domingo, 2 de novembro de 2008

MÚSICA

As novas dos mineiros

Jota Quest e Skank lançam os ótimos CDs “La Plata” e “Estandarte”


Com mais de 5 milhões de CD’s vendidos, o Skank conquistou ao longo de mais de 16 anos de carreira, uma legião de fãs e se consolida como uma das maiores bandas do cenário pop rock nacional. O grupo formado por Samuel Rosa, Haroldo Ferreti, Henrique Portugal e Lelo Zanetti apresenta novo CD Estandarte o décimo disco de sua carreira, que apresenta 12 músicas totalmente inéditas, produzidas pela dupla Chico Amaral e Cesar Maurício.

Já na primeira ótima faixa, Pára-Raio, com metais que evocam a fase soul de Roberto Carlos, Estandarte sinaliza o dosado uso de recursos eletrônicos (especialmente em Chão, faixa em que Samuel persegue um falsete e cita tema funkeado dos Rolling Stones, e em Saturação), Estandarte agrega referências múltiplas do universo pop sem se desviar de seu próprio trilho mineiro. Trata-se, aliás, da produção mais bem-acabada de Marote. Mesmo que algumas músicas estejam aquém da produção da banda, casos de Um Gesto Qualquer e de Assim Sem Fim, Estandarte se impõe como mais um grande álbum do Skank e apaga a má impressão, deixada pelo anterior Carrossel (2006), de que o grupo começaria a se acomodar e a repetir uma fórmula. Ora mais roqueiro (como em Renascença), ora mais pop (como em Ainda Gosto Dela, a faixa equivocadamente eleita para puxar o disco nas rádios).



La Plata é o mais novo CD do Jota Quest. O sexto albúm da banda mineira, tem influências musicais de samba e eletrônica. Faixas tem trechos de músicas de Ary Barroso e Serge Gainsbourg.
Com direito a uma grande música: Ladeira, primeira parceria da banda com Nelson Motta, de levada pulsante e sinuosa. Até mesmo nas baladas, como a melodiosa Vem Andar Comigo, o resultado soa acima da média do Jota Quest. No todo, os grooves são tão azeitados que fazem passar despercebidos os ralos questionamentos existenciais de O Grito - faixa de maior ambiência roqueira - e a menor inspiração de uma ou outra faixa, caso da funkeada Tudo me Faz Lembrar Você. Há que se fazer justiça e destacar também a evolução das letras. Neste quesito, Paralelepídedo é destaque com seu jogo lúdico de palavras. Em disco turbinado com muitos efeitos eletrônicos, a exemplo da faixa So Special (reapresentada também como bônus numa versão mixada pelo trompetista Ashley Slater, convidado de três faixas), o Jota Quest consegue fazer pop de bom nível. Seis e Trinta, por exemplo, está entre as melhores composições do grupo. watching”.



Zezé DiCamargo supera problemas vocais e lança novo CD com Luciano
Dupla faz show em Fortaleza sexta com Bruno e Marrone

Confira informações do show na seção FORRÓ TOTAL do DIVIRTA-CE

Os filhos de Francisco lançaram Zezé Di Camargo e Luciano, o primeiro CD pós-turbulência como uma "resposta às cobras" do meio sertanejo – pessoas que, segundo a dupla, não escondiam a torcida contra a recuperação de Zezé.
Até então, o cantor cumpria os compromissos a despeito do problema nas cordas vocais que o impedia de alcançar seus conhecidos agudos. "Mantive a agenda de shows, só parei com o CD. Quando apertava, pedia para o público cantar: ‘Agora é com vocês’", conta Zezé. Foi assim nas dezenas de shows realizados entre 2006 e este ano. O cabeça da dupla conciliou cantoria e tratamento com uma fonoaudióloga até se curar. O desabafo – que Zezé diz ser um "ponto final na história" de sua doença – vem em forma de faixa no disco novo.

"Os últimos anos foram os mais difíceis da minha vida. Eu estava perdendo um pouco de mim, estava perdendo a minha alegria, eu estava perdendo a minha voz", recita o cantor. Como o "passarinho que nasceu para cantar", citado na primeira faixa do CD, Zezé emenda 16 canções, uma delas de Roberto e Erasmo Carlos, cedida sem cerimônia. "Manda falar para o Zezé e o Luciano que só vou deixar porque é para eles", teria dito o rei, ao saber do interesse da dupla de Goiânia por regravar "A Distância".
O sucesso é irrefutável: comprova-se com as vendas que continuam em alta (foram 26 milhões de cópias dos 19 CDs) e a empatia crescente desde o lançamento do longa-metragem que conta sua trajetória, "Dois Filhos de Francisco" (2006). "As pessoas começaram a nos respeitar mais, mesmo que não gostassem da nossa música", diz Zezé.


Queen Collection 2

Hits do lendário grupo voltam em mais um álbum da série


O lançamento do álbum Queen Colection, sucesso de vendas da Som Livre ano passado, comemorava os trinta anos do álbum News of the word, que continha os clássicos We will rock you e We are the champions. A inauguração da série “Collection” pelo grupo foi tão bem-sucedida, que a gravadora lança agora o Queen Collection 2 com mais 14 hits de várias fases da banda que inventou o glam rock.

Se na primeira compilação todas as faixas eram hits, canções que estouraram e conquistaram o topo das paradas de sucesso, o segundo volume da série traz ainda canções muito conhecidas e outros rocks - marcantes e colecionáveis na antologia de Queen. A exemplo, abre a nova coletânea a faixa I was born to love you, composição de Freddie Mercury, que o grupo gravou após sua morte; utilizando a voz do cantor já gravada em disco solo. A canção fez parte do último disco do grupo, Made in Heaven (1995), após uma trajetória de 15 álbuns lançados. A faixa I Want It All (May) foi trazida de The Miracle, 13º LP, de 1989. Foi o primeiro álbum do Queen a sair em CD, LP e fita cassete simultaneamente. Na Inglaterra, algumas canções de The Miracle alcançaram a 1ª posição nas paradas e por lá se mantiveram num total de 37 semanas. Duas das faixas do novo CD Queen Collection 2: Friends Will Be Friends (Mercury / Deacon) e Who Wants To Live Forever (Brian May) são de: A Kind of Magic, disco de 1986 que serviu de trilha sonora para o filme Highlander e que também conquistou o topo das paradas inglesas 63 semanas. Já It's A Hard Life (Freddie Mercury)é de The Works, décimo primeiro projeto de estúdio da banda, lançado em 1984 (o mesmo que trazia I Want to Break Free, Radio Ga Ga assim como Hammer to Fall).

A faixa mais antiga de Queen Collection 2 é a irônica Killer Queen, um dos grandes sucessos do terceiro álbum da carreira, Sheer Heart Attack , de 1974. A série também traz mais uma faixa do disco News of the World, 1977, a canção é Spread Your Wings (John Deacon). Marcou a história da banda o álbum The Game, oitavo disco, responsável pela estréia de Freddie Mercury ao violão. Trazendo as faixas Save Me (May) e Play The Game (Mercury), o lançamento obteve sucesso de crítica e público, principalmente nos Estados Unidos. Na compilação, Fat Bottomed Girls (Brian May) é de Jazz, sétimo álbum de Queen. Lançado em 1978, trouxe o grupo de volta ao rock puro e simples.



John Legend e o soul de 'Evolver'

Ao despontar em 2004 com o belo álbum Get Lifted, John Legend se revelou fino estilista das tradições do soul e r & b. Ótima impressão confirmada em seu segundo trabalho, Once Again (2006). Já o terceiro CD de estúdio do cantor, compositor e pianista, Evolver, representa retrocesso em sua discografia. Legend não chega a banalizar por completo seu som, pois canções como This Time e, sobretudo, Everybody Knows poderiam figurar em seus álbuns anteriores. Mas a intensificação de seu flerte com o universo do hip hop soa prejudicial, ainda que Green Light - tema no qual figura Andre 3000, do duo Outkast - ostente batida envolvente e seja um dos pontos altos do disco. Já It's Over cativa bem menos, apesar de trazer o antenado rapper Kanye West. No todo, Evolver é bom disco que destaca também o arranjo vocal de Cross the Line e o dueto de Legend com Estelle em No Other Love, ótima faixa que tangencia a pulsação do reggae. Contudo, o álbum põe o cantor sob suspeita. Ele é um grande artista - e seu recente registro de show Live from Philadelphia confirmou seu talento acima da média - só que Legend precisa tomar cuidado para não cair nas armadilhas do mercado fonográfico e não vulgarizar sua música em nome de uma maior exposição comercial.




NICKELODEON E SONY BMG ANUNCIAM O LANÇAMENTO DO CD DA SÉRIE “ICARLY”

Depois do sucesso de vendas nos Estados Unidos, onde se consagrou como o 2º disco mais vendido de uma série de live action, chega às lojas brasileiras, o CD com a trilha sonora de “iCarly”, série de sucesso do canal Nickelodeon.

“iCarly” é uma série estrelada por Miranda Cosgrove (irmã mais nova da dupla da série “Drake & Josh” e empresária da banda da comédia Escola de Rock), que interpreta Carly, garota de 13 anos que, por acidente, se transforma em uma superestrela, ao apresentar seu próprio show na internet, chamado iCarly.

Tudo começa quando Carly e a melhor amiga, Samantha, transformam uma tarefa chata da escola num vídeo para lá de divertido, que acaba indo parar na internet e vira uma febre! Com a ajuda do amigo Freddie, elas decidem criar uma página da web com o programa e, assim, lançar iCarly, um show semanal em que têm a chance de fazer e dizer o que bem entendem. “iCarly” vai ao ar de segunda a sexta, às 20h30, e nos finais de semana, às 19h, na Nickelodeon.

O CD iCarly, Music From and Inspired by the Hit TV Show, apresenta três temas originais da série interpretadas por Miranda Cosgrove e canções de astros e estrelas da música de hoje, como Avril Lavigne (“Girlfriend”), Sean Kingston (“Beautiful girls”) e Good Charlotte. O álbum foi produzido pelos experientes DR Luke (Avril Lavigne e Kelly Clarkson) e Greg Kurstin (Natasha Bedingfield e Kylie Minogue).

A primeira canção do CD é “Live it all to me”, tema de abertura da série, que estreou no ranking Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, em que se mantém até hoje. Carly, Music From and Inspired by the Hit TV Show, estreou em primeiro lugar no ranking da Billboard Top Kid Audio Chart e dos discos infantis de Soundscan.



Brasileira Soraya Moraes ganha dois Grammy Latino

A primeira fila da festa do Grammy Latino nunca contou com tantos brasileiros como aonteceu na edição deste ano. É que, pela primeira vez em nove edições, uma festa no Brasil aconteceu simultaneamente à premiação oficial, nos Estados Unidosm, com cerca de 40 artistas brasileiros no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Gilberto Gil, Djavan, Maria Bethânia e Roberta Sá estavam entre os brasileiros que concorreram este ano.

A cantora brasileira Soraya Moraes ganhou nesta quinta os prêmios Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Espanhola e em Língua Portuguesa com os discos "Tengo sed de ti" e "Som da Chuva", em uma confirmação feita antes do início da cerimônia oficial.

Por causa da grande quantidade de categorias dos prêmios, a organização começou a divulgar os vencedores daquelas consideradas menos importantes.

Além dela, o colombiano Juanes venceu na categoria Melhor Vídeo Musical Versão Curta com "Me Enamora" e a mexicana Julieta Venegas em Melhor Vídeo Musical Versão Longa com "MTV Unplugged".

O Melhor Álbum Instrumental foi para a Orquestra Filarmônica de Bogotá, por "Orquesta filarmónica de Bogotá - 40 Años", enquanto o Melhor Álbum de Música Folclórica foi para "Caballo!", de Cholo Valderrama.

Enquanto isso, o Melhor Álbum de Tango premiou o "Buenos Aires, Días y Noches de Tango", produzido por Andrés Mayo, e Juan Habichuela ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música Flamenca por "Una Guitarra en Granada".


Nenhum comentário: