domingo, 2 de novembro de 2008

TV POR ASSINATURA

Mostra Zezé Motta no Canal Brasil

Programação especial em homenagem à atriz e cantora

A trajetória e a obra de Zezé Motta ganham as telas do Canal Brasil. A partir do dia 4 de novembro, à meia-noite e meia, o público confere os trabalhos que enriqueceram a carreira da atriz e consagraram-na internacionalmente. Abrindo a mostra, uma edição do Retratos Brasileiros evidencia o talento e o profissionalismo da brasileira que iniciou na carreira artística aos 23 anos, estrelando a peça Roda Viva, de Chico Buarque.

Zezé Motta atuou no teatro, cinema e televisão, além de ter se engajado no mundo da música no ano de 1971, apresentando-se em casas noturnas. Como atriz, participou dos filmes A Rainha Diaba (1974), Xica da Silva (1976) e Tieta do Agreste (1996), além das telenovelas Corpo a Corpo (1984), A Próxima Vítima (1995), Sinhá Moça (2006), dentre outras.



Estréia: quarta, dia 05/11, à meia-noite e meia.

Horário: quarta, à meia-noite e meia



PROGRAMAÇÃO


Quarta, dia 05/11, à meia-noite e meia.

Retratos Brasileiros – Zezé Motta – Zezé Motta ganha projeção internacional e mostra todo o talento e a sensualidade da mulher negra brasileira. A atriz, que participou de inúmeras peças – dentre elas, o clássico de Chico Buarque, Roda Viva, de 1967, e atuou nos filmes Cordão de Ouro (1976), A Força de Xangô (1978) e Quilombo (1984) –, teve sua grande oportunidade em 1976, com o filme Xica da Silva, de Cacá Diegues, pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília. Paralelamente, Zezé lançou-se como cantora-solo e realizou shows no país e no exterior, demonstrando seu talento também com a música.

A Idade do Homem – Zezé Motta, Adílson Maghá, Jai Baptista, Camilo Lélis e Luciane Oliveira participam do curta-metragem assinado por Afonso Nunes. O curta expõe a solidão e a inadequação do ser humano frente à realidade. Através de uma sucessão de fragmentos e texturas de imagens vagas em um tempo indefinido, um homem mergulha em seu universo particular. Gênio agressivo e egoísta, ele orienta-se apenas pelas necessidades básicas: dormir, acordar, levantar, ir ao banheiro. Como companhia, tem apenas a mulher, com quem compartilha todos os seus medos e decepções.

Cordão de Ouro – Dirigido por Antônio Carlos da Fontoura e estrelado por Zezé Motta – interpretando a personagem Dandara –, Antônio Pitanga, Jofre Soares e Nestor Capoeira, o filme narra a história de Jorge (Nestor Capoeira), escravo de uma mina de selênio, que consegue escapar valendo-se de sua perícia no jogo de capoeira. Perseguido por um helicóptero durante a fuga, ele se atira numa cachoeira, sendo salvo por um caboclo. Jorge, então, é levado até Ogum (Mestre Camisa), de quem recebe um cordão de ouro que manterá seu corpo fechado e é incumbido de uma difícil missão: voltar a Eldorado para livrar seu povo do cativeiro.



Quarta, dia 12/11, à meia-noite e meia.

Tieta do Agreste – Dirigido por Cacá Diegues, o longa-metragem conta com a assinatura de Caetano Veloso na trilha sonora e roteiro de João Ubaldo Ribeiro, Antônio Calmon e do próprio Cacá. No elenco, Sônia Braga, Marília Pêra, Chico Anysio, Claudia Abreu, dentre outros, além da participação especial de Jorge Amado lendo trechos de seu livro, homônimo ao filme. A atriz Zezé Motta interpreta a personagem Carmosina, grande amiga solteirona de Tieta e a quem a protagonista tenta “desencalhar” a todo custo.

Na juventude, Tieta (Patrícia França) viveu aventuras amorosas que escandalizaram a população da pequena Sant’Ana do Agreste e fizeram seu pai, Zé Esteves (Chico Anysio), tomar a decisão de expulsá-la da cidade. Afastada da família e dos amigos, manteve contato através de cartas, enviando mensalmente ajuda financeira ao chefe da casa e às duas irmãs, Tonha (Noélia Montanhas) e Perpétua (Marília Pêra). Vinte e seis anos depois, Tieta (Sônia Braga) retorna de São Paulo rica e famosa, acompanhada por Leonora (Cláudia Abreu), a quem apresenta como enteada. Sua presença na cidade transforma a pacata vida local, principalmente, quando se apaixona por seu sobrinho Cardo (Heitor Martinez), filho de Perpétua. Esta e Zé Esteves tentam explorá-la ao máximo, mas a revelação da verdadeira origem do seu dinheiro acaba gerando um novo e definitivo escândalo.



Quarta, dia 19/11, à meia-noite e meia.

Anjos da Noite – Antônio Fagundes, Zezé Motta, Marco Nanini, Marília Pêra, Chiquinho Brandão, Aída Leiner, dentre outros, participam do único longa-metragem dirigido por Wilson Barros, autor do roteiro dos curtas-metragens Aquele Breve Encontro (1990), A Mulher do Atirador de Facas (1988) e Frio na Barriga (1987).

Com uma narrativa fragmentada, o filme mostra os encontros e desencontros de 12 personagens na noite paulistana: artistas, prostitutas, bandidos e garotos de programa à procura de amor, sexo e aventura. O go-go boy Ted (Guilherme Leme); a diva quase socialite Marta (Marília Pêra); o diretor de teatro Jorge Tadeu (Antônio Fagundes); o travesti Lola (Chiquinho Brandão) e o gângster Fofo (Cláudio Mamberti) são os “anjos” que transitam em horário fortuito pelas ruas, principalmente de madrugada, além do namorado de Ted, Guto (Marco Nanini), e da modelo e cafetina Malu Maneca (Zezé Motta).



Quarta, dia 26/11, à meia-noite e meia.

Orfeu (1998) (113’) – Toni Garrido, Patrícia França, Murilo Benício, Zezé Motta, dentre outros, participam do longa-metragem de Cacá Diegues. Baseado na peça Orfeu da Conceição, foi vencedor do Grande Prêmio Cinema Brasil nas categorias melhor filme, fotografia (Affonso Beato) e trilha sonora (Caetano Veloso), em 1999.

Orfeu é uma homenagem ao brilho das escolas de samba do carnaval carioca e traz cenas de todo o esplendor da Marquês de Sapucaí. A história de amor entre o compositor de sambas Orfeu (Toni Garrido), filho de Conceição – personagem interpretada pela atriz Zezé Motta – e Eurídice (Patrícia França), uma jovem que acabara de chegar à cidade em meio ao clima de folia. A paixão vivida pelos dois dá margem ao ciúme e à violência de pessoas próximas, fazendo com que o casal decida fugir logo após o desfile da Escola de Samba Unidos da Carioca. Mas uma fatalidade muda seus destinos.



Quarta, dia 03/12, à meia-noite e meia.

Quanto Vale Ou É por Quilo? – Marca do cineasta Sérgio Bianchi, a polêmica continua a acompanhar o diretor no seu mais recente longa-metragem. Lázaro Ramos, Ana Lúcia Torre, Caco Ciocler, Caio Blat, Herson Capri, Danton Mello, Zezé Motta, dentre outros.

O longa traça um paralelo entre o Brasil escravagista e os dias de hoje a partir da solidariedade de fachada praticada por algumas organizações não-governamentais. Dividida em episódios, a produção relaciona a captura de uma escrava grávida por um capitão do mato; o superfaturamento de computadores comprados por um projeto social; e a transformação de um pacato pai de família em matador de aluguel. Zezé Motta interpreta Joana Maria da Conceição, que se vale da condição de alforriada e se torna uma severa dona de escravos.



Quarta, dia 10/12, à meia-noite e meia.

Xica da Silva – O filme, dirigido por Cacá Diegues, narra a trajetória de uma bela escrava, que se tornou a primeira dama negra da história brasileira, seduzindo o milionário João Fernandes de Oliveira (Walmor Chagas). Ao promover luxuosas festas e banquetes, Xica da Silva – personagem de Zezé Motta – ficou conhecida até na corte portuguesa. A ostentação atingiu aspectos surrealistas, quando João Fernandes satisfez o caprichoso desejo de sua amante de fazer uma viagem marítima sem sair da região, construindo um lago artificial e uma caravela manobrada por uma tripulação de dez homens.

Nenhum comentário: