segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CONCURSOS, PROMOÇÕES, EDITAIS

Ilha de Toque Toque Boutique Hotel realiza concurso para preservação da Mata Atlântica

O concurso será desenvolvido junto aos seguidores do hotel no Twitter (@saiadousual), mas qualquer um pode participar.

O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel (ITTBH) realiza um concurso cultural para premiar a melhor resposta para a pergunta “Como você pode ajudar a preservar a Mata Atlântica?” A Idéia do empresário Edson Costamilan Pavão, sócio-proprietário do hotel, é incentivar a preservação da Mata Atlântica, uma importante reserva natural do litoral brasileiro, mas que sofre com o descontrole da ocupação em sua área. O ITTBH está situado em uma área da floresta entre Maresias e Toque Toque Grande, no litoral norte de São Paulo.

“O concurso é uma forma de ampliar a discussão de idéias ou ações para preservar o que resta da mata atlântica. Nosso empreendimento está localizado em sua área e sabemos que nossos amigos, clientes e seguidores tem propostas que, usadas adequadamente, podem contribuir na manutenção da fauna e flora”, afirma Pavão. O autor da melhor resposta votada pela comissão julgadora, de acordo com sua classificação, receberá como prêmio: estada de 3 noites com acompanhante em Suíte Charme, com café da manhã. O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel entrará em contato com os vencedores, via e-mail, de acordo com os dados informados no ato da inscrição, até o dia 20 de Outubro de 2010.

O concurso é aberto a qualquer pessoa residente em território nacional. Para participar é necessário ter idade superior a 18 anos. Para concorrer o interessado deve criar o seu perfil no Twitter e seguir o Ilha de Toque Toque no www.twitter.com/saiadousual. Também é possível obter informações da promoção no Facebook do ITTBH (endereço). Tão logo seja seguidor do hotel no Twitter, o candidato deverá preencher o cadastro no site www.ilhadetoquetoque.com.br e enviar ao Ilha de Toque Toque - através da mesma página - uma mensagem de até 250 caracteres com a resposta à pergunta. Veja o regulamento

O período para inscrição das frases/respostas vai de 01 de Setembro até as 23h59m59s do dia 30 de Setembro de 2010. Cada participante pode enviar uma única frase que não poderá ser modificada depois do envio. Ela deve ser inédita e independente, não tendo sido exibida em outros concursos e/ou publicada ou utilizada comercialmente, sob pena de desclassificação.

Os nomes dos vencedores do concurso serão divulgados no dia 15 de outubro de 2010 no site www.ilhadetoquetoque.com.br. Importante ressaltar, porém, que o concurso é de caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vinculado à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, nos termos da Lei 5.768/71 e do Decreto n° 70.951/72.









Secultfor abre inscrições para o Edital de Pré-Carnaval 2011

Os interessados podem se inscrever até 20 de setembro

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), abriu inscrições para o Edital de Pré-Carnaval 2011. Serão selecionados 50 blocos que irão receber, cada um, o valor de R$ 6 mil, totalizando um investimento do orçamento municipal de R$ 300 mil. Esse é o quatro edital de apoio ao pré-carnaval de rua de Fortaleza e o objetivo é fomentar essa manifestação popular e democratizar, de forma transparente, o acesso aos recursos públicos.

Serão selecionados projetos que reúnam grupos de brincantes realizadores de cortejos pelas ruas ou praças de Fortaleza, fantasiados ou não, que desfilem ao ritmo de samba, frevo ou marchinhas carnavalescas e utilizem instrumentos de sopro, metais ou percussão. Podem se inscrever pessoas físicas, maiores de 18 anos, que morem em Fortaleza há pelo menos dois anos, ou pessoas jurídicas, de natureza cultural, sem fins lucrativos, que atuem em Fortaleza há pelo menos dois anos.

Para participar, os blocos de pré-carnaval de rua devem ter como local de concentração e desfile espaços públicos como praças, parques, ruas ou avenidas; ter desfilado, no mínimo, dois dias no pré-carnaval de Fortaleza em anos anteriores; ter um público superior a 200 pessoas em cada apresentação; utilizar banda de sopro e metais, charanga e/ou bateria fundamentada em ritmos de raiz; zelar pelo espaço público, respeitando a legislação municipal, com relação a horário, volume de som e preservação do patrimônio público e do meio ambiente; ter locais de concentração e desfile que não incluam escolas, hospitais, postos de saúde e locais de cultos religiosos; utilizar, no máximo, dois carros de som ou apoio com altura máxima de três metros; e o nível máximo de pressão sonora deverá ser de 98 decibéis, mensuráveis a três metros de distância.

As inscrições serão feitas por meio de formulário padronizado, fornecido pela Secultfor e disponibilizado no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br) ou no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura). O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido, de forma legível, em três vias, assinadas pelo representante legal, com as identificações estipuladas pelo edital e um projeto técnico. Além disso, é preciso entregar também cópias dos documentos exigidos. A proposta deverá ser entregue na Secultfor até 20 de setembro de 2010, de 9 às 12h e de 14h às 17h, em envelope lacrado ou encaminhado através dos Correios por meio de correspondência registrada, com “Aviso de Recebimento”, sendo somente aceitos os projetos cujo registro de postagem esteja datado até o dia 20 de setembro.

A seleção dos projetos será feita em duas etapas. Na primeira, as propostas previamente habilitadas serão avaliadas por uma comissão de seleção composta por um técnico da Secultfor e dois representantes da sociedade civil. A comissão emitirá parecer técnico e pontuará todas as propostas. As 50 mais bem pontuadas estarão selecionadas. No julgamento dos projetos, a comissão levará em conta diversos critérios, entre eles o caráter inovador do projeto, envolvimento da comunidade, utilização de fantasias e adereços, coerência do cronograma e clareza do projeto.

A segunda etapa é de habilitação jurídica e fiscal, em que os projetos serão analisados juridicamente. Nessa etapa, é conferida toda a documentação apresentada e verificado se os representantes legais dos projetos estão adimplentes em contratos e convênios com a Prefeitura de Fortaleza. O resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do Município e divulgado no portal da Prefeitura e no site da Secultfor, em data a ser informada posteriormente.



Pré-carnaval

O pré-carnaval de rua de Fortaleza é uma manifestação tradicional que mobiliza toda a comunidade local, por meio dos blocos, que são instituições organizadas, e das brincadeiras espontâneas, fortalecendo as raízes culturais e estimulando a criação artística do fortalezense. É considerado um dos maiores eventos populares da Cidade. A Prefeitura de Fortaleza apoia a festa desde 2005, tendo lançado em 2007 o primeiro edital de pré-carnaval da Cidade, com um investimento de R$ 247,5 mil e apoio a 45 blocos. Nos três anos seguintes, o valor destinado ao fomento à festa foi de R$ 300 mil em cada ano, premiando 50 blocos anualmente.



Serviço:

Edital de Pré-Carnaval 2011

Disponível no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br) ou no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura).

Inscrições até 20 de setembro.

Informações na sede da Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 04 – Centro) ou através do telefone (85) 3105.1490.








Frajo promove concurso cultural com perfumes Ferrari


"Assista a Fórmula 1 com Ferrari Perfumes” é o tema do concurso cultural promovido pela Frajo Internacional de Cosméticos – distribuidora dos perfumes Ferrari no Brasil - que oferece ao primeiro colocado dois ingressos para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em local privilegiado do autódromo de Interlagos, incluindo entrada para os treinos classificatórios, além de hospedagem no hotel Ibis São Paulo Morumbi, no período de 5 a 8 de novembro de 2010.

Para participar, os interessados devem inscrever-se gratuitamente no site www.gpferrari.com.br, entre 1º de setembro e 12 de outubro de 2010, preencher o cadastro e anexar uma foto de sua autoria que sirva de resposta à pergunta: “Como eu represento meu amor pela minha fragrância favorita de Ferrari?”. O concurso é válido em todo o território nacional e está aberto aos participantes maiores de 18 anos ou a menores devidamente autorizados por seus responsáveis.

As fotos enviadas ficarão expostas no site promocional e serão julgadas por uma comissão formada por representantes da Frajo Internacional de Cosméticos e da Nação Interativa, agência de marketing digital responsável pela operacionalização da campanha, considerando originalidade, criatividade e adequação ao tema proposto. Além do primeiro colocado, também serão premiados o segundo colocado, com uma réplica da Ferrari Enzo, escala 1:7, com controle remoto, e o terceiro colocado, com um kit Ferrari Perfumes contendo uma fragrância e um brinde oficial.
A divulgação dos resultados será feita pelo site http://www.gpferrari.com.br até o dia 25 de outubro de 2010.

As fragrâncias Ferrari são distribuídas no Brasil com exclusividade pela
Frajo Internacional de Cosméticos.
Telefone de Atendimento ao Consumidor: 0800-7733450
www.frajo.com.br






Defesa da Vida é tema de concurso de vídeo da VIII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

“A vida é uma oportunidade, é uma riqueza preciosa”. “A vida é um combate diário, um desafio, um mistério, a vida é tragédia e aventura”. “A vida é maravilhosa, aproveite-a e defenda-a”. Esses são pensamentos e ideologias da missionária Madre Tereza de Calcutá, reconhecida mundialmente por ser uma das influências mais significativas para a construção de uma sociedade mais solidária e pacífica. Pela sua trajetória e pela sua mensagem de paz, Madre Tereza será homenageada pela 8ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, como tema do Concurso de Curtas-Metragens.

Pelo quarto ano consecutivo, a curadoria da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental amplia as ações da Mostra e busca envolver o público por meio da pesquisa, reflexão e construção de produtos como o Concurso de Curtas Metragens, que será destinado a profissionais e amadores de todo o País. O objetivo é estimular habilidades artísticas dos indivíduos por meio das artes visuais, dinamizando e ampliando a programação da Mostra, que irá acontecer de 17 a 22 de agosto, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza (CE). Para participar, o candidato deverá solicitar a ficha de inscrição por e-mail para viadecomunicacao@gmail.com, produzir o vídeo e postá-lo no YouTube até o dia 13 de agosto.

Os curtas deverão ter no máximo cinco minutos de duração e abordar o tema “A vida é VIDA, defenda-a”, baseado no poema “A Vida”, escrito pela missionária homenageada. Cada participante poderá produzi-lo e editá-lo com a utilização de qualquer programa ou meio de gravação, desde que esteja de acordo com o tema proposto. Materiais de teor ofensivo (pornográficos, linguagem chula, palavrões ou apologia à violência), ou qualquer tipo de plágio serão eliminados automaticamente. O candidato poderá inscrever quantos vídeos desejar.

O júri do concurso será formado por três membros, os respectivos representantes da agência AD2M Engenharia de Comunicação, da Agência Boa Notícia e da Casa Amarela Eusélio Oliveira, que realizarão a seleção de três dos melhores vídeos que estejam de acordo com as exigências especificadas acima. Os classificados serão exibidos de 17 a 22 de agosto, em um estande localizado no jardim do Theatro José de Alencar. Serão distribuídas cédulas de votação para o público visitante, que serão depositadas em uma urna, realizando um julgamento de caráter popular, durante todo o período da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. O resultado final será postado no dia 23 de agosto, no site da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, e o prêmio de uma câmera filmadora será entregue em uma solenidade que será realizada no dia 25 de agosto, em local a ser comunicado durante o evento.

O Concurso de Curtas-Metragens é uma promoção da Associação Estação da Luz, uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve Projetos Sociais nas áreas de educação, cultura, inclusão social, esporte e lazer, dentre eles, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, evento de cunho beneficente, nacionalmente conhecido por seus resultados culturais e sociais positivos durante todas as edições.

Cronograma do concurso
13/08 – Prazo final para envio da ficha de inscrição para o e-mail viadecomunicacao@gmail.com e postagem dos vídeos no YouTube. (*não serão aceitas as inscrições feitas a partir das 00:01 do dia 14/08);
14 e 15/08 – Avaliação dos vídeos postados pela comissão julgadora da VIII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental;
16 a 22/08 – Veiculação dos três vídeos aprovados no site www.teatrotranscendental.com;
17 a 22/08 – Exposição dos três vídeos aprovados e período de votação popular no jardim do Theatro José de Alencar;
23/08 – Divulgação do resultado do concurso no site www.teatrotranscendental.com;
25/08 – Premiação do vídeo vencedor.

VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental
Dia: 18 a 22 de agosto de 2010
Local: Theatro José de Alencar
Ingresso individual: 1 livro não-didático + 2 Kg de alimento não-perecível
Pontos de troca: Shopping Benfica, Shopping Aldeota, Shopping Iguatemi, North Shopping e Via Sul Shopping.
Mais informações: (85) 3260. 5140 / Site: www.teatrotranscendental.com







Abertas inscrições para os editais de Música e Culturas Tradicionais Populares


Por meio dos editais, a Prefeitura de Fortaleza irá selecionar 85 projetos que serão apoiados com um total de R$ 710 mil

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), abriu inscrições para projetos em mais duas linguagens artísticas dos Editais das Artes 2010. A partir de hoje, dia 12, propostas relacionadas à Música e às Culturas Tradicionais Populares podem ser inscritas conforme as orientações de cada edital. Ambos estão disponíveis para consulta no portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br) ou no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura). Juntos, os dois editais oferecem R$ 710 mil para apoiar a realização de 85 projetos, em diversas categorias.



O edital de Música irá premiar um mínimo de 26 projetos em cinco diferentes categorias. São elas: produção de eventos musicais, formação musical, manutenção de grupos musicais, registro de obra musical e incentivo à circulação. Essa última categoria é a grande novidade desse edital e irá contemplar projetos de circulação regional ou nacional de grupos e/ou artistas solo com o objetivo de difundir o trabalho dos músicos locais fora do Estado, estreitar relações culturais e comerciais e incentivar a produção de música local. Os projetos selecionados nas diversas categorias do edital receberão um investimento total de R$ 350 mil.



Já o edital de Culturas Tradicionais Populares irá premiar até 59 projetos relacionados às manifestações culturais populares e ao desenvolvimento de ações de celebração do Dia Nacional da Consciência Negra e de atividades ligadas ao segmento do humor. As categorias são formação, circulação e manutenção de grupos. Os projetos destinados ao segmento ações de celebração do Dia Nacional da Consciência Negra farão parte da categoria “Semana Nacional da Consciência Negra” e tais projetos podem envolver atividades culturais, shows, palestras, debates, seminários, entre outros, que tenham como objetivo a celebração de fatos, datas, memória de heróis ou personagens da história da cultura negra no Brasil e no mundo durante o mês de novembro.



Outra novidade desse edital é a homenagem a José Nazareno Barros, mais conhecido como Deusdete. Ele nasceu na cidade de Fortaleza em 27 de maio de 1961, é filho do Mestre de Bumba-meu-boi Manoel do Nascimento Barros e de Francisca Pontes Barros. Herdou de seu pai o gosto pelas manifestações populares e pela preservação da cultura popular. Desde os 14 anos, coordena o Boi do Tirol. Depois, começou a desenvolver e manter outras manifestações, como a Quadrilha Junina, o Pastoril, a Lapinha Viva e a Paixão de Cristo. O homenageado receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento e preservação da Cultura Tradicional Popular em Fortaleza.



Inscrições

As inscrições de projetos nos dois editais devem ser feitas no período de 12/08 a 1/10 deste ano. Os projetos, bem como os documentos estabelecidos no edital, deverão ser entregues na sede da Secultfor, em envelope lacrado, com o título do edital a que concorre, de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 17h. Os editais, os formulários e as fichas de inscrição estão disponíveis em www.fortaleza.ce.gov.br/cultura.



Editais das Artes 2010

Os editais fazem parte de um pacote de 10 editais de apoio e fomento às diversas linguagens artísticas lançado em 24 de junho pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secultfor. Nos Editais das Artes 2010, a Prefeitura investe R$ 2.920.000,00 do orçamento municipal, contemplando no mínimo 160 projetos em dez linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Arte e Cultura Digital, Circo, Cultura Tradicional Popular, Dança, Fotografia, Literatura, Música e Teatro.



Os Editais das Artes, a maioria em sua terceira edição, estão consolidados como instrumentos eficazes de democratização dos recursos públicos aplicados em cultura. Por meio de concursos públicos, projetos artísticos concorrem entre si, sendo avaliados por comissões de seleção especializadas. Pessoas físicas residentes em Fortaleza e jurídicas sediadas na capital estão aptas a concorrer aos editais, levando em conta os critérios estabelecidos em cada um deles.



Cronograma de INSCRIÇÕES para os Editais das Artes 2010

Até 20/08 – Circo, Dança e Teatro

Até 06/09 – Artes Visuais, Arte e Cultura Digital e Fotografia

De 12/08 a 01/10 – Culturas Tradicionais Populares e Música

De 06/09 a 25/10 – Literatura e Audiovisual



Serviço:

Editais das Artes 2010 – Disponíveis para consulta em www.fortaleza.ce.gov.br ou www.fortaleza.ce.gov.br/cultura.



Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)

Sala de Inscrição de Editais – Rua Pereira Filgueiras, nº 04 – Centro.

CEP: 60.150-160 – Fortaleza – Ceará.





III Edital de Concurso Público Prêmio de Música



O que é

O III Edital de Concurso Público Prêmio de Música irá selecionar e premiar projetos relacionados à música realizados na cidade de Fortaleza.



Categorias

1. Produção de eventos musicais – contempla mostras, festivais, feiras, workshops, palestras e oficinas em espaços públicos e/ou privados, que levem em consideração a diversidade característica da produção musical de Fortaleza, impulsionando o fazer musical na cidade de Fortaleza e conferindo visibilidade aos trabalhos de artistas e grupos da capital.



2. Formação musical – contempla cursos gratuitos de musicalização, construção de instrumentos, inclusão social através da música, teoria e alfabetização musical, prática instrumental ou vocal, profissionalização, treinamento e aperfeiçoamento, construção e/ou manutenção de sites musicais e criação e/ou manutenção de programas de rádio em emissoras públicas de radiodifusão.



3. Manutenção de grupos musicais – contempla projetos de manutenção de banda, coral, orquestra ou outra categoria de grupo musical, incluindo itens como a manutenção de instrumentos musicais, aluguel de estúdio para ensaios, compra de material didático e partituras, ajuda de custo (transporte, alimentação, etc.) e outros.



4. Registro de obra musical – contempla projetos de gravação de áudio para CD (suporte físico), álbum virtual e/ou distribuição on-line (na internet). As várias etapas do processo podem ser incluídas no projeto - pré-produção (ensaios, arranjos, preparação de partituras), registro, pós-produção, design, divulgação e outros.



5. Incentivo à circulação – contempla projetos de circulação regional ou nacional de grupos e/ou artistas solo com o objetivo de difundir o trabalho dos artistas locais fora do âmbito municipal, estreitar relações culturais e comerciais e incentivar a produção de música local.



Público-alvo

Pessoas físicas maiores de 18 anos, sejam artistas profissionais, amadores ou iniciantes, pesquisadores musicais, DJ's, educadores (as) musicais, produtores culturais, residentes em Fortaleza há pelo menos dois anos; grupos musicais, com integrantes residentes há pelo menos dois anos em Fortaleza, que se inscreverão através de um de seus participantes, responsável contábil e tributariamente pelo projeto; pessoas físicas e grupos musicais podem ser acompanhados de pessoa jurídica (instituição parceira), que se responsabilizará contábil e tributariamente pelo projeto; pessoas jurídicas, titulares ou parceiras nos projetos, que, além de possuírem sede nesta capital há pelo menos dois anos, deverão comprovar o desenvolvimento de ações de caráter cultural nas suas atividades estatutárias.



Investimento

R$ 350 mil



Prêmios

1. Produção de eventos musicais – o montante total destinado é de R$100 mil, contemplando projetos com orçamento máximo de R$ 20 mil, cada. Serão premiados no mínimo cinco projetos, a serem realizados no período de até oito meses após a liberação da primeira parcela dos recursos.



2. Formação musical – o montante total destinado é de R$ 37,5 mil, contemplando projetos com orçamento máximo de R$ 12,5 mil, cada. Serão premiados no mínimo três projetos, a serem realizados no período de até 12 doze meses após a liberação da primeira parcela dos recursos.



3. Manutenção de grupos musicais – o montante total destinado é de R$ 37,5 mil, contemplando projetos com orçamento máximo de R$ 12,5 mil, cada. Serão premiados no mínimo três projetos, a serem realizados no período de até oito meses após a liberação da primeira parcela dos recursos.



4. Registro de obra musical – o montante total destinado é de R$ 100 mil, contemplando projetos com orçamento máximo de R$ 10 mil, cada um. Serão premiados no mínimo 10 dez projetos, a serem realizados no período de até oito meses após a liberação da primeira parcela dos recursos.



5. Incentivo à circulação – o montante total destinado é de R$ 75 mil, contemplando projetos com orçamento máximo de R$ 15 mil, cada um. Serão premiados no mínimo cinco projetos, a serem realizados no período de até oito meses após a liberação da primeira parcela dos recursos.



Inscrição

De 12 agosto a 1º de outubro, conforme orientações do Edital que encontra-se disponível no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br) e/ou no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura)



II Edital Prêmio de Cultura Popular



O que é

O II Edital Prêmio de Culturas Tradicionais Populares pretende valorizar a diversidade cultural e favorecer as condições de reprodução, continuidade e fortalecimento das diversas expressões populares, visando a reconhecer iniciativas culturais, saberes e fazeres que mantenham vivas as tradições culturais populares em Fortaleza. Desse modo, o Edital surge para premiar e garantir a democratização do acesso aos recursos destinados às expressões das culturas tradicionais populares no município de Fortaleza.



O II Edital Prêmio de Culturas Tradicionais Populares destaca as seguintes manifestações com recursos específicos: Culturas Tradicionais Populares; Ações de Celebração do Dia Nacional da Consciência Negra; e Humor.



O Edital homenageia José Nazareno Barros, mais conhecido como Deusdete. Ele nasceu na cidade de Fortaleza em 27 de maio de 1961, é filho do Mestre de Bumba-meu-boi Manoel do Nascimento Barros e de Francisca Pontes Barros. Herdou de seu pai o gosto pelas manifestações populares e pela preservação da cultura popular. Desde os 14 anos, coordena o Boi do Tirol. Depois, começou a desenvolver e manter outras manifestações, como a Quadrilha Junina, o Pastoril, a Lapinha Viva e a Paixão de Cristo.



Categorias

Para o segmento Culturas Tradicionais Populares e Humor, as categorias são as seguintes:



1. Formação: propostas de aperfeiçoamento de mestres, mestras, grupos/comunidades formais e informais, e humoristas, através de vivência pesquisa ou programas gratuitos de formação em danças, folguedos populares residências, trocas de experiências, pesquisas educativas, entre outras, que possibilitem o aperfeiçoamento dos brincantes e outros que resultem em difundir a pratica das expressões tradicionais populares entre os diversos públicos da cidade.



2. Circulação: projetos prevendo apresentações gratuitas de Mestre, Mestras, grupos/comunidades formais e informais, e humoristas, que comprovadamente atuam em Fortaleza. As sessões, com duração mínima de 50 minutos, devem obrigatoriamente propor uma interlocução com o público no formato de aula-espetáculo.



3. Manutenção de Grupos: projetos comprometidos em manter grupos/comunidades formais e informais (com ou sem constituição jurídica própria), formados pelos membros de comunidades envolvidos diretamente com as expressões culturais populares tradicionais, com no mínimo dois anos de existência, completos até a data de publicação deste Edital, objetivando garantir a continuidade das manifestações das culturas tradicionais populares e humorísticas. Os projetos podem prever manutenção de espaço físico, ajuda de custo, compra de instrumentos musicais, indumentárias, além das despesas decorrentes de propostas artístico-pedagógicas.



Os projetos destinados ao segmento Ações de Celebração do Dia Nacional da Consciência Negra farão parte da categoria “Semana Nacional da Consciência Negra” - ações de celebração que podem envolver atividades culturais, shows, palestras, debates, seminários que tenham como objetivo a celebração de fatos, datas, memória de heróis ou personagens da história da cultura negra no Brasil e no mundo durante o mês de novembro.



Público-alvo

Pessoas físicas (maiores de 18 anos) que sejam representantes legais de mestres, mestras, grupos/comunidades formais e informais; pessoas jurídicas residentes e/ou atuantes no Município de Fortaleza há pelo menos dois anos, que atuem com relevância na manutenção das tradições populares de Fortaleza; Mestres, Mestras, Grupos/Comunidades formais e informais,



Investimento

Para o ano de 2010, fica destinado como prêmio de Culturas Tradicionais Populares, Ações de Celebração do Dia Nacional da Consciência Negra e Humor o montante de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil).



Já o homenageado no II Edital Prêmio de Culturas Tradicionais Populares, José Nazareno Barros, receberá um prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento e preservação da Cultura Tradicional Popular em Fortaleza.



Prêmio

Para o segmento Culturas Tradicionais Populares, na categoria Formação, serão selecionados até oito projetos no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), cada. Na categoria Circulação, até oito projetos no valor de R$10.000,00 (dez mil reais), cada; e na categoria Manutenção de Grupos, até oito projetos no valor de R$10.000,00 (dez mil reais), cada projeto.



Para o segmento Semana Nacional da Consciência Negra, serão selecionados até quatro projetos de Pessoa Física, e para cada um será destinado o valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). Também serão selecionados até sete projetos de Organizações ou Grupos, sendo que cada um receberá o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).



Para o segmento Humor, na categoria Formação, serão selecionados até três projetos no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), cada. Na categoria Circulação, até três projetos no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), cada. Já na categoria Manutenção de Grupos, serão selecionados até três projetos no valor de R$10.000,00 (dez mil reais), cada;



Contrapartida

Cada projeto aprovado deverá prever, obrigatoriamente, duas apresentações em espaços públicos, em data e horários definidos pela SECULTFOR.



Inscrições

As inscrições devem ser feitas no período de 12/08/2010 a 1/10/2010. O projeto será entregue na sede da SECULTFOR, em envelope lacrado, com o título “Edital de Concurso Público II Prêmio Culturas Populares de Fortaleza 2010”, de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 17h, com os seguinte dados: Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) / Sala de Inscrição de Editais – Rua Pereira Filgueiras, nº 04 – Centro.
CEP: 60.150-160 - Fortaleza – Ceará. O Edital com mais informações está disponível no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br) e no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura).








Termina no próximo dia 13 o prazo para inscrições no Programa BNB de Cultura 2011 – Parceria BNDES

Encerra-se nesta sexta-feira, 13, o prazo para inscrições de projetos no Programa BNB de Cultura – Edição 2011 – Parceria BNDES. O Programa é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com dotação orçamentária de R$ 6 milhões, para apoio à produção e difusão da cultura do Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo (área de atuação do BNB), mediante seleção pública de projetos.

O edital contendo o regulamento do Programa e os respectivos formulários eletrônicos para inscrição de projetos, bem como as instruções para preenchimento e o modelo de relatório para prestação de contas, estão disponíveis no portal do BNB (www.bnb.gov.br).



Inscrição e habilitação de projetos

O período de inscrição dos projetos iniciou no último dia 19 de julho e prossegue até 13 de agosto deste ano, mediante entrega de seis vias de formulário de inscrição impresso, devidamente preenchido com letra legível, digitado ou datilografado, assinado por responsável pelo projeto, e acompanhado de seis cópias de cada anexo indicado no formulário. O formulário de inscrição e todas as informações necessárias aos proponentes estão disponíveis no Portal do BNB (www.bnb.gov.br).
A entrega dos projetos deverá ser feita nos seguintes locais: projetos oriundos do Ceará, nos Centros Culturais BNB-Fortaleza e Cariri; projetos originários dos demais Estados situados na área de atuação do BNB (Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), nas sedes das superintendências estaduais do BNB; na Paraíba, as propostas também poderão ser entregues no Centro Cultural BNB-Sousa; por sua vez, os projetos de Estados localizados fora da área de atuação do BNB deverão ser enviados para o Centro Cultural BNB-Fortaleza.
De segunda a sexta-feira, no período de 10 às 16 horas, a entrega dos projetos deverá ser feita nesses locais, ou então pelo correio, com remessa para esses mesmos locais, como correspondência registrada com Aviso de Recebimento – AR (considerada a data de postagem), em envelope devidamente identificado.
No período de 16 a 29 de agosto, todos os projetos inscritos passarão por uma análise técnica, objetivando a habilitação para a fase de seleção. Serão considerados desabilitados os projetos que apresentarem inconsistências e não atenderem às exigências previstas no edital.



Parceria destina R$ 6 milhões para apoiar a cultura em 2011
Juntos, o BNB e o BNDES destinarão, no próximo ano, o montante de R$ 6 milhões para projetos a serem selecionados nas seguintes áreas: música (com dotação de R$ 1,25 milhão), literatura (R$ 800 mil), artes cênicas (R$ 1,1 milhão), artes visuais (R$ 800 mil), audiovisual (R$ 800 mil) e artes integradas ou não-específicas (R$ 1,25 milhão).
Serão contemplados pelo menos 225 projetos – sendo, no mínimo, 49 de música, 30 de literatura, 46 de artes cênicas, 33 de artes visuais, 18 de audiovisual e 49 de artes integradas ou não-específicas.
O apoio ao Programa BNB de Cultura atende à diretriz adotada pelo BNDES de promover a descentralização territorial da oferta de bens culturais, aproveitando a maior capilaridade do Programa no apoio a projetos culturais no Nordeste e demais áreas de atuação do BNB.
A parceria BNB/BNDES contribui para a ampliação dessa possibilidade de concretização de ações pensadas pelos protagonistas da cultura, situados nos mais diversos municípios da área de atuação do BNB, principalmente naqueles menos providos de atividades culturais. Existente desde 2005, o Programa BNB de Cultura já patrocinou 1.131 projetos nas seis edições anuais anteriores, beneficiando diretamente 474 municípios, no valor total de R$ 19,5 milhões.



Divulgação do resultado em 30 de novembro
O BNB e o BNDES garantem que, no mínimo, 50% do total dos recursos (ou seja, pelo menos R$ 3 milhões, em 2011) do Programa serão destinados para projetos cujas ações sejam realizadas em municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do Nordeste (equivalente a 0,719) e/ou Índice de Exclusão Social (IES) acima da média do Nordeste (igual a 36,07).
Os dois Bancos também asseguram que pelo menos 25% do total dos recursos (isto é, no mínimo R$ 1,5 milhão, em 2011) serão carreados para projetos cujas ações sejam realizadas em municípios incluídos no Programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal, cujo objetivo é levar o crescimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania. Na área de atuação do BNB, são identificados 34 Territórios da Cidadania, englobando 586 municípios, sendo 337 inseridos na região semi-árida.
E, no mínimo, 50% do total dos recursos (ou seja, pelo menos R$ 3 milhões, em 2011) serão destinados para proponentes pessoa jurídica, sem fins lucrativos.
A meta das duas instituições é realizar, até 30 de novembro deste ano, todo o processo de seleção da edição 2011 do Programa, compreendendo as seguintes fases: realização de 54 oficinas de elaboração de projetos em todos os 11 estados da área de atuação do Banco (16 de junho a 16 de julho), período de inscrições (19 de julho a 13 de agosto), divulgação da lista de projetos habilitados para o processo de seleção (31 de agosto), análise dos projetos (20 de setembro a 31 de outubro) e divulgação do resultado das propostas selecionadas (30 de novembro).



Objetivos, critérios e análise dos projetos
São objetivos do Programa BNB de Cultura – Parceria BNDES: investir recursos financeiros do BNB e do BNDES, disponíveis para a cultura, em atividades de interesse da Região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo (área de atuação do BNB); promover a democracia cultural mediante a participação da comunidade na produção e/ou fruição das ações culturais apoiadas pelo BNB e BNDES; promover e proteger a diversidade de expressões culturais da Região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo; apoiar prioritariamente a realização de projetos culturais que estão fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura do Nordeste e do norte dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo; promover a realização de projetos culturais nos municípios da área de atuação do BNB menos providos de atividades relacionadas à cultura; e consolidar a imagem do BNB e do BNDES como empresas socialmente responsáveis, atuando no processo de patrocínio cultural de forma profissional e ética, visando ao desenvolvimento sustentável da cultura do Nordeste e do norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Para a seleção dos projetos culturais, serão considerados 07 (sete) critérios: qualidade técnica e/ou artística; atendimento de interesse da comunidade; ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios da área de atuação do BNB (região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo), menos providos de atividades culturais; formação ou aperfeiçoamento profissional; viabilidade físico-financeira e condições de sustentabilidade; ineditismo da proposta; e potencialidade de consolidação da imagem do BNB e do BNDES junto à sociedade.
Os projetos serão analisados por comissão julgadora composta por 30 avaliadores representantes de todos os Estados onde o BNB atua. Serão formadas seis comissões avaliadoras, uma para cada área do Edital (música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e artes integradas ou não-específicas). Cada comissão terá cinco avaliadores externos, representantes de Estados diferentes.

Contrapartidas e prestação de contas
Todos os projetos culturais selecionados deverão oferecer ao BNB, no mínimo, as seguintes contrapartidas: inclusão das logomarcas institucionais do BNB, do BNDES e do Governo Federal, além de outros produtos/serviços associados, a critério exclusivo do Banco, em todos os projetos gerados e peças de divulgação e de distribuição; inclusão das logomarcas institucionais do BNB, do BNDES e do Governo Federal, além de outros produtos/serviços associados, a critério exclusivo do BNB, em espaços onde serão realizados os eventos; citação verbal do patrocínio do BNB e do BNDES em todas as entrevistas concedidas à imprensa sobre o projeto; doação de 20% de qualquer produto gerado pelo projeto (livro, disco, CD, DVD, catálogo, ingressos etc.), para uso a critério do BNB e do BNDES, no caso de patrocínio exclusivo (no caso de patrocínio parcial, esse percentual será proporcional ao valor investido pelo Programa); e disponibilidade para participar de eventos nos Centros Culturais do BNB, sobre o projeto contemplado no Programa BNB de Cultura – Parceria BNDES, quando convidado (neste caso, o BNB será responsável pelas despesas para realização do evento, exclusive pagamento de cachês).
Todos os projetos contemplados deverão apresentar relatório final, no máximo em um período de 30 dias após a conclusão de todas as fases, contendo as seguintes informações: detalhamento das despesas realizadas; público atingido, classificado quantitativa e qualitativamente; número de profissionais envolvidos e funções desempenhadas; reprodução de todas as peças de divulgação, promoção e distribuição; e cópias das matérias publicadas nas mídias impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádio, televisão e internet).

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