segunda-feira, 2 de agosto de 2010

GASTRONOMIA

FESTA DO PALADAR

Fortaleza recebe edição itinerante do evento Prazeres da Mesa Ao Vivo

Maior reality show da gastronomia no Brasil chega à capital cearense com programação repleta de chefs renomados e presença do espanhol Javi González

O “reality show” do jornalismo e da enogastronomia estará em Fortaleza durante o período de 03 a 05 de agosto. No evento, o público é convidado a acompanhar ativamente todas as etapas de produção da revista Prazeres da Mesa, assistindo a aulas de grandes chefs e participando de degustações ao lado de jornalistas, fotógrafos e designers que transformam o conteúdo das atividades em uma nova edição.

Após acontecer em Recife, capital de Pernambuco, a versão regional do evento Prazeres da Mesa Ao Vivo chega ao Ceará, ancorando no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE, em Fortaleza.
A programação conta com debates sobre a “Identidade da Cozinha Cearense”, aulas de cozinha, confeitaria, panificação e etiqueta, entre outras, além da degustação dos pratos e vinhos da Praça de Produtos. Os mais importantes restaurantes da cidade oferecem um passeio pelo painel vivo, “No Melhor das Cidades”, que acontece das 19 às 22 horas. No painel, o público terá a oportunidade de provar um pouquinho do cardápio de cada um dos restaurantes locais.

Em momento inédito na história da gastronomia local, três jantares assinados por chefs convidados completam a programação: o primeiro no dia 04 de agosto, assinado pelo aplaudido chef Adriano Kanashiro; o segundo no dia 05, de autoria de Rodrigo Oliveira, do paulistano Mocotó, ao lado de Yann Corderon, chef do L’Amitié, também de São Paulo. Ainda no dia 5, a badalada Helena Rizzo, que comanda o Maní, cria um menu a quatro mãos com o chef espanhol Javi González, proprietário do disputado restaurante A Rexidora (Bentrances, Espanha), que conquistou a cobiçada primeira estrela do Guia Michelin.
De acordo com a Consultora Técnica de Gastronomia do Senac/CE, Louise Benevides, “os eventos gastronômicos tem acontecido com frequencia nos últimos anos. A razão para o sucesso destas ações está vinculada à valorização da gastronomia, como elemento da cultura e diversidade local/regional, aliada à potencialidade para geração e expansão de negócios”. Ainda segundo a consultora, “no cenário atual de grandes acontecimentos para o setor de turismo e hospitalidade, como a preparação para a Copa de 2014 e a realização do programa de capacitação profissional do Prodetur NE/II, executado pelo Senac, a participação neste evento coloca o Estado do Ceará e o Senac na mobilização de recursos e energias para impulsionar o desenvolvimento do setor turístico-gastronômico do nosso Estado”.

Sobre o Prazeres da Mesa ao Vivo

Realizado ano a ano na capital paulista, o Prazeres da Mesa ao Vivo foi criado em 2004 e se tornou, em pouco tempo, referência no Brasil e no exterior. Nasceu a partir da concepção de uma revista de gastronomia não apenas como projeto gráfico e editorial, mas como veículo de promoção de ações associadas à cultura e à experiência gastronômica.
Fiel ao objetivo de aproximar a revista de seu leitores, o evento é aberto ao grande público, que acompanha a produção ao vivo da revista Prazeres da Mesa, em espaço montado especialmente para a realização simultânea de performances de grandes chefs, sessões de degustação, aulas de gastronomia e exposição de produtos de fornecedores (vinho, azeite, café, champanhe, cachaça, chocolate, queijo, entre outros).
Sob o olhar atento e atitude participativa dos visitantes, os jornalistas da revista produzem fotos e reportagens, num trabalho de cobertura completa do evento, que se transforma em edição especial da Prazeres da Mesa.
Em 2007, como parte da programação de Prazeres da Mesa ao Vivo, foi criado o fórum Mesa Tendências que, em 2009, se tornou oficialmente o primeiro congresso de gastronomia do país – um espaço de discussão ,troca de experiências e produção de conhecimento, reunindo estudantes e profissionais do setor, como críticos internacionais, jornalistas e chefs do mundo todo.
Com a nova configuração, o Prazeres da Mesa ao Vivo e o Mesa Tendências passaram a fazer parte, no ano passado, da chamada Semana Mesa SP, o maior encontro de enogastronomia das Américas, promovido pela revista e pelo Senac-SP.
Procurando promover e integrar o melhor da cultura gastronômica do país, o Prazeres da Mesa Ao Vivo ganhou também uma versão itinerante. Com o objetivo de mapear os múltiplos cenários que compõem o campo da gastronomia brasileira, a versão regional do evento proporciona o resgate de tradições, o intercâmbio de costumes e a descoberta de novas experiências associadas à arte de comer bem.
Restaurantes que participarão do “Melhor da Cidade
Maee – Chef Stenio Machado
Cantinho do Faustino – Chef Faustino Paiva
Colher de Pau – Chef Ana Campos
Soho – Chef Elcio Nagano
Beack Park – Chef Bernard Twardy
Emporio Delitalia – Chef Eduardo Aragão
L’ ô restaurante – Chef Marie Anne
Pizza Vignoli – Chef Claudio Vignoli
Restaurante Vijnilô – Chef Lucio Figueiredo

Serviço
Prazeres da Mesa ao Vivo Itinerante – Fortaleza
http://aovivo.prazeresdamesa.com.br/fortaleza/
Data: 03 a 05 de agosto
Local: Senac Centro – Av. Tristão Gonçalves, 1245
Horário: 14h às 22h (recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência para escolher e montar a grade de aulas)
Venda de ingressos: Shopping Del Paseo e SENAC Centro
Valor: R$ 30,00 por dia e desconto de 20% para estudantes
Capacidade Diária do evento: 400 pessoas
Jantares: Hotel Grand Marquise
Venda de convites para o jantar: Hotel Gran Marquise
Informações: (85) 3452.7072






Programação Prazeres da Mesa ao Vivo Itinerante Fortaleza

Senac Centro
04/08 – Quarta-feira

14h
Sala 01: “Cheesecake à moda do Nordeste” - Mattu Macedo, Restaurante Mattu Gastronomia
Sala 03: “Sabores do Ceará” - Aldenizia Girão, Instrutora de Gastronomia do Senac

14h45
Auditório: ”Carnes secas, o sal, o sol e o sertão” – Rodrigo Oliveira, Restaurante Mocotó

15h
Sala 02: “Carne de sol com baixa salgada” - Fernando Barroso, Kalein Gastronomia e Hospitalidade

15h30
Sala 01: Palestra “Sushi negro com salmão marinado e creme azedo de tofu” - Adriano Kanashiro, Chef Consultor, São Paulo – SP

16h
Sala 02: “Queijadinha de Côco e queijo coalho” – Raimundo Lobo, Chef Consultor de panificação da Pety Bom
Sala de degustação: Degustação de Vinhos – Ricardo Castilho, Diretor Editorial da Revista Prazeres da Mesa

17h
Sala 01: “Salada Waldorff, Bobó do Maní” – Helena Rizzo, Restaurante Maní

17h30
Sala 03: “Tilápia na Cozinha Oriental” – Élcio Nagano, Soho Restaurante
Sala de degustação: “Etiqueta e Estilo no Século 21” – Fábio Arruda, Consultor de Etiqueta

18h
Sala 02: “Lagosta e Mariscos Nativos” – Lúcio Figueiredo, Restaurante Vojnilô

18h30
Sala 01: “Bollito de pan de castanas” – Javi Alvez, A Rexidora (Espanha)

Senac Centro
05/08 – Quinta – Feira

14h30
Sala 02: “Massa com carne de sol” – Stenio Maia, Maee Restaurante

15h
Auditório: Debate “A identidade da Cozinha Cearense” – Louise Benevides, Consultora Técnica de Gastronomia do Senac; Ricardo Castilho, Diretor Editorial da Revista Prazeres da Mesa; Fernando barroso, Kalein Gastronomia e Hospitalidade; Bernard Twardy, Beach Park; Adelaide Gonçalves, Universidade Federal do Ceará.

15h30
Sala 01:” Cofit de Polvo e aplicações” – Marie Anne Bauer, L'O Bistrot e Federacione Italiana Cuochi
Sala 03: “Capote na lata” – José Valdir do Nascimento, Tilápia Restaurante

16h
Sala 02: “Massa básica doce para tranças e trancinhas” – Raimundo Lobo, Chef Consultor de panificação da Pety Bom

17h
Sala de degustação: “Aula de drink´s com café – Auricélio Cidrack, Café 3 Corações

17h30
Sala 01: “Camarão Macaxeira” – Faustino Paiva, Cantinho do Faustino
Sala 03: “Arroz de caju com castanha” – Leo Gondim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

18h30
Sala 01: “Carpacho de carne-do-sol e Costelinha de engenho” – Rodrigo Oliveira, Restaurante Mocotó
Sala 03: “Grumi Su Verdurine Croccanti (Saladinha morna de lagosta aos cítricos sobre legumes crocantes)” – Alessandro Segato – La Risoteria

19h
Sala 02: “Carré de cordeiro com maxixe recheado e molho de siriguela” – Piero Gaspari, Orixás Art Hotel
Sala 03: “Caranguejo verde” – Bernard Twardy, Beach Park







Perfis dos Chefs

Prazeres da Mesa ao Vivo Itinerante Fortaleza



MARIE ANNE BAUER

Marie Anne Bauer já exerceu sua função de Chef por vários locais pelo Brasil. De 1995 a 1998 em casa de Shows e no Mucuripe Club em Fortaleza, de 1998 a 2001 na hotelaria do Marinas, de 2001 a 2005 no hotel Blue Tree Park em Angra dos Reis, de 2005 a 2007 no Gran Meliá Mofarret. Fez várias assessorias em Bares e Restaurantes, como: Pirata_Fortaleza, Chaplin_Natal, Uau_Recife. Desde 2007, Marie é chef executiva do restaurante L´Ô em Fortaleza.


ANA LUIZA TRAJANO

A chef Ana Luiza Trajano, idealizadora do projeto Sabores do Brasil, começou sua pesquisa gastronômica quando acompanhava os festejos populares na cidade interiorana. Curiosa, tendo como base o curso de Administração de Empresas da FAAP, Ana Luiza iniciou em 2003 um trabalho de pesquisa sobre a cultura e a gastronomia brasileira. Rodando o Brasil em busca de mais conhecimentos de formas de preparo, de ingredientes e da importância cultural de cada prato, a estudiosa foi acompanhada de um fotógrafo, de um cinegrafista e de uma ceramista para poder registrar todas as nuances da diversidade brasileira.
Nestes seis anos de estudo e dedicação, Ana Luiza já fez imersões em mais de 40 cidades em 20 dos 26 Estados brasileiros, observando moradores e cozinheiros locais, sendo seduzida pelas especificidades de cada um dos seus novos mestres e pelas alegrias das festas regionais. A pesquisa deu origem ao livro de fotos e poesias, chamado Brasil a Gosto, a um projeto de documentários e ao restaurante Brasil a gosto, inaugurado em 2006. Nesse premiado restaurante, a chef traz para o mundo de cores, aromas e sabores todo o conhecimento adquirido nas incursões culinárias pelo País.
Antes de iniciar suas viagens, em 2003, pelos rincões que encantaram Graciliano Ramos, Gonçalves Dias e Guimarães Rosa, a chef cursou Costigliole d' Asti no Piemonte, frequentou o "Italian Culinary Institute for Foreign Professionals" e, em Milão, o "Istituto per la Promozione delle Cultura Alimentare", encerrando o período italiano com um estágio no restaurante "Beccofino", em Florença. Hoje, com uma carreira consolidada e com um restaurante renomado internacionalmente e com premiação da Veja SP de melhor restaurante de comida brasileira por dois anos seguidos, destaque na revista Gula e NYTimes, a chef e pesquisadora pretende continuar sua pesquisa e lançar novos projetos para aprofundar ainda mais seus conhecimentos e ajudar a difundir a cultura brasileira.

A Chef Ana Luiza Trajano conquistou vários prêmios: Guia 4 rodas 2010 – Melhor da cozinha brasileira, Gourmand World CookBook Awards - Melhor livro de gastronomia do mundo em 2009, na categoria fotografia com o livro Brasil a gosto, 1º Concurso Nacional de Ambientação e Decoração – Revista Gourmet & Food Service – 2009, Guia 4 rodas 2009 – O melhor da cozinha brasileira, Veja São Paulo Comer e beber 2008 – O melhor da Cidade – restaurante indicado entre os destaques gastronômicos da cidade, Guia 4 rodas 2007 – Destaque qualidade de sua cozinha, Guia 4 rodas 2007 – Chefe revelação, Veja São Paulo Comer e beber 2007 – O melhor da Cidade – restaurante indicado entre os destaques gastronômicos da cidade, 31º prêmio Abril de jornalismo 2006 – Participação no Especial gastronomia Saberes do Brasil, Veja São Paulo Comer e beber 2006 – O melhor da Cidade – restaurante indicado entre os destaques gastronômicos da cidade, Veja São Paulo Comer e beber 2006 – O melhor da Cidade - Indicada pelo júri de Veja São Paulo entre os melhores chefes da cidade e a Cozinha brasileira 2006 – Prêmio Gula Cozinha Brasileira 2º lugar.


FÁBIO ARRUDA

Fabio Arruda nasceu no Rio, mas se criou em São Paulo. Após estudar na University of Bridgeport, em Connecticut nos EUA, decidiu conhecer mais sobre sua ascendência espanhola e morou e estudou em Madri. Fluente em inglês e espanhol se interessou pelos diferentes costumes dos lugares onde viveu e começou a pesquisar sobre etiqueta e comportamento.
“Etiqueta: códigos de comportamento estabelecidos para tornar a convivência entre os indivíduos civilizada e proveitosa". Fabio Arruda define assim um dos mais importantes temas nos dias globalizados de hoje. Noções de etiqueta são atributos indispensáveis no cotidiano, em conseqüência da crescente necessidade de aprimoramento do sucesso profissional e pessoal de cada um.
Contratado pela Rede Record em 2009, participa de vários programas com atrações fixas nos programas Hoje em Dia e Tudo é Possível. É o responsável pelo Departamento de Visagismo da emissora, conferindo um visual padronizado e elegante para a programação. Assina colunas de Etiqueta e Comportamento e de organização de eventos entre outros editoriais e matérias nas principais publicações do país. Colaborador mensal da revista Prazeres da Mesa, do jornal Diário do Grande ABC e Alpha Magazine, entre outras além de vários sites.
Fabio nos ajuda a ter uma vida mais elegante através das boas maneiras, com seu jeito natural de ensinar a postura mais correta para as mais diversas situações, sempre com seu imenso carisma que conquista a todos. Foi contratado pelo Senac para desenvolver um curso sobre etiqueta e organização de eventos, que figura na grade de cursos em São Paulo desde 2008. Contando com o seu bom senso e amplo domínio sobre o assunto, Fabio Arruda nos oferece valiosas informações de como se comportar da maneira correta e mais eficiente, e evidencia que a vida pode se tornar mais fácil e muito agradável.


PIERO GASPARI


Com formação em Milão e passagem por conceituados restaurantes da Itália, o jovem e talentoso chef Piero Gaspari tem formação em Gastronomia pela FMU, Associação dos Cozinheiros de Milão e Le Cordon Bleu Paris. Atualmente realiza consultorias pelo Brasil e no momento atende o Orixás Art Hotel, complexo localizado na praia de Fleixeiras, no Ceará.
Locais onde trabalhou:

• La Tambouille - Chef de Cozinha
• Pomodori - Sub Chef
• Varanda Grill – Chef
• Vino – Chef
• Bar da Dona Onça – Chef
• Praça São Lourenço - Chef
• Zibu (Itália) - Sub Chef
• Il Rè Salomone – Chef
• Sadia S.A - Consultor Chef Sadia Food Services



BERNARD TWARDY

Nasceu em Bonn, na Alemanha, em 1953, mas foi morar em Paris aos 3 anos de idade. Na capital francesa, desde cedo, a culinária já exercia influência sobre suas preferências. Assim, aos 15 anos, Bernard Twardy entrou para uma escola de Aprendizagem de Cozinheiro e decidiu investir na carreira onde, até hoje, desenvolve o seu trabalho.

Estudou Administração Hoteleira com foco em Gastronomia durante 2 anos e tem Diploma Técnico Superior de Cozinha pela Escola Hoteleira de Paris. Logo depois passou a viajar pelo mundo.

Aos 25 anos, comprou o veleiro Galaxie, onde promovia passeios com serviço especial de cozinha e bordo. Foi neste empreendimento que Bernard fez vários amigos brasileiros e, veio visitar o Brasil. Conheceu Fortaleza e gostou muito da cidade. Acabou vendendo o veleiro e passou alguns meses observando o mercado cearense, em 1986.

Neste mesmo ano montou o restaurante Via Paris, na Praça Portugal, na capital cearense. O espaço tornou-se ponto de encontro na cidade. Após vender o Via Paris, foi convidado para trabalhar no Beach Park, em 1989. Em Fortaleza, também, assessorou na montagem de vários restaurantes, prestando serviços de consultoria na virada para o resplendor do Senac-CE e na Coordenação do Núcleo de Gastronomia da Secult. Voltou para o Beach Park em 2003 como Diretor Operacional, sempre com o foco em Alimentos e Bebidas.

Bernard é membro da Sociedade Brasileira de Alta Gastronomia, dá palestras, participa de eventos e como chef, busca resgatar a essência da cozinha nordestina, adequando-a aos padrões das grandes tendências das cozinhas internacionais. Atualmente ele coordena a atividade gastronômica do Beach Park como Chef Corporativo.


FERNANDO BARROSO


Autodidata, Fernando Barroso costuma dizer que os anos de experiência em pesquisa científica e tecnológica no CNPQ levaram-no a perceber a importância vital da pesquisa e da informação para qualquer ramo da atividade humana. E que, com o Alimenta Bistrô, ele na verdade retomou sua atividade de pesquisador, só que, agora, voltado para a área de gastronomia. A partir dali, o chefe cearense literalmente mergulhou na pesquisa especializada e na leitura dos clássicos da gastronomia, especialmente as italiana, espanhola, francesa e brasileira.
Em 2007, o sempre irrequieto chefe de cozinha decidiu fechar o restaurante e voltar-se, de um lado, para os catering (jantares em domicílio), e de outro, para o que considera seu maior desafio atual: a consultoria em gestão, gastronomia, serviço e hospitalidade. Em Fortaleza, Fernando Barroso fechou o ano de 2009 saboreando os bons resultados de seu novo negócio: o êxito na aplicação do seu farto conhecimento nas áreas de economia, pesquisa e gastronomia. O D’Abelle Bistrô é um requintado restaurante de comida mediterrânea, já em pleno funcionamento, e sua consultorias o conduziram ao prêmio de melhor chefe do ano de 2009, pela Revista Veja Fortaleza.
No trabalho que está desenvolvendo em gastronomia e hospitalidade, Fernando Barroso alia tradição e contemporaneidade nas propostas de cardápios e diz que seu objetivo maior é trazer à luz do cearense a importância da gastronomia como patrimônio cultural imaterial de um povo. A proposta do momento é exatamente oferecer às novas gerações um cardápio montado a partir dessa tradição culinária, aliada às técnicas universais da gastronomia contemporânea, assentadas na tradição ibérica, mediterrânea e até oriental.


RODRIGO OLIVEIRA

Rodrigo Oliveira se formou em Gastronomia e está há sete anos no comando do Mocotó, aclamado restaurante de cozinha brasileira da capital. Paulistano de 29 anos, o premiado chefe é o responsável pelo novo momento do que um dia foi uma Casa do Norte. O estabelecimento foi aberto em 1973 por seu pai, o pernambucano José de Almeida. O pequeno empório fez fama e conquistou o público graças a um prato que estrela o seu cardápio há 35 anos, caldo de mocotó. De lá pra cá, o menu foi se aprimorando, a casa foi crescendo e hoje mostra o melhor da culinária do sertão pra gente de todos os cantos. O restaurante, que vem colecionando prêmios nos últimos anos, vai se consolidando como uma referência para a cozinha regional no Brasil.
No cardápio ingredientes como tapioca, xerém, inhame, maxixe, feijões, favas, miúdos, cabrito, entre outros, são tratados como iguarias. Baseado na tradição, mas utilizando técnicas modernas, pratos tradicionais ganham mais sabor, equilíbrio e beleza nas mãos do chefe. Com receitas simples e inventivas, ele vem atraindo a atenção da imprensa do país e do mundo, figurando em veículos como Food and Wine, Le Figaro, Financial Times, WallStreet Journal, El País entre outros. A sua casa está sempre cheia, gente de todos os tipos, tribos, classes e idades encontram-se lá para provar dos seus temperos. Fazem parte dessa freguesia chefs renomados, jornalistas gastronômicos e personalidades diversas.
A cozinha do Mocotó é sem dúvida a grande atração da casa, mas também chama a atenção a carta com mais de 350 marcas de cachaças, muitas delas descobertas por Rodrigo em seus mais de 30.000km rodados pelo Brasil em busca de ingredientes e receitas. Enfim, o sucesso nas palavras do chefe: “Temos muito orgulho do nosso trabalho e dessa repercussão toda, mas não nos deslumbramos com isso. A receita para manter uma casa por tanto tempo tem dois ingredientes principais: boa comida e hospitalidade. Mesmo parecendo simples, é algo que só se consegue com muito trabalho, talento e, acima de tudo, paixão”.


HELENA RIZZO

Nascida em Porto Alegre, a chef do restaurante Maní, descobriu sua paixão pela gastronomia assim que se mudou para São Paulo. Chegou à metrópole aos 14 anos, para seguir a carreira de modelo, mas o hobby que tinha de cozinhar para os amigos despertou mais interesse em seguir sua trajetória neste universo. Aos 18 anos, iniciou seus estágios em cozinhas reconhecidas.
Seu ponta-pé inicial foi no Roanne, em 1997, sob as ordens do francês Emmanuel Bassoleil. Passou também pela cozinha do Gero e do Fasano, assim como coordenou a cozinha do Buffet de Neca Menna Barreto, uma das banqueteiras mais renomadas do Brasil. O dom que Rizzo tinha pela cozinha deu abertura para ganhar seu primeiro posto de chef, no Na Mata Café, sem nunca ter estudado gastronomia.
Helena decidiu em 2000 partir rumo a Europa com objetivo de ganhar mais experiência. Lá, durante quatro anos, passou pelo La Torre e o Sadler (duas estrelas no guia Michelin) na Itália; e por oito restaurantes espanhóis, entre eles o El Celler de Can Rocca (três estrelas no Guia Michelin), do chef Juan Rocca, um de seus grandes mentores. Foi neste restaurante que conheceu seu marido, o chef catalão Daniel Redondo, com quem divide a cozinha hoje no Maní.
Em 2004 retornou ao Brasil. Foi aí que uma grande amiga dos tempos de modelo, a atriz Fernanda Lima, convidou-a para chefiar o restaurante que planejava abrir, em uma região privilegiada de São Paulo. Assim, em 2006, surgiu o Maní, que tem hoje uma equipe com 50 funcionários. Em 2009 foi inaugurado o Maníoca, um espaço específico para realização de eventos.
Com a influência da culinária espanhola e mediterrânea, mas sempre prezando por ingredientes brasileiros, Helena recria o que viu na Europa, de acordo com seu ponto de vista combinado á experiência de Daniel. Deste conceito, a chef constrói pratos diferenciados, como couscous de verduras, risoto de beterraba, robalo em baixa temperatura, o peixe no tucupi e o bobó Maní, à base de camarões grelhados com mandioquinha, azeite de dendê e castanhas de caju. Ao longo dos anos, Helena Rizzo foi premiada diversas vezes.



JAVI GONZÁLEZ

O chef espanhol Javi González estreou em 1991 nos restaurantes Prisma e Castelgrande, em Bellinzona, Suíça. Em 1993 fez um estágio de um ano nos renomados Akelarre e Arzak, ambos com três estrelas do Guia Michelin e localizados na província basca de Guipúzcoa. Em 1994, decidiu seguir para solos americanos nos restaurantes Costa del Sol e Mesón Galicia. Um ano depois, retornou à Espanha e passou a trabalhar em casas como o La Borda de l’Avi, Roberto e Matteo. Javier, inclusive, assumiu a cozinha dos hotéis Xalet Ritz e Auriense. Em julho 2002, o chef abriu seu próprio restaurante na Espanha, A Rexidora, que conquistou uma estrela do Guia Michelin.


YANN CORDERON

Em Blois, sua cidade Natal, Yann começou sua experiência como chef. De lá, percorreu os principais pontos da gastronomia francesa no mundo, tendo cozinhado inclusive para o exército francês no deserto do Senegal. Já no Brasil, Yann começou sua jornada pelo Rio de Janeiro, mas logo escolheu São Paulo como ponto ideal. É chef do L´amitié Restaurant.
No L´amitié, o chef Corderon, que comandou por muitos anos o extinto restaurante Azaït, de Isaac Azar, preparou um menu especial repleto de clássicos franceses, para que os clientes tenham uma experiência gastronômica completa. Para as pessoas compreenderem mais sobre a culinária do país através do paladar, a dica é pedir pratos como Steak Tartare, Coq au Vin, Confit de Canard, Terrine de Champagne, e Risoto de escargot, açafrão e aspargos verdes, tudo muito saboroso e tradicional. Para sobremesa? A pedida é a sarkô-burni, uma versão do nosso romeu e julieta, que inclui geleia de goiaba, sorvete de mascarpone e biscoito crocante. Puro deleite!

Com um espaço para 55 pessoas, o restaurante possui um ambiente charmoso e aconchegante. O teto retrátil, que será muito utilizado nas estações mais quentes do ano, acrescenta um diferencial ao espaço, que ganha iluminação natural. Para um jantar mais privado, o L'Amitié possui uma discreta sala com uma mesa redonda com dez lugares, onde lustres chandelier, cadeiras Luís Felipe e uma parede negra dão um toque todo especial. Outro espaço interessante do restaurante é a pequena adega, com espaço para 70 rótulos, que fica aberta para os clientes visitarem.


ELCIO EIDI NAGANO


Nascido em Londrina-PR, Elcio chegou em Fortaleza há 13 anos. Até então, o engenheiro mecânico, com cerca de 15 anos dedicados ao trabalho em indústrias de auto-peças, tinha a culinária como um hobby. Descendente de japoneses, desde cedo aprendeu a cozinhar, observando a avó e a mãe, e a se familiarizar com os temperos orientais.

A chegada à Fortaleza foi em busca de melhor qualidade de vida e do desejo de integrar a gastronomia a sua atividade profissional. Nos dois primeiros anos, trabalhou com a esposa produzindo pequenos banquetes para eventos. Em 2000 foi inaugurado o Kingyo Restaurant que logo se tornou referência na cidade e conquistou o prêmio de melhor restaurante japonês de Fortaleza da revista Veja durante os nove anos consecutivos.

Depois desse período, decidiu que era hora de fazer uma grande mudança. Em parceria com o empresário João Mendonça, que trouxe para Fortaleza a grife Soho de Salvador era o passo para ele se dedicar ao trabalho de chef. Hoje, Elcio Nagano se divide entre os afazeres à frente da cozinha do Soho e diversos projetos paralelos, todos eles com a missão de desenvolver a gastronomia cearense.

Desde janeiro de 2010, é colunista gastronômico do Jornal O Povo. Também é responsável pelos cursos de Gastronomia Japonesa do SENAC. Na edição especial do dia 28.06.2010 da revista Época O Melhor de Fortaleza foi eleito o melhor chef de cozinha de Fortaleza.









Petybon é a massa oficial do Prazeres da Mesa ao Vivo Fortaleza

Depois do sucesso em São Paulo, Petybon leva receitas exclusivas para Fortaleza, enquanto a marca Dona Benta oferece aulas de panificação e confeitaria


A marca de massas Petybon é uma das patrocinadoras oficiais do Prazeres da Mesa Ao Vivo, o maior evento enogastronômico da América Latina. Em sua segunda edição móvel, a novidade, que fez sucesso em 2009 em Pernambuco, agora chega em Fortaleza, capital do Ceará, para discutir a “Identidade da Cozinha Cearense”.

Na Cozinha Petybon, o chef Rafael Bragança, do Distribuidor Fortali, vai desenvolver uma exclusiva receita à base de massa para degustação dos participantes. Num ambiente criado especialmente para receber os convidados, a marca ainda fará sorteios de kits e distribuição de receituários. “Ficamos muito satisfeitos por participarmos de mais um Prazeres da Mesa Ao Vivo. A edição itinerante tem valor ainda maior por contemplar renomados chefs da região e aproveitar o que o nordeste oferece de melhor em enogastronomia”, afirma Ricardo Jucá, gerente de marketing da J.Macêdo, fabricantes das marcas Petybon e Dona Benta.

A chef Manuela Rosa, do restaurante Limone (Fortaleza), por sua vez, comandará uma aula gourmet de massas a convite da Petybon. De acordo com Jucá, esta é uma excelente oportunidade de reforçar ainda mais a posição da marca no mercado de massas. “O brasileiro tem estado cada vez mais próximo do mundo gastronômico. Regionalizar esta experiência é uma forma de privilegiar as regiões e explorar o que cada uma delas tem de melhor”, completa o executivo.

Já a marca Dona Benta, líder no mercado de farinhas de trigo e misturas para bolo, intensifica este intercâmbio com a realização de duas aulas especiais e inéditas de panificação e confeitaria comandada pelo chef Raimundo Lobo. Todos os participantes, além de aprenderem na prática técnicas do patisserie, ainda receberão as receitas trabalhadas e kits de produtos da marca.






Contatos dos restaurantes dos chefs que participarão do projeto Prazeres da Mesa

Abaixo, a lista completa de quem já confirmou presença do projeto Prazeres da Mesa Ao Vivo em Fortaleza, com informações dos restaurantes:

Adriano Kanashiro
Chef consultor - São Paulo, SP

Bernard Twardy
Beach Park - Fortaleza, CE;
www.beachpark.com.br

Helena Rizzo
Maní - São Paulo, SP;
www.restaurantemani.com.br

Elcio Nagano
Soho Restaurante - Fortaleza, CE;
www.sohofortaleza.com.br

Fábio Arruda
Consultor de etiqueta,
www.fabioarruda.com.br

Fernando Barroso
Kalein Gastronomia e Hospitalidade - Fortaleza, CE

Javi González
Restaurante A Rexidora, Bentrances (Espanha) – 1 Estrela Michelin
www.nove.biz/es/a-rexidora

Marie Anne Bauer
L'O Bistrot e Federazione Italiana Cuochi - Fortaleza, CE;
www.lorestaurante.com.br

Leo Gondim
Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza, CE;
www.ufc.br

Lucio Figueiredo
Vojnilô - Fortaleza, CE;
www.restaurantevojnilo.com.br

Matu Macedo
Matu Gastronomia -Fortaleza, CE;
www.mattumacedo.com.br

Piero Gaspari
Orixás Art Hotel - Trairi, CE;
www.orixashotel.com.br

Rodrigo Oliveira
Mocotó - São Paulo, SP;
www.mocoto.com.br

Yann Corderon
L'Amitié - São Paulo, SP;
www.lamitie.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Visit www.theclothing.net to buy eDM, Earrings, Gigi Prom, Jumpsuits, Camis, Evening, Tops, Miscellaneous, Flats, Small Leather Goods, Hollywood Fashion Tape, Aidan Mattox, Blankets, La Femme Prom, Hollywood Fashion Tape, Aidan Mattox, Corsets and Basques on sale designed by Brachfeld Parlaghy, Rock & Republic, KORS Michael Kors, Rag & Bone, Fremont, Duvetica, Horse+Nail - always on sale!