segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FORTALEZA ALTERNATIVA

Começam as inscrições para o 9º NÓIA – Festival do Audiovisual Universitário

Universitários de todo o país preparam-se para a nona edição do NÓIA - Festival do Audiovisual Universitário. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 3 de setembro para as seguintes mostras: Mostra Nacional de Cinema Universitário, V Mostra Cearense de Fotografia Universitária e III Mostra Cearense de Bandas Universitárias. A ficha de inscrição e o regulamento podem ser obtidos no site www.festivalnoia.com

O Festival acontece em Fortaleza no período de 26 a 30 de outubro e, ao longo dos anos tem se consolidado como um espaço destinado à divulgação da produção audiovisual realizada por universitários de todo o Brasil, à profissionalização de jovens e adultos e a democratização do acesso de diferentes públicos às produções culturais, nas áreas de cinema, música e fotografia.

A Mostra Nacional de Cinema Universitário é destinada à exibição de curtas-metragens realizados exclusivamente por universitários de quaisquer cursos de graduação ou pós-graduação de Faculdades, Universidades e Centros Tecnológicos do país e também por estudantes de Escolas de Audiovisual ligadas a órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.

Para as inscrições na Mostra de Cinema, serão aceitos curtas-metragens realizados em qualquer formato de captação. Cada estudante poderá inscrever, no máximo, dois trabalhos com temática livre, que não precisam ser inéditos. Os curtas devem ter sido realizados no período entre julho de 2009 e julho de 2010 e ter duração máxima de 20 minutos. As categorias para inscrição são: ficção, documentário, animação, experimental.

Já na V Mostra Cearense de Fotografia Universitária, poderão se inscrever estudantes universitários que tenham como hobby, passatempo ou paixão, fotografar, não exercendo a atividade fotográfica como profissão. Cada estudante poderá inscrever até cinco fotografias, coloridas ou em P&B, sem diferenciação por temáticas ou categorias.

O 3º NÓIA EQUALIZE - Mostra Cearense de Bandas Universitárias selecionará dez bandas, de qualquer estilo, que tenham em sua formação, pelo menos, dois integrantes universitários. Cada banda deverá inscrever, no mínimo, três músicas originais (criação individual ou coletiva independente do estilo musical), sendo o restante do repertório de livre escolha, totalizando o tempo de apresentação de 30 minutos.

Além das três mostra, 9º NÓIA contará com a realização de palestras, mostras paralelas de cinema e oficinas. Todas as atividades têm acesso gratuito. Confira o regulamento das três Mostras no site www.festivalnoia.com.

O Festival é uma realização dos Pontões de Cultura Academia de Ciências e Artes (ACARTS) e Federação das Artes do Ceará (FEARTE) e conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio institucional do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, da Secretaria do Audiovisual através do Fundo Nacional de Cultura e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Vila das Artes.








Ceará In Rock traz primeiro vocalista do Iron Maiden e banda Hangar

Em sua terceira edição, o Festival acontecerá na barraca Garota de Ipanema, na Praia do Futuro, e irá gravar um DVD com bandas de rock do Ceará

> Paul Di'Anno

A InCartaz Filmes e Eventos realiza no dia 14 de agosto, na barraca Garota de Ipanema, na Praia do Futuro, a 3ª Edição do Festival CearaInRock. Para o concerto de 2010, a produção traz uma atração internacional de peso: Paul Di’Anno, primeiro vocalista do Iron Maiden, banda inglesa que foi uma das principais do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) e que, 30 anos depois segue na estrada como um dos maiores ícones do gênero e arrastando uma legião de fãs. A outra atração é a banda Hangar, grupo de progressivo/power metal, coordenada pelo renomado Aquiles Priester, ex-baterista da banda brasileira do mesmo gênero, Angra.

Os ingressos já estão à venda e a produção do evento está realizando a seleção das bandas do cenário do rock/metal cearenses que farão a abertura dos shows de Paul Di’Anno e Hangar. As inscrições das bandas ocorreram na primeira quinzena de julho e resultado da seleção será divulgado até o final do mês. A novidade para as bandas cearenses na edição deste ano do festival será a gravação do DVD Live@CearaInRock”.

O material será disponibilizado para a banda em licença CREATIVE COMMONS, ou seja, a banda poderá editar, disponibilizar e/ou copiar o material audiovisual. A renda obtida com a venda do DVD será toda revertida para ações de musicalização em comunidades carentes do Estado do Ceará, executadas pelo Instituto de Arte Contemporânea do Ceará (Orquestra Contemporânea do Ceará – UECE).

O Festival

Em sua terceira edição, o Festival CearáInRock já está consolidado como um evento internacional para os amantes do rock/metal no Ceará e em todo o Nordeste. Sua primeira edição, em 2008, trouxe a Fortaleza a ex-vocalista da banda finlandesa Nightwish, Tarja Turunen, acompanhada por uma legião de estrelas do gênero como o baterista norte-americano Mike Terrana, que já tocou com os maiores nomes do cenário mundial do metal e o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro, da banda Angra. Ainda na primeira edição o festival trouxe um dos mais renomados vocalistas da cena do metal power/progressivo mundial, André Matos, ex-vocal do Angra.

Em sua segunda edição, o festival CearáInRock teve novamente André Matos como sua principal atração além da banda paulista de metal progressivo, Mindflow, consagrada no cenário internacional com a turnê Let Your MindFlow, realizada de maio de 2004 a junho de 2006, passando pela Ásia, Europa e todo o Brasil, arrecadando prêmios em sites especializados e rádios do gênero.

As atrações do Festival


Paul Di’Anno

Figura bastante popular entre os headbangers, Paul Di’Anno é um cantor inglês de heavy metal que iniciou sua carreira no final da década de 70 como vocalista da banda Iron Maiden. Com o Maiden, Di’Anno cantou nos dois primeiros discos do grupo, Iron Maiden (1980) e Killers (1981). O primeiro, rapidamente se tornou um clássico do gênero. O Maiden despontava com uma dentre muitas das bandas da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) e seu primeiro álbum, enérgico, pesado e trabalhado, tornou-se uma referência para as futuras bandas de thrash e speed metal.

Durante a turnê do disco Killers, após desentendimentos com o baixista Steve Harris, Di’Anno deixa o grupo. Após sua saída do Maiden, Paul dedicou-se a seu novo projeto, o grupo Di’Anno. O grupo lançou apenas um disco, auto-intitulado, que foi lançado em 1984. Após o fim do Di’Anno, em 1985, o vocalista formou o grupo Strike com o baterista Bob Falck. O grupo logo mudou o nome para Battlezone e, no ano seguinte, lançaram seu primeiro disco: Fighting Back.

Depois de mais dois discos (Children of Madness e Warchild), desentendimentos internos causados por egos inflados e o envolvimento dos integrantes com drogas levou o grupo ao fim. O Battlezone retornaria apenas em 1998, ano que lançou mais um álbum, Feel My Pain. O grupo grava ainda os discos Cessation of Hostilities (2001) e The Fight Goes On (2008).

O projeto seguinte de Di’Anno, o grupo Killers, nome dado em homenagem ao disco do Maiden, foi seu grupo mais duradouro. Entre discos de estúdio, ao vivo e coletâneas, o grupo lança seis discos entre 1992 e 2002.

Atualmente, o músico faz parte da banda Rockfellas, projeto do qual integra junto com três músicos brasileiros: Canisso (Raimundos), Marcão (ex-Charlie Brown Jr.) e Jean Dolabella (Sepultura). O grupo costuma fazer diversos shows, principalmente em São Paulo, cuja principal atração são os variados covers tocados pelo grupo: Megadeth, Kiss, The Kinks. Tem de tudo. Menos Iron Maiden.



HANGAR

Lançado na Expomusic 2009, o disco Infallible já pode ser considerado o melhor e mais consistente trabalho do grupo de metal Power/progressivo brasileiro Hangar. A banda, atualmente, é considerada uma dos melhores agrupamentos de metal do país e é responsável por lançar alguns dos melhores discos dentro do estilo nos últimos anos.

A trajetória do grupo teve início ainda em 1997, época em que o line-up era composto por Michael Polchowicz (vocal), Cristiano Wortmann (guitarra), Felipe Trein (baixo) e Aquiles Priester (bateria).

O primeiro show do grupo, o qual foi anunciado como um show de covers de bandas como Stratovarius, Helloween, Primal Fear e outros nomes do power metal, aconteceu no ano seguinte e a boa recepção do público porto-alegrense firmou o Hangar como grande revelação do metal em 1998. Diante disso, o grupo passou a compor músicas próprias, que mais tarde viriam a fazer parte do primeiro disco do grupo, o sensacional Last Time. Após a gravação do álbum, o atual baixista, Nando Mello, ingressa no grupo.

O disco Last Time, lançado em 1999, recebeu ótimas críticas da imprensa especializada, tendo sido divulgado por todas as revistas de rock/metal do país. Após vários shows em Porto Alegre e uma lendária apresentação no Black Jack Bar, em São Paulo, o guitarrista Cristiano Wortmann deixa o grupo, dando lugar à Eduardo Martinez (ex-Panic), figurando no line-up do Hangar até hoje. Ainda em 2001, o Hangar lança nas prateleiras seu segundo registro, Inside Your Soul, que, segundo as críticas, “é muito mais pesado, rápido e bem trabalhado que o seu antecessor”. Em 2003, começam a compor novas canções e a gravação de uma demo,em busca de novos contratos com gravadoras internacionais. Com a demo finalizada, o vocalista Michael Polchowicz resolve deixar o grupo devido o direcionamento que a banda tomou a partir do segundo trabalho. Depois de um período de audições, foi chamado para assumir o microfone o vocalista Nando Fernandes, que estreou na Expomusic 2006. Logo o novo vocalista incorporou o espírito do grupo e sua voz poderosa deu uma nova força às canções.

O novo disco, The Reason of Your Conviction, seria lançado em 2007. Para tanto, o grupo contaria com Tommy Newton (Helloween, UFO, Conception e outros) na mixagem e masterização. A obra, conceitual, trata da mente humana e todas as alterações que podem ocorrer durante o período frustrante da vida de uma pessoa normal, que descobre novas sensações através da morte de outras pessoas. Numa busca desesperada pelo perdão, ele descobre que se torna um assassino em série em potencial e passa sua vida tentando reencontrar o seu equilíbrio.

Após uma extensa turnê pelo país, em 2008, o vocalista Nando Fernandes deixa o grupo alegando problemas pessoais. Para o posto o escolhido foi o frontman do grupo amazonense Glory Opera, Humberto Sobrinho. Para alguns integrantes do grupo, “além de um grande vocalista, Humberto tem o espírito e garra necessários para fazer parte do grupo”, cujo trabalho pode ser conferido no último álbum do Hangar, Infallible.

SERVIÇO:
Informações sobre a seleção das bandas e sobre o festival no site www.cearainrock.com/festival.
Contatos: producao@incartaz.com

Os ingressos já estão à venda:
Planet CDs – Galeria Pedro Jorge, 2. andar
Loja TUF – Shopping Benfica
Internet – www.incartaz.com

Valores do primeiro lote:
Estudante – R$ 30,00
Social – R$ 35,00 + 1 livro
Frontstage – R$ 60,00 – área frontstage com cerveja, água e refrigerante liberados durante todo o evento.

Festival CearáInRock
Dia 14 de agosto - Barraca Garota de Ipanema – Praia do Futuro – Av. Zezé Diogo, 4181, ao lado da barraca Biruta







Festival CearaInRock III:
Seis bandas cearenses vão abrir o show de Paul Dianno e Hangar

Já foram escolhidas as bandas cearenses que vão abrir a II edição do Festival CearáInRock que trará a Praia do Futuro, em Fortaleza, o ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Dianno e banda de heavy metal brasileira, Hangar. As bandas Água Ardente Blues, Boró, Frida e Imperius foram escolhidas depois de três semanas de campanha e quase 4.000 votos, por voto popular. O festival ocorre dia 14 de agosto na Barraca Garota de Ipanema, na Praia do Futuro, em Fortaleza.
O festival contará com duas apresentações a mais: da Roadsider, classificada na edição anterior do festival, mas que devido a problemas técnicos não pode apresentar-se; e ainda a Hostile Inc, eleita pela produção como a campanha mais criativa do processo seletivo, categoria esta que foi novidade nesta edição e que traduz o espírito da proposta da votação: a de que as bandas divulguem seu trabalho de forma criativa para o seu público.
Conheça as bandas.


Água Ardente Blues

Formada em agosto de 2008, a banda com pouco tempo no cenário bluseiro de Fortaleza, logo conseguiu respaldo entre músicos, produtores e críticos musicais. Com o vocal impressionante e o mojo de Victor Belim, os riffs seguros de Leudo Jr, o solo virtuoso de Sartre – acompanhado pelo ritmo dinâmico das baquetadas instigantes de Flávio Gigas – e Samuel no grave alucinante do seu baixo, nasceu um blues dançante com a sensualidade do rock ‘n’ roll. Além do teclado psicodélico de Abimael Carvalho, a banda conta também com o ingrediente que nos transporta diretamente para as águas barrentas do Mississipi, a gaita de Régis.

Nas apresentações, o público vibra e aplaude a presença de palco do vocalista e percebe o entrosamento da banda num espetáculo que cria uma atmosfera de alegria e entusiasmo. A Água Ardente Blues tem como influências Muddy Waters - considerado o padrinho da banda, “Big Mama” Thornton, Bessie Smith, Janis Joplin e até mesmo nuances jurássicas do rock ‘n’ roll como Chuck Berry, James Brown, incluindo o feeling de vertentes um pouco mais recentes como The Ike & Tina Turner Revue.
No seu primeiro ano de existência, a Água Ardente Blues já conquistou um público diversificado, tocando em casas na Praia de Iracema, como The Pub e Mocó Studio, em bares e restaurantes como o Viva La Vaca, Rota 66, Bar 369 e casas de show consagradas como a Biruta. No entanto, não deixa para trás a sua origem no jovem coração da universidade, marcando presença em calouradas, dentre outras festas. Mais recentemente, a banda teve o privilégio de participar da turnê Férias no Ceará, promovida pelo Governo do Estado, tocando por vários municípios. Além de promover um show em Guaramiranga, durante o festival de Jazz & Blues 2010 e subir ao palco na Jam Session do mesmo Festival. Recentemente abriu as férias no Centro Cultural Dragão do Mar, 1° de julho de 2010, tocando no anfiteatro e contagiando a platéia
A mistura da Água Ardente, enfim, forma uma combinação única que incendeia o palco e ateia fogo nas entranhas do público que não consegue ficar indiferente à magia do som explosivo e da performance cheia de personalidade, verdadeiros diferenciais no cenário local.


Boró

Na estrada desde 2005, a Boró lança seu primeiro CD com o intuito de abrir novos caminhos e divulgar um trabalho que durante anos ficou restrito ao estado do Ceará. Em 2010 a banda formada por Felipe Lira (voz), Emerson Pinheiro (guitarra), Jones Martins (baixo) e Jefferson Rodrigues (bateria), traz um trabalho original, cheio de influências, muita ousadia e energia, intitulado “Ainda estou aqui”. O disco, feito de forma independente, contém doze faixas, “Até a próxima”, a primeira música de trabalho, está sendo bem aceita pelos fãs. Formada há cinco anos, a Boró passou por alguns eventos no estado, tais como Ensaio Rock, Serrinha Underground, Festa das Tribos, UFC (Universidade Federal do Ceará) e UECE (Universidade Estadual do Ceará). Em 2010 ela buscou uma forma mais agressiva e que impactasse os meios de comunicação e o público, investimento maciço em marketing e produtos vinculados a banda. Esse ano está previsto o lançamento de seu primeiro vídeo clipe que deve ocorrer em Junho, de forma independente, promete ser sucesso de crítica e originalidade nas telinhas.
Ouça agora em http://www.myspace.com/bandaboro


Frida
Frida é uma banda feminina de New Punk/Peace Punk do Ceará que teve o inicio de sua carreira por volta de novembro de 2006, já com o ideal feminista. As letras retratam assuntos polemicos, incentivando bandas novas e o próprio público ao questionamento sobre condição da mulher e do punk rock na sociedade. A banda tem um histórico de shows por todo o interior do Ceará, tentando mostrar a interação e posição da mulher na cena underground.
Ouça agora em http://www.myspace.com/punkrockfrida


Hostile Inc
Formada em meados de 1996, o Hostile Inc. teve como influência primária o estilo ainda cru do Thrash e do Death Metal remanescentes dos “metálicos” anos 80, época evocada e respeitada até hoje por ter sido quando estes estilos ganharam notoriedade e chegaram aos seus extremos em termos de peso.
Passados os anos, novas influências foram sendo incorporadas. Influências essas que juntam a técnica e a melodia do Heavy ao extremismo do Black Metal e passam pelo peso do Death. Tudo isso elevou a qualidade da música do Hostile Inc., tirando-o do lugar comum, e confirmando o ecletismo da banda, que não hesita em experimentar na hora de compor.
Executando atualmente o que já chamaram de Death Metal Progressivo, e apostando numa sonoridade pesada, mas que não abre mão de linhas melódicas, com bastante técnica e agressividade, o Hostile Inc., como o próprio nome sugere, incorpora no palco toda a hostilidade impressa em seu som e em suas ideias, metralhando o público com suas guitarras distorcidas, seu baixo cheio de nuances, a bateria técnica e nervosa e o tom clássico e sepulcral do teclado. Tudo isso somado a letras ácidas, conduzidas por vocais ora guturais ora rasgados, e por vezes até limpos.
Com uma presença de palco de acordo com o todo, o Hostile Inc. já foi visto e ouvido em vários palcos de nordeste a sul do Brasil, sendo muito bem recebido pelo público, que durante as apresentações parece incorporar o sentimento da banda, gerando uma troca de energias indispensável a qualquer show.
Ouça agora em http://www.myspace.com/hostileincband


Imperius

Imperius é uma banda de heavy metal do Brasil, estilo Power Metal Melódico com vocal feminino. A banda nasceu em 2005 através de dois amigos influenciados por Dark Moor, Nightwish, Angra, Heavenly, Stratovarius, Rhapsody of Fire, Epica entre outras. O primeiro single intitulado End of Era foi gravado e mixado no Estúdio Julio Costa. Com uma boa repercussão, foi então lançado o EP Darkness Faire, que possibilitou a abertura de mais shows, e boas críticas do público e mídia, além de sair no Garage Rock da conceituada revista Roadie Crew.

Com alguns shows da Imperius desde seu nascimento, a banda vem reunindo músicas autorais, prontas para serem gravadas em estúdio com a idéia de intitular o novo álbum de Eclipse.
Ouça agora em http://www.myspace.com/imperiusofficial


Roadsider

A história da Roadsider começou em abril de 2007, quando o guitarrista Samuel Reis e o vocalista Flávio Rovere se conheceram e tomaram a iniciativa de criar um projeto autoral. Apesar da pouca experiência de ambos, as primeiras composições não demoraram a surgir (as músicas “Insane till the bone” e “Last Lament” foram feitas na mesma semana em que se conheceram), e com o tempo o grupo foi tomando corpo, primeiramente com a entrada do guitarrista Marcos Lorão, já conhecido de ambos, e com a as posteriores chegadas do baixista David Pantera e do baterista Ângelo Guedes, consolidando o projeto (batizado de “Roadside”, inicialmente), que pôde ,enfim, dedicar-se ao entrosamento em estúdio.
A banda faz um som direto e de peso, algo que transita entre o “Thrash Metal” e o “Stoner Rock”, mas que ao mesmo tempo é difícil de ser rotulado. As influências mais perceptíveis são de Pantera, Crowbar, Down, Slayer, Black Label Society, Sepultura, Kyuss, Black Sabbath, Corrosion of Conformity, entre muitas outras... porém, os Roadsiders buscam uma identidade própria, jamais seguindo tendências ou produzindo algo que não seja impulsionado pelo prazer de tocar o que gostariam de ouvir em uma música de Rock’n Roll. As letras, escritas em inglês por uma questão de sonoridade e estilo, demonstram uma visão de mundo intensamente niilista e crítica. As inspirações são diversas, vão da vida urbana de seus integrantes até filmes e quadrinhos de velho oeste e terror, passando por uma série de outras temáticas, já que há total liberdade no processo de criação. A banda entrou em estúdio focando a gravação de seu primeiro EP, finalizado no início de outubro, com 4 músicas invariavelmente executadas nos shows (“Last Lament”, “Reach Out”, “What a Joke” e “Convulsion”),alem do EP a banda contem muito material autoral que sempre esta nos SET LIST dos shows como: Insane Till The Bone, Dead Flowers, Nine Lives, Lying To Me, a Kiss From My Lady, Badass Trip, Release Me e dentre outras que irao fazer parte do o debut de estreia que sairá em 2010...
Em dois anos de existência,hoje o Roadsider se encontra com um line up renovado com a entrada de Fabio Morcego no baixo, o que era apenas um projeto evoluiu e transformou-se em uma realidade promissora e concreta, às custas de muito trabalho e dedicação no amadurecimento das composições, na realização de shows onde cada integrante se doa de corpo e alma, e na divulgação do material, que traduz o espírito intenso de cada membro da banda, já que é consenso entre os cinco que a Roadsider vai muito além das fronteiras musicais. Trata-se, por mais clichê que isso possa soar, de um estilo de vida. hoje o Roadsider se encontra com um line up renovado com a entrada de Fabio Morcego no baixo.
Ouça : http://www.myspace.com/roadsiderbr


SERVIÇO:
Informações sobre a seleção das bandas e sobre o festival no site www.cearainrock.com/festival.
Contatos: producao@incartaz.com


Os ingressos já estão à venda:
Ingressos:
Pontos de venda:
Planet CDs – Galeria Pedro Jorge, 2. andar
Loja TUF – Shopping Benfica
Internet – www.incartaz.com

Valores do primeiro lote:
Estudante – R$ 30,00
Social – R$ 35,00 + 1 livro
Frontstage – R$ 60,00 – área frontstage com cerveja, água e refrigerante liberados durante todo o evento.


Festival CearáInRock
Dia 14 de agosto - Barraca Garota de Ipanema – Praia do Futuro – Av. Zezé Diogo, 4181, ao lado da barraca Biruta








Break, Hip-hop, skate e +


BRADAN

No dia 5 de setembro às 9 hs, a CUFA - Ceará (Central Única das Favelas) irá realizar no Teatro da Boca Rica (Rua Dragão do Mar, 260, Praia de Iracema), a etapa cearense do BRADAN (Break Dance Brasil). Este evento tem o objetivo de escolher através de batalhas de break, dois representantes do estado que irão disputar a final nacional na cidade de Cuiabá (MS). O break desenvolve e fortalece a cultura Hip-Hop com ênfase no empoderamento dos participantes e oferecendo-lhes a chance de ir a outro Estado apresentar suas habilidades de dança.
Patrocínio: Governo do Estado do Ceará
Apoio: C Rolim Enganharia
Realização: CUFA-Ceará

LIIBRA

A CUFA-Ceará (Central Única das Favelas), realizará neste final de semana,nos dias 14 e 15 de agosto, a etapa eliminatória de Basquete de Rua em Fortaleza, nas quadras externas do Ginásio Paulo Sarasate. Na mesma semana, no dia 12 de agosto, será realizado o Congresso Técnico de Basquete, na Rua Joaquim Magalhães/ sn , bairro Benfica, na Casa Andaluzia (Associação de Meninos e Meninas de Rua de Fortaleza), tendo como objetivo, expor aos representantes das equipes participantes da LIIBRA, as regras e as formas de pontuação do campeonato.
Também, dia 15 de agosto, será realizada a etapa municipal da LIIBRA - Sobral, na margem esquerda do Rio Acaraú. O vencedor desta etapa virá a Fortaleza disputar com a equipe vencedora de Juazeiro do Norte e de Fortaleza a grande final que será realizada no dia 21 de agosto, a partir das 8hs da manhã, na Av. Eça de Queiroz, no bairro Vila Pery.

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará
Apoio: C Rolim Engenharia e Nacional Arco-íris Tintas
Realização: CUFA-Ceará


RPB


As eliminatórias do Festival RPB (Rap Popular Brasileiro) foram realizadas no Centro Cultural Bom Jardim, com o intuito de estreitar os laços da instituição e a comunidade, já que a CUFA, em breve, estará desenvolvendo atividades de esporte e cultura na região.
Nesta edição, contamos com cerca de oito grupos inscritos: Guerreiros do Rap, Solutos, Elementos Suspeitos, Danilo Oliveira, Relatos de Fortaleza, Expressão Sinistra, VM na Rima e Sertão Rap. Cada grupo apresentou suas músicas, performances e letras e o corpo de jurados fez o processo eliminatório de acordo com os requisitos.
Desses grupos, ficaram apenas quatro: Danilo Oliveira, Elementos Suspeitos, Solutos e RDF, que irão se apresentar no próximo dia 14 de agosto, às 16 hs, no Centro Cultural Bom Jardim. Nesta eliminatória passarão apenas dois grupos, que irão para a final com os grupos de Juazeiro do Norte e Sobral, no próximo dia 21 de agosto, no Bairro Vila Pery.
Também no dia 16 de outubro será realizada em Fortaleza a grande final nacional com grupos que representarão os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.








IX Feira da Música de Fortaleza começa semana que vem

Atrações confirmadas: Autoramas (foto ao lado, RJ), Ecos Falsos (SP), Baiana System (BA), Ex-Exus (PE), Orquestra de Trombones do Ceará, Cabruêra (PB), Mini Box Lunar (AP), Camarones Orquestra Guitarrística (RN), Diego de Moraes & O Sindicato (GO) e Wado (AL)

Pela primeira vez, a Feira da Música de Fortaleza concentra toda a programação do evento no Centro Dragão do Mar e entorno. Shows, palestras, oficinas, rodada de negócios, exposição de estandes, dentre outras atividades desta IX edição serão distribuídas pelos espaços do centro cultural. A Feira ocorre de 18 a 21 de agosto

A IX Feira da Música de Fortaleza (CE) acontecerá de 18 a 21 de agosto com toda a programação distribuída pelos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Pela primeira vez, a Feira – evento pioneiro no setor de música e negócios – ocupa o centro cultural com outras atividades além dos shows. Agora, oficinas, palestras, workshops, a rodada de negócios, a exposição de estandes, dentre outras divisões da programação do evento, estarão concentradas entre os limites do Dragão e de seu entorno, na Praia de Iracema.

> Banda Ecos Falsos (SP)

Com a nova distribuição, a Feira aproxima arte e reflexão. A Mostra de Música Independente trará uma programação com 52 atrações – entre artistas de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Amapá e Rio de Janeiro - divididas em palcos espalhados pelo Dragão, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Já o Encontro Internacional da Música – reunindo oficinas, palestras e workshops – estréia no espaço do centro cultural este ano, estendendo as atividades para o Sesc Senac Iracema. Para a edição 2010, a Feira da Música recebeu o número recorde de 841 inscrições de artistas para a programação de shows. Deste total, 297 foram de Fortaleza, através do processo seletivo realizado em três etapas durante a III Mostra Petrúcio Maia no último mês de maio. Outras 544 inscrições vieram do interior do Ceará, dos demais estados do Brasil e ainda de países como Argentina, Bolívia, Uruguai e Haiti.

> Banda Cabruêra, da Paraíba
Com a seletiva inserida na programação da Mostra, a organização da Feira começou a empreender uma série de ações prévias à nona edição que culminou na realização do Entrepontos – seqüência de encontros em quatro cidades do interior do Ceará, programada de 30 de junho a 7 de agosto de 2010, promovendo a capacitação em negócios da música. Este ano, a organização da Feira da Música ainda sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente. Endossando a idéia, a Feira sediará o Congresso Fora do Eixo Nordeste e receberá convidados que representam o diálogo entre o mercado nacional e o latino.

A Feira é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc) em parceria com o Sebrae (CE). Em 2010 conta com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, incentivo do Sistema Estadual de Cultura e apoio cultural do Ministério da Cultura.

Histórico - Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB), implantou a moeda complementar “Patativa” na recepção dos convidados – sinalizando com a forte tendência de se trabalhar a cadeia produtiva da música à base da economia solidária.

Serviço – IX Feira da Música de Fortaleza (CE). De 18 a 21 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). A programação terá início todos os dias a partir das 15h. Acesso gratuito. Info.: (85) 3262.5011 – www.feiradamusica.com.br








FEIRA DA MÚSICA INVADE CENTRO CULTURAL BNB

Programas Cultura Musical e Palco Instrumental acolhem 20 shows de bandas de 12 estados brasileiros


Programação acontece no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste, dentro da IX Feira Música de Fortaleza, no período de 18 a 21 deste mês, sempre de 12 horas às 20 horas

Os programas Cultura Musical e Palco Instrumental, ambos realizados pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, acolherão uma série de 20 shows dentro da programação da IX Feira da Música de Fortaleza.

Juntos, no período de 18 a 21 deste mês (quarta-feira a sábado da próxima semana), de 12h às 20h, os dois programas realizarão espetáculos musicais de 18 bandas independentes de 12 estados de quatro regiões brasileiras (Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Norte) e mais duas argentinas, no cineteatro do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro– fone: (85) 3464.3108). Serão cinco shows em cada um dos quatro dias. O Palco Instrumental abre a programação na próxima quarta-feira, 18, e o Cultura Musical dá continuidade de quinta-feira, 19, até o sábado, 21. Do Nordeste, participam da programação as seguintes bandas: Assaré Band, Jardim das Horas, Níguer, Jonattan Doll e os Garotos Solventes e Don’L (Ceará); Sex On The Beach e Cabruêra (Paraíba); Fullreggae (Piauí); Camarones Orquestra Guitarrística (Rio Grande do Norte); Voyer (Pernambuco); Os Irmãos da Bailarina (Bahia); e Wado (Alagoas).

Da região Sudeste, tocam os seguintes grupos: Klesmer 4 e Emicida (São Paulo); e Autoramas (Rio de Janeiro). Do Centro-Oeste: Macaco Bong (Mato Grosso); Diego Moraes e o Sindicato (Goiás). Do Norte: Mini Box Lunar (Amapá). E especialmente vindo da Argentina, participam duas bandas: Finlândia e La Cartelera Ska.

Os programas Cultura Musical e Palco Instrumental, neste mês, são dedicados à IX Feira da Música de Fortaleza, que promove um grande intercâmbio de experiências sonoras.

Além da difusão da música independente de qualidade no País, a Feira contribui para a democratização de informações no setor, através de palestras, painéis e oficinas, além de incrementar negócios, por meio do Pavilhão da Feira, onde há exposição de equipamentos, instrumentos e novas tecnologias.

Veja a seguir a programação do Palco Instrumental (dia 18, quarta-feira) e Cultura Musical (dias 19 a 21, quinta-feira a sábado) na Feira da Música, sempre de 12h às 20h:



ESPECIAL – PALCO INSTRUMENTAL VAI À FEIRA

Dia 18, qua, das 12h às 20h



Assaré Band (CE)
Dia 18, qua, 12h
Com base no Folclore e na Música do Nordeste, um grupo de amigos se reuniu a fim de resgatar, compor e dar uma nova roupagem aos ritmos tradicionais de nossa região, preservando nossa cultura de raiz, a herança do povo. 60min.

Sex on the Beach (PB)
Dia 18, qua, 13h45
Puramente instrumental, a Sex On The Beach faz um som rock´n roll, influenciada também por beebop, jazz e surf music. Formada no ano passado, a banda possui EP onde dá a receita completa do show. 60min.

Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
Dia 18, qua, 15h30
Banda potiguar de música instrumental calcada no rock, que mistura ska, punk, reggae, temas de desenhos animados e filmes, produzindo uma sonoridade interessante e um show empolgante. 60min.

Finlândia (Argentina)
Dia 18, qua, 16h15
Finlândia é um grupo formado por Mauricio Candussi (Argentina) e Raphael Evangelista (Brasil). O grupo busca combinar elementos da música latino-americana, focando nos países de origem, com sonoridades contemporâneas. TANGO, MILONGA e BOSSA NOVA são mesclados com LOUNGE E AMBIENTES CONTEMPORÂNEOS, tocados ao vivo com piano, violoncelo, acordeão e sons eletrônicos. 60min.

Macaco Bong (MT)
Dia 18, qua, 18h30
Macaco Bong (Cuiabá – MT) – Baseado na desconstrução do formato convencional dos arranjos da música popular, aliado à linguagem do jazz/fusion/pop, o instrumental power trio de Cuiabá vem apresentar o show “Artista Igual Pedreiro”. 60min.






ESPECIAL – CULTURA MUSICAL VAI À FEIRA

Dias 19, qui, 20, sex e 21, sáb, das 12h às 20h

Jardim das Horas (CE)
Dia 19, qui, 12h
O Jardim das Horas é uma fusão da música moderna eletrônica com as raízes musicais brasileiras, desenvolvendo músicas que causam sensações, visualizações e que propõem uma concentração mental, introspecções e reflexões. A banda vem se destacando no cenário de bandas independentes com sua música inovadora e seus shows performáticos. 60min.

Mini Box Lunar (AP)
Dia 19, qui, 13h40
Revelação do pop amazônico com destaque na mídia especializada, participou de importantes festivais em dois anos de existência e já lançou um DVD e um CD demonstrativo. 60min.

Autoramas (RJ)
Dia 19, qui, 15h20
A banda já lançou quatro CDs e fez turnês internacionais pelo Japão, Argentina, Uruguai, Chile, Inglaterra, Portugal, Espanha, Holanda e Bélgica. Nesse show, a banda apresenta seu mais novo projeto “Autoramas desplugados”. 60min.

Wado (AL)
Dia 19, qui, 17h
“Atlântico Negro” é o mais novo trabalho do catarinense/alagoano, que dá continuidade à sua aproximação com a música da periferia desde seu primeiro trabalho, “O Manifesto da Arte Periférica” (2000), até o último disco,“Terceiro Mundo Festivo” (2008). 60min.

Klezmer 4 (SP)
Dia 19, qui, 18h40
Grupo paulista que toca músicas tradicionais judaicas de vários cantos do mundo, em mais de quatro idiomas diferentes (yidishe, hebraico, ladino, aramaico, inglês e português). 60min.

Níguer (CE)
Dia 20, sex, às 12h
O show vai além da Black Music e do samba rock que deram notoriedade ao cantor, mostrando um artista cada vez mais maduro e plural, sempre cercado de músicos talentosos e de personalidade. 60 min.

Os Irmãos da Bailarina (BA)
Dia 20, sex, 13h40
Formada desde janeiro de 2006, a banda surgiu quando o vocalista Theo resolveu interagir com outros músicos que quisessem explorar uma nova essência criativa, ultrapassando a barreira dos rótulos, buscando mesclar diversas referências, seja em outros estilos musicais ou em outras manifestações artísticas, como, por exemplo, a literatura. 60min.

Diego de Moraes e o Sindicato (GO)
Dia 20, sex, 15h20
Firmou-se como um dos mais criativos grupos da cena independente nacional. Em 2010, o grupo prepara o lançamento do seu primeiro disco, intitulado “Parte de nós”, com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 60min

Cabruêra (PB)
Dia 20, sex, 17h
Há mais de 10 anos na estrada, a banda reúne músicos com diversas influências, desde o cancioneiro popular da Paraíba até a música eletrônica. 60min.

Emicida (SP)
Dia 20, sex, 18h40
Considerado um fenômeno dentro da cultura hip-hop, através de materiais produzidos durante quase uma década de improviso, letras, estudos e parcerias realizadas ao longo da sua trajetória. 60min.

Jonattan Doll e os Garotos Solventes (CE)
Dia 21, sáb, 12h
Jonnata Doll é um músico autêntico e performático, que energiza o público e os hipnotiza com suas danças frenéticas e seu canto passional. O instrumental dos Garotos Solventes é fruto da pesquisa de rapazes que cresceram nas décadas de 1980 e 90. 60min.

Voyer (PE)
Dia 21, sáb, 13h40
A banda mescla riffs de guitarra e beats do movimento Electro, mostrando que Pernambuco tem um forte representante do gênero, mesclando rock com programação eletrônica. 60min.

Don’L (CE)
Dia 21, sáb, 15h20
Don’L tem viajado o país inteiro fazendo shows e vendendo mixtapes. Já reconhecido no meio como um dos melhores rappers do Brasil, Don’L tem apresentado produções diferenciadas, com um jeito peculiar de misturar influências nas batidas e rimas, fazendo com que seu hip-hop seja, antes de tudo, boa música brasileira. 60min.

La Cartelera Ska - "La Cartelera Y Sus Limones Domingueros" (Argentina)
Dia 21, sáb, 17h
A irreverente Big Band, uma das bandas de ska mais populares da Argentina, com dois álbuns gravados e pouco mais de 10 anos de carreira, se destaca pela mistura de ritmos como cumbia, samba, reggae, dub, hip-hop, raggamuffin, bossa-beat, reggaeton e cuarteska. 60min.


Fullreggae (PI)
Dia 21, sáb, 18h40
Com argumentos poéticos, político-sociais e ecológicos, a banda molda um som ímpar à base do reggae-root jamaicano. No show, músicas do primeiro CD, o “Natureza”. 60min.






Especial do Centro Cultural BNB apresenta a vanguarda da cena alternativa



"Rock é cultura" apresenta hoje e amanhã uma série de vinte shows de quinze bandas

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – fone: (85) 3464.3108) apresentará o Especial Rock é Cultura – uma série de 20 shows de 15 bandas de rock, no período de 04 a 07 de agosto (de quarta-feira até sábado da próxima semana), de 12h30 às 20 horas, dentro do programa Cultura Musical, com entrada franca.

O Especial reunirá algumas das mais aplaudidas na última edição do Festival BNB do Rock-Cordel, realizada em janeiro passado, e de outras que no presente momento têm expressiva atuação no cenário local, levando um grande público às casas de shows da cidade.
Também participarão bandas de outros estados do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte), selecionadas através do Edital de Programação dos CCBNBs em 2010.

Conheça a seguir a programação do Especial Rock é Cultura:


Felipe Cazaux (CE)
Dia 04, qua, 12h30
Melódico, preciso e agressivo, essas são as melhores palavras para definir o som composto pelo jovem cantor e guitarrista Felipe Cazaux, um dos principais expoentes do cenário da música autoral cearense. 60min.

Cross Of Fear (CE)
Dia 04, qua, 14h
A Cross of Fear nasceu da intenção de se fazer uma música que fosse boa tanto para tocar quanto para se ouvir. Com um estilo que a banda denomina "metalzão", com riffs empolgantes e velozes, solos empolgantes e um vocal marcante, a banda possui como influências fortes bandas como Judas Priest e Manowar. 60min.

Mama Kin (CE)
Dia 04, qua, 15h30
Banda cover do Aerosmith, formada em 2009, que traz aos fãs uma apresentação com um repertório vasto, com canções de cada fase da carreira em quarenta anos de sucesso. 60min.

Obskure (CE)
Dia 04, qua, 17h e 06, qui, 17h
Considerada uma das principais referências do heavy metal no estado do Ceará, com vinte anos de existência e lançando o segundo CD (Dense Shades of Mankind). 60min.

Júlia Says (PE)
Dia 04, qua, 18h30 e 05, qui, 15h30
O projeto musical Júlia Says foi formado em agosto de 2007 por Anthony Diego e Pauliño Nunes, com o conceito de fazer música livre. 60min.

R. Sigma (RJ)
Dia 05, qui, 12h30 e 06, sex, 15h30
Criada no Rio de Janeiro em 2004, a banda tem como base da MPB ao Mathrock. Foi a vencedora no Festival Nokia Xpress Bands. 60min.

The Immigrants (CE)
Dia 05, qui, 14h
Banda formada por músicos de fora que residem em Fortaleza, por isso a razão do nome. Repertório de músicas clássicas de rock dos anos 1960, 70 e 80, entre elas, hits do Led Zeppelin, AC/DC, Deep Purple, Beatles e Iron Maiden, entre outros. 60min.

Rejects (RN)
Dia 05, qui, 17h e 06, sex, 14h
A banda mescla música alternativa dos anos 1990, os riffs do metal, a sonoridade garageira do fuzz, o minimalismo pesado denominado de “stoner” e o rock eternizado por Elvis Presley. 60min.

Crazy Train (CE)
Dia 05, qui, 18h30
Faz tributo a uma lenda internacional do Heavy Metal – Ozzy Osbourne. O show convida a um passeio num “trem louco” em direção aos clássicos e canções do lado B desse artista. 60min.

Bolacha Preta (CE)
Dia 06, sex, 12h30
A proposta da banda cearense Bolacha Preta é trazer as músicas das décadas de 1960 e 70 para o século XXI. Conectados com as possibilidades que as tecnologias trazem para o mercado da música nesse novo século, os membros da banda tramaram a gravação do primeiro videoclipe com base no trabalho colaborativo. 60min.

Rubber Soul (CE)
Dia 06, sex, 18h30 e 07, sáb, 17h
A mais antiga banda cover dos Beatles de Fortaleza, com quase vinte anos de existência, que preserva sempre o estilo dinâmico e uma performance descontraída em suas apresentações. 60min.

Plastic Noir (CE)
Dia 07, sáb, 12h30
A Banda traz na bagagem o pop das últimas décadas, mas, atentos à contemporaneidade, usam a nostalgia como ferramenta e a decadência urbana como inspiração. 60min.

Bazar Pamplona: Todo Futuro é Fabuloso (SP)
Dia 07, sáb, 15h30
Formada em 2004, a banda paulista Bazar Pamplona apresenta canções com doses de psicodelia, liberdade e bom humor. Na bagagem, o primeiro CD “À Espera das Nuvens carregadas” (2008) retoma a herança tropicalista e injeta doses de lirismo moderno na jovem cena musical brasileira. 60min.

Caco de Vidro (CE)
Dia 07, sáb, 18h30
Surgida na cena do Rock Brasil oitentista, a banda é uma das pioneiras em Fortaleza e apostava em repertório variado e autoral quando, em 2002, lançou o projeto de tributo ao Pink Floyd, que se estende até os dias atuais. 60min

Miguel Cordeiro (CE)
Dia 07, sáb, 14h
A essência é a mesma, mas o som de Miguel Cordeiro amadureceu: o quarteto nos convida a ouvir o cotidiano num ambiente universal sob uma visão intimista. Com a guitarra desligada, o violão e o violino embalam pensamentos e emoções que transcendem as ruas, as casas e os barzinhos. 60min.

Nenhum comentário: