com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis e um (1) livro não-didático. Livros pedagógicos, material fotocopiado, periódicos (revistas, jornais etc.) e almanaques não serão considerados como objeto de troca.

A programação da VIII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental no Theatro José de Alencar terá início na segunda-feira, dia 16 de agosto, com uma intervenção cultural de Teatro de Bonecos no Terminal de Ônibus do Siqueira, às 18 horas, com o tema “De Crack a Campeão”. A intervenção nos dias seguintes acontecerá para: Estação João Felipe (17), Terminal da Lagoa (18), e novamente na Estação João Felipe, na quinta-feira (19).

A pré-estréia da Mostra de Teatro irá acontecer na terça-feira (17/08), às 19 horas, no Theatro José de Alencar com apresentações do balé de cadeirantes da Associação Elos da Vida, e com o espetáculo teatral Nosso Lar (PR), que aborda a grande importância de se construir um futuro pessoal e coletivo melhor, e de como os erros tem conseqüências que podem interferir no desenvolvimento espiritual de cada um.

A partir do dia 18 de agosto, os espetáculos acontecerão sempre em duas sessões, 19 horas e 21 horas. Nesse dia, também será exibida a peça “Nosso Lar”. Na quinta-feira (19), será apresentada a peça “A Idade da Ameixa (MG)”, uma discussão poética sobre o tempo, o universo feminino e suas reflexões. Na sexta-feira (20), é a vez do cearense “O Pagador de Promessas” fazer todos os presentes refletirem sobre a história de um homem do sertão nordestino que luta em nome de sua honra, contra toda uma coletividade que deseja destruí-lo, tudo por causa de uma promessa feita pela recuperação da saúde de seu burro. O fim trágico do ingênuo sertanejo torna-se sua própria redenção.

No final de semana o público poderá assistir, no sábado (21) e domingo (22), às 17 horas, ao espetáculo infantil “Alice no Sertão das Maravilhas (BA)”, espetáculo que conta a história de uma menina chamada Alice que, entediada com a repetição de fórmulas e métodos na sala de aula, começa a questionar o fato do livro não ter figuras e como é importante dar asas a imaginação para que as histórias revelem as cores, cheiros e sabores de um lugar. Nessa viagem, ela vai se encantando com aquele universo até então desconhecido, o sertão.

Na noite do dia 21/08, sábado, será apresentada ‘Ontem, uma lembrança’, peça que aborda a história de duas vidas separadas no tempo, mas com algo em comum, e ensina que somente com sabedoria e amor é que as pessoas podem se libertar de sofrimentos e da dor.

E finalizando a VIII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental no domingo (22), o espetáculo Morrendo e Aprendendo irá abordar, com muito humor, temas como a Lei da Causa e Efeito e a evolução do indivíduo, tendo como pano de fundo a vida e a morte de uma mulher muito rica que não ligava para a caridade, ou com seu próprio aperfeiçoamento. O momento irá transmitir uma mensagem edificante em meio a muitas risadas.

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, promovida pela ONG Associação Estação da Luz, faz parte do calendário artístico e cultural do Ceará, e tem fins solidários. As peças procuram levar a platéia presente à reflexão e a ações em prol do próximo.

Concursos de Cartazes e de Curtas-Metragens
Dentro da programação, serão realizados dois workshops, sobre confecção de adereços de cena e confecção de bonecos de espuma, com vagas abertas ao público. No teatro, também será montada a exposição “Educação para a Paz”, onde o público poderá votar nas peças concorrentes do II Concurso de Cartazes, iniciativa promovida por uma parceria entre a VIII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental e a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC). Concorrem estudantes de escolas públicas profissionalizantes, e o vencedor ganhará um computador. Haverá também um concurso de vídeos de curta-metragem, entre amadores e profissionais da área de audiovisual, que homenageará a missionária Madre Tereza de Calcutá, onde vencedor ganhará uma câmera filmadora.

Doação dos alimentos e livros
Todo o resultado da arrecadação de alimentos e livros provindos dos espetáculos serão totalmente doados para seis instituições filantrópicas, dentre elas Incor Criança, Casa de Apoio Sol Nascente, Navi e Getuz. Desde 2003, nas sete edições realizadas até agora, foram doados R$ 532.466,00 e 62 toneladas de alimentos, beneficiando 41 entidades sociais, o que possibilitou benfeitorias como a construção de creches, a melhoria de atendimento hospitalar, entre outras, sendo sempre acompanhadas pela Estação da Luz.


Programação

15 de agosto (domingo)
Município de Itaitinga
Horário: 20h30min
Peça: O Pagador de Promessas (CE)
Local: Centro Cultural Casa Amarela

16 de agosto (segunda-feira)
18 horas - Teatro de Bonecos
Tema: De Crack a Campeão
Local - Terminal de Ônibus do Siqueira

17 de agosto (terça-feira)
18 horas - Teatro de Bonecos
Tema: De Crack a Campeão
Local - Estação João Felipe

18h30min - Banda de Pífanos de Aquiraz
Local: Palco Nobre do Theatro José de Alencar

Pré Estreia para convidados
19 horas - Peça: Elos da Vida (CE) - 20 min
19h30min - Peça: Nosso Lar (PR) - 1h40min
Local: Theatro José de Alencar

Município de Horizonte
Horário: 19 horas
Peça: A Idade da Ameixa (MG)
Local: Centro Cultural Nego Cardoso

18 de agosto (quarta-feira)
18 horas - Teatro de Bonecos
Tema: De Crack a Campeão
Local: Terminal da Lagoa

18h30min - Grupo AME
Local: Palco Nobre do Theatro José de Alencar

19 horas - Peça: Nosso Lar (PR) - 1h40min
Intervalo: Vozes Eternas (SP)
21 horas - Peça: Nosso Lar (PR) - 1h40min

19 de agosto (quinta-feira)
16 horas - Workshop: Um novo olhar através da educação - Confecção de adereços de cena (Profª Ana Alice)
Local: Foyer do Theatro José de Alencar
Público alvo: alunos do curso de teatro do TJA

18 horas - Teatro de Bonecos
Tema: De Crack a Campeão
Local: Estação João Felipe

18h30min - Tocando a Vida
Local: Jardim do Theatro José de Alencar

19 horas - Peça: A Idade da Ameixa (MG) - 1h10min
Intervalo - Vozes Eternas (SP)
21 horas - Peça: A Idade da Ameixa (MG) - 1h10min

Município de Quixadá
Horário: 20 horas
Peça: O Mistério dos Remédios Homeopáticos (CE)
Local: Centro Cultural Raquel de Queiroz

Município de Maracanaú
Horário: 19 horas
Peça: O Pagador de Promessas (CE)
Local: Teatro Municipal Dorian Sampaio

20 de agosto (sexta-feira)
16 horas - Workshop: Mãos que criam e educam - Confecção de bonecos com espuma (Profº Aristides Barros)
Local: Foyer do Theatro José de Alencar
Público alvo: alunos do curso de teatro do TJA

18h30min - Fundação Raimundo Fagner

19 horas - Peça: O Pagador de Promessas (CE) - 1h10min
Intervalo - Vozes Eternas (SP)
21 horas - Peça: O Pagador de Promessas (CE) - 1h10min

Município de Pacatuba
Horário: 19 horas
Peça: Morrendo e Aprendendo (RJ)
Local: Teatro Maria Betiza Campos Pinto

Município de Pentecoste
Horário: 19 horas
Peça: O Mistério dos Remédios Homeopáticos (CE
Local: Auditório Antonio Braga de Azevedo

21 de agosto (sábado)
16 horas - Mesa Redonda - Perspectiva dos cursos de artes cênicas e visuais para os formandos e o mercado cultural em Fortaleza
Local: Foyer do Theatro José de Alencar

17 horas - Espetáculo Infantil: Alice no Sertão das Maravilhas (BA)
Local: Jardim do Theatro José de Alencar

18h30min - Tarcísio Lima
Local: Palco Nobre do Theatro José de Alencar

19 horas - Peça: Ontem, uma lembrança (SC) - 1h10min
Intervalo: Vozes Eternas (SP)
21 horas - Peça: Ontem, uma lembrança (SC) - 1h10min

Município de Maranguape
Horário: 19 horas
Peça: Morrendo e Aprendendo (RJ)
Local: Teatro Pedro Gomes de Matos

Município de Jaguaretama
Horário: 16 horas
Grupo Teatro de Bonecos - De Crack a Campeão
Local: Pólo de Lazer Bezerra de Menezes

22 de agosto (domingo)
17 horas - Espetáculo Infantil: Alice no Sertão das Maravilhas (BA)
Local: Jardim do Theatro José de Alencar

18h30min - Apresentação do Coral Coelce
Local: Palco Nobre do Theatro José de Alencar

19 horas - Peça: Morrendo e Aprendendo (RJ) - 1h15min
Intervalo: Vozes Eternas (SP)
21 horas - Peça: Morrendo e Aprendendo (RJ) - 1h15min

Município de Guaiuba
Horário: 20 horas
Peça: Ontem, uma lembrança (PR)
Local: Centro de Arte e Cultura Portal da Serra - CEARC

Município de Caucaia
Horário: 20 horas
Grupo Teatro de Bonecos - De Crack a Campeão
Local: Anfiteatro do Espaço Cultural

VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental
Dia: 18 a 22 de agosto de 2010
Local: Theatro José de Alencar
Ingresso individual: 1 livro não-didático + 2 Kg de alimento não-perecível
Pontos de troca: Shopping Benfica, Shopping Aldeota, Shopping Iguatemi, North Shopping e Via Sul Shopping.
Mais informações: (85) 3260. 5140 / Site: www.teatrotranscendental.com











ARTES CÊNICAS EM EBULIÇÃO


VI Festival de Teatro de Fortaleza exibe a vanguarda da produção cearense, com espetáculos sendo apresentados em diversos locais da cidade


O movimento teatral da capital cearense é, reconhecidamente, um dos mais atuantes do Brasil apresentando sempre trabalhos de qualidade.

E a vanguarda desse trabalho é apresentado no VI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF), que começa hoje e vai até o dia 14 de agosto, nos seguintes espaços: Teatro José de Alencar, Teatro SESC Emiliano Queiroz e Teatro SESC Iracema, Teatro Marcus Miranda do CCBJ, Teatro do CUCA Che Guevara, Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar e Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBN-Fortaleza e praças centrais da cidade.

O Festival de Teatro de Fortaleza chega à sua sexta edição depois de passar por várias fases.

Primeiro foi o nascer da idéia de juntar artistas e técnicos e exigir um festival patrocinado pela prefeitura de Fortaleza.

Em 2002 a intenção foi abrir o diálogo com os grupos de teatro da cidade e fazer o evento profissional.

A edição 2005 objetivou a consolidação do FESTIVAL dialogando com o fazer teatral mais popular, investigando o espaço da representação através do Ator e o Teatro de Rua.

Em 2006, o FTF alcançou um grau de maturidade incomum nas relações entre o poder público e a comunidade artística, estabelecendo-se como divisor de águas nas discussões, debates e apreciação de propostas relativas às políticas públicas para cultura na área das artes cênicas.

Desde 2007 o Festival experimenta um formato mais aberto, potencializando a descentralização e propondo espetáculos nos diversos bairros de Fortaleza procurando alcançar a população que costumeiramente não freqüenta as salas de espetáculos já consagradas como templos da cultura. Em 2008 o FTF manteve a seleção para a Mostra de Teatro Nos Bairros contemplando até 37 espetáculos escolhidos através de um processo de curadoria ou comissão de seleção para os grupos.

Em 2010 o VI Festival de Teatro de Fortaleza tomará a forma de uma mostra de repertórios de grupos da cidade que tenham no mínimo três espetáculos que possam ser apresentados nos teatros de Fortaleza e dois grupos convidados de outras cidades do Brasil com seus repertórios e demonstrações de processos de trabalho.

Jornalistas, dramaturgos e/ou ensaístas convidados locais e de outros estados escreverão sobre os espetáculos que verão, fazendo uma diagnose do panorama teatral local seguido de uma publicação.

Serão convidados, também, curadores de Festivais que acontecem em várias regiões do país. Afora isso comporão a programação do Festival, debates de espetáculos, encontro de curadores de festivais brasileiros com grupos da cidade e um seminário.

Na programação de sexta, abertura do FTF 2010, no Teatro José de Alencar (TJA), às 17h acontece a Quermesse cultural com espetáculos de teatro e outras manifestações artísticas de rua e às 19h tem Homenagem ao Ator, Dramaturgo e Diretor de teatro B. de Paiva, no Foyer do TJA. Às 20h será apresentado o espetáculo “Rá”, de Ricardo Guilherme no Hall do Theatro José de Alencar.

Às 21h30min tem festa nos Jardins do TJA. “As Lavadeiras”, com Grupo de Teatro Mimo,“En Passant”, da Cia. Vão de Teatro, “Cabaré da Dama”, de Silvero Pereira, “Tá Namorando, Tá Namorando!”, com Grupo Baceira de Teatro, “Magno-pirol”, Cia. Argumento, “O Cantil”, com Grupo Teatro Máquina e “Uma Canção para Eulália”, com a Comédia Cearense são algumas das peças que serão apresentadas no festival.

Confira a programação completa dos espetáculos, com horários e locais de apresentação, abaixo.



PROGRAMAÇÃO - Festival de Teatro de Fortaleza 2010

Dia 06 de agosto de 2010 - sexta-feira
17h - Quermesse cultural com espetáculos de teatro e outras manifestações artísticas de rua, na Praça José de Alencar.
19h - Homenagem ao Ator, Dramaturgo e Diretor de teatro B. de Paiva – Foyer do Theatro José de Alencar.
20h – Espetáculo “Rá”, de Ricardo Guilherme – Hall do Theatro José de Alencar
21h30min - Festa nos Jardins do Theatro José de Alencar.

Dia 07 de agosto - sábado
9h – Demonstração - Grupo Sobrevento – Sala Nadir Papi Sabóia.
17h – Mostra de Espetáculos: “A Menina dos Brincos de Ouro”, de Paula Yemanjá e Edivaldo Batista – SESC Emiliano Queiroz
19h – Mostra de Repertório – “As Lavadeiras”, Grupo de Teatro Mimo – SESC-SENAC Iracema.
20h – Mostra de Espetáculos – “En Passant”, da Cia. Vão de Teatro – SESC Emiliano Queiroz
22h – Mostra de Espetáculos – “Cabaré da Dama”, de Silvero Pereira – Porão do Theatro José de Alencar.

Dia 08 de agosto - domingo
16h – Mostra de Repertório – “Tá Namorando, Tá Namorando!”, Grupo Baceira de Teatro – Teatro Marcus Miranda – Centro Cultural do Bom Jardim.
19h – Mostra de Repertório – “Mulieres”, Grupo de Teatro Mimo – Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar.
20h – Mostra de Espetáculos: “O Abajur Lilás”, Grupo Imagens – SESC-SENAC Iracema

Dia 09 de agosto – segunda-feira
19h – Mostra Espetáculos – “Magno-pirol”, Cia. Argumento – SESC-SENAC Iracema
20h – Mostra de Repertório – “O Cantil”, Grupo Teatro Máquina – Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar.
20h – Mostra de Espetáculos: “Uma Canção para Eulália”, Comédia Cearense – SESC Emiliano Queiroz

Dia 10 de agosto – terça-feira
09h – Seminário “Rumos do Teatro Cearense” – Foyer do Theatro José de Alencar
19h – Mostra de Espetáculos – “As Vizinhas”, Cia Cearense de Molecagem – SESC Emiliano Queiroz
20h – Mostra de Repertório – Grupo convidado: “Bonecos Aqui!”, Grupo Sobrevento (São Paulo) – SESC-SENAC Iracema

Dia 11 de agosto – quarta-feira
09h – Demonstração – Grupo Bagaceira – Teatro Morro do Ouro – Anexo Theatro José de Alencar.
15h – Encontro de Curadores de Festivais Nacionais – Foyer do Theatro José de Alencar
18h – Mostra de Espetáculos – “Os Bufões”, Grupo Dona Zefinha – Teatro do CUCA Gue Guevara.
19h – Mostra de Repertório: “Répéter”, Grupo Teatro Máquina – Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar.
20h – Mostra de Repertório – Grupo convidado: “Copo de Leite”, Grupo Sobrevento (São Paulo) – SESC-SENAC Iracema

Dia 12 de agosto – quinta-feira
09h – Demonstração – Grupo Teatro Máquina – Teatro Morro do Ouro – Anexo Theatro José de Alencar.
16h – Mostra de Repertório – grupo convidado: “Mozart Moments”, Grupo Sobrevento (São Paulo) – SESC-SENAC Iracema
18h30min – Mostra de Espetáculos – “Anônimos”, Grupo Teatro Novo – Centro Cultural BNB.
20h – Mostra de Repertório: “InCerto”, Grupo Bagaceira de Teatro – Theatro José de Alencar

Dia 13 de agosto – sexta-feira
09h – Demonstração – Grupo de Teatro Mimo – Teatro Morro do Ouro – Anexo Theatro José de Alencar.
15h30min – Mostra de Espetáculos – “O Intrépido Anãmirim”, Grupo Bricoleiros – Centro Cultural BNB.
18h – Mostra de Espetáculos: “Conversa de Lavadeiras”, Trupe Caba de Chagar – Pátio do CUCA Gue Guevara.
20h – Mostra de Repertório – grupo convidado: “Amores Surdos”, Grupo Espanca! (Minas Gerais) – Theatro José de Alencar
20h – Mostra de Espetáculos: “As Três Irmãs”, Grupo de Trabalho em Stanislavski – SESC_SENAC Iracema
Dia 14 de agosto – sábado
09h – Demonstração – Grupo Espanca! – sala Nadir Papi Sabóia– Anexo Theatro José de Alencar.
20h – Mostra de Repertório – grupo convidado: “Por Elise”, Grupo Espanca! (Minas Gerais) – Theatro José de Alencar.












Estreia do Teatro Via Sul

Fortaleza ganha nova sala de espetáculos - primeira atração: “O Barbeiro de Sevilha”, encen
ada pela Cia. Brasileira de Ópera, de São Paulo, com direção artística do maestro John Neschling

Fortaleza ganhará um novo espaço cultural e artístico à altura dos grandes espetáculos nacionais e internacionais. Com 2.800m2, 733 lugares em dois pisos e estruturas modernas de palco, luz e som digital, o Teatro do Via Sul Shopping será inaugurado oficialmente neste segundo semestre, mas já abre as portas ao público, de hoje até segunda, para receber a ópera “O Barbeiro de Sevilha”, encenada pela Cia. Brasileira de Ópera, de São Paulo.
Segundo o responsável técnico e gerente do Teatro, Paulo Mingoni – que tem em seu currículo trabalhos semelhantes em empreendimentos como o Teatro Folha (SP); Shopping Dom Pedro (SP) e o teatro do Sesc Rio Branco (AC) – o local é compatível com qualquer tipo de espetáculo. “O Nordeste não tem projeto similar. Além do sistema de luz computadorizada e equipamentos de som digital, houve bastante rigor no projeto de acústica”, diz.

Nas palavras de Roberta Facó, gerente de Marketing do Shopping, “o teatro é um verdadeiro presente para a cidade de Fortaleza”, além de que “é um investimento de porte da iniciativa privada, voltado para a cultura, contribuir para a formação de platéias e divulgação de talentos”. O projeto arquitetônico é do escritório Marcus Novais Arquitetura; André Grieser assina a parte de acústica; e Max Schiftan, juntamente com Paulo Mingoni, a iluminação cenográfica e assessoria técnica especializada, respectivamente.
A bilheteria do Teatro do Via Sul Shopping se localiza no 3º Piso do Via Sul – Av. Washington Soares, 4335, Sapiranga – telefone (85) 3404-4026.

Esta é a turnê de estreia da Cia. – mais abrangente projeto de música erudita realizado no país nos últimos anos. Com direção artística do maestro John Neschling e produção de José Roberto Walker, a Cia. levará a ópera O Barbeiro a 15 cidades brasileiras até novembro. A primeira apresentação nacional aconteceu em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, em junho passado. Em Fortaleza serão apresentadas cinco récitas adultas (com 2h30 de duração) e uma infantil (50 minutos).

A peça apresenta proposta inovadora: cenários e personagens desenhados pelo cartunista ítalo-americano Joshua Held irão interagir com cantores de carne e osso, capturando a atenção de adultos e crianças. Orçada em R$ 10,3 milhões, a Cia. recebeu apoio do Ministério da Cultura, do Banco do Brasil e da Petrobras.

“O Brasil tem uma grande tradição em ópera e um grupo enorme de artistas e cantores que não encontram as condições de exercer o seu trabalho de maneira adequada. Nossa idéia foi criar uma companhia bem estruturada, que atinja grandes públicos e, também, que ofereça aos profissionais uma possibilidade digna de sobreviverem com sua arte”, explica John Neschling.

Segundo José Roberto Walker, diretor executivo da Cia., “o projeto irá permitir também a formação de profissionais como cenotécnicos, maquiadores, iluminadores e outros e funcionar como um centro de aperfeiçoamento para estes profissionais.”

Além de Neschling, a Cia. terá como regentes residentes os maestros Abel Rocha e Victor Hugo Toro. O diretor italiano Pier Francesco Maestrini assina a concepção cênica da ópera, e Walter Neiva e Mauro Wrona são diretores residentes. Em Fortaleza, a Cia. terá como regente convidado o maestro italiano Gianluca Martinenghi. Participarão de cada etapa da turnê mais de 70 artistas e técnicos. Até o final da temporada serão mais 200 profissionais envolvidos em todo o Brasil


Serviço
Local: Teatro do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335 – Fortaleza/CE, Telefone: (85) 3404-4026)
Horário: Récitas adultas – de 5, 6, 7 e 9/8, às 20h30; dia 8/8, às 19h
Récita infantil – dia 8/8, às 16h
Informações e venda de ingressos: www.ingresso.com ou nas bilheterias do teatro (Av. Washington Soares, 4335, 3o. piso, telefone 3404-4026).
Preços: - Récitas adultas: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
- Récita infantil: R$2 (inteira) / R$ 1 (meia)
Clientes Ourocard tem desconto especial de 50% na compra de até dois ingressos.






4 comentários:

Anônimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis[/url] bestellen cialis
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis generico[/url] cialis roma
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] precio cialis 20 mg
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]acheter cialis[/url] cialis

Anônimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]kaufen cialis[/url] cialis
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis[/url] prezzo cialis 5 mg
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] cialis precio
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]vente cialis[/url] acheter cialis pas cher

Anônimo disse...

prix cialis , cialis, cialis online, cialis.

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis achat
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ prezzo cialis 5 mg
http://preciocialisgenericoespana.net/ comprar cialis