segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Escultor cearense Sérvulo Esmeraldo é tema de palestra no programa Troca de Ideias

A obra e a vida de um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional – o escultor, gravador, ilustrador e pintor cearense Sérvulo Esmeraldo (Crato, CE, 27/02/1929) – será tema da palestra intitulada “Os jogos espaciais de Sérvulo Esmeraldo”.

Com entrada franca, a palestra será ministrada pela professora-doutora e livre-docente em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Maria Belluzzo, dentro do programa de debates Troca de Ideias, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza e Cariri.

No CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), a palestra acontecerá na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, às 18h30; e no CCBNB-Cariri (rua São Pedro, 337 – Centro – fone: (88) 3512.2855), em Juazeiro do Norte, no próximo dia 3 (sexta-feira), também às 18h30.

Através da exposição individual “Ocupação do Espaço”, Sérvulo Esmeraldo reúne um conjunto significativo de seus trabalhos nos CCBNBs-Fortaleza e Cariri, nos quais estão em curso idéias nascidas na década de 1980, mas que agora ganharam novas concreções. No CCBNB-Cariri, a exposição continua em cartaz até o próximo dia 4 (sábado).

Organizadas pela curadora Dodora Guimarães, as duas exposições fazem jus à integridade desse importante artista, que voltou a trabalhar em Fortaleza, depois de morar muitos anos no exterior.

As obras de Sérvulo guardam sinais de seu extenso percurso – do traçado gráfico à escultura construída em espaço urbano. Dão testemunho da melhor tradição da escultura contemporânea feita por artistas brasileiros, que revela ágil pensamento visual, abreviado e compacto, próprio do artista gráfico, e a índole do escultor que submete sua obra ao ambiente.



Sérvulo Esmeraldo, obra e vida


Sérvulo Esmeraldo é um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional. Seu rigor geométrico-construtivo e sua disciplina criativa colocaram seu nome em destaque a partir da década de 1950, e, através deste renome internacional, o artista luta continuamente pela divulgação da arte nordestina e pela renovação artística do seu Estado.

Nascido no Crato em 27 de fevereiro de 1929, aos 18 anos Sérvulo vai para Fortaleza, onde toma contato com os artistas da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), como Inimá de Paula, Aldemir Martins e Antônio Bandeira, além de receber orientação de Jean Pierre Chabloz.

Neste período, realiza xilogravuras com inspiração na gravura popular, de formas puras e em preto e branco, que aos poucos vão sofrendo influências de Goeldi – em especial a partir de 1951, quando se transfere para São Paulo e toma contato, através de Aldemir Martins, com Sérgio Milliet, Bruno Giorgi, Lívio Abramo e com o próprio Oswaldo Goeldi.

Em 1957 realiza uma individual no MAM e, no ano seguinte, parte para Paris como bolsista do governo francês, onde estuda litogravura com Johnny Friedlander e frequenta o ateliê da Escola de Belas Artes de Paris.

A partir daí a obra de Esmeraldo vai tomando uma feição mais abstrata e se afasta das influências nordestinas. O figurativismo de formas puras dá lugar a um concretismo consciente e estudado, e a escultura predomina sobre a gravura.

Segue as idéias de Van Doesburg e da Bauhaus, e seus elementos são, quase invariavelmente, a reta, o ângulo, o preto e o branco, resultado também de sua experiência gráfica. Muitas delas são desmontáveis, permitindo uma interação e a recriação da obra pelo espectador.

Durante os anos 1960, o artista vai se integrando à Escola de Paris, fazendo apenas visitas esporádicas ao Brasil. Sempre preocupado com a escultura, realiza experiências com arte cinética que resultam, em 1975, nos ‘Excitáveis’ – caixas cobertas de acrílico que podemos chamar de quadros-objetos, dentro dos quais elementos móveis respondiam à eletricidade estática gerada ao se friccionar a tampa.

Em 1977, Sérvulo volta ao Brasil decidido a promover a divulgação da arte contemporânea em seu Estado, particularmente em Fortaleza - e para isso vai usar sua própria obra, espalhando suas esculturas pelos prédios da cidade, fazendo uma articulação entre arquitetura e escultura que pode ser sentida em toda a cidade. A linearidade e a crescente monumentalidade de suas esculturas ganham as ruas e vão aos poucos se integrando ao meio de forma consciente - o artista passa a realizar esculturas que interagem com o vento, a água e o sol.

Sérvulo Esmeraldo contribuiu não só para a divulgação da arte brasileira no exterior - tendo fundado o Museu de Gravura no Crato, em 1956, introduziu Mestre Noza no livro Via Sacra, ensaio sobre a gravura nordestina, e publicou ainda o estudo L’imagirie Populaire au Brésil - como para trazer a arte contemporânea de todo o mundo para sua cidade. Foi o organizador das Exposições Internacionais de Esculturas Efêmeras, em 1986 e 1991, da qual participaram muito artistas nacionais e internacionais, que mandavam seus projetos para serem montados aqui, em geral com materiais baratos, e desmontados depois da mostra, o que possibilitava baixo custo. (*)

(*) Texto de Cassandra de Castro Assis Gonçalves [bolsista IC-FAPESP] e Profa. Dra. Daisy Peccinini de Alvarado [orientadora MAC-USP]






Núcleo de Formação do Dragão do Mar Educativo divulga cursos e oficinas para o mês de setembro


Entre o movimento e a imagem. O Núcleo de Formação do Dragão do Mar Educativo divulga o calendário de oficinas para o mês de setembro. Nessa rodada, composta de seis oficinas, o Núcleo privilegia audiovisual e dança. Entre os ministrantes, três vem de outros estados do País.

A professora do curso de Educação Física e Artes Cênicas da Faculdade Social da Bahia, Márcia Santiago, ministra a oficina Cinesiologia Aplicada à Dança. Márcia é especializada em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia e diretora do Estúdio Physio Pilates Vilas do Atlântico, em Salvador.

Os encontros acontecerão de 15 às 17 horas, entre os dias 13 e 17 de setembro, no Sesc/Senac Iracema. A atividade é voltada a bailarinos, professores de dança e profissionais da área da saúde, com alguma experiência na área de dança.

Também entre 13 e 17 de setembro, acontecerá no Alpendre a Residência Dançando com nossas urgências (ou sobre uma poética autocoreográfica), ministrada por Ricardo Marinelli (SC). O objetivo da oficina-laboratório é explorar estratégias para ampliar e desenvolver o potencial criativo e perceptivo do artista interessado em dança, corpo e movimento. Martinelli propõe investigar metodologias para diferentes processos de criação de coreografias.

A seleção para essa oficina será realizada mediante apresentação de currículo. Os encontros dessa oficina acontecerão de 14 às 17 horas, tendo como público-alvo performers, bailarinos, coreógrafos e intérpretes-criadores em dança. O ministrante, Ricardo Marinelli é artista, pesquisador e produtor em arte contemporânea.

A oficina Dançando com maiores de 50 será ministrada entre os dias 20 e 24 de setembro pela professora de Dança Contemporânea Eliana Madeira. A atividade tem como objetivo despertar o desejo de se movimentar além dos condicionamentos do cotidiano e das limitações da idade, gerando autonomia e bem-estar.

Os encontros acontecerão entre 15 e 17 horas, no Sesc/Senac Iracema, e são direcionados a mulheres e homens com mais de 50 anos. Eliana Madeira é graduada em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pós-graduada em Dança Elementar em Colônia, na Alemanha.

Entre 21 e 24 de setembro, Marcelo Ikeda ministra a oficina Introdução à Crítica Cinematográfica. De cunho teórico, a atividade contempla o papel e os lugares da crítica cinematográfica na atualidade. Os alunos poderão exercitar a veia crítica, ao fim da oficina, redigindo material sobre uma produção local. As aulas acontecerão no Alpendre, entre 15 e 18 horas.

O público-alvo desta atividade são pessoas interessadas em cinema, com alguma experiência no ofício da crítica. Para essa oficina, é necessária a apresentação de currículo. O ministrante, Marcelo Ikeda, é professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), e mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O coreógrafo Fauller ministra, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, a oficina Residência Corpo: Abrigo da Cidade. Mediante apresentação de currículo, podem se inscrever performers, bailarinos, coreógrafos e intérpretes-criadores em dança. As aulas serão no Sesc/Senac Iracema, das 14 às 17 horas.

A oficina articula estruturas coreográficas e o uso de equipamentos digitais (como câmeras e celulares) para pensar a relação entre dança e imagem. Fauller é diretor da Companhia Dita de dança, e atua desde 1999.

As possibilidades de realização audiovisual a partir da literatura estão no foco do realizador Fred Benevides, que ministra a oficina Transcriações: leitura e escuta, entre 27 de setembro e 1º de outubro. A atividade, de caráter teórico-prático, acontecerá no Sesc/Senac Iracema, de 14 às 17 horas. O público-alvo consiste em interessados em geral, com alguma experiência na área.

Fred Benevides é graduado em Comunicação Social pela UFC e formado pela Escola de Audiovisual de Fortaleza. Ministra cursos de formação em audiovisual.

Serviço

Inscrições

Para se inscrever, envie email para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br com nome completo, endereço, telefone e o nome da oficina que deseja se inscrever. Atente para a obrigatoriedade de currículo para algumas das oficinas. Informações: (85) 3254.6791


Oficinas

Cinesiologia aplicada à Dança, com Márcia Santiago (BA)
25 vagas
Sesc/Senac Iracema
13 a 17/9 – 15 às 17 horas

Residência Dançando com nossas urgências (ou sobre uma poética autocoreográfica), com Ricardo Marinelli (SC)
20 vagas
Alpendre
13 a 17/9 - 14 às 17 horas

Dançando com maiores de 50, com Eliana Madeira (RJ)
20 vagas
Sesc/Senac Iracema
20 a 24/9 – 15 às 17 horas

Introdução à Crítica Cinematográfica, com Marcelo Ikeda
20 vagas
Alpendre
21 a 24/9 – 15 às 18 horas

Residência Corpo: Abrigo da Cidade, com Fauller
20 vagas
Sesc/Senac Iracema
27/9 a 1/10 – 14 às 17 horas

Transcriações: leitura e escuta – Módulo I /Roteiro, com Fred Benevides
20 vagas
Sesc/Senac Iracema
27/9 a 1/10 – 14 às 17 horas

Endereços

Alpendre
Rua José Avelino, 495 - Praia de Iracema

Sesc/Senac Iracema
Rua Boris, 90C - Praia de Iracema

Sobre a divulgação das oficinas

A divulgação das oficinas promovidas pelo Núcleo de Formação acontece de acordo com a confirmação das mesmas, sendo atualizada no blog do Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (www.formacaodragaodomar.blogspot.com).







Projeto Chá de Palavras recebe Andrea Bardawil


O encontro será na próxima segunda, dia 30, às 17h, na Dolor Barreira


Um fim de tarde rodeado de livros, ao sabor de chá e biscoitos. É nesse clima e unindo esses elementos que o projeto Chá de Palavras leva à Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira momentos descontraídos de reflexão sobre a literatura e o fazer literário. No menu, escritores, poetas, ilustradores, professores, músicos, cineastas, diretores, atores, ou seja, artistas da palavra. Eles batem um papo com o público sobre sua trajetória e sua relação com a linguagem, ultrapassando os limites didáticos da Literatura e buscando relacioná-la com outras formas de dizer, de pensar, de ser.

Em agosto, o Chá de Palavras será realizado no dia 30, a partir de 17h, com a coreógrafa Andréa Bardawil, que é diretora da Cia. de Arte Andanças e uma das integrantes do Alpendre - Casa de Arte, Pesquisa e Produção. O tema da conversa é “Dança, palavra e construção poética”. Andrea conversa com o público sobre as relações entre as poéticas da literatura e da dança, através de um diálogo sobre seus trabalhos que tiveram inspiração em obras literárias, abordando também essa experiência no contexto geral da dança cearense.

O projeto Chá de Palavras é uma das ações da política municipal para a Literatura, o Livro e a Leitura desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). A proposta é intensificar o fluxo de leitores para a casa do saber, a Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira com uma programação diversificada. Com um acervo de mais de 15 mil títulos catalogados, além de espaços como a gibiteca e o setor Braile, a Dolor Barreira funciona como um espaço sociocultural que amplia as experiências de aprendizagem, formando leitores cidadãos.

Serviço
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira – Av. da Universidade, 2572 – Benfica
Informações: 3105-1299 ou 3105-1358.









Fóruns Permanentes de Cultura reúnem-se até 3 de setembro

A pauta das reuniões é o Conselho Municipal de Política Cultural

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), dá início a um novo momento do processo eleitoral dos representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural. De 23 de agosto a 3 de setembro, serão instalados os Fóruns Permanentes de Cultura por toda a cidade para aprofundar o debate sobre o órgão e apresentar os candidatos que irão concorrer nas eleições do Conselho marcadas para o período de 15 a 21 de setembro. Os fóruns são abertos a todos os artistas e cidadãos interessados em tomar parte das eleições e participar da construção de uma nova política cultural para Fortaleza.

Nesta etapa que antecede as eleições do Conselho, são convocados os fóruns das linguagens e segmentos artísticos que já atuam regularmente na cidade, no entanto eles ficam abertos a quaisquer pessoas que queiram participar das discussões. O fórum das Artes Visuais será o primeiro a se reunir. A reunião acontece no dia 23, às 19h, no Museu da Imagem e do Som. Em seguida, reúnem-se Produtores Culturais, Música, Cultura Tradicional Popular, Organizações Culturais Não Governamentais, Dança, Literatura, Fotografia, Audiovisual e os participantes das Regionais.

Já no momento após as eleições, os fóruns atuarão em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural para discussão e avaliação das políticas e ações culturais de Fortaleza. E também para formular junto às Secretarias Executivas Regionais e segmentos culturais organizados planos específicos que incluam questões referentes à gestão, memória, formação, capacitação, divulgação, exibição, incentivo, pesquisa, intercâmbio, organização, descentralização, geração de renda, acesso aos bens culturais, parcerias, entre outras.

Candidatos ao Conselho

Também no período de 23 de agosto a 3 de setembro, os candidatos a uma vaga no Conselho Municipal de Política Cultural podem registrar sua candidatura na Secultfor. Os requisitos exigidos são estar inscrito no Cadastro Cultural e ter tido a sua inscrição habilitada. Para o registro, os candidatos devem comparecer à Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro) e preencher um documento de solicitação de inscrição e uma declaração de não ser detentor de cargo comissionado na Prefeitura de Fortaleza.



FÓRUNS PERMANENTES DE CULTURA


Calendário

Artes Visuais
Dia 25/08 (quarta-feira), às 19h, no Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410 – Aldeota)

Produtores Culturais
Dia 26/08 (quinta-feira), às 17h, na Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

Música
Dia 27/08 (sexta-feira), às 10h, na Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

Cultura Tradicional Popular
Dia 28/08 (sexta-feira), às 16h, na Casa Juvenal Galeno (Rua General Sampaio, 1128 – Centro)

Organizações Culturais Não Governamentais
Dia 30/08 (segunda-feira), às 17h, na Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

Dança
Dia 30/08 (segunda-feira), às 14h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)

Literatura
Dia 31/08 (terça-feira), às 18h30, na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Fotografia
Dia 31/08 (terça-feira), às 19h, no Ifoto (Rua Gonçalves Ledo, 307 – Centro)

Audiovisual
Dia 01/09 (quarta-feira), às 19h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)

Regionais
Dia 02/09 (quinta-feira), às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro

Mais informações: 3105-1358 ou 3105-1130










III Seminário LEME & III Mostra LEME de Fotografias e Filmes Etnográficos

Nos dias 26,27 e 28 de agosto estará ocorrendo o III Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos e III Mostra LEME de Fotografias e Filmes Etnográficos, no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará.

O Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME) constitui-se como espaço de interlocução e pesquisa para investigadores preocupados com os processos de mobilização dos grupos étnicos da região Nordeste, tanto indígenas como quilombolas, suas formas de interação social e suas perspectivas de desenvolvimento.

Nos últimos dois anos, o Laboratório realizou dois seminários. O I Seminário do LEME e I Mostra de Fotografias e Filmes Etnográficos - Indígenas e Quilombolas: perspectivas cruzadas aconteceu em junho de 2008 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Em maio de 2009, realizou-se o II Seminário do LEME e II Mostra LEME de Fotografias e Filmes Etnográficos, no Museu da Imagem e Som (MISA), em Maceió- AL, temática foi Movimentos Étnicos e Sociais: sua Relevância para Contextos Contemporâneos.

Este ano, em Fortaleza, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), o III Seminário e III Mostra do LEME trazem o seguinte tema: Mobilizações Étnicas, Políticas Públicas e o Reconhecimento de Direitos Culturalmente Diferenciados num Mundo Globalizado.







GRUPO DE ESTUDOS


Encontro do Laboratório de Pesquisa em História da Arte

O Laboratório de Pesquisa em História da Arte – Laphisa é um grupo de estudos com atividades práticas de pesquisa e de leitura dirigida sob a orientação da historiadora Carolina Ruoso, mestra em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPPE). O grupo tem se reunido quinzenalmente na Vila das Artes para refletir sobre a construção dos lugares de memória para as artes e a existência de uma escrita da história da arte no Ceará. Em Agosto os encontros acontecem dia 16, próxima segunda, e no dia 30, sempre das 9h ás 12h.







DEBATES INCALCULÁVEIS

Shakespeare no universo audiovisual – da fidelidade à adaptação intercultural é tema do Debates Incalculáveis na próxima segunda

O teatro e a figura de William Shakespeare são presenças constantes na produção audiovisual desde fins do século XIX, quando a primeira película shakespeariana foi realizada. Nos dias atuais suas obras se reproduzem no audiovisual, em programas de TV, internet, games e até aplicativos de telefonia móvel. Pensando nisso, o Debates Incalculáveis de Agosto que acontece na próxima segunda (16) às 18h30, na Vila das Artes, vai refletir Shakespeare no universo audiovisual – da fidelidade à adaptação intercultural. O convidado do mês é o pesquisador Marcel Vieira, professor do Curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará e doutorando do em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. O encontro é aberto ao público.







Até 16 de agosto estão abertas as inscrições para as oficinas da IX Feira da Música de Fortaleza

O público interessado em participar da programação de oficinas da IX Feira da Música de Fortaleza pode se inscrever gratuitamente até 16 de agosto. Através do site da Feira, cada participante deverá cumprir a inscrição online. O número de vagas respeita a limitação de cada espaço onde as atividades serão realizadas

A IX Feira da Música de Fortaleza (CE) abre inscrições para o público interessado em participar das oficinas do Encontro Internacional da Música. Através do site da Feira, cada participante deverá cumprir a inscrição online até 16 de agosto. As vagas serão limitadas de acordo com a capacidade dos espaços onde serão realizadas as atividades. Siga o passo a passo:

1 – Acesse a ficha de inscrição da oficina do seu interesse, clicando aqui: http://www.feiradamusica.com.br/programacao/encontro-internacional-da-musica/oficinas/

2 – Preencha todos os campos corretamente, de forma clara e objetiva;

3 – Ao terminar o preenchimento da página, clique em continuar.

4 – Ao final, clique em enviar e verifique o aviso de envio concluído com sucesso.

O encontro é a divisão da Feira que reúne oficinas, workshops, aulas-espetáculo, lançamentos (incluindo CDs, DVDs, livros e demais publicações). As atividades promovem capacitação e trazem reflexões necessárias à compreensão dos rumos da cadeia produtiva da música. Em 2010, o Encontro Internacional estréia nos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde pela primeira vez, em nove edições, a Feira da Música de Fortaleza concentra a maior parte de sua programação.

Este ano, a organização da Feira da Música sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente. Endossando a idéia, a Feira sediará o Congresso Fora do Eixo Nordeste e receberá convidados que representam o diálogo entre o mercado nacional e o latino.

A Feira é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc) em parceria com o Sebrae (CE). Em 2010 conta com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, incentivo do Sistema Estadual de Cultura e apoio do Ministério da Cultura.

Serviço – IX Feira da Música de Fortaleza (CE). De 18 a 21 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). A programação terá início todos os dias a partir das 15h. Acesso gratuito. Info.: (85) 3262.5011 – www.feiradamusica.com.br








Centro Dragão do Mar promove o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas”

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre inscrições para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas”, que será realizado de 3 a 7 de agosto, das 8h às 17h30, no Teatro Dragão do Mar. As inscrições podem ser feitas pelo: www.dragaodomar.org.br.

Por meio do seminário, o Dragão do Mar Educativo amplia suas ações de formação em arte e cultura com a implantação do Núcleo de Formação. Esse núcleo vai realizar nove seminários críticos até dezembro, abarcando diferentes linguagens artísticas: fotografia, música, audiovisual, teatro, dança, literatura e artes visuais.

Entre os nomes confirmados para participar em agosto do seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas” citamos Suely Rolnik (SP), Miguel Chikaoka (PA), José Fernando Peixoto (SP), Beatriz Cerbino (RJ), Tiago Gomes (RJ), Lúcia Matos (BA), Raul Antelo (SC), Ricardo Aleixo (MG), Henry Burnett (SP), Claudia Saldanha (RJ) e Ana Maria Tavares (RJ).

O seminário conta ainda com a participação de nomes do Ceará como Daniel Lins, Beatriz Furtado, Rosa Primo, Gil Brandão, Silas de Paula, Paulo Amoreira, Gilberto Machado, Carlos Velazquez, Fernanda Coutinho e Elvis Matos.

Serviço:
Período de inscrições para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas
Até 02 de agosto
Inscrições: http://www.dragaodomar.org.br/aief_2010.php
Informações: (85)3254-6676

Nenhum comentário: