terça-feira, 4 de novembro de 2008

LIVROS - FICÇÃO

Chico Anysio é homenageado e lança livro na Bienal Internacional do Ceará

"Três casos de polícia" é da Editora Escrituras

Três casos de polícia. Uma sugestiva relação criminal entre ficção e realidade. A trama decorrente do insuspeitado convívio entre hábito e acaso. A trapaça da memória cobrando velhas dívidas. Três relatos, escritos de forma envolvente e sensível, ocorridos em três cidades que, afinal, são a mesma, e em qualquer parte do planeta. E tema – o ambiente delituoso e não propriamente marginal – já anteriormente visitado por Chico Anysio, porém de maneira distinta, ao publicar Negro Léo (1980).

Diversa é, também, a abordagem do humor, não de todo ausente em tais casos: uma outra leitura, não menos desconcertante, ao investigar a condição humana em sua patética desarmonia existencial. O grande criador de tipos humorísticos inesquecíveis aqui recria histórias de alguma maneira presenciadas por ele mesmo, o que o torna, sob todos os aspectos, ele próprio um verdadeiro caso de polícia.

3 casos de polícia traz três contos policiais ("O Sucessor de Maigret", "Eles" e "Vietnã, lembra?") e conta com texto de orelhas de Cícero Sandroni, presidente da Academia Brasileira de Letras e apresentação de Floriano Martins, curador da VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará (12 a 21 de novembro de 2008 – Fortaleza – Ceará), onde o cearense será o homenageado especial.

“O mundo é minha inspiração. Parece absurdo dizer que um personagem, pra mim, é um ser de vida paralela à minha. (...) [Diferente do Chico humorista], o Chico escritor surgiu por insistência de minha mãe. Eu sempre desconversava. Que não sabia, que não podia, que não valia a pena, que ninguém publicaria, que não tinha tempo. A última desculpa era a única verdadeira. O livro era coisa que fazia parte do meu ideal, mas não pintava tempo. Até que deu.”

Chico Anysio

Sobre o autor:
Francisco Anysio de Oliveira Paula (Chico Anysio) nasceu em 12 de abril de 1931, em Maranguape, Ceará, filho de Dona Haydée e do Coronel Oliveira Paula, que foi a pessoa mais engraçada que ele conheceu. Ali em Maranguape, Chico começou a conhecer o mundo e aprendeu a ler sozinho. Em 1957 estreou na televisão, quando Haroldo Barbosa o escalou para interpretar um tio nordestino no programa Aí vem Dona Isaura, escrito por ele e estrelado por Ema D’Ávila, na TV Rio. Sua vida como humorista profissional se iniciou na rádio, paralelamente à sua atividade de radialista, junto com José Vasconcellos, Grande Othelo, Chocolate, Batista Rodrigues, Luís Brandão, Dália Garcia, entre outros. Maior humorista do Brasil, dedicou dois terços de sua vida ao trabalho de ator. Foi casado seis vezes, vive no Rio de Janeiro e continua a fazer shows por todo o Brasil. Em 2008, Chico Anysio está completando 77 anos de idade e 40 de TV Globo, contados da estréia do programa Chico Especial, dirigido por Daniel Filho. O humorista, ator, artista plástico, escritor e inquieto criador de novas idéias já deu vida a 209 personagens – como o nacionalmente conhecido Professor Raimundo - e apresentou mais de 10.000 shows por todo o Brasil e exterior.




Fábulas de Gabriel Chalita

Escritor lança “O Segredo das Quatro Letras”

Educador premiado e membro da Academia Paulista de Letras, Gabriel Chalita lança O Segredo das Quatro Letras, pela Ediouro. Em um mundo que a cada dia exige mais rapidez e agilidade das pessoas, em que muitas crianças têm uma agenda tão concorrida quanto a de um executivo, Gabriel Chalita convida o leitor a parar e se entregar ao mundo da imaginação.
O Segredo das Quatro Letras traz como fio condutor um personagem que fez parte da vida de muita gente, mas quase caiu no esquecimento: o contador de histórias. Nesse livro Chalita apresenta seis fábulas com vários personagens, pessoas ou animais. Aventuras como a de Momo, um elefantinho chorão; de Eugênia, uma gata mimada e do bondoso contador de histórias, Bonifácio, trazem ensinamentos sobre o mundo em que vivemos.

Destinado ao público infanto-juvenil, o livro também é seduz pais e educadores que desejam descobrir e compartilhar o prazer de uma boa história com seus filhos e alunos.





Livro-jogo mistura suspense e humor em ficção policial
Tal qual os intrincados textos policiais da escritora britânica Agatha Christie, o livro "Caso Absurdo, Solucionado e Encerrado (C.A.S.E.)", mistura vítimas improváveis e indefesas com assassinos hilários e irreverentes, propiciando uma leitura descontraída, mas apaixonante, com muito nonsense e humor, levando o leitor a desfrutar de momentos divertidos e agradáveis.

C.A.S.E. inicia com o investigador assolado por uma terrível dor de cabeça, naquele que era sem dúvida o pior dia de sua vida profissional. Oito assassinatos, em menos de 24 horas, cometidos com métodos variados e em lugares diferentes! Impossível ser um único bandido. Mas, o que era aquilo? Algum tipo de gincana do crime acontecendo na cidade?

O escritor Teivs Thayland joga, com maestria, com todos os ingredientes clássicos das melhores novelas policiais, numa irreverente e divertida coleção de casos e personagens absurdos, em textos com os quais mesmo o mais empedernido leitor não conseguirá segurar as gargalhadas. É um desfile de nonsense total num livro da mais pura e quase surrealista ficção.

Além disso, acompanha o livro um exclusivo Kit Bookgame, composto por um jogo de 52 cartas, rápido e gostoso de jogar, no qual os participantes atuam como detetives e têm a chance de desvendar os crimes descritos no livro. O jogo pode ter a participação de duas a quatro pessoas, com diversão garantida para todas as idades, desde adolescentes às pessoas mais maduras - netinhos podem jogar com seus avós, por exemplo, numa reedição das antigas brincadeiras de cartas envolvendo toda a família, ou um grupo de amigos.

O Kit Bookgame foi criado pela GMK, empresa internacional com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de jogos e conceitos lúdicos. O livro e o kit Bookgame são publicações da 4BM Editora, que vem lançando livros para o entretenimento e a informação de públicos-alvo, com elevada qualidade e conceitos pioneiros no mercado editorial brasileiro. Para o presidente da 4BM, o editor Otávio Lacerda, os públicos-alvos da empresa têm faixas etárias e interesses variados. "Temos preocupação em lançar produtos editoriais feitos com o maior apuro, para todas as idades".





Ed. BestSeller lança três edições revistas de romances de Judith McNaught



A Editora BestSeller lança este mês três edições revistas de romances de Judith McNaught, reconhecida autora de novelas. Até você chegar, Em busca do paraíso e Alguém para amar são histórias envolventes que cativam o leitor através da impressionante narrativa da trajetória dos seus personagens. Em Até você chegar, Judith McNaught apresenta aos leitores o romantismo do princípio do século XIX. A história se passa na elegante Londres, onde se desenrola um inacreditável romance de aventura.Sheridan Bromleigh é professora em uma escola para damas da alta sociedade, contratada para acompanhar uma das estudantes, Charise Lancaster, até a Inglaterra, para encontrar seu noivo. No entanto, a jovem sob sua responsabilidade foge com um estranho, abandonando seu pretendente Lord Burleton.Enquanto se prepara para explicar a situação, Sheridan é confundida com Charise Lancaster e é informada de um acidente fatal envolvendo "seu" futuro marido. Após este acontecimento, Sheridan também sofre um desastre e fica desacordada. Sem a lembrança de sua identidade, ela acorda na mansão Westmoreland como miss Lancaster. Tudo o que ela realmente sabe é que está apaixonada por um belo conde inglês, e que a vida diante dela está repleta de maravilhosas possibilidades... Em busca do paraíso é a história emocionante de dois jovens apaixonados, separados pela tirania de um arrogante homem que procura manipular pessoas e mudar o rumo de suas vidas.Este romance confirma mais uma vez o extraordinário talento da autora para contar grandes histórias repletas de emoção. O livro acompanha a vida da rica Meredith Bancroft que se apaixona por Matthew Farrell, um homem atraente, mas, pobre.Tudo parecia perfeito até serem brutalmente separados e forçados a sufocar seus sentimentos. Porém, com a ajuda do destino, Meredith e Matthew se reencontram 11 anos depois, ele agora transformado em um poderoso magnata. O caminho para resgatar tantos anos de separação será a sinceridade do verdadeiro amor.Em Alguém para amar, Judith McNaught descreve com impressionante vigor e emoção o romance entre uma condessa, Elizabeth Cameron, e um homem de origem misteriosa, Ian Thornton.Criada longe dos salões londrinos, Elizabeth não conhece as ligações afetivas e financeiras que freqüentemente se entrelaçavam em sutis arranjos de interesses.Mesmo sendo ingênua e imatura demais para suspeitar de intrigas e lidar com Ian, um homem atraente e perigosamente hábil nos jogos sociais, Elizabeth se envolve em um jogo amoroso permeado de intrigas, escândalos e irrefreável sensualidade.

Nenhum comentário: