segunda-feira, 2 de agosto de 2010

OUT CE

Ceará conquista primeiros lugares no Festival de Dança de Joinville

Cia de Dança Vera Passos reafirma excelência e criatividade nos palcos do maior festival de dança do mundo

Encerrada a maratona do 28° Festival de Dança de Joinville, é chegada a hora de relembrar os bons momentos nos palcos e corredores do Centreventos Cau Hansen, Feira da Sapatilha e palcos abertos distribuídos pela cidade. Os sete grupos cearenses que vieram enfrentar o friozinho de Joinville trouxeram o brilho e a criatividade das suas 20 coreografias para encantar o público e os jurados do Festival.

O destaque ficou por conta da Cia de Dança Vera Passos, de Fortaleza, que competiu com quatro trabalhos no palco principal do evento e foi premiada em três delas: 3° lugar para o Jazz Conjunto Sênior, coreografia “Anjos da Noite”; 1° lugar para o Sapateado Conjunto Sênior, coreografia “Mix Arte” e 1° lugar para Sapateado Conjunto Avançado, coreografia “Tapnologic”.

A trupe da coreógrafa Vera Passos foi a primeira a chegar para o Festival de Dança 2010, atraindo as atenções até mesmo no momento do credenciamento. Os espetáculos, criativos e bem executados, que causaram explosão de alegria na plateia, confirmam a presença da companhia no Festival de 2011.

Além desta, a Cia de Dança FB, também de Fortaleza, conquistou a 3ª colocação no Sapateado Conjunto Sênior. Os demais trabalhos integraram o grupo de 618 coreografias aprovadas pelo conselho artístico, de 21 estados brasileiros, mais Distrito Federal, Argentina e Paraguai, para a programação de 240 horas de dança que agitou Joinville durante onze dias de Festival.

Premiações para os grupos do Ceará:

Jazz – Conjunto – Sênior 

3º lugar – Cia de Dança Vera Passos – CE – Coreografia: Anjos da Noite

Sapateado - Conjunto - Sênior
1º lugar – Cia. de Dança Vera Passos – CE – Coreografia: Mix Arte
3º lugar – Cia. de Dança FB – CE – Coreografia: Neon

Sapateado - Conjunto - Avançada
1º lugar – Cia. de Dança Vera Passos – CE – Coreografia: Tapnologic






STOMP VOLTA AO BRASIL

Apresentações acontecem no mês de agosto em São Paulo (no Credicard Hall), Rio de Janeiro (no Citibank Hall), Curitiba (no Teatro Positivo) e Porto Alegre (no Teatro do Bourbon Country)

Sucesso mundial, o STOMP volta ao Brasil para apresentações em quatro cidades. O aguardado retorno desse grupo percussivo mundialmente reconhecido - incluindo indicações ao Oscar e ao Festival de Cannes, além de premiações no Emmy e Olivier Award - traz novidades, com alguns quadros do show repaginados e a inclusão de duas novas coreografias que utilizam acessórios como pneu de trator, latas de tinta e câmara de pneu.

A pré-venda de ingressos para os clientes Credicard, Citibank e Diners acontece entre os dias 26 de junho e 02 de julho (São Paulo) e do dia 30 de junho a 06 de julho (Rio de Janeiro) na internet (www.ticketsforfun.com.br), telefone 4003-5588 (válido para todo o País), e nos pontos de venda espalhados pelo Brasi (premier.ticketsforfun.com.br/content/outlets/agency.aspx). A partir do dia 03 de julho (São Paulo) e 07 de julho (Rio de Janeiro) os ingressos estarão disponíveis para o público em geral. Informações sobre valores e vendas em Curitiba e Porto Alegre serão divulgadas em breve.

Datas das apresentações:

São Paulo: 19, 20, 21 e 22 de agosto, Credicard Hall

Rio de Janeiro: 28 e 29 de agosto, Citibank Hall/RJ

Curitiba: 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, Teatro Positivo

Porto Alegre: 04 e 05 de setembro, Teatro do Bourbon Country



"Após criar novas coreografias para "STOMP OUT LOUD" em Las Vegas, Luke Cresswell, co-criador da companhia, e eu decidimos que já era a hora de retrabalhar os elementos da nossa produção principal, o STOMP", comenta Steve McNicholas, também co-criador do espetáculo. "O STOMP desenvolveu um ótimo formato desde sua primeira apresentação no Festival de Edimburgh. Toda repaginação que fazemos envolve perder algumas esquetes para e entrada de novas, mas sem perder a verdadeira premissa do show: criar música rítmica, com objetos do dia-a-dia e caráter excêntrico e bem-humorado", completa McNicholas.


As mudanças que podem ser vistas na nova turnê do STOMP são as maiores já feitas desde os anos 90. Um novo quadro, "Paint Cans", a repaginação de "Boxes" das apresentações de Las Vegas e "Donuts", um quadro que emprega enormes câmaras de pneus de trator vestidas ao redor da cintura e cordas elásticas. Por muitos anos, os criadores de STOMP tentaram encontrar algo equivalente ao som do instrumento latino "guiro" (uma espécie de reco-reco). No novo espetáculo, a seqüência de latas de lixo "Bins" foi reestruturada para receber o recém-descoberto "substituto do guiro", as embalagens recicláveis de lâmpadas fluorescentes.



Desde o começo com apresentações de rua na Inglaterra, STOMP cresceu como uma sensação internacional nos últimos 14 anos, apresentando-se em mais de 350 cidades de 36 países ao redor do mundo. STOMP continua seu giro mundial com apresentações esgotadas no "Orpheum Theatre" (Nova York), turnê norte-americana, a companhia de Londres, uma turnê européia, além da passagem pelo Brasil.

STOMP, um grande sucesso aclamado pela crítica, dono de numerosos prêmios e espetáculos esgotados, é ganhador de um "Oliver Award" por melhor coreografia (London's Tony Award), um "New York Obie Award", um "Drama Desk Award" e uma citação especial em "Best Plays". "Nossos novos artistas conseguem tocar em qualquer coisa que a gente consiga colocar a mão e que faça barulho", comenta Cresswell. As vassouras se tornaram uma "orquestra de varrer", o abrir e fechar dos isqueiros Zippo criaram uma "fuga inflamada" e as pancadas e estalos dos mastros de madeira são similares a explosões. STOMP usa tudo, menos instrumentos de percussão - latas de lixo, caixas de chá, sacos plásticos, desentupidores de pia, botas e calotas automotivas são os instrumentos da companhia. Eles enchem o palco com um ritmo forte e contagiante.


Nenhum comentário: