segunda-feira, 2 de agosto de 2010

GRÁTIS

Programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza

DIA 25 – QUARTA
SEMANA DE ARTE URBANA BENFICA (SAUB) / AGOSTO DAS ARTES\\
Uma arte que se quer vista e sentida; que se pretende inquietante e politizada. Com vistas a provocar esses sentimentos e reflexões, o grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação promove, de 23 a 29 de agosto, a Semana de Arte Urbana Benfica (SAUB) / Agosto das Artes, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). A SAUB será uma intervenção prática e reflexiva no Bairro Benfica, integrando seus equipamentos culturais com outros pontos de cultura da cidade, como parte das ações de pesquisa do grupo em arte pública e em prol da luta pelo reconhecimento legal desse bairro como polo cultural.

Dessa forma, o Meio Fio vai ocupar ruas, bares, livrarias, espaços culturais e teatros, não só do bairro em questão, mas de vários pontos da Cidade; uma forma de expandir a percepção política e social do espaço público, de modo a criar, propor e promover práticas urbanas, culturais e artísticas não-convencionais, visando a encontrar novos modos de convivência, harmonia e habitação na metrópole.

Serviço
Semana de Arte Urbana Benfica (SAUB) / Agosto das Artes – De 23 a 29 de agosto, em vários lugares da Cidade. Aberto ao público. Mais informações: http://meiofiopesquisaacao.blogspot.com e (85) 8727.1851

PROJETO FEITO À MÃO\\
Um elogio ao fazer manual e artesanal. O Passeio Público está ampliando a sua ação cultural com mais um projeto, o Feito à Mão, que tem como objetivo a unir o fazer manual, as necessidades produtivas e de geração de renda. Com essa nova proposta, oficinas de instrumentos artesanais, bonecas de pano, cadernos artísticos, sonorização, montagem de equipamentos, pintura em tecidos, entre outras, são realizadas no meio da tarde, entre as árvores centenárias do Passeio. As oficinas acontecem todas as quartas-feiras, das 9h às 13h. Neste dia 25, oficina de “Noções básicas de sonorização e montagem de equipamentos” (módulo 1), com Emídio de Matos Braga.

Serviço
Projeto Feito à Mão – Todas as quartas-feiras, das 9h às 13h, Passeio Público – Rua Dr. João Moreira, s/n – ao lado da Santa Casa de Misericórdia - Centro.

QUARTA CULTURAL LGBT\\
O projeto Quarta Cultural LGBT, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), reúne uma programação cultural especial, com performance e shows musicais, entre outras atrações das diversas linguagens artísticas. O projeto é voltado para o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e simpatizantes e é realizado uma vez por mês sempre no Parque da Liberdade (Cidade da Criança), no Centro. Cada edição tem uma temática diferente de questões ligadas ao contexto do movimento nacional LGBT ou outros temas transversais, como o racismo e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em agosto, a Quarta Cultural LGBT acontece no dia 25, às 18h, no Parque da Liberdade.

Programação
DIA 25
18h – Abertura
18h30 – Espetáculo de dança “Female”
19h – Tambores de Safo
19h40 – Tributo a Cássia Eller com Helô Sales, Luanna Marley e Ana Célia
21h – Encerramento com Tambores de Safo

Serviço
Quarta Cultural LGBT – Dia 25, às 18h, no Parque da Liberdade/Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n – Centro)

DIA 26 – QUINTA
CUCA CHE GUEVARA\\
O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o CUCA Che Guevara, equipamento modelo da Prefeitura de Fortaleza destinado à integração e à formação de jovens de 15 a 29 anos, abriga um grande leque de atividades culturais, em diversas áreas. Toda quinta-feira, às 16h, é dia de Sessão Cineclube, com exibições de filmes de curta, média ou longa metragem, sempre aberto ao público em geral seguido de bate-papo. No mês de agosto, será realizada a Mostra Circuito Tela Verde, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente.

Serviço
CUCA Che Guevara: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará. Maiores informações: (85) 3237.4566 e programacaocucacheguevara@gmail.com.

QUINTA CULTURAL\\
Quinta-feira é dia de apreciar diversas linguagens artísticas em uma mesma noite e no mesmo espaço. É o projeto Quinta Cultural, que semanalmente faz do Mercado dos Pinhões, bem tombado pelo Município, o palco de todas as artes. Do lançamento de livros aos shows musicais; das projeções de ensaios fotográficos às perfomances; e dos debates aos espetáculos de dança, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Este mês, o Mercado dos Pinhões passou por uma reforma, mas as atividades da Quinta Cultural estão sendo retomadas.

Programação
DIA 26
18h30 – Apresentação de “A Dança Cênica na Região Nordeste”, pesquisa realizada por Ângela Sousa
20h – Espetáculo “A cadeirinha”, de Silvia Moura

Serviço
Quinta Cultural – Todas as quintas-feiras, a partir das 18h30, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli)

DIA 27 – SEXTA
SOL MAIOR\\
O projeto Sol Maior, que leva atrações diversas ao Passeio Público, recebe nesta sexta-feira a DJ Renata Dib (lounge music).

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro). A praça é a primeira da cidade a oferecer internet banda larga sem fio gratuitamente. O serviço está disponível para computadores portáteis que possuem adaptador wireless interno.

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show desta sexta é com Macaúba e Regional Mistura&Manda. O chorão José Felipe da Silva, o Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda e Waldir Azevedo.

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 20 show com Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 28 - SÁBADO
SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (21), a partir das 12h30, o violonista Rogério Lima. Amante da boa música brasileira, Rogério Lima apresenta em seu show toda a versatilidade e diversidade musical brasileira. O seu repertório foi montado a partir de suas experiências pessoais e profissionais. Rogério estudou música no Conservatório Alberto Nepomuceno e licenciou-se em música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalhou como concertista e é grande conhecedor do repertório violonístico brasileiro.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro). A praça também é a primeira da cidade a oferecer internet banda larga sem fio gratuitamente. O serviço está disponível para computadores portáteis que possuem adaptador wireless interno.

GIBITECA\\
A Gibiteca Municipal de Fortaleza, equipamento inserido dentro da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, é uma biblioteca segmentada, com acervo e programação voltada para o universo das Histórias em Quadrinhos, e, ao mesmo tempo, um lugar de convergência para os diversos públicos que interagem com essa forma de arte. Demanda do Orçamento Participativo (OP) 2006, a Gibiteca conta com um acervo de mais de três mil gibis de várias editoras. Em agosto, conta com uma programação especial.

No dia 28, das 14h às 15h30, a Gibiteca promove a palestra “Jogos na fronteira entre o real e o virtual”, com Glaudiney Mendonça, que falará sobre os jogos que estão extrapolando o universo virtual e passando a interagir com o mundo real, tecnologia batizada de Realidade Aumentada (consiste em misturar a realidade com elementos virtuais, usando uma câmera e um computador). Gludiney Mendonça possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará e coordenador do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC.

Serviço
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira/ Gibiteca Municipal – Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Informações: 3105.1299

BAIÃO ILUSTRADO\\ 14h30
A praça mais antiga e arborizada da Cidade, com seus monumentos, fontes, jardins, quiosque e vista para o mar, é o ponto de encontro de ilustradores, designers, publicitários, artistas plásticos e cartunistas cearenses, que se reúnem para trocar ideias, jogar conversa fora e, claro, manter o traço em dia. A reunião de amigos e apreciadores da arte da ilustração chama-se Baião Ilustrado, realizado sempre no último sábado do mês, a partir das 14h30. Em agosto, o encontro será no dia 28. O Baião Ilustrado é um evento realizado pelo grupo Coletivo Base, aberto ao público, e teve sua primeira edição realizada em novembro de 2009. Um dos diferenciais do Baião Ilustrado é a produção realizada na hora, em que as próprias conversas servem de inspiração para os desenhos.

Serviço
Baião Ilustrado – Encontro dia 28, no Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n – ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro). Aberto ao público.

CUCA CHE GUEVARA\\
O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o CUCA Che Guevara, equipamento modelo da Prefeitura Municipal de Fortaleza destinado à integração e à formação de jovens de 15 a 29 anos, abriga um grande leque de cursos e atividades culturais, em diversas áreas. Em agosto, o CUCA Che Guevara começa a implantar a programação permanente em seus espaços nas diferentes linguagens artísticas. Todas as atividades são gratuitas.

>> Terceiro Ato - O programa Terceiro Ato, voltado para acolher as produções em Artes Cênicas, privilegia espetáculos da cena teatral e da dança para que o público conheça a diversidade das produções locais em gêneros variados, como balé clássico, dança flamenca, dança contemporânea, teatro de bonecos e comédias, entre outros.
Todos os sábados de agosto às 18 horas, no Cineteatro.

>> Encontros Musicais - O programa Encontros Musicais recebe, a cada sábado, dois grupos que dialogam e trocam experiências. A cada semana, um gênero musical diferente: rock, reggae, samba rock, rap, hip hop.
Todos os sábados, às 19 horas, no Anfiteatro.

Serviço
CUCA Che Guevara: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará. Maiores informações: (85) 3237.4566 e programacaocucacheguevara@gmail.com.

DIA 29 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO\\
Um lanche fora de casa com ares bucólicos. A toalha xadrez vermelha no chão, bolos, sucos, frutas, sanduíches e a família reunida. Gostou da ideia? Que tal reunir a família e os amigos para um programa que, cada dia mais, é esquecido? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar.

E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade. O Passeio Público, com suas árvores centenárias, quiosque, bancos e chafariz, está aberto a mais essa troca afetiva e simbólica. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos. Neste domingo, a apresentação será do Circo escola do Bom Jardim, com palhaços, malabaristas, contorcionistas e espetáculos de equilíbrio.

Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.

PROJETO ENSAIO ABERTO \\
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança. Neste domingo, ensaio é da Confraria Carnavalesca Mundiça Alegre.

Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)

DOMINGO DA LIBERDADE \\
Todos os domingos é dia de dançar e tocar os ritmos do afoxé no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Religiosamente, o Afoxé Oxum Odolá ensaia no local, das 15h às 18h, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir). O Domingo da Liberdade, como o encontro foi batizado, é aberto a quem quiser dançar, cantar, tocar os instrumentos (agogôs, tantans, agbês e atabaques) e conhecer melhor o toque Ijexá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.

Serviço
Domingo da Liberdade - Ensaio aberto do Afoxé Oxum Odolá. Todos os domingos, das 15 às 18h, no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Maiores informações: (85) 8811.8798 e 8712.2873.

VIVA O CENTRO! DE BICICLETA\\
Todo último domingo do mês, o Centro de Fortaleza ganha vida nova com o passeio de bicicleta pelas ruas do bairro. Realizado pelo movimento Viva o Centro!, o passeio leva os ciclistas a circularem por espaços que contam a história de Fortaleza e do Ceará, com paradas em jardins públicos, praças, igrejas e equipamentos e instituições culturais. A concentração e a dispersão são no Theatro José de Alencar, que abriga também a Domingueira, com programação gratuita envolvendo atrações circenses, dança, música e teatro, além de visita guiada, a partir de 13h. A cada domingo, um novo percurso.

Programação
DIA 29
15h – Concentração;
16h - Início do passeio;
18h – Término do passeio, no Theatro José de Alencar

Serviço
Theatro José de Alencar - Praça José de Alencar, s/n – Centro
Serviço de aluguel de bicicleta a partir das 13h30. Aluguel: R$ 10,00 por bicicleta. Reserve antecipadamente por meio do e-mail pauloprobo@yahoo.com.br ou do telefone: 8788.1344. Observação: Menores de 16 anos só podem participar acompanhados dos pais ou responsáveis.

FORRÓ NO MERCADO\\
Todos os domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró pé-de-serra. Os shows começam às 19h e a entrada é gratuita, como todos os eventos realizados pela Prefeitura de Fortaleza. Em agosto, o Mercado dos Pinhões volta com sua programação normal, depois de uma reforma. E para celebrar a abertura desse patrimônio histórico e afetivo, o show será de Chico Pessoa.

Cantor e compositor paraibano, ele adotou Fortaleza como sua cidade natal, desenvolvendo, aqui, sua carreira artística. Autor de composições memoráveis, como “Sina De Caboclo”, “Tá na cara”, “Só falta você”, “Onde anda você”, “Final dos Tempos”, “Menino Lindo” e “Xodó safadinho”, já fez shows e gravou CDs com diversos artistas, muitos dos quais gravaram suas músicas, como Dominguinhos, Fagner, Elba Ramalho e Renato Borghetti.

Serviço
Forró no Mercado – Todos os domingos a partir de 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 30 - SEGUNDA
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA ARTE\\
O Laboratório de Pesquisa em História da Arte – Laphista está em pleno funcionamento. O Laphista é um grupo de estudos, com atividades práticas de pesquisa e de leitura dirigida, sob orientação da historiadora Carolina Ruoso, mestra em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-diretora da Galeria Antônio Bandeira, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Laphista busca promover o estudo, a pesquisa, a reflexão e a consciência crítica sobre a construção dos lugares de memória para as artes, bem como sobre a existência de uma escrita da história da arte no Ceará; e articular as relações entre arte, patrimônio e instituições. Os encontros do Laboratório são quinzenais e acontecem na Vila das Artes. As atividades desse mês são nos dias 2, 16 e 30, sempre a partir das 9h.

Serviço
Laboratório de Pesquisa em História da Arte – Laphista. Funcionamento na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Mais informações: (85) 3105.1358 e 3253.0377.

DIA 31 - TERÇA
ENCONTRO COM O ESCRITOR\\
Um encontro ao sabor das palavras. Momento de refletir sobre os caminhos da escrita e as artimanhas da leitura, do livro e da literatura. Esse é mote do projeto Encontro com o Escritor, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Este mês, o encontro será com o artista plástico e ilustrador de livros infantis Rafael Limaverde, que apresenta o livro “Pelos Caminhos de Nuestra América – Uma Pedalada Poética pelos Confins do Continente”, publicado pela Editora Littere. Neste dia 31, ele vai estar na Biblioteca Pública Dolor Barreira, às 14h.

Realizado mensalmente, o Encontro com o Escritor é itinerante, percorrendo várias bibliotecas municipais, e proporciona aos participantes um contato direto com um escritor ou ilustrador, permitindo uma troca de ideias entre um artista e seu público. Na conversa, o autor fala sobre sua trajetória artística e sobre o processo de criação de suas obras. No fim, há sorteio de livros. Os encontros têm entrada franca.

Serviço
Encontro com o Escritor Rafael Limaverde - Biblioteca Pública Dolor Barreira, às 14h (Av. da Universidade, 2572 – Benfica). Informações: 3105.1299

TERÇA NEGRA\\
A Terça Negra é um evento gratuito e tem o objetivo de dar visibilidade a manifestações artísticas, tradicionais e contemporâneas da cultura negra cearense. As apresentações da Terça Negra acontecem nas terças, sempre a partir das 18h. A programação é realizada no Parque da Liberdade (Cidade da Criança), no Centro. Urbanizado em 1890, o local recebeu o nome de Parque da Liberdade em referência à libertação dos escravos no Estado.

Neste dia 31, o projeto realiza uma homenagem à Conferência Mundial Contra o Racismo, à Discriminação, à Xenofobia e à Intolerância Correlata da África do Sul. O projeto Terça Negra é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), que atualmente faz parte da SDH e tem o objetivo de articular a política de direitos humanos no âmbito municipal, com atuação transversal a todos os órgãos da Prefeitura de Fortaleza.

Serviço
Terça Negra – Encontros quinzenais, no Parque da Liberdade/Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n – Centro). Informações: 3452.2355.

Nenhum comentário: