segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SAÚDE

Pulmão Gigante chega a Fortaleza

Na Semana Nacional de Combate ao Fumo, exposição trata dos males do tabagismo, além de abordar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias

De 26 a 28 de agosto, das 8h às 17h, o Tour Pelo Pulmão estará em Fortaleza, Ceará. Promovida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), em parceria com a Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SCPT), a ação trará para a capital um inflável de 190 m2, que reproduz em detalhes o pulmão humano.

“É uma excelente oportunidade, em que aproveitamos o Ano do Pulmão para ampliar a divulgação a respeito das doenças respiratórias. De forma interativa, nosso objetivo é aproximar o médico pneumologista da população”, afirma dra. dra. Maria da Penha Uchoa Sales, presidente da SCPT.

O Tour Pelo Pulmão já passou por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE), e ainda deve seguir para Fortaleza (CE), São Luis (MA), Curitiba (PR) e Porto Alegre.

A iniciativa faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, que reúne sociedades médicas de diversos países em prol da saúde respiratória, alertando a população para as diversas doenças relacionadas ao pulmão e ao sistema respiratório, e destacando a importância do diagnóstico precoce, medidas preventivas e as principais áreas de atuação do médico pneumologista.

“Esta é uma oportunidade única da SBPT e SCPT reforçarem suas ações educativas, preventivas e sociais no que diz respeito às doenças respiratórias que mais acometem a população cearense, afirma a dra. Penha Uchoa”.


O Tour

Durante o passeio pelo pulmão, após entrar pela grande traqueia, os visitantes poderão conhecer todas as particularidades do órgão, assim como os principais problemas que o atingem, todos eles da alçada do médico pneumologista.
As visitas são monitoradas por médicos pneumologistas que estarão disponíveis para esclarecer as dúvidas e dar as orientações sobre as diversas doenças que atingem o Pulmão e como fazer para preveni-las.

Após entrar pela traqueia, o visitante passa pelas salas da tuberculose, asma, DPOC e doença intersticial. Ao atravessar um túnel de acesso, o chega ao segundo pulmão, no qual recebe informações nas salas de câncer, pneumonia e tabagismo.

“Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes”, afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.


Tabagismo

Uma das mais importantes metas do Pulmão Gigante é alertar a população para os males do tabagismo.

Entre as informações oferecidas aos visitantes, ele saberá que o fumo é a principal causa de doenças crônicas pulmonares, visto que 50% das pessoas que fumam terão algum problema pulmonar. Vale registrar, aliás, que 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

De acordo com a dra Jussara Fiterman , “ os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão”. Aqueles que desejam abandonar o cigarro e/ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha, receberão dicas e outras informações importantes para a cessação do tabaco.

Exposição Pulmão Gigante
Data: 26 a 28 de agosto
Horário: das 8h às 17h
Locais: nos dias 26 e 27, Praça do Ferreira, centro de Fortaleza; dia 28, Praia de Iracema
Informações: 0800 61 6218







Estudo do primeiro país da América Latina a implementar o Programa Nacional de Teste HPV


Piloto realizado no México mostra a eficácia do teste HPV e a viabilidade da implementação de programas de controle do câncer com base na população nacional

Um estudo divulgado recentemente no México – primeiro país na América Latina a implementar um programa nacional de rastreamento para os tipos de HPV de alto risco (HR-HPV) que podem causar o câncer cervical - sobre as causas e controle do câncer demonstra que utilização do teste de papilomavirus humano (HPV) em conjunto com o digene HPV test, fornecido pela QIAGEN, proporcionou a obtenção de melhores resultados no controle da doença. A análise comparou os resultados em relação ao teste Papanicolau (citologia) de rotina realizado com 50 mil mulheres.
O estudo piloto é a maior demonstração de rastreio primário de HPV realizada na América Latina. Conduzida como para determinar a implementação mundial e o desempenho do teste de DNA-HPV no sistema nacional de Saúde no México, a iniciativa confirmou a viabilidade e a eficácia de implementar o teste HPV como uma estratégia de rastreamento primário de câncer cervical em um programa nacional de base populacional.

“Os programas de base populacional que utilizam o teste HR-HPV podem melhorar a prevenção e o controle do câncer cervical na população mexicana e em outras populações onde o rastreamento por citologia é inadequado para detectar as lesões precursoras do câncer cervical,” concluiu o autor do estudo Dr. Eduardo Lazcano-Ponce, Diretor Executivo do Centro de Pesquisa da Saúde da População, do Instituto Nacional de Saúde Pública em Cuernavaca, México. “Nossos resultados oferecem uma forte evidência para justificar a implementação de programas de base populacional utilizando o rastreamento por DNA-HPV”, explica o especialista.

“Nosso trabalho oferece uma evidência clara para expandir o teste HPV no México e países semelhantes. Como um piloto de implementação prática, o estudo foi desenhado para indicar as questões e os problemas diários enfrentados pelos clínicos e administradores em um cenário clínico de rotina. E mesmo com essas considerações, o estudo demonstrou a implementação bem sucedida de uma estratégia de controle do câncer cervical com o teste HPV. Esse desfecho provavelmente terá um amplo impacto na América Latina, já que toda região enfrenta uma carga de câncer cervical persistentemente alta. Além disso, o estudo também pode ter impacto na Europa, onde alguns governos estão em processo de revisão dos programas nacionais de rastreio de câncer cervical,” explicou Dr. Attila T. Lörincz, co-autor do estudo e Professor de Epidemiologia Molecular no Wolfson Institute of Preventive Medicine em Londres.

As 50.159 mulheres avaliadas no estudo fazem parte do programa de seguridade social do México. Durante a avaliação receberam ambos os testes: citologia convencional e checagem do DNA-HPV utilizando o Teste digene HPV da QIAGEN (também conhecido como Captura Híbrida® 2 DNA-HPV).

Os resultados apurados mostraram que a sensibilidade clínica dos testes por DNA-HPV utilizando o Teste digene HPV é duas vezes maior do que a citologia convencional, detectando 93.3% de lesões pré-cancerosas e cancerosas em comparação com 40% para citologia. Uma melhor detecção pode permitir intervenções precoces de tratamento e a maior sensibilidade do teste HPV pode permitir intervalos maiores e, assim, fornecer melhor custo X benefício, observaram os autores do estudo.

Em países de receita média como o México, onde existe infra-estrutura de saúde para os exames de câncer cervical de rotina, mas as barreiras geográficas, culturais e econômicas impedem muitas mulheres de terem acesso aos exames de Papanicolaou com regularidade, o teste HPV é uma alternativa estratégica.

“O rastreamento por citologia cervical tem reduzido bastante a incidência de câncer cervical invasivo em países industrializados. Porém, esse método requer a repetição do teste Papanicolau em curtos intervalos, confirmação de anormalidades pela colposcopia, coleta de biópsia e confirmação histológica para tratar as lesões precursoras do câncer. Esse tipo de programa é muito caro e não acessível aos países em desenvolvimento,” enfatiza Lazcano-Ponce. “São necessárias novas alternativas de prevenção para o câncer cervical, com maior sensibilidade, para ajudar na melhora do rastreio de câncer cervical... e o teste do HPV provou ser uma ferramenta de teste altamente sensível para lesões precursoras de câncer cervical, utilizado com sucesso em vários cenários clínicos”, acrescenta o especialista.



Tecnologia confiável

A plataforma de Teste HPV Captura Híbrida 2 da QIAGEN utiliza tecnologia molecular avançada, padronizada e altamente confiável. O teste pode ser automatizado para alto volume de amostras e requer menos recursos técnicos do que a citologia além de gerar resultados objetivos.
“Esses últimos resultados mostram que a implementação do teste HPV é factível e altamente eficaz,” disse Peer Schatz, Diretor Executivo da QIAGEN. “O estudo confirma que o teste HPV pode – e deve – ser implementado no México e em outros países. O teste HPV da QIAGEN já está sendo utilizado nos Estados Unidos e na Europa e a inclusão como teste padrão no México e em países semelhantes é uma etapa importante na abordagem do câncer cervical em todo o mundo.”



Sobre o câncer cervical e o teste HPV digene

Em todo o mundo o câncer cervical afeta aproximadamente 500 mil mulheres anualmente. Após o câncer de mama é a segunda malignidade mais comum encontrada em mulheres. Visto que a causa do câncer cervical é conhecida – HPV – e que as mulheres portadoras podem ser identificadas, é uma doença altamente prevenível e tratável se as mulheres tiverem acesso a programas organizados de prevenção.
Nos EUA o teste HPV digene está aprovado como teste de rastreamento para uso junto com o Papanicolau em mulheres com 30 anos de idade ou mais. Já na Europa está aprovado como um teste de rastreio inicial na população em geral, isoladamente ou junto com o Papanicolau. É também utilizado como um acompanhamento para resultados Papanicolau inconclusivos. Para mais informações sobre HPV e câncer cervical, visite o site www.theHPVtest.com.

Nenhum comentário: